Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: LANÇAMENTO GALAXY NOTE
Candidato: Figer 360
Cliente: Samsung do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como braço BTL de diversos clientes importantes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Kroton, Duff, Pelé Club, entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o grupo Figer de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, grupo que possui o maior portifólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.

O lançamento do Galaxy Note de uma necessidade da marca Samsung de criar volume de mídia sem necessariamente ter um alto investimento. A marca queria criar, no dia do lançamento do produto, fila na porta de sua loja modelo, a Samsung Experience no Shopping Morumbi, da mesma forma que acontece nos lançamentos de sua principal concorrente no segmento de produtos de telefonia. Ao mesmo tempo, precisava demonstrar as funcionalidades desta linha linha dentro do segmento de telefonia, um produto que não é tablet e não é smartphone. Nossa solução foi um modelo de lançamento aberto, que demonstrasse a principal feature do produto juntamente com o marketing de celebridades, para atrair volume de visitantes e de mídia.

Ficha técnica:

Título: Lançamento Galaxy Note
Tema: Galaxy Note Studio
Conceito: Demonstrar a principal função do produto: ser um estúdio de criação portátil, onde através da caneta SPEN, o usuário pode fazer anotações, escrever, desenhar, e tudo mais que desejar.
Local: Shopping Eldorado
Público: 5 mil visitantes.
Data: 08/12 de 2011.
Descritivo: Utilizamos a loja Samsung Experience no Shopping Morumbi para o lançamento. Fizemos um coquetel aberto para os passantes, panfletagem e publieditoriais antes do lançamento convocando o público alvo e utilizamos o conceito Galaxy Note Studio para demonstrar o produto através de caricaturas realizadas na hora. Além disso, para o para gerar fluxo na loja e mídia espontânea optamos pela presença de celebridades “globais”.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
       

 

O cliente possuía uma verba reduzida para realizar um evento especialmente importante, o lançamento de um produto que significava um passo à frente de todos os concorrentes no segmento de telefonia. A Samsung foi a primeira a lançar um produto como o Galaxy Note, que não pode ser classificado como tablet e nem como smartphone. Uma linha totalmente diferente, que tem por diferença conter a funcionalidade dos dois produtos somada ao advento da SPEN, uma caneta especial que facilita a navegação com o produto e possibilidade todo o tipo de intervenções no que está sendo feito no Galaxy Note – anotações sobre slides, escrita à mão, desenho a mão, edição de imagens, etc.

Para este lançamento, a Samsung tinha dois objetivos: o primeiro era causar uma enorme fila de pessoas na frente de sua loja Samsung Experience no Shopping Morumbi, assim como os lançamentos de sua principal concorrente causam, o segundo era fazer com que o diferencial do produto transparecesse e que as pessoas experimentassem e mexessem com ele.

Para resolver o primeiro problema, decidimos unir o lançamento à uma ação de marketing com celebridades. As celebridades foram escolhidas por relevância midiática e qualidades pessoais, buscando associá-las ao produto de forma positiva e agregar mais ao seu valor. A presença das celebridades foi notificada anteriormente, para que o público estivesse presente na data.

O segundo problema foi resolvido com o conceito de Galaxy Note Studio. Decidimos utilizar a arte de fazer Caricaturas como principal linguagem para demonstrar as principais qualidades do Galaxy Note. A caricatura é uma arte difícil, que requere uma certa sensibilidade manual, da qual somente o produto seria capaz de realizar com precisão.
Além disso, revestimos a loja com materiais de ponto de venda para dar suporte à interação do consumidor com o produto e ressaltar as features que não tiveram tanto destaque na ação de caricaturas, além de fixar a comunicação e mensagem que a marca buscava passar.

Acreditamos que o case é um sucesso por conta do baixo investimento resultando em uma grande visibilidade, geração de mídia expontânea, presença massiva do consumidor no dia do lançamento e posterior resultado de vendas.

Galeria de imagens
Material de PDV
Material de PDV
Material de PDV
Material de PDV
Folder
Folder 2
Email Mkt
Uniforme Caricaturistas
   

 

O evento de lançamento aconteceu no dia 08 de dezembro de 2011, data oficial de lançamento do produto.

Fizemos panfletagem nas catracas do Shopping Morumbi durante 07 dias na semana anterior, revelando a presença das celebridades na loja Samsung Experience no dia. Além disso, enviamos um e-mail marketing convidando os interessados à participar, através de um mailing pré-definido pelo cliente.

Envelopamos toda a loja com comunicação do produto, demonstrando suas principais features e características, fortalecendo a comunicação do Galaxy Note no ponto de venda da Samsung. Isso serviu para que o produto aparecesse sempre que qualquer foto fosse tirada no evento, gerando maior visibilidade nos momentos de mídia expontânea.

Convidamos três atores globais para participarem do lançamento: Giovanna Antonelli, por seu carisma, feminilidade e inteligência; Dudu Azevedo, por seu destaque na mídia já que seu personagem Wallace Mu foi um dos principais destaques da novela do período; e Thierry Figueira, por sua descontração e energia. Thierry atuou também como DJ do coquetel que aconteceu na loja durante toda a ação. Além deles, a Samsung convidou seus atletas patrocinados (Hortência e Gustavo do vôlei).

Os visitantes eram recepcionados por promotoras, que entregavam uma mochila de mão da mala com mimos (adesivos, brigadeiro de colher, chocolate, etc), e por um coquetel volante de água, refrigerante e champagne.
Contratamos e treinamos dois caricaturistas para que tivessem domínio do produto. Montamos duas áreas para caricatura dentro da loja, onde conforme o artista desenhava a caricatura dos consumidores, a mesma era transmitida ao vivo em uma televisão à sua frente para que todos pudessem ver a precisão e suavidade da caneta SPEN, principal diferencial do Galaxy Note.

Nosso principal desafio era causar movimento na frente da loja durante o período, onde fomos muito bem sucedidos.

A ação teve início as 19h00. Até as 21h, 5.000 visitantes efetivamente aglomeraram-se e entraram na loja para ver as celebridades, tirar fotos, fazer suas caricaturas e interagir com os produtos dispostos nas bancas de experimentação. Além disso, tivemos cobertura espontânea de diversos veículos de comunicação digital, além da rede Globo e da Rede TV.

Galeria de imagens

 

Em 03 horas de ação em um único dia, tivemos os seguintes medidores e indicadores de resultado:

- 5.000 pessoas visitaram efetivamente a loja, entrando no espaço e interagindo com o produto, fotografando ao lado das celebridades e fazendo suas caricaturas nos espaços reservados.

- Foram um total de 2.100 interações diretas com o produto (produto na mão), contabilizados por contadores nas mãos dos promotores da própria marca, treinados para falar sobre o Galaxy Note e suas soluções.

- No total, tivemos 210 caricaturas executadas em tempo recorde, demonstrando a facilidade de manuseio do produto. As caricaturas foram colocadas on-line no Facebook da Samsung, onde os participantes puderam baixa-las e marcar-se nelas. Além disso, todas foram enviadas diretamente para o e-mail dos consumidores, gerando um pequeno banco de dados de pessoas passantes interessadas no produto.

- Tivemos mídia espontânea em diversos veículos de comunicação, tanto na internet quanto na televisão. A cobertura ao vivo do lançamento e entrevista com as celebridades foi feita tanto pela Rede Globo (Multishow), quanto pela Rede TV (TV Fama). Além das duas redes televisivas, tivemos destaque em alguns dos principais sites da internet, como OFuxico, Globo.com, entre outros.

- O retorno em mídia espontânea foi de 3 a 4 vezes maior que o investimento da marca no evento (R$200.00,00).

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878