Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: EVENTO COMEMORATIVO 50 ANOS DA THYSSENKRUPP METALÚRGICA DE CAMPO LIMPO PAULISTA NO BRASIL
Candidato: Netza Promoções e Eventos
Cliente: ThyssenKrupp Metalúrgica de Campo Limpo Paulista
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU GRUPO ACCESS-MKT
Categoria: Evento de Relacionamento
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Case sem capa

A Netza completa em 2012, 12 anos no mercado de comunicação integrada, com uma equipe multidisciplinar composta por 40 profissionais.
Classificada nos últimos 02 anos entre as 05 melhores agências do Brasil para se trabalhar, pelo Prêmio Great Place to Work, a Netza tem a estratégia de manter uma carteira de clientes enxuta que lhe permita total envolvimento e dedicação aos projetos on demand.
Atuando em todas as frentes do marketing BTL, alinhando estratégias on e off line em seus projetos, suas equipes de atendimento, planejamento, criação, produção e execução, trabalham em sintonia com as tendências mundiais, inovações do mercado, criatividade e viabilidade das ideias.
A agência acredita no trabalho realizado “a muitas mãos” com seus clientes e parceiros, com foco nos resultados, no impacto, residual positivo, presença de marca. Nosso posicionamento é de sermos uma extensão dos departamentos de marketing e comunicação de nossos clientes para desenvolver projetos exclusivos.
Entre as marcas atendidas contamos com Mercedes-Benz, Honda, Samsung, Mitsubishi, Syngenta, BMW, SKY, ThyssenKrupp, Instituto Ayrton Senna e Ultragaz, entre outras.
Em 2008 a ThyssenKrupp Metalúrgica de Campo Limpo Paulista (TKMCL) passou um briefing para a Netza para início do desenvolvimento do projeto de 50 anos, que se daria em 03 anos. A agência interpretou o briefing destacando como a principal força da comemoração, o resgate da memória histórica corporativa: da inauguração do complexo fabril no interior de São Paulo, em 1961, até os dias atuais.
1. Ficha técnica:
• Título: 50 anos da ThyssenKrupp Metalúrgica de Campo Limpo Paulista
• Tema: 50 anos da TKMCL – Uma empresa, muitas histórias
• Número de participantes: 300
• Local: Casa Fasano – São Paulo
• Data: 06 de julho de 2011
• Abrangência: internacional
• Atividades paralelas: levantamento e organização do arquivo histórico para área de Recursos Humanos
• Conceito do evento: o evento teve objetivo de apresentar a memória histórica da TKMCL para o público, realizando uma viagem ao passado e demonstrando o potencial do futuro, permitindo um ambiente de networking corporativo.

Galeria de imagens
Ambientação
Ambientação
Mestre de Cerimônias - Tadeu Schimidt
Show - Maria Rita
Detalhe Ambientação
Ambientação
Ambientação
Brinde - Livro Comemorativo
Túnel Memória
 

 

Em 50 anos, a TKMCL se tornou líder mundial na produção de virabrequins, bielas e outros componentes forjados, uma referência no ramo e impactou profundamente o desenvolvimento da comunidade em que foi inserida, a cidade de Campo Limpo Paulista, há 60 quilômetros da capital.
Junto com as coligadas nos Estados Unidos e Alemanha, e com as novas fábricas na China e na Índia, a TKMCL compõe o ThyssenKrupp Forging Group. No Brasil, a empresa é uma das maiores forjarias da América Latina e um dos principais fornecedores da indústria automotiva, além de atender também ao mercado global. Em 2012 a fábrica de Campo Limpo Paulista ocupa um terreno de mais de 1 milhão de m² e emprega aproximadamente 3 mil trabalhadores.
A Netza propôs um trabalho de resgate da memória dos 50 anos com o levantamento e compilação de centenas de documentos e fotos históricas e entrevistas com personagens que participaram de momentos importantes da empresa, que resultaram em um evento comemorativo para os principais clientes, parceiros e autoridades do setor. O evento apresentou o resultado desse trabalho e presenteou os convidados com um livro comemorativo dos 50 anos da TKMCL.

Utilizando uma comunicação sofisticada que valorizava a empresa no Brasil, foi enviado via e-mail o save the date do evento para o mailing da TKMCL. 10 dias depois, os 400 convites impressos nominais foram entregues. A peça utilizou papel especial, seguindo os padrões do brandguide da empresa. Ambas as peças – e-mail save the date e convite impresso - tinham versões português e inglês.
O RSVP ativo e receptivo foi realizado pela agência durante 25 dias, por profissionais bilíngues que garantiam relatórios diários para controle do cliente, em relação à chegada dos convites em mãos aos destinatários e suas confirmações de presença. Esse controle permitiu também a organização dos assentos nas mesas e combinação de lugares estratégicos para o relacionamento, já que no evento tivemos a presença de autoridades e homenageados, que subiam ao palco para discursos.
O local escolhido foi a Casa Fasano, no bairro do Itaim Bibi, São Paulo. Além da estrutura versátil para implantação da proposta cenográfica; a assinatura do Grupo Fasano e localização próxima aos principais hotéis categoria internacional foram importantes nesta definição. O evento contou com diversos membros top executive da Companhia e a logística de chegada e saída desses convidados no espaço foram planejadas pela Netza de forma a garantir a segurança e normas internacionais da empresa para presença de seus executivos em eventos.
A implantação cenográfica utilizou toda a área útil do espaço com o receptivo sendo feito na área externa, na chegada do vallet park. No balcão os convidados foram recepcionados por uma equipe de 08 promotoras, sendo 02 bilíngues, para confirmação de presença. A entrada para o evento feita por um túnel de aproximadamente 3,5m composto por imagens de arquivos legendadas e TVs de plasma com edição de vídeos representativos da história da empresa. O conteúdo era parte da pesquisa histórica realizada pela Netza e foi editado em décadas, da inauguração até os dias atuais. Era um convite para que os convidados entrassem em contato com a rica história da empresa através da compilação de dados e imagens.
Após o túnel o público adentrava em um lounge finamente ambientado, onde exploramos um mix de mobiliário clássico com peças de design moderno, paisagismo sóbrio e lustres em cristal. Essa área receptiva foi separada da área do jantar por uma cortina maquinada que somente seria aberta após as ações do primeiro momento do evento.
No lounge os convidados foram recepcionados por um coquetel e a apresentação de 30 minutos com 100 vozes do coral Infanto-Juvenil e Adulto mantido pela ThyssenKrupp na cidade de Campo Limpo Paulista, como parte das ações sociais desenvolvidas pela empresa no Centro Cultural do município. O projeto envolve comunidade e funcionários e não poderia ser esquecido em um momento tão importante da empresa.
Para esta apresentação, o grupo ensaiou acompanhado de músicos instrumentais, em uma iniciativa exclusiva para o evento, e recebeu um figurino especial personalizado para os 50 anos, inspirado no modelo clássico dos corais eruditos. O repertório incluiu músicas nacionais e a ação representou o investimento social da empresa na cultura brasileira.
Com a abertura do salão de jantar o público encontrou mesas dispostas com decoração elegante e cardápios e agendas personalizadas sob os pratos. Para conduzir o evento, tivemos a presença de um mestre de cerimônias conceituado, dando uma dinâmica profissional e diferenciada ao conteúdo que foi apresentado, interagindo com a plateia de forma inteligente e descontraída, o jornalista e apresentador Tadeu Schmidt.
A roteirização e discursos do evento foram criados pela Netza e teve início com o MC dando boas-vindas aos convidados, agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância dos 50 anos da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo.
Em seguida, imagens foram projetadas em um telão. Entrou uma música de fundo e Tadeu convida todos a imaginarem um futuro em que o desenvolvimento andará de mãos dadas com a responsabilidade ambiental. Onde as máquinas servirão para trazer comodidade e oportunidade aos seres humanos. Um futuro onde o ser humano é valorizado acima de tudo, e todas as culturas conviveram em paz e harmonia. Um futuro em que a educação e as crianças são valorizadas, pois são elas que tornarão possível tudo o que nós imaginarmos. Concluiu sua fala dizendo que é neste futuro que a ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo sempre acreditou. Que é pensando neste futuro que ela trabalhou nos últimos 50 anos e é nele que continuará trabalhando nos próximos 50. Ao final da fala de Tadeu Schmidt, as crianças do Coral infantil da TKMCL se posicionaram no palco e cantaram “Imagine”, de John Lennon, acompanhadas de um trio de músicos ao vivo (piano, saxofone e violino).
No momento em que o coral terminou sua apresentação, o grupo “Groove Allegro” entrou em cena entre os convidados e iniciou uma percussão, juntamente com um conjunto instrumental já posicionado no palco, gerando um contraste de ritmos emocionante.
Após a apresentação, Tadeu Schmidt voltou ao palco e anunciou a entrada do Presidente da TKMCL, Sr. Walter Medeiros, que discursou sobre a história empresa, suas vitórias e desafios e sobre a importância do capital humano.
No momento do discurso, 06 nomes representaram os atuais e ex-colaboradores da TKMCL, recebendo a homenagem por suas colaborações nos 50 anos de ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo. Eles receberam uma replica miniatura de um virabrequim personalizada com o nome e logo de comemoração aos 50 anos da empresa.
Para finalizar o momento de discursos, o CEO do grupo ThyssenKrupp, Dr. Heinrich Hiesinger se apresentou com um vídeo da matriz. Após o jantar, o show da cantora Maria Rita emocionou o público.
Na saída do evento, uma área do café foi reservada para entrega do presente final. Os convidados receberam o livro comemorativo da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo: “Impulsos. Vivendo com a ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo”, encarte personalizado e uma tag de agradecimento.

Um dos maiores desafios do projeto foi o de compilar as informações dissipadas da memória histórica da empresa. Muitas histórias não tinham documentos, estavam apenas na lembrança de antigos funcionários, muitas fotos não tinham legenda, informações se perderam no tempo.

O trabalho prévio ao evento, de reunir e catalogar as informações, confirmar dados com a matriz na Alemanha e entrevistar mais de 20 funcionários e ex-funcionários que participaram da fundação e primeiros anos, foi essencial para termos um conteúdo interessante que se desdobrasse no evento comemorativo.

Como o tema do evento sugeria, eram muitas pessoas, uma só história! Valorizar as pessoas que fizeram parte dessa história foi uma antecipação do posicionamento mundial da marca, que globalmente possui mais de 200 anos.

No Brasil, como a principal fábrica do grupo, a ThyssenKrupp de Campo Limpo Paulista representava um importante pilar para a estratégia internacional, por isso tivemos a presença do board executivo no evento, que gerou necessidades de cerimonial que a Netza foi responsável.

Por fim, sendo um evento tão esperado pelo mercado e seus steakholders, tivemos o desafio de criar diversos momentos de revelação de conteúdos que prestigiavam pessoas e história corporativa, para não termos apenas um jantar refinado. O objetivo foi criar uma agenda de conteúdo que se amarrasse e fizesse sentido para o público e a marca.

O evento teve 89% de presença do público convidado.
A equipe Netza contou com 05 pesquisadores durante a pesquisa histórica + equipe de planejamento estratégico/criativo; 10 produtores executivos para o evento e 25 fornecedores envolvidos.
O desenvolvimento artístico do evento foi realizado por uma equipe de 03 maestros para ensaios dos corais Infanto-Juvenil e Adulto da TKMCL, 02 diretores artísticos para as intervenções criativas e um rider técnico com mais de 50 profissionais.

Vídeo case YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=hGPV9DkO0Rg&feature=g-upl

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878