Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: GALAXY TAB DREAM EXPERIENCE
Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

O Galaxy TAB Dream Experience nasceu como um conceito de interatividade – de aproximar o público alvo da Samsung de seus produtos, demonstrando-os de uma forma lúdica, divertida e atraente. Uma forma da marca falar com seu consumidor sem usar o famigerado “tecniquês”.

Ficha técnica:

Título: Galaxy Tab Dream Experience
Tema: Inspire Yourself – Seu sonho, nossa inspiração.
Conceito: Transformar o produto em algo tangível para o consumidor, falando através de interatividade, demonstrando suas funcionalidades e usos de forma intuitiva e fácil.
Local: Shopping Eldorado
Público: 18 mil visitantes.
Data: 28/02 a 19/03 de 2011.
Descritivo: Um espaço interativo com 15 instalações demonstrando diferentes funcionalidades e aplicações do tablete lançamento da Samsung. Um espaço fechado de 500m², com as mais modernas tecnologias montadas sob medida para explorar cada característica do produto

O Galaxy TAB Dream Experience é um dos maiores cases de tecnologia da história da agência. O brief do cliente veio, como raramente é feito, aberto. A necessidade da Samsung era conversar de forma direta com o público consumidor de tecnologia em pleno boom dos Tablets. O Galaxy Tab foi o primeiro lançamento da marca nesse segmento, e só tinha um concorrente. No entanto, a marca percebeu que o público não sabia exatamente para que servia um tablet.

O consumidor queria um tablet por causa do status de vanguardista, mas desconhecia os verdadeiros benefícios e usos do produto. A Samsung, nesse momento, tinha também um problema de linguagem – sempre que conversava com seu consumidor era através de termos técnicos que não transpareciam de forma clara os benefícios e tecnologias do produto. Nosso dever era solucionar esses dois problemas: conversar com o consumidor de uma forma fácil e didática, e demonstrar as funcionalidades e usos desse novo segmento de produto.

Tivemos como principal desafio construir uma plataforma que a própria marca, por si só, pudesse utilizar futuramente para todos os seus produtos e lançamentos, que facilitasse o diálogo com o consumidor. Nossa ideia foi criar um espaço de sonhos – já que o conceito da marca era “seu sonho, nossa inspiração” – onde o consumidor pudesse embarcar em uma viagem imersiva nos produtos de forma fácil, divertida e interativa. Um museu de experiências com o produto, como é o Museu do Futebol, só que em menor escala.

O primeiro desafio foi encontrar um lugar com grande movimento, grande área livre, próximo ao ponto de venda onde produto pudesse ser comprado e com um custo acessível. Nossa solução foi uma parceria com o Shopping Eldorado. Usamos o Átrio Pinheiros para realizar o evento, uma construção de 500m², toda fechada e iluminada com tons azuis da marca, dando uma faceta ainda mais tecnológica para o espaço.

Outro desafio foi levar para visitar este espaço os consumidores business da Samsung. A tablet tinha como um dos focos o público de negócios, automatização de escritórios e empresas através das tecnologias contidas nele. Para isso, em parceria com a TIM, convidamos desenvolvedores de aplicativos voltados para negócios e possíveis consumidores para o dia da inauguração, colocando-os frente a frente para conversarem sobre suas necessidades e soluções envolvendo o Galaxy Tab. Além disso, fizemos algumas instalações voltadas exclusivamente para esse público.

No total construímos 15 interatividades explorando os seguintes conceitos/features:

- O tablet concentra celular, PDA, mp3, câmera, laptop, tudo em um só produto.

- Tem Flash player, diferente do concorrente.

- Grava e reproduz vídeos.

- Conecta-se através do All Share sem fio com sua televisão e reproduz conteúdo.

- Centraliza através do Social Hub todos os contatos das suas redes sociais.

- É uma biblioteca portátil de livros, revistas e quadrinhos.

- Tem GPS com Google Maps e Google Street View

- Tem a loja de aplicativos Android Market, do sistema Android.

- É uma jukebox móvel.

- Lê arquivos Microsoft, como Word, Excell, etc. É seu escritório na palma da mão.

- Roda games em HD, na tela Super Amoled, em rede ou sem conectar a internet.

Além disso, fizemos instalações voltadas para aplicativos business como: MLocator (localização do produto em qualquer lugar, controle da força de vendas), Cad Mobile (autocad no produto), Workflow de Ativações (aplicativo de SAP, aprovação de pedidos), Medical Care (prontuários e comentários médicos on-line).

Galeria de imagens
Convite Físico
Folder
Site 2
Placas Informativas
Uniforme Promotores
         

 

O evento aconteceu por 20 dias no Shopping Eldorado. Teve início com um lançamento voltado para formadores de opinião do segmento de tecnologia, profissionais do mailing b2b da Tim/Samsung e desenvolvedores de aplicativos. Nossa ideia era colocar todos esses profissionais frente a frente e deixa-los fazer negócio com o produto em mente. Foram 200 convidados na noite de inauguração, com coquetel e banda de jazz.

Após a inauguração, o espaço ficou aberto para o público final. Criamos um hotsite para anunciar o espaço e convidar os interessados. Em parceria com a TIM, fizemos uma promoção com descontos de 20% no produto e no plano para tablets da operadora, para quem visitasse o espaço.

Foram 15 instalações:

Pocket Your Life: projeção na parede de entrada do espaço, mapeada sobre três calças jeans reais. A animação pegava no ar objetos que foram substituídos pela tecnologia do Tab (TV, laptop, telefone celular, etc) e colocava dentro do bolso, tirando de lá de dentro um único produto com tudo aquilo.

We’ve Got Flash: um totem retro iluminado com 04 produtos contendo uma micro exposição de sites experimentais em Flash, curados pela equipe de criação da agência.

Youtube Studio: um painel retro iluminado simulando a página de vídeos do Youtube, onde cada janela era um produto passando um vídeo diferente: trailers, clipes, etc. O visitante podia assistir qualquer um deles com um fone de ouvido. Além disso, uma TV maior mostrava vídeos gravados pelos próprios consumidores na parte de trás do Studio. O consumidor era incentivado a gravar, utilizando o TAB, um depoimento sobre o espaço e o produto.

Allshare Dreams: três televisões passando vídeo-clipes e vídeos escolhidos pelos visitantes no produto, que eram reproduzidos sem fio.

Social Hub: mosaico com diferentes redes sociais logadas, onde utilizando apenas um terminal com Social Hub os visitantes podiam deixar sua mensagem em todas as redes, falando sobre o Galaxy Tab e o espaço.

Virtual Library: em parceria com a Editora Abril, era um lounge onde os convidados podiam sentar-se e ler revistas da editora. Atrás do lounge, construímos uma biblioteca cenográfica com projeção mapeada demonstrando todos os livros supostamente expostos ali cabiam dentro do produto.

Google StreetView: uma tela de projeção côncava com um pilar central, onde o consumidor acessava qualquer lugar do mundo através do Google StreetView e navegava, sentindo-se imerso naquele local por conta da ambientação e distância da tela.

AndroidMachine: duas vending machines falsas com aplicativos da Android Store. Os consumidores podiam testar a navegação da loja de aplicativos e ver qual a funcionalidade dos principais apps disponíveis.

JukeTab: uma estação central, onde 20 fones de ouvido pendiam do teto e um Galaxy Tab colocado sobre uma Jukebox cenográfica distribuía o som. Simbolizando uma pista de dança e dizendo que você pode fazer sua festa somente com uma caixa de som e o produto.

GamesArena: um cockpit de carro de fórmula 1 construido com canos e pintado com tinta que brilha na luz negra. O visitante podia entrar no cockpit e jogar o game Asphalt 4 como se estivesse realmente dentro do carro. Além disso, tínhamos outras Tablets com outros games rodando em uma estrutura de canos ao lado do cockpit.

TabOffice: um escritório portátil. Um espaço onde o consumidor acoplava o produto em um teclado e usava o tablet como um laptop, abrindo qualquer tipo de arquivo Microsoft ou Adobe, enviando e-mails, etc.

MLocator: através do aplicativo business, o consumidor podia ver onde estava sua força de vendas naquele momento. Ao clicar em qualquer contato na tela do produto, iluminava-se um manequim em sua frente, até achar o manequim que não estava trabalhando quando deveria estar.

CadMobile: uma videowall com a planta arquitetônica do Galaxy Tab Dream Experience que podia ser navegada pelos visitantes.

Workflow de Aprovações: um semi-círculo de ferro com 12 TVs formando um globo. Nele, uma animação passava de tela para tela contando a história de um empresário que precisava aprovar pedidos e controlar sua empresa a distância, e conseguia fazer através do produto e do aplicativo.

MobileCare: uma balança ligada à um Galaxy Tab que tirava sua pressão, peso, altura e compartilhava na hora as informações através do seu facebook ou twitter.

O evento foi um sucesso com o público, gerando diversas matérias em sites de tecnologia e comentários positivos nas redes sociais.

Galeria de imagens
Externa
Workflow
Allshare
CadMobile
Livraria
Hub Central
Equipe
Pocket Your Life
Banda Lançamento
Lançamento
Degustação
Mobile Office
MLocator
Lançamento
Lançamento
Social Hub
youtube studio
Juketab
GameArena
 

 

O evento foi um sucesso tanto com o público final, quanto com o público interno. Alguns fatos:

- O cliente interno foi premiado pela Samsung Coréia pela ação realizada. Foi receber o prêmio na Coréia, onde foi notificada que o conceito Dream Experience se tornaria mandatório para qualquer lançamento da marca no Brasil e no exterior. O projeto tornou-se parte integrante da comunicação da marca para os futuros lançamentos, e a principal plataforma de interatividade e tecnologia da marca para aproximação com o cliente.

- Em 15 dias tivemos mais de 18.000 visitas ao espaço, somando mais de mil visitas diárias.

- Foram mais de 3.000 atualizações através do Social Hub do Dream Experience para as redes sociais, todas interações positivas e elogiosas ao espaço e ao produto.

- Foram mais de 40 depoimentos gravados no Youtube Studio.

- Todos os Tabs da loja TIM do Shopping Eldorado se esgotaram na primeira semana. Nas lojas de outras operadoras, esgotaram-se nos outros 15 dias de ação.

- O investimento de 1.4 milhões de reais gerou uma receita quase 5x maior para a marca em venda de produtos para público business e pedidos de operadoras.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878