Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CONGRESSO PAULISTA DE COLOPROCTOLOGIA
Candidato: JZ Brasil
Cliente: Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo (ACESP)
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU PROJESOM
Categoria: Congresso Regional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Logo JZ Kenes Brazil

Nome: Congresso Paulista de Coloproctologia
Presidente do Evento: Dr. Carlos Walter Sobrado
Data: 8 e 9 de junho de 2012
Local: Caesar Park & Caesar Business Faria Lima | São Paulo| SP
Periodicidade: Bienal
Abrangência: Regional

Número participantes:
Sócio da Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo: 2
Sócio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia: 46
Sócio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões: 11
Sócio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva: 1
Não Sócios: 80
Estudantes: 12
Palestrantes: 105
Residentes: 26
Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva : 1
Sócio do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva: 6

Total 290

Entidades promotoras: Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo (ACESP)
Co-promotoras e apoiadoras: Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Expositores:
• J&J / Ethicon Endo-Surgery
• Abbott
• Nestlê Health Science
• DermaFreeze Procto
• E Tamusino
• Ferring Pharmaceuticals
• Promodon
• Thd Lab
• WEM
• Strattner
• Action Medical
• Bayer
• Astrazeneca
• Di Livros
• Kolplast
• Emdutos
• Promedon

Tema Livre - Número de trabalhos recebidos: 43
Comercial:
Número de stands vendidos - 15
Número de empresas patrocinadoras - 19
M2 vendidos - 138m²
Simpósios Satélites vendidos - 03

Galeria de imagens
Cartaz
       

 

A JZ Congressos, fundada em 1972, foi pioneira na organização de congressos no país, desbravando o mercado, sem deixar de se atualizar e acompanhar as tendências. É uma das empresas brasileiras mais tradicionais e conceituadas na área, resultado de um trabalho sério de comprometimento com nossos clientes. São mais de 500 congressos realizados, de pequenas reuniões até congressos com 14.000 participantes.
Com um olhar constante no futuro, a empresa vem se atualizando e em 2011 passou a integrar o Grupo Kenes, dando origem à JZ Kenes Brazil. O Grupo Kenes tem presença global com escritórios em: Genebra, Munique, Leipzig, Berlim, Hamburgo, Amsterdam, Londres, Barcelona, Madrid, Istambul, Tel Aviv, Nova Deli, Bangkok, Singapura, Chicago, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo.

São 108 clientes fixos ao redor do mundo, o quadro de clientes é composto por associações da área da médica e da saúde. O Grupo oferece também administração e gerenciamento para 28 associações médicas com 29 mil membros.

JZ Kenes Brazil oferece a gestão financeira de responsabilidade, promoção e marketing eficazes para obter mais participantes, enquanto a equipe comerial busca ativamente o aumento do número de patrocinadores e expositores. Além de trabalhar com os mais atualizados serviços de inscrição de participantes e gestão de trabalhos científicos.

Segue abaixo parte de nosso portfólio de eventos:
Internacionais:
• IBRO 2015 - International Brain Research Organization - 2015 (em andamento)
• INSIGHT - Biennial Meeting Int. Society for Gastrointestinal Hereditary Tumours – 2015 (em andamento)
• SICOT Triennial Congress - 2014 (em andamento)
• World Trauma Congress - WTC - 2012 (2000 pax)
• 19º World Medical Law – 2012 (600 pax)
• ISAKOS Congress – 2011 (3.300pax)
• XXVII IAU General Assembly – 2009 (2.700 pax)
• 13th International Congress of Endocrinology - ICE 2008 (6.000 pax)
• 20th Intercoiffure World Congress – 2008 (2.300 pax)
• 13th International Congress of Immunology - ImmunoRio 2007 (5.500 pax)
• WCN’07 | World Nephrology Congress - 9 Satellite Symposium – 2007 (3.700 pax)
• 3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment - 2005
• IOF World Congress on Osteoporosis - 2004
• 73º Congresso IASC – Esmagadores de Sementes - 2003
• 17º Congresso Mundial de Petróleo - WPC 2002
• 19th International Papillomavirus Conference - 2001
• XIII Congresso Mundial de Cardiologia - WCC 1998 (14.000 pax maior congresso já realizado no Brasil)

Nacionais:
• 46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia - 2014 (em andamento)
• XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia - 2013 (em andamento)
• XIII Congresso Brasileiro de Transplantes - 2013 (em andamento)
• XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - 2012 (2.000 pax)
• 67º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia - 2012 (7.000 pax)
• III Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas – 2011 (2.000 pax)
• XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia – 2011 (2.600 pax)
• 59º Congresso Brasileiro de Coloproctologia – 2010 (1.000 pax)
• 41º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – 2009 (5.800 pax)
• XIV SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia – 2008
• XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia - CBN 2008 | Estação Embratel - Prêmio Caio - Melhor Organização de Evento
• 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia - 2006
• XIII Congresso Brasileiro de Mastologia - 2005
• XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia - 2005
• XXXIII Congresso Brasileiro de Radiologia - 2004
• XXI Congresso Brasileiro de Neurologia - 2004

Na organização do Congresso Paulista de Coloproctologia a JZ Kenes Brasil ofereceu serviços completos de organização e gestão do evento.
Um Gerente de Projeto foi selecionado e esteve em contato direto e constante com o comitê organizador local. Um cronograma foi criado para abranger todos os aspectos do ciclo de vida do congresso, desde o agendamento das primeiras reuniões, bem como o pré-programa da logística, a elaboração do orçamento, o processo de acreditação, a impressão de materiais, a promoção, os convites aos palestrantes, o recebimento e gerenciamento das inscrições e dos trabalhos científicos, a obtenção de patrocínios, a locação de estandes, logística para o local e logística de reuniões pós-congresso.
Como consultores de confiança do comitê executivo, os profissionais da JZ Kenes Brazil compartilham todo seu conhecimento e experiência na gestão de congressos médicos, para aumentar a lucratividade do congresso, sem perder em qualidade organizacional e científica.
Os serviços oferecidos foram:
1. Serviço de recebimento de abstracts
2. Gerenciamento do programa científico e dos palestrantes
3. Promoção e marketing
4. Orçamentos, controle e gestão financeira
5. Gestão da Exposição e patrocínios
6. Recebimento e controle de inscrições
7. Gestão no local do evento
8. Materiais e impressões para o congresso
9. Programa social
10. Passagem e hospedagem
11. Administração, relatórios e controladoria

Foi identificada uma lacuna nos eventos da Coloproctologia regionais, por isso a JZ junto com o Dr. Carlos Sobrado vislumbraram a possibilidade da criação do evento. Foi realizado um estudo de mercado, para se comprovar essa necessidade e um estudo junto aos potenciais patrocinadores, para verificar a viabilidade financeira do evento.
O objetivo era oferecer uma opção de capacitação sobre os avanços nas técnicas de coloproctologia, voltada ao público do sudeste. Para que o evento se tornasse uma oportunidade de discussão dos avanços na especialidade e sua aplicação prática na realidade do mercado paulista e do sudeste.
Para que isso fosse possível era necessário garantir a viabilidade financeira do evento, por meio do número de inscritos e levantamento de patrocínios, que sempre é mais desafiador para uma primeira edição. Por tanto, o briefing passado pela Sociedade Paulista de Coloproctologia para a JZ, envolvia:
• Ações diferenciadas de marketing do evento para atrair os participantes
• Comercialização dos patrocínios e da exposição de forma enérgica
• Excelência na gestão do evento para garantir sua viabilidade
• Opções de programa social diferenciado


Conceito do Congresso
Evento técnico científico voltado para médicos coloproctologistas, com participação da industria farmacêutica que produz medicamentos para a especialidade, com objetivo de disseminar conhecimento, apresentar trabalhos científicos que vem sendo desenvolvidos na área e ser uma oportunidade de networking entre os participantes.

APRESENTAÇÃO
A recém-fundada Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo (ACESP) visa com este evento promover a atualização do conhecimento em um programa que destaque a ampliação das fronteiras pela discussão dos aspectos ainda controversos da especialidade.
O foco da ACESP era fazer com que membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, palestrantes, médicos-residentes e acadêmicos de Medicina pudessem conviver com o melhor da Coloproctologia do Estado de São Paulo e do Brasil.
O desafio era tornar o evento financeiramente viável e atrativo para que o mesmo ganhasse lugar permanente no calendário de eventos do Estado de São Paulo. E além disso, disseminar o nome da ACESP, entre os médicos do sudeste, pois a associação recém formada precisava ser reconhecida.

CONTEÚDO
Como parte do processo criativo, a JZ auxiliou a ACESP na criação de novos formatos para o programa científico, atuando como consultores para proporcionar maior interação entre palestrantes e participantes, antes, durante e após o congresso.
Uma das inovações do programa científico foi o SÁBADO COM AS ESTRELAS, que trouxe alguns experts da Coloproctologia para gerar um debate em formato inovador, com 1 presidente, 1 secretário, 8 participantes e 2 comentadores, que ficaram responsáveis por garantir uma integração entre os palestrantes e o público.

Doença hemorroidária com os experts
Presidente: José Alfredo Reis Neto
Secretário: Laércio Robles
Participantes:
- Angelita Habr Gama,
- Flávio Quilici,
- Peretz Capelhuchnik,
- Luciana Pyramo da Costa,
- Raul Cutait e
- Sérgio Nahas
Comentadores:
- Ronaldo Salles e
- Mounib Tacla

Ainda dentro do programa científico foi inserida uma palestra de destaque, com tema mais amplo, afim de atrair um publico interessado também no lado da gestão da carreira. Medicina: como ter sucesso nos dias de hoje, com prof. Dr. Miguel Srougi

Outro diferencial foi o desenvolvimento do Aplicativo do Congresso Paulista de Coloproctologia para o seu Celular. Com o aplicativo era possível ficar por dentro de todas as informações e destaques do congresso, incluindo a programação científica, comissões, trabalhos, inscrições, informações de como chegar ao evento, entre outros.
O aplicativo permitir acompanhar as páginas oficiais do congresso no Twitter e no Facebook.

Para atrair o maior número de patrocinadores, a solução criada pela JZ foi desenhar uma planta integrando a área de exposições com as salas de conferências, fazendo com que os participantes circulassem o maior tempo possível entre os stands, otimizando a possibilidade de negócios e o fluxo de visitas às empresas.
Um dos maiores desafios era tornar o evento conhecido, por ser a primeira edição foi necessário desenvolver um plano de marketing completo, para divulgar o evento entre o maior número de médicos e profissionais da área de coloproctologia. O plano de marketing incluía:
• Campanha de E-flyer
• Criação de perfil no Facebook
• Cartazes
• Folders
• Anúncio em revistas da área
• Divulgação em calendário de eventos de site de Sociedades Afins
• Técnicas de posicionamento do site em destaque no Google por meio de gerenciamento do SEO
• Banner de assinatura com imagem do evento produzido para a comissão organizadora
• Divulgação em eventos da área
• Divulgação no Twitter da JZ Kenes Brazil

Os trabalhos científicos recebidos no evento foram publicados em CD e distribuídos aos participantes. Optou-se pela opção CD pensando na sustentabilidade, evitando maior consumo de papel.
Os materiais distribuídos foram: programa final, pastas, canetas, bloco e certificado de participação.

Galeria de imagens
Planta da Exposição
E-flyers
Banner on line
Página do Facebook
Website do Eventos
Bloco
Certificado
Crachá
Folder- primeira circular
Materiais Produzidos
         

 

CONTEÚDO
Como parte do processo criativo, a JZ auxiliou a ACESP na criação de novos formatos para o programa científico, atuando como consultores para proporcionar maior interação entre palestrantes e participantes, antes, durante e após o congresso.
Uma das inovações do programa científico foi o SÁBADO COM AS ESTRELAS, que trouxe alguns experts da Coloproctologia para gerar um debate em formato inovador, com 1 presidente, 1 secretário, 8 participantes e 2 comentadores, que ficaram responsáveis por garantir uma integração entre os palestrantes e o público.

Doença hemorroidária com os experts
Presidente: José Alfredo Reis Neto
Secretário: Laércio Robles
Participantes:
- Angelita Habr Gama,
- Flávio Quilici,
- Peretz Capelhuchnik,
- Luciana Pyramo da Costa,
- Raul Cutait e
- Sérgio Nahas
Comentadores:
- Ronaldo Salles e
- Mounib Tacla

Ainda dentro do programa científico foi inserida uma palestra de destaque, com tema mais amplo, afim de atrair um publico interessado também no lado da gestão da carreira. Medicina: como ter sucesso nos dias de hoje, com prof. Dr. Miguel Srougi

Outro diferencial foi o desenvolvimento do Aplicativo do Congresso Paulista de Coloproctologia para o seu Celular. Com o aplicativo era possível ficar por dentro de todas as informações e destaques do congresso, incluindo a programação científica, comissões, trabalhos, inscrições, informações de como chegar ao evento, entre outros.
O aplicativo permitir acompanhar as páginas oficiais do congresso no Twitter e no Facebook.

Galeria de imagens
Aplicativo para Celular 1
Aplicativo para Celular 2
Aplicativo para Celular 3
Aplicativo para Celular 4
Aplicativo para Celular 5
Foto do Evento
Foto do Evento
Foto do Evento
Foto do Evento
Foto do Evento
Foto do Evento
Foto do Evento
     

 

Por se tratar da primeira edição do evento, não existe comparativo de lucratividade. O projeto proposto pela ACESP era de se realizar um evento que fosse financeiramente viável sobrando um lucro de aproximadamente 20% do valor arrecadado, mas a JZ conseguiu superar muito essa expectativa conseguindo oferecer um lucro de 44% do valor arrecadado. Tudo isso foi feito por meio do amplo conhecimento da empresa na venda de patrocínios, o que levou a geração de mais receita e diminuindo a despesa, através da negociação de todos os preços com os fornecedores, sem que isso implique na queda de qualidade dos serviços. O que somente uma organizadora de eventos experiente consegue oferecer.
A expectativa de público da ACESP era em torno de 250 participantes, mas o evento superou essa expectativa e obteve 290 pessoas.
Outro recorde foi a venda de patrocínios, estimava-se vender 2 simpósios satélites e a JZ conseguiu vender 3, sendo 2 no tradicional horário de almoço e 1 no horário de café da manhã. A metragem mínima a exposição a ser vendida era de 100 m2 e chegou-se a venda de 138m2, sendo 15 empresas expositoras e 19 patrocinadoras.
Outros indicadores importantes:
O evento movimentou a hotelaria local, com a ocupação de pelo menos 100 quartos no período do evento.
A geração de empregos diretos e indiretos foi outro diferencial, ao todo foram 25 empresas diretamente contratadas para a organização do evento, com a geração de pelo menos 30 empregos diretos e 100 empregos indiretos.
Repercussão na comunidade e na mídia.
Houve geração de mídia espontânea nos seguintes veículos e sites:
• Site da Associação Brasileira de Câncer Gástrico http://www.abcg.org.br/?apid=47&tipo=1
• Site da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva http://www.sobed.org.br/web/medico/interna.aspx?id_secao=30&id_conteudo=2831
• Calendário de eventos do SP Convention http://www.visitesaopaulo.com/en/seu-evento-detalhe.asp?cod=12469&evento=CONGRESSO-PAULISTA-DE-COLOPROCTOLOGIA
• Correio Mariliense http://www.correiomariliense.com.br/materia.php?materia=26328
• Conselho Regional de Medicina de São Paulo http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Agenda&anos=2012&mes=06
• Site da WEM Equipamentos http://www.wem.com.br/pt/eventos_show.php?evento=60
• Site da MultiMed Produtos Hospitalares http://www.multimedsp.com.br/noticias.php
• Site da Associação Paulista de Medicina http://www.apm.org.br/noticias-conteudo.aspx?id=7665
• Centro de Estudo Emilio Ribas http://www.centroestudosemilioribas.org.br/?f=default_destaque_inicial.asp&grupo=Produ%E7%E3o%20Cient%EDfica
• Site da Dra. Milena Liorci http://dramilenaliorci.com.br/calendario/congresso-paulista-de-coloproctologia/
• Site do São Paulo This Week http://www.saopaulothisweek.com/eventos/congresso-paulista-de-coloproctologia.html
• Revista Táxi http://revistataxi.com.br/pages/modArt.php?modId=880
• Site Dr. Jorge Ortiz http://www.drjorgeortiz.com.br/cursos.html
• Site Feiras e Negócios http://feirasenegocios.com.br/interna.php?cat=3&id=987



Relatórios de desempenho e geração de negócios.
Foi realizada uma pesquisa de opinião com as empresas expositoras e patrocinadoras:
• 75% declararam que participaria de outro evento com a ACESP e JZ Kenes Brazil no futuro
• 100% classificaram o atendimento como muito bom
• 73% classificaram a organização como muito boa
• 77% classificaram a oportunidade de negócios como boa

Indicadores de sustentabilidade
A JZ Kenes Brazil foi um parceiro responsável e pró-ativo em todas as iniciativas sustentáveis, propondo à ACESP implementar ações para minimizar o impacto ambiental do congresso. Todos os esforços foram feitos, em todas as áreas do congresso, para diminuir o desperdício e o consumo de energia, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.
Como parte desse compromisso, foram produzidos os Trabalhos Científicos em CD’s reduzindo significativamente os custos de impressão e transporte. Na fase preparatória, todas as comunicações foram feitas via sistema on-line não sendo necessário o uso de papel para cartas e envelopes.

Galeria de imagens
Coral
Coral
Coral
Coral
 

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878