Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ESPAÇO AGROBRASIL NA RIO + 20
Candidato: Comunicato Eventos Inteligentes
Cliente: CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Espaço destinado a integração dos públicos

Somos a Comunicato Eventos Inteligentes e realizamos sonhos desde 1998. Ao longo desses 14 anos nos especializamos em transformar desejos e expectativas em realidade.
Pautados pela criatividade e inovação desenvolvemos projetos que vão desde o planejamento até a execução
De pequenas a grandes realizações a Comunicato planeja com inteligência e realiza com excelência. Isso porque nossa equipe tem paixão pelo que faz.
O compromisso com o sucesso traz uma inquietude que nos obriga a estarmos atualizados às tendências nacionais e internacionais do mercado, sendo com isso capazes de oferecer aos nossos clientes o que há de mais inovador em termos de soluções e tecnologias.
Nosso desafio diário é o de "pensar com a cabeça do cliente", entender o que ele precisa, decifrar o que ele quer, e ir além... de forma inteligente. Aliando o custo ao benefício, o planejado ao executado, o problema à solução, a dificuldade à superação, o resultado à satisfação.
Essa filosofia é compartilhada por todos os nossos parceiros e fornecedores que não limitam esforços para o alcance dos objetivos e metas traçadas para cada evento.
Mas não paramos por aí. Desde 2010 a Comunicato procura fazer um pouco mais por todos nós e pelo nosso planeta. Entendemos que nosso papel não se limita a atuações pontuais, ele vai muito além e pode trazer resultados extremamente significativos para a nossa sociedade e para o mundo.
Por isso criamos a ECOMUNICATO que tem a função de assumir a nossa responsabilidade social, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.
A ECOMUNICATO está presente em nossos eventos inserindo práticas ambientais sustentáveis, fazendo avaliação da emissão de gás carbônico e apresentando formas de neutralizar a emissão de CO2 na atmosfera, utilizando materiais menos agressivos ou inofensivos ao meio ambiente, dando destinação correta a resíduos e sobra de materiais e realizando ações sociais.
Mas antes de tudo ela está presente no nosso dia a dia. Ela transformou nossa forma de enxergar o mundo e levou para dentro da Comunicato uma cultura mais sustentável e a conscientização da importância de cada um de nós no futuro do planeta.

Conheça nossos resultados em números acessando o clip
http://www.youtube.com/watch?v=rIWbBt5zH08

Galeria de imagens
Comunicato Eventos Inteligentes
EcoComunicato
Equipe com Carlinhos de Jesus
   

 

Data: 13 a 22 de junho de 2012
Montagem: 17 de maio a 12 de junho de 2012
Desmontagem: 22 a 29 de junho de 2012
Horário: Durante a semana, das 11h às 19h e finais de semana, das 10h às 19h
Local: Pier Mauá – Entre os Armazéns 1 e 2 (Av. Rodrigues Alves, nº 10 – Rio de Janeiro/RJ), uma das áreas destinadas ao evento RIO+20.

O Espaço Agro Brasil fez parte do evento Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012. Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a CNA, a EMBRAPA, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e entidades do setor mostraram no Espaço Agro Brasil os avanços da agropecuária brasileira e os caminhos que o País escolheu para multiplicar a produção de alimentos.

Localizado no Pier Mauá, o espaço contou com a visitação de aproximadamente 50.000 pessoas, entre produtores rurais, representantes dos poderes executivos e legislativo, moradores do Rio de Janeiro, pessoas vindas de outros estados para a Rio +20, pessoas vindas de outros países para a Rio+20, pessoas que estavam visitando o Rio de Janeiro, escolas e famílias.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA foi a voz de mais de 5 milhões de produtores rurais na Rio+20, que fazem do Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo e o que mais preserva o meio ambiente.

A Comunicato Organização de Eventos esteve junto com a CNA desde as negociações para a escolha do local para o Espaço Agro Brasil na Rio +20, junto ao Itamaraty, até a concepção do Projeto, da qual participou ativamente, a montagem, execução e acompanhamento de todo o evento, pelo qual foi responsável.

No Espaço Agro Brasil, foram montadas estruturas lúdicas e interativas, seguindo a linha "no paper" para apresentação do Projeto Biomas, Projeto ABC Capacitação, Agricultura de Precisão, Projetos Sociais: Escola Viva, EaD/SENAR, Programa Útero é Vida, Negócio Certo Rural, Senar Rondon e Minha Casa, Minha Vida Rural.

O espaço do Píer Mauá escolhido para a construção do espaço Agro Brasil, originalmente era uma área entre armazéns, localizada em espaço aberto, ao ar livre e com inúmeras interferências naturais e de estrutura do local. O grande desafio foi transformar essa área sem nenhuma estrutura, no espaço para abrigar todos os projetos e parceiros do Agro Brasil.
E foi a partir desse desafio que foi iniciado todo o trabalho de construção de uma estrutura de 2.500m², que tinha desníveis do piso original com variações entre 0,25m e 1,10m de altura até a estruturação e fixação de uma cobertura para o local e a construção das áreas internas.


Minuto a minuto, sob chuva e sol, driblando inúmeros imprevistos ao longo do caminho, trabalhando em cada detalhes da construção do espaço, muitas vezes imperceptíveis, passaram-se trinta e quatro dias de montagem.
Tudo isso para que no dia 13 de junho, às 10 horas da manhã, o Espaço Agro Brasil estivesse aberto para começar a atender seus visitantes e convidados.

Foram 879 pessoas, das mais diversas áreas, trabalhando nesse processo de montagem para que o espaço fosse visto e reconhecido por todos como um dos melhores espaços da Rio+20.

Além de toda área de exposição, também foi montada uma área interna com um auditório reversível com capacidade para 100 pessoas; uma sala de reuniões capaz de atender até 40 pessoas; uma sala de apoio para CNA e outra para o apoio operacional; copa; sala VIP para até 80 pessoas; sala de imprensa; um grande depósito; um gabinete para despachos com a presidente da CNA; um CPD para controle de todo o espaço; uma recepção e três camarins.

No auditório, tínhamos uma intensa agenda de palestras e treinamentos, que foram desde eventos técnicos até a realização de uma audiência pública do Senado Federal.
Projetamos este espaço de forma inovadora, versátil e reversível, pois ora precisávamos acomodar 100 pessoas, ora era necessário dois espaços para 50 pessoas cada. Como todas áreas internas foram construídas, podemos projetar este espaço com este diferencial para atender a demanda do cliente.

Para construção de toda esta área, desenvolvemos um projeto com foco na sustentabilidade. Privilegiamos desde a iluminação e ventilação natural do ambiente, até a contratação de fornecedores e materiais certificados para minimizar os danos à natureza e evitar desperdícios.

Priorizamos o uso de produtos e serviços certificados e que empreguem recursos locais, materiais naturais, reutilizáveis, reciclados, biodegradáveis e que reduzam a necessidade de manutenção. Como por exemplo, na cafeteria, que utilizamos somente copos personalizados que são fabricados a partir da fécula de mandioca. Este material é 100% biodegradável e leva 180 dias para se decompor no meio ambiente.

Para minimizar a emissão de gás carbônico oriundas do Espaço AgroBrasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, contratamos a organização Iniciativa Verde, formada por ambientalistas e dedicada à busca pela redução de impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. O Selo Carbon Free, utilizado em nosso evento, atestou que este teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de plantio de 236 árvores da Mata Atlântica.

Confira o making off da montagem deste Espaço no vídeo http://youtu.be/K1ESmgrvMqU

Galeria de imagens
Apresentação do Projeto
Projeto - vista superior
Área onde foi montada a estrutura
Começo da montagem do Espaço
Nivelamento do piso
Montagem da tenda
Material utilizado para construção dos espaços
Estrutura sustentável
Vista frontal do Espaço
Espaço interno da tenda
Madeiras certificadas
Auditório para 100 pessoas com intérprete de libras
Auditório para 50 pessoas
Sala VIP
História da Agricultura Brasileira
         

 

O espaço estava tão atraente ao público, que os cariocas trocaram a praia para conhecer parte da programação do Espaço AgroBrasil, que com certeza, foi um dos locais mais visitados da Rio+20.

Foi pensado cada detalhe para atrair e receber esse público tão diverso e heterogêneo. Havia desde profissionais fazendo balão mania (balão em formatos diversos como bichos e espada) para as crianças, fotógrafo tirando fotos e entregando na hora com moldura personalizada, tirada no painel “Eu fui” com espaço para colocar o rosto, atrações culturais com shows e a grande atração do Espaço que foi a Cafeteria AgroBrasil.

Na área de acesso externo, um espaço de grande circulação de pessoas, com um balcão com vista para o mar e para a Ponte Rio-Niterói, de onde se tinha a melhor vista do entardecer. Não foi a toa que o Café virou ponto de encontro ao por do sol.

O Café Agro Brasil foi construído com o apoio dos parceiros: Cooxupe, ABPM, JBS, Abanorte, Pepsi, IBRAC, Piracanjuba, Miolo, Itaueira, Melão Rei, Sanjo, Macuco, Greenday, Minas de Queijo, Cruzília e Degusta Mais que viabilizaram a distribuição gratuita de alimentos e bebidas a todos os visitantes do evento.

O Café trabalhou com estoque absoluto. Tudo o que foi doado pelos parceiros foi distribuído de maneira alternada por períodos (manhã/tarde) proporcionando um melhor aproveitamento e variedade de produtos os participantes.

• Café: aproximadamente 200 cafés por hora, totalizando 15.600 unidades (dados fornecidos pela Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo levou sua linha Gourmet Prima Qualitá, produzida nas montanhas de Minas Gerais).
• Café Artesanal (feito pelo Barista): 15.000 unidades
• Sucos Greenday: 30.000 unidades
• Suco de laranja Cutrale: 10.000 caixinhas
• Melões: 550 peças, aproximadamente 30.000 bolinhas
• Maçãs: 100 caixas, totalizando 5.500 unidades
• Suco de Maçã: 100 litros em garrafa. Aproximadamente 1.000 copos servidos
• Bananas: 80 caixas
• Refrigerantes: 3.300 unidades
• Queijo Minas e Vigor: 200 Kg - 100 tábuas de queijo
• Queijo Minas Piracanjuba: 290Kg - 200 tábuas de queijo
• Leite fermentado Piracanjuba: 30.000 unidades
• Pães de queijo: 1 tonelada - 80.000 unidades
• Yogurte Vigor: 5.700 unidades
• Vinhos Miolo: 200 garrafas (distribuídos nos coquetéis)

Outra atração que chamou a atenção no espaço foi a maquete de 100m² que representava o funcionamento de uma propriedade rural dentro das exigências da legislação ambiental brasileira. A ideia era que o público entendesse o modelo brasileiro e que esta experiência bem-sucedida fosse compartilhada com o mundo, com a adoção do conceito de APP Mundial. Na parede, atrás da maquete, havia um vídeo wall de 10X3m com um vídeo ilustrando as APPs e belíssimas imagens de paisagens naturais que encantavam os visitantes.

No lado contrário deste vídeo wall, tínhamos outro com a mesma medida, porém passando a programação do evento e as logos dos patrotrocinadores e apoiadores.

Os visitantes aproveitaram ainda para conhecer o túnel multisensorial dos seis biomas brasileiros desenvolvido em parceria com a Embrapa. Com 300m², o túnel autoexplicativo começava com uma propriedade rural degradada que se transformava em uma propriedade sustentável. Ao longo do caminho os visitantes foram testados com jogos interativos em monitores instalados dentro do túnel e, ao final, conheceram uma propriedade rural recuperada em um ambiente equilibrado com os sons da natureza.

Máquinas da agricultura de precisão que ficaram em exposição foram um grande atrativo para as crianças que aproveitaram a oportunidade para manusear o equipamento como se fossem operadores de verdade.

A linha do tempo sobre a história da agricultura brasileira, apresentada de forma interativa e inovadora, também atraiu o público.

Além de tudo isso, o espaço AgroBrasil teve várias atrações culturais gratuitas. Começamos com a banda Letuce, que inaugurou no domingo a agenda cultural.

Na segunda-feira foi a vez da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que `fez tremer´ as estruturas com seu batuque envolvente e vibrante. o ritmo intenso tirou do chão até os mais sisudos e engravatados que se renderam ao samba.

O samba & choro aconteceu na terça-feira, quando Nina Wirtti entrau no palco do espaço AgroBrasil para interpretar clássicos de nomes consagrados como Orlando Silva, Isaura Garcia, Carmem Miranda, entre outros.

Na quarta-feira, o bloco Rio Maracatu comandou o som com ritmistas e dançarinas vestidas com saias de chita e fantasias como manda o figurino da dança recifense.

E para encerrar a programação cultural do Espaço, o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus fez o show de dança de salão, no dia 21 de junho. Para um público de aproximadamente 500 pessoas, os bailarinos fizeram apresentações de lambada, forró, samba de gafieira e o samba carioca, ao som de alguns sucessos da música brasileira. No final, o momento mais marcante, quando o dançarino interagiu com o público, chamando algumas crianças para o palco e ensinando passos de dança. O ânimo e o alto astral contagiaram todos do local, que deixaram a timidez de lado e caíram na dança, escutando sucesso de artistas de diversas direções, desde Ary Barroso e Gonzaguinha, passando por Xuxa e Mamonas Assassinas.

Galeria de imagens
Ministro tomando café no copo biodegradável
Crianças fazendo testes nos simuladores
Linha do tempo
Distribuição de lanches no Café AgroBrasil
Túnel sensorial - Biomas
Show Letuce
Show Rio Maracatu
Painel "Eu fui"
Painéis de vídeo wall
Show Mocidade Independente de Padre Miguel
Show Carlinhos de Jesus
Carlinhos de Jesus levou o público para o palco
     

 

Não há sombra de dúvidas de que o objetivo do Espaço AgroBrasil em realizar a integração dos seus públicos e gerar novos relacionamentos foi plenamente atingido. Desde as crianças, famílias e a sociedade, até as autoridades que prestigiaram o evento, como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; entre diversos senadores e deputados federais.

Entre as 50mil pessoas que passaram pelo espaço, acreditamos que a maior satisfação foi dos produtores rurais, que se viram representados por uma estrutura tão grandiosa e completa oferecida por sua Confederação.

Foram 879 pessoas, das mais diversas áreas, trabalhando nesse processo de montagem para que o espaço fosse visto e reconhecido por todos como o melhor Espaço da Rio+20.
Para se chegar no resultado final, foram necessários ainda:
. A geração, no total, de 879 oportunidades de trabalho direto (profissionais contratados);
. A criação de 2.009 oportunidades de trabalho indireto
. A utilizados de 7 caminhões e 8 carretas para transporte de materiais
. Na cenografia foram utilizados: 1.800m² de lycra para o teto; 5.000m² de napa para revestimento das paredes, 7.500m² de compensado, 500m² de MDF e 60m² de vidro
. E ainda 40 toneladas de estrutura de som e luz para todo o evento.
Para a Comunicato Eventos Inteligentes foi uma grande honra participar de um projeto tão grandioso e de tamanha visibilidade nacional e internacional.

Para minimizar a emissão de gás carbônico oriundas do Espaço AgroBrasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, contratamos a organização Iniciativa Verde, formada por ambientalistas e dedicada à busca pela redução de impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. O Selo Carbon Free, utilizado em nosso evento, atestou que este teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de plantio de 236 árvores da Mata Atlântica.

Tanto pelos números operacionais, quanto os números da imprensa, não há sombra de dúvidas do sucesso deste evento.
Durante os 11 dias de evento houve um trabalho intenso realizado pela assessoria de imprensa da CNA, que rendeu à Entidade mídia espontânea todos os dias do evento, não só na cobertura especial dada à Rio +20 pela imprensa, mas também em outras editorias.

O significado dessa repercussão é muito forte e importante dado que todo enfoque da Rio + 20, pela imprensa, foi dada aos chefes de Estado que visitaram o país e à agenda da Presidente Dilma durante o evento. Diante desse cenário ter espaço diário na imprensa foi uma grande conquista e um enorme ganho para a CNA e todos os parceiros que estavam no evento.

Além disso, como o espaço externo, da Cafeteria, ficou firmado como ponto de encontro dos participantes do evento e foi grande atrativo para todos os visitantes, a entidade teve a oportunidade de se mostrar e ser vista, com maior deferência, por um público bastante heterogênio, no qual ela dificilmente chegaria no seu dia a dia, o que trás um enorme ganho institucional.

A repercussão do Espaço no evento foi tão positiva, chamou tanto a atenção das pessoas tanto na organização como na construção da estrutura, que o Presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI, fez uma visita informal ao espaço e fez o seguinte comentário: `estão falando tanto desse Espaço Agrobrasil que eu tinha que vir até aqui para ver o que é isso. E valeu a pena´.

O Senador Rodrigo Rollemberg também esteve no Espaço no dia em que houve uma audiência público no auditório Agrobrasil e disse: ´quem veio à Rio +20 e não passou pelo Espaço Agrobrasil não veio à Rio +20`.

Além dessa repercussão, extremamente importante, ser confirmado pela Organização da Rio +20 como um dos espaços que mais recebeu público é uma superação de todos as metas traçadas inicialmente para o evento. Significa dizer que a CNA e seus parceiros, com toda certeza, puderam aparecer para um público que talvez nem os conhecesse. E tiveram a oportunidade de conhecer e entender um pouco mais sobre o processo agrícola brasileiro e como funciona a vida real no campo.
E esse é um tremendo ganho institucional para os futuros relacionamentos que serão iniciados a partir desse evento.

Galeria de imagens
Certificado Carbon Free
Público buscou informações
Cerimônia com presença de autoridades e público geral
Diversão para as crianças
Construção dia e noite para cumprir o cronograma
Agenda cultural diversificada para atingir os públicos
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878