Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: AQUALUME
Candidato: Biruta Mídias Mirabolantes
Cliente: AMBEV
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

O PROJETO
O Aqualume é um projeto inovador que, em sua quarta edição, levou ao Rio de Janeiro um show de luzes e tecnologia na Lagoa Rodrigo de Freitas : um cinema ao ar livre, projetado em uma enorme tela d’água, com shows e diversas atividades de entretenimento para o público.
A magnetude da projeção gerou a curiosidade responsável por trazer centenas de pessoas para conhecerem o projeto, além da programação de shows e atrações.
No período do Rio+20, onde a cidade do Rio de Janeiro foi a capital mundial da sustentabilidade, o projeto foi considerado um dos maiores eventos da cidade, paralelos à Conferência, trazendo temais centrais da mesma para o dia a dia da população.
O Aqualume transformou o recurso água como meio de comunicação para seu público e além disso passou em todos os conteúdos apresentados ações de incentivo a atitudes conscientes de uso da água.
O evento propôs uma opção diferenciada e gratuita aos cariocas e turistas, com a apresentação de curta-metragens, shows e atrações para a criançada.
O Aqualume Lagoa foi idealizado e realizado pela Biruta Ideias Mirabolantes e conta com patrocínio do Movimento Cyan-Ambev, Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, BBDTVM e Ministério da Cultura.

Galeria de imagens
Apresentação
Apresentação
Apresentação
Apresentação
Apresentação
Apresentação
Vista
Tela d'água
Tela d´água
 

 

EXECUÇÃO
A abertura do Aqualume Lagoa 2012 foi no dia 15 de Junho de 2012 e o projeto durou até o dia 24 do mesmo mês com as apresentações ocorrendo à partir das 19h e aos domingos à partir das 16h.
Todo equipamento tecnológico do projeto foi instalado no leito da Lagoa Rodrigo de Freitas e o projeto promoveu um espetáculo de luzes, cores, som e tecnologia, que foi exibido em uma enorme tela de 600m², com projetores de alta performance.
A programação contou com a exibição de curtas-metragens, animações, exposições de fotografias, videoclipes, trailers e performances ao vivo voltados para sustentabilidade, curiosidades sobre a água e cuidados com a natureza.
Em terra, foi organizada uma estrutura com 2 tendas chamadas de Água e Terra, um espaço reservado para os shows e cadeiras para acomodar o público durante a exibição das projeções.
O projeto também contou com o apoio da CEDAE que levou ao Aqualume uma mini estação de tratamento de água apresentando e alertando o público sobre o uso consciente da água. Além da CEDAE também participou como apoio do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Muito do conteúdo apresentado vieram do Movimento Cyan Ambev e do Movimento do BBDTVM que tem seu programa ligado a água.
E assim, tivemos o Aqualume Lagoa 2012 unindo tecnologia, celebração visual, música e diversão para os espectadores.

PROGRAMAÇÃO

Diversas atrações renomadas do cenário carioca, fizeram a alegria dos espectadores durante todos os dias do Aqualume. Cada Live Action teve performances de diferentes expressões artísticas - música, teatro, recreação infantil, malabares, palhaços, oficinas de meio ambiente, dentre outras -, que foram fundamentais para entreter e prender a atenção do público do início ao fim.
Algumas das atrações foram: Malabares, Cantor Rogê, Cantora Roberta Espinosa, Recreação Infantil, Palhaços, Cantora Thaís Macedo, Grupo Mohandes, Grupo Orleans Original Jazz, Mímicos, Grupo Stand up Comedy (5 contra 1), Cantor Qinho, Mágicos, Cantos Matheus Von Kruger, Grupo Blackbird, Grupo Up With The People e Grupo Letuce.

Galeria de imagens
Conteúdo
Malabares
Público
Atração Thaís Macedo
Educação Ambiental
Atração Qinho
Atração Orleans Original Jazz
Atração Qinho
Atração BlackBird
Atração Letuce
Atração Up With The People
Recreação
     

 

TECNOLOGIA
Uma complexa estrutura foi instalada nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas para abrigar todo o aparato tecnológico do Aqualume: Um projetor de 35 mil ANSI lumens, equipamento de áudio, vídeo e computadores de ultima geração iluminaram as noites cariocas em uma tela d’água de 600m² gerada por uma potente bomba submersa distante 100m da margem da Lagoa, que podia ser vista de qualquer ponto da Lagoa.

ESTRUTURA
Todo o evento contou com uma equipe de promotores devidamente uniformizados, que davam todo suporte aos convidados da área vip na phalapita e auxiliavam também o público geral.
Na festa de lançamento, que foi destinada apenas para convidados, também tinham carrinhos de golf que facilitavam o transporte dos convidados pela lagoa até o local da festa de lançamento do Aqualume.
Os espaços eram bem divididos com cadeiras para que o público pudesse desfrutar de todos os momentos das apresentações na tela d'água e depois das atrações principais de cada dia.


A divisão dos espaços eram feitas da seguinte maneira:
CONTEÚDO ÁGUA
Todo conteúdo que era passado na tela d’água.
Curadoria, Animações, Curtas-metragens, Grafitt e Clipes Musicais
- Ambev:
Comercial 30” cervejas Ambev
Conteúdo Festival 1 Min
Conteúdo Lançamento Cyan
Conteúdo Dia Mundial (fragmentado)
Vinheta Logo
- BBDTVM:
Comercial 30” BB (Bom para Todos), Conteúdo Programa Água Brasil e Vinheta Logo

CONTEÚDO TERRA
1) Tenda Principal: Aquário Quizz, TV Pegada Hidrológica eTotem Flyer Programação
2) Tenda Banco Cyan:
Toten Digital Banco Cyan, Mini-Estação de Tratamento CEDAE
3) Área Vip BBDTVM: Serviço B&A
4) Platéia: Área público
5) Área LiveAction: Apresentações

Galeria de imagens
Tela d'água
Estrutura
Estrutura
Estrutura
Estrutura
Estrutura
Estrutura
     

 

RESULTADOS
O Aqualume teve uma grande adesão dos cariocas e turistas que visitavam a região. Uma média de 4450 pessoas do público de projeção e cerca de 340 convidados, durante todos os oito dias de evento.
No dia 20 de Junho, quarta-feira, não houve o evento em virtude de chuva.
Em relação à exposição do Aqualume, o projeto gerou matérias de mídia espontânea nos principais veículos de mídia impressa, televisiva, radiofônica e on line, com um número total de 43 matérias divulgadas sobre o Aqualume (17 em veículos nacionais e 26 em veículos regionais), com destaques para as reportagens veiculadas no RJ TV 1° Edição, Jornal da Band, Jornal do SBT, matérias publicadas no Blog do Ancelmo Gois, Site da Revista Exame, Veja Rio e Estadão tendo também publicação no Segundo Caderno e hospedagem do banner de divulgação do evento do dia 15 ao dia 24 de Junho de 2012 no site da Globo.com.

Galeria de imagens
Exemplo Mídia Espontânea
Exemplo Mídia Espontânea
Exemplo Mídia Espontânea
Segundo Caderno
Exemplo de Mídia Espontânea
O Globo
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878