Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: EVENTO DE LANÇAMENTO DO PLANET 21 PARA PÚBLICO INTERNO
Candidato: AccorHotels
Cliente: Hotelaria Accor Brasil S/A
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Evento Corporativo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Apresentação

Todo ano, nossos 180.000 colaboradores recebem milhões de clientes, em mais de 4.400 hotéis ao redor do mundo. Na qualidade de principal operadora principal operadora de hotelaria do mundo, é nosso dever e desejo atuar como uma força motriz no campo do desenvolvimento sustentável e responsável.

Para a Accor, o de senvolvimento sustentável orienta suas atividades cotidianas e seu modelo de negócios e progressos como líder de mercado, desejamos reinventar a hotelaria, partindo da adoção de iniciativas inovadoras e responsáveis, que permitam tornar a sustentabilidade a base para o desenvolvimento dos negócios da empresa.

Para isso, em 2012, após o levantamento de informações e práticas sustentáveis já adotadas pelo Grupo em todo o mundo, foi estabelecido um novo programa global de desenvolvimento sustentável, o PLANET 21. Esse programa definiu 7 pilares de atuação, 21 compromissos efetivos e também diversas metas ambiciosas que deverão ser atingidas até 2015.

O nome do programa é uma referência à Agenda 21, um plano de ação adotado por 173 Chefes de Estado na ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro).

O PLANET 21 oferece informações e estimula o engajamento de colaboradores e hóspedes, em busca do objetivo comum de promover, com respeito às pessoas, o desenvolvimento das comunidades em que atua e reduzir a utilização de recursos naturais.

Conteúdo

O início

Para criar uma estratégia inovadora, adaptada as condições locais específicas, a Accor realizou uma auditoria em 2010, que resultou na elaboração de uma base de informações abrangentes e confiáveis.

Além disso, estabeleceu uma plataforma de conhecimento compartilhado sobre desenvolvimento sustentável na indústria hoteleira. Também disponibilizou para o público em geral, gratuitamente, dois estudos sem precedentes, voltados para a liderança do progresso do setor como um todo.

O primeiro estudo, conduzido pelo IFOP (Institut Français d'Opinion Publique) com 7.000 clientes em seis países, permitiu uma melhor compreensão das preocupações da clientela de hotéis sobre a questão do desenvolvimento sustentável. Com um entre dois hóspedes declarando que levam esse critério em conta ao escolher um hotel, a pesquisa mostrou que o desenvolvimento sustentável é um critério de escolha em crescimento, que está se tornando cada vez mais importante para os clientes.

O segundo estudo, conduzido em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers), utilizou a metodologia de análise de ciclo de vida, levando à criação de uma auditoria ambiental dos 4.400 hotéis do Grupo. A partir daí foram identificados os principais impactos e áreas onde deveria haver progressos, além de novas necessidades, como, por exemplo, o impacto de serviços de restaurante no meio ambiente e o gerenciamento de dejetos de canteiros de obras. Esses estudos, reflexões e consultas internas com nossos principais acionistas permitiram a definição de 21 compromissos concretos que unissem nossos colaboradores pelo Planeta e oferecessem a nossos clientes a oportunidade de contribuir com a sustentabilidade.

Conheça os pilares, compromissos e metas do PLANET 21:

Saúde
Compromissos:
• Garantir interiores saudáveis;
• Promover refeições responsáveis;
• Prevenir doenças.

Objetivos para 2015:
• 85% dos hotéis possuem embalagens eco-rotuladas;
• 80% dos promovem refeições balanceadas;
• 95% dos hotéis deverão organizar treinamento de prevenção de doenças para os colaboradores.

Natureza
Compromissos:
• Reduzir nosso uso de água;
• Expandir a reciclagem do lixo;
• Proteger a biodiversidade.

Objetivos para 2015:
• 15% de redução no uso de água entre 2011 e 2015 (hotéis próprios/locados);
• 85% dos hotéis deverão reciclar seu lixo;
• 60% dos hotéis deverão participar do projeto de reflorestamento Plant for the Planet.

Carbono
Compromissos:
• Reduzir nosso consumo de energia;
• Reduzir nossas emissões de CO2;
• Aumentar o uso de energias renováveis.

Objetivos para 2015:
• 10% de redução no uso de energia entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados);
• 10% de redução nas emissões de CO2 entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados);
• 10% dos hotéis deverão utilizar energias renováveis.


Inovação
Compromissos:
• Encorajar o eco design;
• Promover a construção sustentável;
• Introduzir ofertas e tecnologias sustentáveis.

Objetivos para 2015:
• 40% dos hotéis deverão ter pelo menos três componentes eco-designed;
• 21 hotéis novos ou reformados deverão ser certificados como construções sustentáveis;
• 20% dos hotéis próprios e locados deverão oferecer soluções tecnológicas para eventos com baixo impacto ambiental.


Local
Compromissos:
• Proteger nossas crianças contra o abuso e a exclusão;
• Suportar práticas de compras responsáveis;
• Proteger os ecossistemas.

Objetivos para 2015:
• 70% dos hotéis deverão se comprometer com o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes;
• 70% de hotéis deverão comprar e promover produtos originários de seu país-sede, ajudando o desenvolvimento local;
• 100% dos hotéis deverão banir dos menus dos restaurantes as espécies de peixes e frutos do mar ameaçadas de extinção.

Emprego
Compromissos:
• Apoiar o crescimento e o desenvolvimento das competências dos nossos colaboradores;
• Fazer da diversidade um ativo;
• Melhorar a qualidade da vida no trabalho.

Objetivos para 2015:
• 75% dos gerentes dos hotéis deverão ser promovidos internamente;
• Mulheres deverão representar 35% dos gerentes dos hotéis;
• 100% dos países-sede deverão organizar pesquisas de opinião para colaboradores a cada dois anos.


Diálogo
Compromissos:
• Conduzir nossos negócios de forma transparente;
• Engajar nossos hotéis franqueados e administrados aos compromissos e metas do Grupo;
• Compartilhar nosso compromisso com fornecedores.

Objetivos para 2015:
• A Accor deverá estar incluída em 6 índices ou padrões de investimento responsável, internacionalmente reconhecidos;
• 40% de todos os hotéis deverão ser certificados pela ISO14001 ou EarthCheck (exceto o segmento econômico);
• 100% dos contratos de compra deverão cumprir nosso Estatuto de Compras 21.

Galeria de imagens
Os pilares, os compromissos e os objetivos.
       

 

Divulgação para engajamento do cliente

O PLANET 21 tem uma estratégia para informar os clientes e encorajá-los a contribuir com as ações nos hotéis. Da reserva até o atendimento no restaurante, os hóspedes são submetidos a diversas mensagens educativas, para que, com gestos simples contribuam ativamente com a postura sustentável do hotel. O tom das mensagens é sempre amigável, pretendendo sensibilizar sem constranger.

Os itens de comunicação do PLANET 21 não são os mesmos para todos os hotéis, eles variam de acordo com um sistema de classificação de níveis das unidades. Existe um documento em nossa empresa, chamado CARTA 21, que apresenta 65 diretrizes sustentáveis que as unidades devem seguir e, é a partir do cumprimento dessas diretrizes, que os hotéis são classificados em níveis que determinam a comunicação que será aplicada. Isso dá credibilidade e garante aos clientes a solidez do programa e a efetividade das práticas implementadas.


Reserva
No ato da reserva, o hóspede toma conhecimento da logomarca do PLANET 21, podendo ter acesso às iniciativas exitosas do hotel na área de sustentabilidade. Além disso, como critério de busca, por exemplo, ele poderá optar por hotéis certificados.

Entrada
Ao entrar em um hotel certificado, o hóspede verá um grande adesivo transparente que informa a certificação adotada pelo hotel e a data de sua realização.

Quartos
Alguns compromissos são relembrados em diversos suportes de comunicação, mostrando ao cliente que ele está em um hotel que desenvolve iniciativas sustentáveis.

Algumas peças e seus conteúdos: Porta dos quartos (Portas 21, em alusão ao nome do programa, e à presença de materiais “ecorotulados” ou “ecodesigned” no quarto), adesivos para interruptores (convidando o hóspede a apagar as luzes e economizar energia), tag de banheiro propondo a reutilização de toalhas (no contexto do Plant for the Planet), adesivo para lixeiras (indicando a realização de coleta seletiva) e etiqueta para produtos “ecorotulados”(como os produtos de boas vindas “amenities”).

Áreas de circulação
As TVs das recepções projetam slides com informações sobre o PLANET 21.
Além disso, nas áreas comuns dos hotéis com melhor classificação no ranking da Carta 21, estão disponíveis murais com informações sobre o programa.

Lançamento interno do programa de desenvolvimento sustentável
A Accor planejou e implementou uma grande campanha de lançamento para todos os colaboradores da América Latina, com o objetivo de apresentar o novo programa e reforçar a transversalidade do tema, convidando os colaboradores a incorporar os princípios e metas do PLANET 21.

A ação começou com um teaser para chamar a atenção de quem circulava pela empresa. No dia 5 de abril, as portas dos elevadores da sede e do Centro Administrativo e Financeiro (CAF), ambos em São Paulo, foram adesivados com ícones dos sete pilares, despertando a curiosidade nos colaboradores sobre o significado dos ícones que remetiam aos pilares: saúde, natureza, carbono, inovação, local, emprego e diálogo. Como reforço, esse mesmo conteúdo foi enviado por e-mail MKT para todos os colaboradores da América Latina.

Evento de Lançamento
No dia 11 de abril, os colaboradores da sede foram reunidos para conhecer o PLANET 21 pelas palavras do COO da Accor para América Latina, Roland de Bonadona. Sem dúvida um aval dos mais importantes para o programa, que encoraja e dá poder de participação a todos da Accor.

No dia 25 de abril, foi realizada uma coletiva de imprensa no Sofitel Rio de Janeiro com a presença do CEO mundial da Accor, Denis Hennequin, para oficializar o lançamento do novo programa de desenvolvimento sustentável do Grupo: o PLANET 21.

Nesse mesmo dia, foi realizado em todos os hotéis do Brasil o PLANET 21 Day, ocasião para os hotéis de realizarem ações de desenvolvimento sustentável nos sete pilares estratégicos do PLANET 21.

Ainda foram fixados, imensos pôsteres nos andares da sede e do CAF, expondo os pilares do programa. Estas peças permanecerão afixadas até o final de 2012, a fim de que fixar as informações sobre o PLANET 21 na mente dos colaboradores. Essa ação inovadora teve como objetivo consagrar a perenidade do programa de desenvolvimento sustentável e tornar-se um marco do novo modelo de negócios.

A campanha contou também com pop up, animações em flash, e-mails marketing variados, assinatura para e-mail, tag com uma maçã como brinde (em alusão ao pilar saúde). Houve também ampla cobertura dos veículos corporativos: informe (newsletter eletrônico), Heppa! (periódico semanal), animações para TV corporativa e notícias na intranet.

Concurso cultural
Para aumentar a adesão e fomentar o engajamento do do público interno, foi lançado um concurso cultural, no qual o colaborador, para participar, necessariamente deveria conhecer o PLANET 21. De modo que a participação fosse o mais democrática possível foram criadas duas mecânicas diferenciadas, contemplando todo o público da Accor na América Latina.

Na sede e no CAF, onde todos os colaboradores têm acesso a Intranet, o concurso aconteceu por meio de um quiz eletrônico, cujas perguntas só poderiam ser respondidas caso o colaborador circulasse pela empresa para procurar as respostas nos pôsteres dos andares.


Os hotéis participaram respondendo a passatempos exclusivos, criados com a temática PLANET 21- uma palavra cruzada e um caça-palavras. Estes deveriam ser preenchidos e entregues aos padrinhos de comunicação (um representante da área de comunicação) do seu hotel para encaminhamento à Sede da empresa

Os prêmios para o Brasil eram boxes viva Brasil+!, com os quais o colaborador teria vivências em esportes ou em contato com a natureza estabelecendo, assim, uma associação com o pilar ”natureza” do programa. Para os demais países da América Latina foram sorteados vales-compra de R$ 75,00 da loja virtual amazon.com.

Concurso para filho, sobrinhos ou enteados de funcionários
A Accor acredita que envolver a família do colaborador é uma excelente estratégia de engajamento, sobretudo em se tratando de desenvolvimento sustentável.

A partir dessa premissa, foi lançado um concurso para filhos, sobrinhos ou enteados de funcionários que ofereceu como prêmio uma bicicleta. Para participar, bastava que a criança usasse sua criatividade e fizesse um desenho inspirado nos pilares do PLANET 21, s trabalhos que estavam de acordo com os critérios de avaliação foram julgados por um grupo heterogêneo de colaboradores da sede.

Desenho vencedor foi da Maria Vitória, filha do Ubiraci de Jesus, supervisor de governança do Mercure Brasília Eixo Monumental, que ganhou a bicicleta como prêmio pelo melhor desenho do concurso cultural Planet 21.

VEJA TODAS AS PEÇAS DESCRITAS, NA GALERIA DE IMAGENS.


ENCERRAMENTO
O PLANET 21 representa o modelo de negócios do Grupo Accor. As metas transversais impactam em todas as esferas da organização, representando valorização do capital humano, dos recursos naturais, e a promoção de inovações tecnológicas para suavizar o impacto de suas operações em todo o mundo.

O desenvolvimento sustentável está na cultura organizacional e representa o compromisso e respeito do grupo pelo meio ambiente e pelas pessoas. Com o PLANET 21 a empresa materializa a sustentabilidade todos os dias.

Galeria de imagens
No ato da reserva, o hóspede toma conhecimento da logomarca do PLANET 21
Porta dos quartos, adesivos para interruptores, tag de banheiro, adesivo para lixeiras e etiqueta pa
TVs das recepções e outras áreas de circulação sinalizadas.
Porta dos elevadores: teaser seguido de revelação dos pilares
Save the date, para o comunicado do COO, quando o programa seria oficialmente lançado.
Colaboradores da Unidade ibis Betim, comemorando o Planet 21 Day com o plantio de árvores.
Pôsteres informativos sobre os pilares saúde...
pilar carbono...
pilar natureza...
pilar inovação...
pilar local...
pilar emprego...
e pilar diálogo. Nos pôsteres estavam as repostas para o concurso cultural (conforme citado no case)
Assinatura para e-mail
Uma das peças de divulgação do concurso cultural (quiz)
Peça que revelava os vencedores do concurso
Passatempo com temática PLANET 21. Em português para Brasil e espanhol para América Latina
Desenho vencedor do concurso PLANET 21
   

 

Resultados obtidos até o momento com o Planet 21

Os resultados obtidos até o momento com o programa são bastante animadores, levando-se em conta a data de lançamento e o tempo restante até o ano de 2015.

Pilar Saúde
Objetivos para 2015:
85% dos hotéis deverão usar produtos com embalagens eco-rotuladas.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 68% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 73% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
80% dos hotéis deverão disponibilizar opções de pratos balanceados.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 62% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 45% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
95% dos hotéis deverão organizar treinamento de prevenção de doenças para os colaboradores.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 77% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 65% dos hotéis.



Pilar Natureza
Objetivos para 2015:
15% de redução no consumo de água entre 2011 e 2015 (hotéis próprios/locados).
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: redução de 77%.
Accor Brasil: resultado em fase de mensuração.

Objetivos para 2015:
85% dos hotéis deverão reciclar seu lixo.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 64% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 69% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
60% dos hotéis deverão participar do projeto de reflorestamento Plant for the Planet.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 34% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 94% dos hotéis.



Pilar carbono
Objetivos para 2015:
10% de redução do consumo de energia entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados).
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: redução de 5,5%.
Accor Brasil: resultado em fase de mensuração.

Objetivos para 2015:
10% de redução em emissões de CO2 entre 2011 e 2015 (hotéis próprios /locados).
RESULTADOS EM FASE DE MENSURAÇÃO.

Objetivos para 2015:
10% dos hotéis deverão utilizar energias renováveis.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 4% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 11% dos hotéis.



Pilar Inovação
Objetivos para 2015:
40% dos hotéis deverão ter pelo menos três componentes eco-designed.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 13% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 20% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
21 hotéis novos ou reformados deverão ser certificados como construções sustentáveis.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: 3 hotéis.
Accor Brasil: resultado em fase de mensuração.

Objetivos para 2015:
20% dos hotéis próprios e locados deverão oferecer soluções tecnológicas para eventos com baixo impacto ambiental.
RESULTADOS EM FASE DE MENSURAÇÃO.



Pilar Local
Objetivos para 2015:
70% dos hotéis deverão se comprometer com o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 49% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 89% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
70% de hotéis deverão comprar e promover produtos originários de seu país-sede, ajudando o desenvolvimento local.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 51% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 35% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
100% dos hotéis deverão banir dos menus dos restaurantes as espécies de peixes e frutos do mar ameaçados de extinção.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 68% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 62% dos hotéis.



Pilar Emprego
Objetivos para 2015:
75% dos gerentes dos hotéis deverão ser promovidos internamente.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 75% dos hotéis.
Accor Brasil: resultado em fase de mensuração.

Objetivos para 2015:
Mulheres deverão representar 35% dos gerentes dos hotéis.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 27% dos hotéis.
Accor Brasil: resultado em fase de mensuração.

Objetivos para 2015:
100% dos países-sede deverão organizar pesquisas de opinião para colaboradores a cada dois anos.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Meta cumprida por 71 países



Pilar Diálogo
Objetivos para 2015:
A Accor deverá estar incluída em seis índices ou padrões de investimento responsável, internacionalmente reconhecidos.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
O Grupo Accor está incluído em 4 índices

Objetivos para 2015:
40% de todos os hotéis deverão ser certificados pela ISO14001 ou EarthCheck (exceto o segmento econômico).
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
Accor mundial: meta cumprida por 25% dos hotéis.
Accor Brasil: meta cumprida por 36% dos hotéis.

Objetivos para 2015:
100% dos contratos de compra deverão cumprir nosso Estatuto de Compras 21.
RESULTADOS ATÉ O MOMENTO:
O Grupo Accor cumpre o estatuto em 45% dos contratos.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878