Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: PAMESP
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
PAMESP - Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo

O QUE É O PAMESP?
Uma nova ferramenta de trabalho do turismo de negócios paulista. O São Paulo Convention & Visitors Bureau idealizou para benefício de seus associados o PAMESP - Painel de Monitoramento de Eventos da Cidade de São Paulo uma ferramenta criada com a finalidade de facilitar o monitoramento dos eventos da capital paulista. Com este guia é possível visualizar o calendário diário de eventos detalhadamente e em seu melhor ângulo, bem como obter estimativa de público.

O PAMESP é um calendário que apresenta as feiras, congressos, fóruns, simpósios e eventos da metrópole divididos por data e pelos seis destinos da capital (Destino Centro, Anhembi & Center Norte; Destino Ibirapuera & Moema; Destino Faria Lima & Itaim; Destino Paulista & Jardins; Destino Berrini; Destinos Parceiros que abrangem 23 municípios da Grande São Paulo, litoral e interiores.

A primeira edição foi veiculada em outubro de 2011 e atualmente está em sua quinta edição em setembro de 2012, desenvolvido com apoio das entidades do setor. Neste ano, conta com apoio da Enter Entertainment Experience – empresa do Grupo Bandeirantes e das entidades parceiras.

PÚBLICO -ALVO
O público-alvo é composto de responsáveis pela rede hoteleira, organizadores de eventos, entidades do turismo e outros profissionais do trade em geral.
A distribuição é realizada trimestralmente pelo próprio São Paulo Convention & Visitors Bureau, diretamente aos seus associados e parceiros estratégicos que compõem o target deste material.

Galeria de imagens
Pamesp Logomarca
       

 

CONCEITUAÇÃO VISUAL DA LOGOMARCA:
Com apelo visual forte, a logomarca do PAMESP foi derivada da logomarca do DESTINOS SÃO PAULO para fixar ainda mais a sua imagem e tornar fácil o vínculo entre as duas. Foi utilizado o conceito dos prédios de São Paulo e um mix das cinco cores dos Destinos, cada uma delas identificando os respectivos Destinos: Berrini, Centro Anhembi & Center Norte, Ibirapuera & Moema, Faria Lima & Itaim, Paulista & Jardins e Destinos Parceiros. Esta logomarca usa os elementos gráficos do logo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, com os mesmos significados de arquitetura urbana, representando nossos inúmeros prédios e nossa tradição de ser eleita uma grande metrópole (vide anexo 1).

HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO VISUAL DO PRODUTO:

Primeira Edição
--------------------------
O PAMESP, em sua primeira edição em outubro de 2011, lançou-se com projeto gráfico no formato aberto de 96,71 x 70 cm, contendo os principais eventos da cidade no período de outubro a novembro de 2011 (vide anexo 2), devidamente discriminados por data, destino, localização e número de participantes.
Conteúdo principal: Eventos diários da cidade; período bimestral (Outubro – Novembro/2011)

Edição I/2012
--------------------------
Em janeiro de 2012, em sua primeira edição, o PAMESP contemplou os três primeiros meses de 2012 com uma listagem dos principais eventos da cidade (vide anexo 3), devidamente discriminados por data, destino, localização e número de participantes.
Conteúdo principal: Eventos diários da cidade; período trimestral (Janeiro – Março/2012)

Edições II E III/2012
-----------------------------------------
Em sua segunda edição em abril de 2012, o PAMESP inovou com um novo projeto gráfico diferenciado frente e verso, no formato aberto de 96,71 x 70 cm, incluindo também nova diagramação, logotipo e embalagem. Com o patrocínio da Enter, empresa do Grupo Bandeirantes foi possível tornar este material ainda mais elaborado (vide anexos 4, 5 e 6).
Conteúdo principal frente: Eventos diários da cidade; período trimestral (Abril – Junho/2012) e (Julho – Setembro/2012)
Conteúdo principal verso: Informações da cidade.

Edição IV/2012
------------------------
Na edição mais recente do PAMESP, em outubro de 2012, inovamos mais uma vez, apresentando um mídia kit em formato impresso e online. Com isto, o PAMESP passa a ter seus espaços de mídia comercializáveis, sendo que nesta edição tivemos a Reed Exhibitions como anunciante em um dos espaços de eventos, sendo o Salão do Automóvel um dos grandes destaques. (vide anexos 7, 8, 9 e 10)
Conteúdo principal frente: Eventos diários da cidade; período trimestral (Outubro – Dezembro/2012)
Conteúdo principal verso: Informações da cidade.

Descrição Técnica Folder Frente
------------------------------------------
Eventos diários do trimestre classificados por destino, onde as datas comemorativas principais da cidade são destaque.
Formato Aberto: 96,71 x 70cm; Formato Fechado: 32,23 x 17,5cm; Entrega: Couche fosco comercial FSC misto 150 g, 4x4 cores, verniz fosco, dobra horizontal

Descrição Técnica Folder Verso
-----------------------------------------
Conteúdo detalhado:

- DESTINOS SÃO PAULO
Informações sobre os Destinos de São Paulo. São seis destinos de excelência com breve explicação sobre cada pólo;

- EVENTO EM DESTAQUE
Um evento principal para cada Destino;

- DICAS TURÍSTICAS
Informações de passeios imperdíveis na capital para cada Destino;

- MAPA
Informações técnicas sobre cada Destino e sua localização no Estado de São Paulo.

Formato Aberto: 96,71 x 70cm; Formato Fechado: 32,23 x 17,5cm; Entrega: Couche fosco comercial FSC misto 150 g, 4x4 cores, verniz fosco, dobra horizontal


Descrição Técnica da Embalagem
-----------------------------------------
Formato Aberto: 339 x 289 mm; Formato Fechado: 40,4 x 47,4 cm; Entrega: Duplex comercial 300g, 4x0 cores, corte e vinco, com fecho, shirinkado.

Galeria de imagens
Logotipo
Ed. I/2011
Ed. I/2012 (frente única)
Ed. II/2012 (frente única)
Ed. III/2012 (frente)
Ed. III/2012 (verso)
Ed. IV/2012 (frente)
Ed. IV/2012 (verso)
Ed. IV/2012 (embalagem)
Ed. IV/2012 (mídia kit)
         

 

O Painel de Monitoramento dos Eventos de São Paulo (Pamesp), produto do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), foi um produto concebido em 2011 de forma simples e inusitada, sem a pretensão de se tornar um material periódico da Fundação.

No início de 2012, identificamos uma oportunidade de mercado e uma necessidade latente dos usuários finais, o que fez com que este material ganhasse uma notoriedade entre o meio e também uma produção periódica.

Com uma nova roupagem e com o patrocínio do Grupo Bandeirantes e da Enter Entertainment Experience, a ferramenta ganhou uma nova identidade visual e mais conteúdo. O nome “PAMESP” foi patenteado e uma nova marca foi criada. O verso do calendário ganhou detalhes sobre as cinco regiões do projeto Destinos São Paulo – Berrini; Centro, Anhembi & Center Norte; Faria Lima & Itaim; Ibirapuera & Moema; e Paulista & Jardins – e sobre os Destinos Parceiros, que abrangem 23 municípios da Grande São Paulo, litoral e interiores, incluindo ainda informações sobre pontos turísticos e eventos de destaque realizados no trimestre.

O Pamesp é divulgado a cada três meses, concebido com apoio de entidades parceiras e destinado aos mais de 640 associados e mais de 150 parceiros corporativos da entidade. “O calendário possibilita, entre outras análises, a visualização da concentração de eventos e de público por período e por região. É um instrumento que auxilia a mapear e prospectar oportunidades de negócios,” lembra Toni Sando, presidente executivo do SPCVB.

Galeria de imagens
Aplicação Usual - Painel de Monitoramento de Eventos
Aplicação Usual - Painel de Monitoramento de Eventos
     

 

VISÃO DA EMPRESA

Com o PAMESP é possível visualizar a concentração de eventos e de público e assim identificar oportunidades de negócios. “A iniciativa de fazer o Pamesp surgiu da necessidade dos nossos parceiros de ter uma visão panorâmica do que está acontecendo na cidade para planejar e organizar suas estratégias”, explica Toni Sando, CEO do São Paulo Convention & Visitors Bureau. “O PAMESP foi elaborado de forma prática e visual, possibilitando a todos ter conhecimento prévio sobre o evento e identificar ali uma oportunidade para prospectar e gerar novos negócios”, analisa o executivo.


ENTREVISTA COM ASSOCIADOS

Metodologia:
Foi realizada uma pesquisa com associados, onde foram questionados quanto à utilização do PAMESP – Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo, sua aplicação no dia-a-dia e utilidades.

Diagnóstico/Conclusão:
- Material muito importante para o mercado em geral;
- Serve como fonte de informações relevantes para o planejamento comercial e administrativo dos associados;
- O formato de mapa e tamanho grande auxilia na visualização macro e gera uma lembrança constante;
- 80% dos associados entrevistados utilizam o PAMESP como painel fixo em parede.
- 20% dos associados entrevistados utilizam o PAMESP como consulta em folheto.



Galeria de imagens
Aplicação Usual - Painel de Monitoramento de Eventos
Aplicação Usual - Painel de Monitoramento de Eventos
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878