Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: IV CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA
Candidato: JZ Brasil
Cliente: Sociedade Paranaense de Nefrologia
Segmento: Eventos
Estado: PR
TROFÉU PROJESOM
Categoria: Congresso Regional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Logo JZ Kenes Brazil

Nome: IV Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia
Presidente do Evento: Dr. Hélio Vida Cassi
Data: 21 a 23 de outubro de 2011
Local: Associação Médica do Paraná – AMP – Curitiba - PR
Periodicidade: Bienal
Abrangência: Regional
Entidades promotoras: Sociedade Paranaense de Nefrologia
Co-promotoras: Sociedade Catarinense e Gaucha de Nefrologia
Número de Participantes: 424 pessoas
Conceito do congresso
O CSBN surgiu em 2005, com a primeira edição na cidade de Curitiba, devido à iniciativa da diretoria das 3 sociedades regionais de nefrologia (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) que viram a oportunidade de fortalecer a nefrologia no sul do país.
APRESENTAÇÃO
A proposta do cliente era fazer um congresso economicamente viável e que representasse o estado do Paraná e a cidade de Curitiba.
Para atender esses 2 preceitos básicos as sugestões da JZ foram:
1. Manter a programação científica em apenas 2 dias, fazendo a cerimônia de abertura na manhã do primeiro dia, e não no dia anterior, o que geraria mais gastos com locação e pessoal.
2. Dessa forma a abertura oficial aconteceu na manhã do dia 21 de outubro e no final da tarde foi oferecido um coquetel de abertura para os participantes. Dentro da própria AMP (local do evento), sem a necessidade de gastos com locação de outro espaço ou gastos com deslocamento.
3. A escolha da AMP como sede foi outro fator diferencial para manter a saúde financeira do evento. O espaço foi recentemente modernizado, oferecendo equipamentos de projeção e, sonorização inclusos no pacote. Além de ter uma localização central, facilitando o acesso dos congressistas, eliminando a necessidade de oferecer transfer aos participantes.
4. Utilizamos os eventos sociais para dar um ar paranaense ao congresso. O jantar do presidente, oferecido a todos os palestrantes foi realizado no bairro típico de Santa Felicidade, muito famoso por seus restaurantes italianos, que atraem turistas de todo o Brasil.
5. E por fim, montamos um almoço de encerramento no dia 23 de outubro (domingo), na cidade de Morretes, ida de trem pela Serra da Graciosa – famoso espaço turístico do estado. Como aconteceu no domingo, não havia mais programação científica e os participantes poderiam desfrutar do passeio e das belezas as serra paranaense e provar o Barreado, comida típica da região. Esse almoço foi por adesão, não gerando custos ao congresso.

Galeria de imagens
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
       

 

SINOPSE
A JZ Congressos, fundada em 1972, foi pioneira na organização de congressos no país, desbravando o mercado, sem deixar de se atualizar e acompanhar as tendências. É uma das empresas brasileiras mais tradicionais e conceituadas na área, resultado de um trabalho sério de comprometimento com nossos clientes. São mais de 500 congressos realizados, de pequenas reuniões até congressos com 14.000 participantes.
JZ Kenes Brazil oferece a gestão financeira de responsabilidade, promoção e marketing eficazes para obter mais participantes, enquanto a equipe comerial busca ativamente o aumento do número de patrocinadores e expositores. Além de trabalhar com os mais atualizados serviços de inscrição de participantes e gestão de trabalhos científicos.

Segue abaixo parte de nosso portfólio de eventos:
Internacionais:
• IBRO 2015 - International Brain Research Organization - 2015 (em andamento)
• INSIGHT - Biennial Meeting Int. Society for Gastrointestinal Hereditary Tumours – 2015 (em andamento)
• SICOT Triennial Congress - 2014 (em andamento)
• World Trauma Congress - WTC - 2012 (2000 pax)
• 19º World Medical Law – 2012 (600 pax)
• ISAKOS Congress – 2011 (3.300pax)
• XXVII IAU General Assembly – 2009 (2.700 pax)
• 13th International Congress of Endocrinology - ICE 2008 (6.000 pax)
• 20th Intercoiffure World Congress – 2008 (2.300 pax)
• 13th International Congress of Immunology - ImmunoRio 2007 (5.500 pax)
• WCN’07 | World Nephrology Congress - 9 Satellite Symposium – 2007 (3.700 pax)
• 3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment - 2005
• IOF World Congress on Osteoporosis - 2004
• 73º Congresso IASC – Esmagadores de Sementes - 2003
• 17º Congresso Mundial de Petróleo - WPC 2002
• 19th International Papillomavirus Conference - 2001
• XIII Congresso Mundial de Cardiologia - WCC 1998 (14.000 pax maior congresso já realizado no Brasil)

Nacionais:
• 46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia - 2014 (em andamento)
• XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia - 2013 (em andamento)
• XIII Congresso Brasileiro de Transplantes - 2013 (em andamento)
• XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - 2012 (2.000 pax)
• 67º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia - 2012 (7.000 pax)
• III Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas – 2011 (2.000 pax)
• XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia – 2011 (2.600 pax)
• 59º Congresso Brasileiro de Coloproctologia – 2010 (1.000 pax)
• 41º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – 2009 (5.800 pax)
• XIV SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia – 2008
• XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia - CBN 2008 | Estação Embratel - Prêmio Caio - Melhor Organização de Evento
• 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia - 2006
• XIII Congresso Brasileiro de Mastologia - 2005
• XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia - 2005
• XXXIII Congresso Brasileiro de Radiologia - 2004
• XXI Congresso Brasileiro de Neurologia - 2004

Na organização do Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia a JZ Kenes Brasil ofereceu serviços completos de organização e gestão do evento.
Como consultores de confiança do comitê executivo, os profissionais da JZ Kenes Brazil compartilham todo seu conhecimento e experiência na gestão de congressos médicos, para aumentar a lucratividade do congresso, sem perder em qualidade organizacional e científica.
Os serviços oferecidos foram:
1. Serviço de recebimento de abstracts
2. Gerenciamento do programa científico e dos palestrantes
3. Promoção e marketing
4. Orçamentos, controle e gestão financeira
5. Gestão da Exposição e patrocínios
6. Recebimento e controle de inscrições
7. Gestão no local do evento
8. Materiais e impressões para o congresso
9. Programa social
10. Passagem e hospedagem
11. Administração, relatórios e controladoria
Situação de mercado versus objetivo
O Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia é a principal fonte de renda das Sociedades de Nefrologia do Sul do país. Cada edição acontece em um dos 3 estados e a divisão dos lucros é feita da seguinte forma: parte maior para a sociedade que sedia o evento e a diferença dividida entre as outras 2 regionais.
Dessa forma, podemos dizer que além do lado cientifico ser muito importante, a parte financeira também é um dos grandes objetivos da Sociedade ao realizar o evento. A Sociedade Paranaense de Nefrologia - SPN, tinha como objetivo obter um lucro de pelo menos 20% do valor arrecadado com o evento, para que pudesse se manter financeiramente nos próximos anos até que o congresso retorne ao estado.
A JZ Kenes conseguiu oferecer como resultado 45% a mais de lucro do que o esperado. Superando os objetivos da SPN, por meio de um excelente trabalho que envolveu:
• Técnicas diferenciadas de comercialização de patrocínios e venda de stands, desenvolvidas com base na expertise da empresa em eventos do segmento
• Divulgação intensificada, com uso dos mais modernos recursos tecnológicos para atração de mais participantes
• Redução de custos, por meio de negociação com fornecedores, sem que isso implique na redução da qualidade dos serviços oferecidos
Sendo assim, conseguimos atender não somente os objetivos do cliente, mas também os objetivos da empresa, que é sempre oferecer uma gestão de qualidade com excelentes resultados financeiros.

Programação do Evento
O número de participantes total por área foi:
• 312 participantes no IV Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia;
• 112 participantes no Encontro Sul Brasileiro Multidisciplinar em Nefrologia.

No momento da inscrição os participantes indicavam a sua categoria, assim podemos visualizar o perfil dos participantes, que ficou assim dividido:
No momento da inscrição os participantes indicavam a sua categoria, assim podemos visualizar o perfil dos participantes, que ficou assim dividido:
Categoria - N. Participantes
Médicos Sócios: 153
Médicos Não Sócios: 22
Residentes: 58
Estudantes: 75
Outros Profissionais: 95
Outros Prof. Estudantes: 21
Total: 424
Apesar da abrangência regional do evento, estiveram presentes médicos de 18 estados brasileiros, conforme pode ser visto no gráfico anexo
Programação Científica
A programação científica teve como tema principal A nefrologia hospitalar. Nos dois dias de evento apresentou:
• 3 conferências;
• 1 debate;
• 6 mesas redondas;
• 2 sessões de tema livre, cada uma com 4 apresentações de temas livres;
• 3 simpósios satélites apresentados pela indústria;
• Sessão de pôsteres.

As aulas aconteceram em um auditório, com capacidade para 350 lugares. A ocupação média da sala ficou em 60%.
Média de Participantes por tipo de sessão:
• 135 pessoas - Conferencias e Mesas Redondas
• 90 pessoas – Temas Livre
• 75 pessoas – Simpósios Satélites

A programação científica foi reconhecida como de alto nível, e contou com a presença de:
• 2 palestrantes internacionais;
• 17 palestrantes nacionais;
• 21 coordenadores e secretários de mesa.

Encontro Sul Brasileiro Multidisciplinar em Nefrologia
O Encontro aconteceu apenas em 1 dia, a programação científica contou com:
• 3 mesas redondas;
• 1 fórum de discussão;
• Sessão de pôsteres.

As aulas aconteceram em um auditório, com capacidade para 100 lugares. A ocupação média das salas ficou em 74%
A programação científica contou com a presença de:
• 13 palestrantes nacionais;
• 4 coordenadores de mesa.

Temas Livre: O recebimento de trabalho científico foi um sucesso, o total de trabalhos recebidos foi de 122, sendo 67 para o congresso médico e 55 para o encontro multidisciplinar.

A exposição possuía 18 empresas, com um total de 100 metros quadrados de feira.
Patrocinadores / Stands
Abbott
Ipabras
AMGEN
Laboratórios
BBraun
Bio Company
La Blanche
Bio Med
Mundialtec
Covidien
Nutrovit
Farmarin
Permution
E. J. Krieger
FluidTech Ltda
Pronefro Brasil
Fresenius Medical Care
Sociedade Paranaense de Nefrologia
Instituto do Rim do Paraná
Vexer Osmoses

A planta da exposição está colocada nas fotos anexo.
Comercial
Número de stands vendidos - 16
Número de empresas patrocinadoras - 18
M2 vendidos - 98m²
Simpósios Satélites vendidos - 02
A exposição estava localizada em ponto estratégico, passagem obrigatória para entrada nos auditórios. Todos os dias o movimento foi intenso, os laboratórios presentes ficaram satisfeitos.
Conceito do congresso
O CSBN surgiu em 2005, com a primeira edição na cidade de Curitiba, devido à iniciativa da diretoria das 3 sociedades regionais de nefrologia (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) que viram a oportunidade de fortalecer a nefrologia no sul do país.
Histórico:
Data Local
2015 Joinville
2013 Gramado
2011 Curitiba
2009 Bento Gonçalves
2007 Blumenau
2005 Curitiba

Seu surgimento foi baseado no conceito de realizar um evento de alto padrão científico, garantindo elevado padrão de ensino, por meio de palestras e atividades científicas para proporcionar a capacitação e qualificação de profissionais, pesquisadores e educadores da saúde, apoio à pesquisa, disseminação e acesso ao conhecimento especialmente nas áreas medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social.

CONTEÚDO
O processo criativo do congresso teve como aspecto importante a Divulgação. O planejamento de marketing do evento foi essencial para garantir o seu sucesso.
A divulgação efetiva do congresso começou em outubro de 2010 com a criação do website https://www.jzkenes.com/congressos/nefrologia/nefrologia.htm. A imagem da página principal pode ser visualizada nos anexos.
Foram produzidos doze e-mail marketing, distribuídos para o mailing list das Sociedades:
• Sociedade Paranaense de Nefrologia;
• Sociedade Gaucha de Nefrologia
• Sociedade Brasileira de Nefrologia;
• Associação Brasileira de Centros de Dialise e Transplante.

Essa foi a forma de comunicação mais efetiva utilizada pela organização, por seu custo baixo e grande poder de abrangência. Por meio dele foram divulgados todos os pontos relevantes do congresso, desde temas, palestrantes, prazos para inscrições e envio de trabalhos científicos e a programação social do evento.
A primeira circular de divulgação do evento, produzida em abril, teve 5.000 unidades impressas, que foram distribuídas ao mailing da SBN, SPN, SGN, ABCDT e Genzyme e em alguns hospitais e universidades.
Também foram feitos 500 cartazes, seguindo a mesma linha de comunicação visual.

Também foram feitos 1500 cartazes, seguindo a mesma linha de comunicação visual. Distribuídos para as 1000 clinicas de nefrologia cadastradas da ABCDT, além de hospitais e universidades.
Um anúncio foi criado para ser inserido no jornal da ABCDT, que circula entre todos os associados.
A programação científica incluía uma tarde voltada ao intensivismo – médicos que atuam na nefrologia de Terapia Intensiva, com inscrições separadas para essas sessões. Foi realizada uma divulgação exclusiva para esse segmento, com um folder evidenciando o programa, que foi distribuído nos hospitais da cidade e nos eventos da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná.
Um slide de divulgação do evento foi distribuído para os médicos da comissão cientifica utilizarem em congressos onde eles participassem como palestrantes.

Um dos diferenciais da divulgação do Congresso foi a utilização das Redes Sociais. Foi contratada uma empresa para criar e gerenciar o perfil do evento no Facebook e no Twitter.
No TWITTER, foi realizando uma operação de apoio de divulgação, sendo selecionado 50 influenciadores, que recebem um pedido de divulgação do congresso. Entre esses perfis, estão formadores de opinião do segmento e perfis que se dedicam a divulgar eventos e congressos.
Tivemos retwits de vários dos perfis interagidos, divulgando assim o congresso para seus seguidores
Dados básicos:
Seguidores: 282
Seguindo: 257
N°de tweet: 146 Listas
N°de links postados: 41
N°de cliques: 648
N°de RTs: 42


No Facebook, fizemos o mesmo trabalho só que adicionando os mailings a qual tivemos acesso, através de expertise na ferramenta. Usamos o Facebook como um agregador de informações do site, criando álbuns dos palestrantes e tratando os assuntos com um pouco mais de robustez, uma das principais características da ferramenta.
Dados básicos:
Total das visualização das publicações: 10.269
Curtir: 151
Total fotos: 81
Pela primeira vez, em uma parceria com a Infraero e o Instituto Municipal de Turismo e o Curitiba CVB receberam os participantes do congresso com um banner de boas-vindas, instalado no portão de desembarque do aeroporto Afonso Pena.

Uma ficha de avaliação foi preenchida pelos participantes do Encontro Multidisciplinar, o resultado pode ser visto nos gráficos anexos.

Galeria de imagens
Cartaz
Anúncio Jornal ABCDT
Banner Aeroporto
Certificado
Convite Almoço de Encerramento
Convite Jantar do Presidente
Crachá
Crachá Encontro Multdisciplinar
E-flyers
Flyer Intensivismo
Pasta
Primeira Circular
Programa Final
Site
Slide de Divulgação
         

 

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS
O projeto proposto pela SPN era de se realizar um evento que fosse financeiramente viável sobrando um lucro de aproximadamente 20% do valor arrecadado, mas a JZ conseguiu superar muito essa expectativa conseguindo oferecer um lucro de 45% do valor arrecadado. Tudo isso foi feito por meio do amplo conhecimento da empresa na venda de patrocínios, o que levou a geração de mais receita e diminuindo a despesa, através da negociação de todos os preços com os fornecedores, sem que isso implique na queda de qualidade dos serviços. O que somente uma organizadora de eventos experiente consegue oferecer.
Num comparativo com a edição anterior o lucro obtido foi 18% maior.
A expectativa de público da SPN era em torno de 400 participantes, conseguimos também superar essa marca atingindo 424 participantes.
Outros indicadores importantes:
O evento movimentou a hotelaria local, com a ocupação de pelo menos 250 quartos no período do evento.
A geração de empregos diretos e indiretos foi outro diferencial, ao todo foram 27 empresas diretamente contratadas para a organização do evento, com a geração de pelo menos 35 empregos diretos e 110 empregos indiretos.
Repercussão na comunidade e na mídia.
Houve geração de mídia espontânea nos seguintes veículos e sites:
• Site Fala Turista http://www.falaturista.com.br/eventos-268/iv-congresso-sul-brasileiro-de-nefrologia.html
• Site da Sociedade Brasileira de Nefrologia http://www.sbn.org.br/index.php?noticia&dado_id=555
• Site da ABCDT http://www.abcdt.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1149:iv-congresso-sul-brasileiro-de-nefrologia-2011&catid=57:abcdt-news&Itemid=106
• Site do Hospital das Clinicas da UFPR http://www.hc.ufpr.br/?q=node/1446
• Blog Alô Rim Livramento http://alorimlivramento.blogspot.com.br/2011/10/iv-congresso-sul-brasileiro-de.html
• Site Medicina UNP http://medicinaunp.blogspot.com.br/2011/09/iv-congresso-sul-brasileiro-de.html
• Site Congressos Médicos http://www.congressosmedicos.com.br/eventos-e-congressos-medicos-exibir.php?id=1378&evento-congresso=IVCongressoSulBrasileirodeNefrologia
• Blog La Blanche http://lablanchecwb.blogspot.com.br/2011/10/iv-congresso-sul-brasileiro-de.html
• Site Rede Ladeado http://www.redelajeado.com.br/2011/09/19/iv-congresso-sul-brasileiro-de-nefrologia-e-encontro-sul-brasileiro-multidisciplinar-em-nefrologia/
• Site Centro Técnico Apogeu http://www.ctapogeu.com.br/SITE_ANTIGO/agenda.html
• Site Renal Vida http://www.renalvida.org.br/site/noticias/?I=58&T=1
• Site Hotel Nikko Curitiba http://hotelnikkocuritiba.blogspot.com.br/2011/01/eventos-em-curitiba-outubro.html
• Site do Instituto Nefrológico do Mato Grosso http://www.inemat.com.br/Eventos/VisualizaEvento.aspx?ID_EVENTO=48
• Blog Saúde e Medicina http://saudecomcultural.blogspot.com.br/p/realizados.html




Indicadores de sustentabilidade
A JZ Kenes Brazil foi um parceiro responsável e pró-ativo em todas as iniciativas sustentáveis, propondo à SPN implementar ações para minimizar o impacto ambiental do congresso. Todos os esforços foram feitos, em todas as áreas do congresso, para diminuir o desperdício e o consumo de energia, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.
Como parte desse compromisso, foram produzidos os Trabalhos Científicos em CD’s reduzindo significativamente os custos de impressão e transporte. Na fase preparatória, todas as comunicações foram feitas via sistema on-line não sendo necessário o uso de papel para cartas e envelopes.

Galeria de imagens
Questionário 1
Questionário 2
Questionário 3
Questionário 4
Questionário 5
         

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878