Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ULTIMATE FIGHTING SAMSUNG
Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Ultimate Fighting Samsung - Mix Mkt Actions

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

O Ultimate Fighting Samsung – Mix Mkt Actions foi um evento para o público interno da Samsung e seus vendedores da área de Trade, buscando apresentar os resultados do ano, metas para o novo ano e treinar e motivar a equipe de vendas.

Ficha técnica:
Título: Ultimate Fighting Samsung (UFS)
Tema: Mixed Marketing Actions (MMA)
Conceito: Aliar a imagem do MMA como esporte e revertê-la em motivador de vendas para a equipe.
Local: ClubMed Itaparica
Público: 400 participantes da equipe de vendas da Samsung.
Data: 19 a 21/03 de 2012.
Descritivo: Evento de três dias no ClubMed que buscava na força do MMA como esporte um motivador para a equipe de trade e vendas, com a presença do lutador Shogun Rua do UFC, com plenária, dinâmica de grupo, festa e toda a estrutura necessária para esse tipo de evento.

Galeria de imagens
Bem vindo!
       

 

Recebemos como brief do cliente criar e desenvolver um evento de três dias, que fosse fora de São Paulo, buscando incentivar, treinar e estabelecer metas para a equipe de vendas do cliente. A mensagem deveria ser forte, combativa, e alinhada com a mentalidade e DNA da empresa, fixando-se assim com maior facilidade na cabeça do público alvo – 400 pessoas de 19 à 30 anos, promotores da marca nos pontos de venda.

Nosso desafio era criar um conceito que representasse esta mensagem de forma didática e ao mesmo tempo empolgante. Além disso, o evento deveria ser estruturalmente impecável e visualmente atraente, superando em criatividade e estrutura os eventos dos anos anteriores.

Apoiando-se na força crescente do MMA como esporte no Brasil e no mundo, e a visibilidade que o esporte teve no Brasil em 2011/2012, buscamos nele nossas referências e chegamos à um conceito que brincasse com a principal marca do segmento (UFC) e a sigla do esporte (MMA), assim facilitando o entendimento e a relação do público alvo com a mensagem. Decidimos transformar o evento em uma verdadeira experiência do esporte, simulando seus principais atributos, como o octógono e trazendo para compartilhar experiências e animar o público um dos principais nomes brasileiros de MMA – o ex-campeão Shogun Rua, que agiu como nosso mestre de cerimônias durante todo o período do evento.

O conceito, então, foi UFS – Ultimate Fighting Samsung, com a sigla MMA representando as diferentes técnicas de marketing utilizadas pela marca para atingir seu público final, principalmente no treinamento dos promotores de venda (Mixed Marketing Actions). A assinatura do evento foi: Esmagando a Concorrência. A mensagem que buscávamos passar é que o ponto de venda era uma luta, uma batalha, onde a marca (lutador) mais preparado entrava com muito maior chance de vitória – e esse era o objetivo daquele evento, treinar os vendedores para que eles entrassem nessa luta preparados para vencer a batalha do ponto de venda.
Ficamos responsáveis por toda comunicação, organização, montagem e transporte dos convidados até o local e no local do evento. A agenda era composta basicamente por plenárias e treinamentos realizados pela empresa de treinamento contratada pela marca, com uma festa no final realizada pela Figer e uma dinâmica de grupo na praia, também de responsabilidade da empresa de treinamento.

Galeria de imagens
Teaser
Convite
Uniforme Promotoras
Sinalização
Credencial
Bloco
Chinelo
Camisa 1
Camisa 2
Plenária
Plenária 2
Festa
Tag Mala
Backdrop
Placa de Mão
         

 

O evento foi desde o começo pautado dentro do conceito que desenvolvemos. Os convidados receberam um teaser (save the date) eletrônico e posteriormente um convite formal. Uma equipe de produtores acompanhou a chegada de todos ao aeroporto, e todos os convidados foram transportados de micro-ônibus até o ClubMed, onde o evento aconteceu.
Na chegada foram recepcionados por promotoras vestidas de Ring Girls (garotas placa do UFC) que os encaminhavam até um coquetel de boas vindas. Elas também distribuíram um kit de boas vindas composto por credencial, pulseira, duas camisetas temáticas do evento, carta de boas vindas, bloco e caneta para anotações e um chinelo para a praia.
A comunicação do espaço foi feita através de easy banners espalhados pelas área úteis do ClubMed, indicando aos participantes as localizações e atividades que aconteciam naquele espaço.

A plenária foi construída em formato de octógono, o ringue de luta do MMA. Na abertura do evento, fizemos um show de fumaça e iluminação pontual, revelando o mestre de cerimônias Shogun Rua, que entrou no palco como se estivesse entrando em uma luta de verdade. Todas as vezes que os palestrantes eram trocados, uma das promotoras ringue girls passava em frente ao palco segurando uma placa, simbolizando um novo “round”, com o nome do palestrante. O palco possuía duas marcações para tela projetiva, onde eram passados os ppts e apresentações dos palestrantes.

A estrutura do evento foi completa, com equipe médica à disposição, brigada de incêndio, um grupo de produtores da agência, parceiros de iluminação e sonorização, além da parceira de treinamento da marca.

No Hall da plenária criamos um lounge simulando um ringue, com sacos de areia e luvas de MMA para que os participantes pudessem entrar ainda mais no conceito, simulando treinamentos e tirando fotos espontâneas. O evento teve cobertura fotográfica completa, que posteriormente foi enviada aos participantes através do próprio cliente.
No final do evento, a festa de encerramento aconteceu com o “pé na areia” em ambientes simulando novamente um octógono, a cabine do DJ Dalvo com a comunicação do evento e lounge com cadeiras em forma de luvas de luta.

Galeria de imagens
Plenária
Plenária 2
Plenária 3
Plenária 4
Backdrop
Lounge festa
Puffe Luva
Lounge Festa
Kit Boas Vindas
Credenciamento
Sinalização
Equipe
Promotoras
   

 

Comparado com as edições anteriores do mesmo evento, realizadas pela própria Figer 360, a edição realizada em 2012 teve números significativos:

- Aumento de 12% no número de participantes.

- Redução de 15% nos valores de montagem, estrutura, transporte de todo o evento, reduzindo o custo para o cliente através das parcerias e soluções desenvolvidas pela agência.

- Satisfação do cliente com o conceito e a fixação da mensagem. O evento, através de ficha de avaliação, recebeu 86% de aprovação como Ótimo/Bom e apenas 3% de rejeição. O ponto forte foi a interação entre vendas, treinamento e o conceito do evento.

- O cliente decidiu realizar o evento de final de ano com a agência por conta do bom serviço realizado no primeiro evento, mantendo o mesmo tema, apenas com uma modificação na assinatura para “O Confronto Final”. O treinamento será realizado em novembro, buscando preparar os vendedores para o confronto do Natal.

- O evento e o cliente foram elogiados internamente pela equipe Samsung e seus superiores.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878