Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CONVENÇÃO DE VENDAS UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA 2012
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: União Química Farmacêutica Nacional S/A
Segmento: Eventos
Estado: SC
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

SINOPSE DO EVENTO
Convenção de vendas União Química 2012 – “Valorizando a Biodiversidade”.
Com a participação de membros da Diretoria, colaboradores e propagandistas, totalizando 700 pessoas. Evento realizado de 01 a 04 de abril de 2012 no hotel Costão do Santinho Resort - Florianópolis/SC. Objetivo do evento foi fechamento das atividades de 2011, apresentação de metas, produtos e atividades para 2012 e lançamento Vodol Prevent.

Portfólio das empresas:
Apresentação D|Mattos Promotion (gestora do evento): empresa com mais de 5 anos de experiência, atuando com gestão de eventos corporativos e endomarketing. Apoiada no talento, experiência e sinergia de seus profissionais, a D|Mattos é uma agência compacta, mas que pensa grande. Desde sua fundação, em 2007, transforma ideias em projetos que impressionam pelo poder de execução, ineditismo e resultados. Mesmo jovem, a agência acumula os 30 anos de mercado de seu sócio-fundador, João Mário Mattos, que criou a agência para atender a clientes como Biolab, União Química e Instituto C&A, que o acompanham e confiam em seu trabalho há mais de 10 anos. Hoje, reconhecida por sua competência, prontidão e por fazer bem o que faz, a D|Mattos possui um portfólio robusto e diferenciado, dominando de maneira integrada todas as ferramentas do marketing, com um grande diferencial: o estreito e personalizado atendimento ao seu cliente.

Apresentação União Química (cliente - solicitante): com capital 100% nacional, a empresa está posicionada entre as dez maiores da indústria farmacêutica no mercado brasileiro. Sua estrutura está focada em duas Divisões de Negócios. Enquanto a Divisão Humana conta com seis linhas de produtos – Hospitalar, OTC, Farma, Genéricos, Genom Oftalmologia e Genom Dor/SNC –, a Divisão Saúde Animal integra as linhas Pet e Grandes animais.

Conceito do evento:
A União Química valoriza e se preocupa com a Biodiversidade. É através dela que seus produtos se originam, oferecendo ao seu consumidor o melhor medicamento.
É por isso que o tema da Convenção 2012 é Valorizando a Biodiversidade. Vamos buscar
maneiras cada vez mais inteligentes para a sua valorização.

VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=qkQ6iSbyvfU&feature=youtu.be

CONCEITO PROMOCIONAL
A União Química valoriza e se preocupa com a Biodiversidade. É através dela que seus produtos se originam, oferecendo ao seu consumidor o melhor medicamento.
É por isso que o tema da Convenção 2012 foi “Valorizando a Biodiversidade”, no qual a empresa vai buscar maneiras cada vez mais inteligentes para a sua valorização e utilização.
Este evento acontece anualmente, e seu foco é divulgar aos seus colaboradores o fechamento das atividades do ano anterior, e apresentar as metas, produtos e atividades para o ano atual.


RESUMO DO CASE
Com a participação de membros da Diretoria, colaboradores e propagandistas, totalizando 700 pessoas, o evento foi realizado de 01 a 04 de abril de 2012, no Costão do Santinho Resort - Florianópolis/SC.
O objetivo do evento foi o fechamento das atividades de 2011, apresentação de metas, produtos e atividades para 2012 e lançamento Vodol Prevent.

HISTÓRICO
Com capital 100% nacional, a União Química está posicionada entre as dez maiores da indústria farmacêutica no mercado brasileiro. Sua estrutura está focada em duas Divisões de Negócios. Enquanto a Divisão Humana conta com seis linhas de produtos – Hospitalar, OTC, Farma, Genéricos, Genom Oftalmologia e Genom Dor/SNC –, a Divisão Saúde Animal integra as linhas Pet e Grandes animais.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO
EVENTO: Convenção União Química 2012 – “Valorizando a Biodiversidade”.
PÚBLICO: 700 pessoas.
CONVIDADOS: Diretoria, colaboradores e propagandistas.
DATA: de 01 a 04 de abril de 2012.
LOCAL: Costão do Santinho Resort
CIDADE: Florianópolis/SC


DEFESA TÉCNICA
Com duração de 03 dias, a Convenção de Vendas "Valorizando a Biodiversidade", iniciou-se no dia 01 de abril de 2012, com a chegada dos convidados vindos de diversas regiões do Brasil, via transporte aéreo. Para esta logística foram usados mais de 10 ônibus executivos, que chegaram ao hotel durante o período da manhã e tarde.
Na chegada, todos os convidados passaram por um espaço destinado especialmente ao evento, para que pudessem fazer o check-in e receber um kit contendo 02 camisas pólos, carta de boas vindas, credencial, agenda do evento, mapa do resort, e cartão magnético para acesso ao quarto.
O período da manhã e tarde foi dedicado somente à chegada dos convidados, por este motivo o único material visual colocado em pontos estratégicos foram totens institucionais que continham informações de localização do próprio hotel para orientação dos convidados (já que o hotel é muito grande), e que por sua vez agregavam às informações contidas no mapa de apoio entregue no check-in.
No início da noite, os convidados desfrutaram de um coquetel de boas vindas a céu aberto, no qual antecedeu a abertura de plenária. Nesta estrutura, contávamos com um grande pórtico estruturado em madeira, revestido com as imagens chaves do evento (imagens cedidas pelo próprio cliente), que também foram usadas para produção dos materiais pré-evento (agenda e caderno).
A plenária era composta por uma cenografia que se aplicava no palco e nas laterais do salão. No palco haviam painéis intercalados com imagens de paisagens brasileiras, duas telas formato spyder (uma no palco e outra suspensa no meio do salão sobre os convidados), duas cortinas d’água, e um púlpito diferenciado em formato de globo. Nas laterais haviam dois painéis de cada lado, também com imagens de paisagens brasileiras.
A abertura do evento contou com a soprano Cristina Sorrentino, cantando o Hino Nacional, boas vindas desejadas pelo presidente da empresa, e uma palestra sobre a história do Brasil com Arnaldo Jabor. Após o término da abertura, os convidados tiveram um jantar privativo.
O segundo dia de evento foi intenso e focado em treinamento durante todo o dia. Estes treinamentos aconteceram com foco em cada linha de produtos da empresa, e estes grupos se dividiram na plenária, e em mais sete salas menores (que estavam equipadas com telas de projeção, projetores, caixas amplificadas, microfones e notebook). No hall central destas salas, local onde aconteceram os coffees breaks, existiam oito painéis auto-portantes (um de cada divisão), com imagens dos produtos.
À noite os convidados desfrutaram de um jantar privativo na beira da piscina, com música ao vivo e um cardápio diferenciado.
O terceiro dia de evento contou com mais treinamento no período da manhã, e no período da tarde foi realizada uma gincana na quadra de tênis, caracterizada como “Arena Vodol”. Com uma estrutura especial, sonorização e muita animação, todos os colaboradores tiveram uma tarde animada, competitiva e com muita integração! Todas as provas foram realizadas com elementos dos produtos fabricados, que faziam alusão a sua forma de uso. Após o término da mesma, toda a estrutura da plenária já estava pronta para a festa de encerramento.
A festa contou com uma abertura especial devido ao “Show de Talentos”, com participação dos próprios colaboradores. Neste show de calouros, divididos em grupos com até seis pessoas, houve apresentações de canto, dança e interpretação. Após este momento, a banda “Viva Noite” abriu a pista de dança com o anúncio do grupo vencedor, juntamente com a equipe vencedora da gincana “Arena Vodol”.
Ao termino do show, os convidados foram surpreendidos com a entrada da escola de samba campeã do carnaval de 2012 em Santa Catarina: “União da Ilha da Magia”.



CANAIS DE COMUNICAÇÃO
- Intranet, com envio de e-mail marketing “save the date”;
- Intranet, com envio de e-mail marketing “convite”;
- criação de hot site com informações e dicas sobre o evento.

DESCRITIVO RESUMIDO DOS SERVIÇOS REALIZADOS
Negociação e contratação dos fornecedores para trabalharem no evento, alinhados a objetivo do mesmo (empresa audiovisual, cenografia, comunicação visual, geradores, decoração, paisagismo, entre outros); Coordenação geral de mais de 150 profissionais envolvidos direta e indiretamente no período do evento; Montagem do evento alinhado ao projeto; Coordenação de todo sistema de audiovisual; Suporte na montagem, manuseio e distribuição dos brindes; Coordenação da agenda completa do evento e programação visual; Coordenação com estruturas de produção artística para camarins; Ambientação do hotel com o tema da convenção.

VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=qkQ6iSbyvfU&feature=youtu.be

Galeria de imagens
Costão do Santinho Resort
Check-In
Check-In
Kit - Check-in
Check-In
Totem de sinalização
Painel - Praça Açores
Painel lateral - Plenária
Púlpito
Painel lateral - Plenária
Cortina d'água - Plenária
Telas Spyder (palco e delay)
Porta principal de acesso a Plenária
Plenária para 700 pessoas
Pórtico - Entrada Foyer
Plenária para 700 pessoas
Coquetel
Back Droop
Abertura
Soprano Cristina Sorrentino
Hino Nacional
Soprano Cristina Sorrentino
Abertura - Presidente
Palestra com Arnaldo Jabor
Palestra com Arnaldo Jabor
Palestra com Arnaldo Jabor
Jantar - 1ªnoite
Jantar - 1ªnoite
Salas de Treinamento
Salas de Treinamento
Treinamento
Equipe União Química
Salas de Treinamento
Back Droop
Jantar - 2ªnoite
Jantar - 2ªnoite
Treinamento
Treinamento
Treinamento
Coffee Break
Arena Vodol
Gincana
Gincana
Gincana
Gincana
Festa de Encerramento
Festa de Encerramento
Show De Talentos
Banda Viva Noite
Escola de Samba - União da Ilha da Magia
         

 

A estratégia do evento foi pautada sempre em oferecer condições para que os convidados se sentissem motivados e integrados e, principalmente, entender a importância que todos têm em relação aos objetivos alcançados.
O tema do evento foi todo pautado com relação a “Biodiversidade”, criando o conceito que a partir dela os medicamentos e produtos são produzidos, e por este motivo ela deve ser valorizada. Por isso, toda a comunicação foi com base em imagens de paisagens fotografada por Rosa de Luca para promover a diversidade cultural brasileira, passando pelas regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alta Floresta e Amazonas, onde retrata o seu rico artesanato, o trabalho das comunidades indígenas, suas belezas naturais, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico e respeito à natureza.
Os grandes desafios deste evento começaram com a escolha do local para sua realização. Tínhamos que unir logística, hospedagem, local para alimentação, local para plenária, 07 salas para treinamento, tudo isso em um só lugar! E o mais importante: todo este conjunto deveria comportar 700 convidados, mais staff (em torno de 40 pessoas).
Depois de algumas consultas e pesquisas, sugerimos o Costão do Santinho Resort, que nos atendeu perfeitamente, sem a necessidade de montagem de estruturas anexas.
A única estrutura que tivemos que adaptar foi a quadra de tênis, que por ter uma estrutura de arquibancada seria ideal para acomodação e visibilidade das atividades, porém não podíamos aplicar os materiais necessários para a realização da gincana direto sobre o piso “saibro”. Sugerimos a aplicação do piso “Easy Floor”, muito usado para cobertura de pisos em grandes shows e eventos, e com um grande diferencial: se ajusta a qualquer medida por ser modular, e antiderrapante, e com diversas cores para escolha.
Outro grande desafio foi a logística, distribuição, e manuseio dos brindes. Tínhamos um time de 12 produtores, e meio período, para manusear 1.400 camisas (02 camisas de cores diferentes para cada convidado, que foram colocadas em mochilas sacos personalizadas),700 cartas de boas vindas, 700 credenciais personalizadas, 700 guias com o mapa do resort, 700 malas com produtos diversos do próprio cliente totalizando 32 itens em cada uma delas, e por fim 2.100 adereços para a festa de encerramento.

DESCRIÇÃO TÉCNICA GERAL DO EVENTO
No evento contamos com uma equipe de 12 produtores, coordenação de outras 43 pessoas (fornecedores diretos), equipe do hotel e mais 57 pessoas envolvidas indiretamente: como a produção dos materiais de comunicação, brindes e cenografia.
Foram produzidas 700 credenciais, 700 capas para DVD, 700 guias de bolso (mapa do hotel), 02 infláveis gigantes, 700 blocos personalizados, e 700 cartas de boas vindas. O restante dos brindes foi fechado diretamente pelo cliente.
Na parte da cenografia, contamos com um pórtico de madeira na entrada principal do foyer, além de dois painéis laterais no hall de entrada, envelopamento da porta de acesso à plenária e um back droop de fundo para fotos. Na plenária havia um palco medindo 13,50x2,50x0,80, revestido com carpete tipo forração, e uma saia de juta. No fundo do palco, contamos com painel construído em madeira, revestido de lona impressa medindo 10,0x5,0, com tela de projeção sobreposta em lona branca fosca, medindo 9,0x2,60 (tela spyder), e 12 painéis laterais (06 de cada lado), sobrepostos. Além de duas cortinas d’água medindo 1,50x3,00 cada. Nas laterais do salão haviam mais 04 painéis laterais (02 de cada lado) medindo 6,00x3,00 cada. Os mesmos foram estruturados em Box truss com lona impressa.
Na praça Açores (hall central das salas de treinamento), haviam 08 painéis autoportantes medindo 2,0x2,5m e um painel principal medindo 6,90x2,40m.
Em audiovisual, contamos com estruturas de iluminação, projeção, sonorização e outras estruturas no geral. Para a plenária utilizamos o sistema spyder para projeção, som de melhor qualidade com todo equipamento suspenso, house mix de 8 metros e iluminação ambiente em todo o salão. Para o show, a iluminação e som estavam de acordo com o Rider passado pela banda Viva Noite, além de iluminação dos lounges durante o show. Todos estes equipamentos, estavam ligados à 2 geradores distintos, um para iluminação e outro apenas para a sonorização.

O objetivo da convenção foi alcançado com grande êxito, uma vez que a exposição das marcas da empresa gerou visibilidade e vendas para a empresa além de reforçar seu posicionamento no mercado farmacêutico junto ao seu público: a preocupação da empresa com a biodiversidade, matéria prima para os negócios da empresa e oportunidade de expandir o mercado com o lançamento de novos produtos.

O evento fortaleceu o relacionamento do corpo diretivo com a equipe de vendas, promoveu a troca de informações e conhecimentos, além de firmar o comprometimento de superação.

Depoimentos da Diretoria da União Química:

"A Convenção é a oportunidade de fazermos uma imersão nos objetivos da Companhia e reforçarmos as estratégias adotadas para o futuro. Ficamos muito satisfeitos com a forma como os participantes aderiram às propostas de trabalho e às dinâmicas, demostrando disposição e comprometimento." Andrea Marques Pinto - Gerente de Marketing

"A Convenção 2012 atingiu plenamente seus objetivos de informar os resultados da empresa, orientar os caminhos futuros e motivar a força de vendas. A organização também foi excelente, desde a escolha do local até as atividades realizadas, que buscaram, principalmente, integrar e propor uma maior sinergia entre todas as áreas da União Química." Lourival Leite dos Santos - Diretor Comercial da Divisão Farma/Genéricos.

"Esta foi a melhor Convenção que a empresa já organizou e foi muito bom ver como as pessoas estão motivadas diante dos desafios de crescimento da União Química." Paulo Cesar Marques Pinto.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878