Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: 6º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA - ENAI
Candidato: Comunicato Eventos Inteligentes
Cliente: CNI - Confederação Nacional da Indústria
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Um evento marcado por sua inovação

Somos a Comunicato Eventos Inteligentes e realizamos sonhos desde 1998. Ao longo desses 14 anos nos especializamos em transformar desejos e expectativas em realidade.
Pautados pela criatividade e inovação desenvolvemos projetos que vão desde o planejamento até a execução
De pequenas a grandes realizações a Comunicato planeja com inteligência e realiza com excelência. Isso porque nossa equipe tem paixão pelo que faz.
O compromisso com o sucesso traz uma inquietude que nos obriga a estarmos atualizados às tendências nacionais e internacionais do mercado, sendo com isso capazes de oferecer aos nossos clientes o que há de mais inovador em termos de soluções e tecnologias.
Nosso desafio diário é o de "pensar com a cabeça do cliente", entender o que ele precisa, decifrar o que ele quer, e ir além... de forma inteligente. Aliando o custo ao benefício, o planejado ao executado, o problema à solução, a dificuldade à superação, o resultado à satisfação.
Essa filosofia é compartilhada por todos os nossos parceiros e fornecedores que não limitam esforços para o alcance dos objetivos e metas traçadas para cada evento.
Mas não paramos por aí. Desde 2010 a Comunicato procura fazer um pouco mais por todos nós e pelo nosso planeta. Entendemos que nosso papel não se limita a atuações pontuais, ele vai muito além e pode trazer resultados extremamente significativos para a nossa sociedade e para o mundo.
Por isso criamos a ECOMUNICATO que tem a função de assumir a nossa responsabilidade social, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.
A ECOMUNICATO está presente em nossos eventos inserindo práticas ambientais sustentáveis, fazendo avaliação da emissão de gás carbônico e apresentando formas de neutralizar a emissão de CO2 na atmosfera, utilizando materiais menos agressivos ou inofensivos ao meio ambiente, dando destinação correta a resíduos e sobra de materiais e realizando ações sociais.
Mas antes de tudo ela está presente no nosso dia a dia. Ela transformou nossa forma de enxergar o mundo e levou para dentro da Comunicato uma cultura mais sustentável e a conscientização da importância de cada um de nós no futuro do planeta.

Conheça nossos resultados em números acessando o clip
http://www.youtube.com/watch?v=rIWbBt5zH08

Galeria de imagens
Comunicato Eventos Inteligentes
EcoComunicato
     

 

6º Encontro Nacional da Indústria – ENAI
Data: 26 e 27 de outubro de 2011
Montagem: 22, 23, 24 e 25/10
Desmontagem: 28/10
Horário: dia 26/10 a partir das 8h até às 21h e 27/10 a partir das 9h até às 14h30
Local: Transamérica Expo Center | São Paulo | SP

O 6º Encontro Nacional da Indústria realizado em São Paulo, no Transamérica Expo Center, nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, teve a participação de 1.700 pessoas entre empresários, líderes de entidades de representação da indústria em seus diversos setores e representantes dos poderes executivos e legislativo.

O 6º ENAI foi marcado por mudanças. A primeira mudança foi estrutural, com relação ao ano anterior. O formato do ENAI foi alterado para um modelo mais atraente, passando a ter uma única plenária e um amplo espaço de exposição de parceiros e patrocinadores.
A segunda mudança se refere a conteúdo. Com um número menor de palestras o 6º ENAI apresentou uma proposta realmente atrativa aos participantes. Afinal, a programação é a maior âncora do evento e este ano superou expectativas.
E por fim, a terceira mudança que se refere à apresentação. O ENAI foi referência para seu público e para isso, além das mudanças acima, apresentamos atrativos inovadores!
A atuação da Comunicato Eventos Inteligentes foi diretamente relacionada à apresentação do evento. A cara do ENAI. E para isso apresentamos propostas inusitadas, outras bastante inovadoras, as que seguem as tendências socioculturais atuais, e até mesmo propostas que fizeram do ENAI um Encontro acolhedor e propício à exposição e troca de conhecimento.

Galeria de imagens
Interação com o público
Cenário propício para debates
Entrada do evento com containers e painel de led
Secretaria informatizada e painel de led
Auditório dinâmico
Entrada para área interativa
       

 

O evento, já consagrado como o mais representativo da indústria brasileira, contou na sua sexta edição com uma estrutura extremamente moderna e arrojada.

No auditório, um ambiente montado para exploração dos sentidos.
Logo na entrada um grande túnel mapeado por projeção 360°, com muito movimento e dinamismo, era passagem obrigatória para o auditório. Nesse mesmo túnel também era possível sentir o aroma desenvolvido especialmente para o Encontro e receber balas personalizadas para degustação.
Para as paredes internas foi planejado e instalado um projeto luminotécnico, com 100% dos espaços iluminados por tecnologia LED. A cada intervalo na programação o auditório mudava de cor, de acordo com a identidade visual do evento.
O pano de fundo de tudo isso era a trilha sonora baseada na música popular brasileira, e transmitida pela tecnologia dolby surround 5.1, que dava aos participantes a mesma sensação percebida em uma sala de cinema.
Mas a exploração auditiva dos participantes foi mais além. Foi criada exclusivamente para o Encontro uma assinatura auditiva - Logoton, que compunha a animação gráfica da identidade visual, e que pode ser ouvida em vários momentos que marcavam o encerramento ou o início de uma atividade no programação técnica.

No grande palco uma cenografia baseada no uso da tecnologias. Uma tela de fundo com 300 m² e quase 30 metros lineares de telas de projeção que exploravam a identidade visual do evento em desenhos e criações baseadas na sustentabilidade, competitividade, internacionalização e inovação, feitos por computação gráfica.

À frente dessa estrutura duas treliças suspensas com placas geométricas que foram mapeadas durante todo o evento com projeções da indústria e cores da identidade visual. Duas estruturas totalmente inusitadas que davam movimento ao palco, despertando a curiosidade e interesse do público.

Para a abertura, um vídeo desenvolvido em computação gráfica contava a história de dois insetos mecânicos, vindos do espaço, que procuravam por algo inovador. Chegaram ao Brasil, foram direto para São Paulo e encontraram no espaço Transamérica Expocenter o 6º Encontro Nacional da Indústria. O vídeo termina com os insetos colocando óculos e prontos para assistirem ao vídeo institucional da CNI, que dava sequência ao roteiro.

Ao longo da programação, que contou com a participação internacional do ex-assessor do Presidente Barack Obama para Política Econômica e Diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Lawrence Summers, foram abordadas as grandes questões nacionais no contexto econômico, social e político, que influenciam a competitividade da indústria e a inserção do Brasil no mercado globalizado.

Sob o tema central o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira, o evento foi dividido em 02 debates e 03 sessões temáticas, conduzidas pelos moderadores e jornalistas da Rede Globo, Willian Waack, Guto Abranches e Ernesto Paglia. A programação foi cuidadosamente definida para proporcionar aos participantes exposições técnicas com especialistas promovendo a reflexão e a discussão de alternativas para o fortalecimento da indústria nacional e a criação de novas fontes de dinamismo econômico no país.

Durante a programação técnica, para o debate dos assuntos apresentados, mais uma inovação. As tradicionais perguntas individuais feitas pelo público aos debatedores, que expressam, muitas vezes, dúvidas e anseios particulares, foram substituídas por grupos de perguntas, elaboradas previamente por especialistas no assunto. Essas perguntas foram apresentadas ao público nos telões do auditório e foram votadas e escolhidas pela maioria. O resultado on line apresentava a pergunta que deveria ser debatida.
A votação, feita por keypads fixados na cadeira de cada participante, foi extremamente interativa e trouxe uma nova dinâmica ao evento.
Do lado de fora do auditório uma grande área explorada por modernas tecnologias e pela exposição dos patrocinadores SEBRAE, Andrade Gutierrez e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, sistema indústria e federações de indústria de todo o Brasil.
Para sinalizar os espaços, utilizamos cubos em material reciclado.
Além dos expositores, o evento contou ainda com o patrocínio do BNDES, CAIXA e Petrobrás.
No Espaço Interativo mais uma inovação no cyber. Uma estrutura circular, com bancos acolchoados e letreiro em led traziam na bancada IPads para acesso à internet. Sucesso absoluto entre os participantes.
Além do cyber o Espaço Interativo trouxe ainda outras atrações que foram colocadas em totens touch screen interativos, especialmente criados e desenvolvidos para o evento, onde os participantes podiam ver e recordar, por fotos, as cinco edições anteriores do evento; registrar sua presença tirando uma foto e enviando para um e-mail; e ainda conhecer um pouco mais do SESI e do SENAI, através de vídeos e do site das entidades.
Ainda neste espaço, foi instalada uma grande parede interativa, usando a tecnologia kinect, que permitia aos participantes interagir e brincar com a identidade visual do evento.
Para o almoço foi criado um restaurante amplo, decorado em suas paredes internas com várias caixinhas de temperos e especiarias, despertando a curiosidade e interesse do público. Uma fachada imponente separava a área de exposição da área de almoço, e na varanda, uma cafeteria.
A cafeteria, sucesso nas edições anteriores, foi ampliada e ofereceu aos participantes, além dos deliciosos cafés especiais e cappuccinos com a identidade visual do evento, feitos pelos baristas durante os intervalos, um ambiente de verdadeiro café, aconchegante e acolhedor.
Outra novidade desta edição foi a criação de uma atividade social. Ao final do primeiro dia foi oferecido coquetel, criando um momento de descontração entre os participantes, que puderam interagir ao som do músico Derico.
Na saída do coquetel foi entregue aos participantes uma caixinha com um grão de feijão com a logomarca da CNI. Regando o grão de feijão, pré-plantado, a muda nasce e cresce com a logomarca impressa, deixando assim uma recordação da entidade junto aos convidados.
Na entrada do evento, na área externa, foram colocados containers, tipo exportação, nas cores da identidade visual do evento, com paineis de led com computação gráfica, dando as boas vindas aos participantes. Pela grandiosidade da estrutura era possível ver de longe a identificação do evento.
No credenciamento, balcões coloridos e um fundo feito com 14 TV´s em videowall com computação gráfica davam dinâmica ao espaço além de passar informações importantes.

Os participantes receberam no ato de seu credenciamento a pasta do evento, com bloco, caneta, ficha de pergunta, avaliação, guia do participante e material dos patrocinadores.

Galeria de imagens
Apresentação do projeto do palco
Palco com projeção mapeada e tela curva
Exploração dos sentidos com cores
Stand institucional
Vídeo de apresentação com computação gráfica
Sinalização com material reciclado
Área de alimentação customizada
Entrada da área de alimentação
Cafeteria
Distribuição de balas
Cyber com iPads
Espaço dos patrocinadores
Parede interativa com tecnologia kinect
Registro de fotos e envio por e-mail
Material distribuído
Túnel sensorial na entrada do auditório
Coquetel com apresentação do Derico
Distribuição de feijões mágicos
   

 

Público presente no evento: 1.700 pessoas
Total de oportunidades de trabalho direto: 750 profissionais contratados
Total de oportunidades de trabalho indireto: mais de 2200 oportunidades criadas
Total de Hotéis utilizados para hospedagem dos participantes: 10
Total de leitos utilizados para hospedagem: mais de 1500 leitos
Total de veículos utilizados para traslados: 230 veículos
Estados representados no evento: todos os 27 estados do País
Quantidade de água consumida: 1.960 litros
Quantidade de refrigerantes/sucos: 2.260 litros
Quantidade de alimentação produzida: mais de 8.000 refeições*¹
Quantidade de alimentos utilizados para as refeições: 1,5 toneladas
Área utilizada para o evento: 8.500 m²
Quantidade de caminhões para transporte de materiais: 23 caminhões
Quantidade de material utilizado pela cenografia: 3 toneladas de tecidos / 6.000 m² de material (madeira, lonas e vidro)
Quantidade de Equipamentos audivisuais: 40 toneladas
Estimativa de renda gerada pelos gastos dos participantes: R$ 1.250.000,00*²


*¹: Foi contabilizado como refeição os serviços de welcome-coffee, coffee-break, almoço, brunch e coquetel.
*²: Para o cálculo do total de renda gerada pelos gastos dos participantes foi usado como base o I Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil do FBC&VB e do SEBRAE, que tem como médias de gasto diário dos visitantes de $ 156,82 e dos residentes na cidade do evento de $ 23,52. A cotação do dólar usado foi de R$ 1,78.

O maior objetivo do 6º ENAI era agregar o público representativo da indústria brasileira num evento da CNI e poder apresentar os temas e discussões que fariam parte da agenda CNI para 2012.
O cuidado com que os debatedores e palestrantes foram selecionados, incluindo atrações internacionais, foram extremamente relevantes para que o evento batesse recorde de público das edições anteriores.

A repercussão na mídia espontânea também foi extremamente positiva, não só em termos quantitativos quanto qualitativos. Além da participação do presidente da CNI no Bom Dia São Paulo (Globo) o evento ainda teve retorno no Jornal Nacional e em diversos outros veículos de expressão nacional.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878