Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: KIBON MORRO DO ALEMÃO
Candidato: Open and Partners
Cliente: Kibon
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Kibon Morro do Alemão

A KIBON:
Quando assunto é sorvete, a marca do coração dos brasileiros é Kibon, que já é uma marca tradicional e respeitada, contando com produtos para atender a todos os gostos e ocasiões.

Atualmente a KIBON possui unidades fabris no interior de São Paulo (Valinhos) e Recife, vendendo seus produtos em todos os estados brasileiros. A empresa possui 60% de participação de mercado no segmento impulso (picolés) e 51% de participação em Take Home (potes).

No geral, a preferência dos consumidores pelos produtos KIBON reflete a liderança significativa da marca, que tem aproximadamente 55% de participação no mercado de sorvetes (AC Nielsen).

OBJETIVO:
Apesar de ser líder em market share no Rio de Janeiro, a marca não tem grande visibilidade para o público em geral. A presença de Nestlé é predominante em diversos pontos turísticos e de grande concentração na cidade.

O Objetivo da campanha, então, era ganhar visibilidade e preferência do público quando o Rio de Janeiro for palco dos principais eventos esportivos do mundo, durante a Copa do Mundo e Olimpíadas, e fazer um projeto socialmente responsável.

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Descrição da Estratégia:
Nossa intenção foi buscar um ponto turístico não tradicional e sim algo que representasse o que a Copa do Mundo traria para a comunidade. A partir dessa premissa, escolhemos a comunidade do Morro do Alemão para trabalharmos com a marca Kibon.

Desafio:
O desafio aqui era transformar a mensagem em um esforço conjunto, construído e compartilhado por cada um dos moradores para o bem de todos.

O contrato:
A Kibon assinou contrato com o governo do estado do Rio de Janeiro e a Odebrecht como principal patrocinadora do Teleférico da Comunidade do Alemão, operado pela empresa Supervia.

Perspectiva:
A retomada do Morro do Alemão abriu as portas para uma nova realidade para a comunidade. A segurança e o acesso aos serviços públicos despertou em cada morador um sentimento ainda maior: a vontade de acreditar de novo em um futuro melhor.

Insight:
E se falamos da felicidade de acreditar de novo, falamos de Kibon.

A partir disso, criamos o conceito "A gente acredita de coração".

Inauguração:
O dia 7 de dezembro foi escolhido para marcar a chegada de Kibon ao Morro do Alemão e inauguração da nova sede Educap, um organização formada por moradores como foco na promoção da saúde e direitos humanos . A data contou com uma série de atividades voltadas para crianças para atrair as famílias locais para a Estação Alemão/Kibon.

Da comunidade para a comunidade:
Em todos os quiosques da Kibon e no evento de lançamento da Educap, todos os contratados foram moradores do Morro do Alemão. A Kibon queria deixar claro que realmente acredita de coração na comunidade e que irá investir no crescimento profissional e pessoal de todos os moradores.

Entretenimento:
Truques de mágica, brincadeiras com palhaços e esculturas de balões invadiram a estação para trazer a diversão para as crianças presentes.

Gerando buzz:
Para garantir a notícia gerada acerca da estreia, trouxemos uma celebridade que fez seu nome a partir da identificação direta com o público da classe C: o ator Rodrigo Santana trouxe uma performance de sua personagem Valéria direto para a estação.

Ativação RP:
Em visita oficial ao Brasil, o príncipe Harry inaugurou a nova sede da Educap. A ação é resultado de uma parceria entre a Unilever, por meio de sua marca Kibon, e a Embaixada Britânica, que promoveu a visita do príncipe da Inglaterra ao Brasil, com objetivo de estreitar relações entre os dois países.

Educap:
Além de apoiar na construção da nova sede da Educap, a Kibon deu inicio a um programa especial para os jovens da comunidade em parceria com a ONG com o conceito “A gente acredita de coração no seu futuro”

O programa apoia os jovens da comunidade a buscarem as melhores oportunidades para o seu futuro, ajudando-os com diversos cursos de capacitação e outros projetos que buscam explorar as aptidões deles.


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O projeto começou com um treinamento na comunidade para capacitar profissionais que iriam atuar nos pontos de vendas, abertos em todas as estações do teleférico, contribuindo para geração de renda e novos empregos. Os teleféricos, que transportam em média 10 mil passageiros por dia, ganharam a característica cor vermelha e o coração da marca. Além disso, a Estação Alemão passou a se chamar “Alemão/Kibon”.

Na ocasião, para marcar oficialmente a entrada da marca no Complexo, a ação contou com a participação especial do humorista Rodrigo Sant’anna, que deu um show na comunidade, interpretando sua famosa personagem Valéria Vasquez, do programa Zorra Total, além de outros esquetes.

Além disso, em visita oficial ao Brasil, o príncipe Harry inaugurou a sede da Educap, instituição que assiste aos moradores da região por meio de atividades de lazer e cultura, com foco na promoção da saúde e dos direitos humanos.

Números do projeto:
142 bondinhos adesivados, o que corresponde a
90% do total de bondinhos.
1 Vagão de trem que faz o percurso Cidade de Deus - Maracanã
6 Quiosques da Kibon em 6 estações do teleférico
30 pessoas na equipe de produção.

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Kibon no cartão postal:
Se visibilidade era o objetivo, a ação superou as expectativas: de qualquer ponto da comunidade e arredores é possível ver os bondinhos com o vermelho vivo da Kibon.

Além da presença em todo o teleférico garantida pelos bondes, a marca ganhou um espaço definitivo de contato com seus consumidores: a Estação Alemão/Kibon, como ficou batizada, é o mais novo referencial dentro da comunidade que carrega Kibon no nome naturalmente.

Com a ação no Morro do Alemão e a presença do príncipe Harry para a inauguração da Educap e do teleférico, a imprensa voltou seus olhos para a comunidade, o que gerou mídia espontânea para Kibon.

A comunicação impacta diariamente 30 mil frequentadores do bondinho e 200 mil habitantes do Morro do Alemão.

Além de toda a visibilidade, o resultado a longo prazo do projeto de capacitação realizado em parceria com a Educap é o mais importante. A Kibon investiu e vem investindo nos jovens do Morro do Alemão não só como potenciais consumidores, mas para que eles se tornem aquilo que quiserem, pois a Kibon acredita de coração no futuro de todos eles.

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  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878