Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CAMAROTE QUEM IVETE SANGALO
Candidato: Zum Brazil
Cliente: Caco de Telha Produções
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Camarote Quem Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador 2012

Mercado de Eventos no Brasil - Bons ventos sopram a favor do mercado de eventos corporativos no Brasil. Os eventos são uma ferramenta extremamente valiosa para as organizações, já que estão diretamente relacionados à imagem da marca da organização, que tem a oportunidade de ter contato direto com seus vários públicos de relacionamento, clientes, imprensa, fornecedores, parceiros, autoridades e funcionários. Conforme o IEVC – Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas de 2011, a projeção de crescimento para 2012 é de 14,73%. Pensando nisso, a Zum Brazil acredita que é preciso ser criativo, empreendedor e muito profissional para conquistar novos clientes e fidelizar os que já fazem parte do portfólio.
Os eventos hoje têm um impacto positivo em toda a cadeia produtiva do setor turístico. Cada vez mais as empresas veem no evento uma bela ferramenta de marketing e comunicação.

Mercado da Folia - O Carnaval é um grande negócio e movimenta bilhões de reais pelo Brasil. Os números dos quatro principais centros carnavalescos do País (Rio, Salvador, Recife e São Paulo) demonstram que uma vibrante cadeia produtiva pulsa sob os tamborins: cerca de R$ 2,7 bilhões de reais. Esse dinheiro movimenta uma cadeia que começa nos fornecedores de matérias-primas para a confecção de abadás e fantasias e se multiplica quando a festa se materializa e vira um produto de mídia assistido por milhões de pessoas no país e no mundo. Para produzir emoção e encantamento é preciso envolver, no mínimo, 60 setores produtivos. A economia gira quando um bloco compra tecido para produzir seus abadás, um turista deixa sua cidade e se hospeda em um hotel para acompanhar a festa, um vendedor ambulante reforça seu estoque para suportar a demanda ou grandes empresas montam camarotes para receber convidados.
A importância do Carnaval para a economia de Salvador é ainda maior pois é uma cidade pobre que tem no turismo sua principal atividade econômica. Se não fosse ele e outras festas populares que atraem turistas, a cidade teria dificuldade em atender às necessidades diárias. A Saltur estima que a festa girou R$ 1 bilhão, quase um milhão de turistas e cerca de 17 mil empregos diretos.

Com o panorama descrito acima, a Zum Brazil iniciou sua participação no segmento de camarotes no circuito do Carnaval. Através da parceria com a Caco de Telha e a Revista Quem, a empresa realizou a criação e execução do projeto Camarote Quem Ivete Sangalo, no período de 16 a 21 de fevereiro de 2012.

Galeria de imagens
Casarões antes da Montagem
Projeto da Fachada do Camarote
Fachada executada do Camarote
Vista do Camarote (lado direito)
Vista do Camarote lado esquerdo
Varanda Vip do Camarote
Vista do desfile do Trio Elétrico de Ivete Sangalo
     

 

A Empresa Zum Brazil

Atua há doze anos em produção de eventos corporativos, focando seu crescimento na qualidade dos serviços oferecidos. A empresa tem como seu diferencial a personalização de cada evento, tornando-o único pra seus clientes, atendendo seus desejos em cada detalhe e dentro do perfil da empresa. Já realizou eventos nos mais diversos espaços, como hotéis, resorts, cerimoniais, escritórios, espaços públicos, centros de convenções, entre outros. E agora não seria diferente. O desafio de criar e produzir a ambientação do espaço da cantora baiana no circuito da folia foi visto como uma grande oportunidade de diversificar o portfólio de serviços da Zum Brazil e exibir a qualidade de seus projetos na maior festa popular do mundo. Vale destacar que o portfólio de serviços da Zum Brazil é bem diferenciado e atende atualmente os segmentos de eventos corporativos, ações promocionais, criação de campanhas de comunicação, produção cenográfica, projeções tecnológicas, marketing de relacionamento, receptivo, turismo de negócios, entre outros. E em 2012 iniciou sua participação em camarotes no circuito da maior festa popular do mundo: o Carnaval de Salvador.

Camarotes Corporativos

O grande sucesso do Axé Music e de seus artistas consagrados pelo público e pela mídia, como Ivete Sangalo, Cláudia Leite, entre outros, despertou o interesse dos veículos de comunicação pela cobertura jornalística do Carnaval baiano. Esse aumento de visibilidade nas mídias de massa captou o interesse das grandes marcas, que perceberam o potencial da divulgação dos seus produtos durante os seis dias da folia baiana. Ações de relacionamento, serviços diferenciados e altos investimentos em marketing promocional passaram a ser a forma dominante de comunicação com o público-alvo.
E com isso criou-se a necessidade de receber bem os formadores de opiniões, artistas e celebridades que desejam curtir o carnaval baiano, em espaços diferenciados, confortáveis e com serviços exclusivos. Um dos espaços mais cobiçados é o Camarote da Revista Quem que, assinado por Ivete Sangalo, participa da festa desde 2011 e repetiu o sucesso em 2012. Com uma proposta de receber muito bem, fez seus convidados sentirem a magia do carnaval baiano com serviços imagináveis e ainda contou com cobertura jornalística do espaço para a edição especial de Carnaval da revista Quem.
Acreditando nessa oportunidade de sucesso, a Zum Brazil aceitou o desafio da Caco de Telha, empresa produtora de eventos, para criar e produzir a cenografia e decoração do Camarote Quem Ivete Sangalo no Carnaval 2012.

Camarote Quem Ivete Sangalo

O Carnaval de Salvador recebe mais de um milhão de turistas do Brasil e do exterior em seus seis dias de folia pelas ruas do centro e da orla da cidade. Entre blocos afros e de axé music, camarotes privativos com atrações musicais e Dj´s, blocos de rua e de percussão, a cantora Ivete Sangalo criou seu espaço particular no meio do circuito Barra-Ondina. A proposta foi receber amigos e artistas para conhecer o maior carnaval do mundo, além de parceiros e patrocinadores, como uma forma de agradecer o carinho e dividir o sucesso de sua carreira brilhante. Seus mil e cem convidados seletos foram então presenteados com o Camarote Quem Ivete Sangalo, uma parceria da artista com a revista de personalidades da Editora Globo que encantou a todos e consagrou-se um sucesso no Carnaval de Salvador.

Proposta do Cliente (Briefing)

O cliente solicitou a concepção e execução de um camarote privativo no circuito do carnaval para receber cerca de 1.000 convidados em seis dias com tema ligado ao escritor Jorge Amado, homenageado pelo Carnaval da Prefeitura da cidade pelos cem anos do seu nascimento.

Conceito do evento

Oferecer um espaço exclusivo para Ivete Sangalo receber seus convidados e mostrar o carnaval de Salvador para artistas e celebridades que ainda não conheciam e assim aproveitar para divulgar a festa baiana na mídia nacional. O período de seis dias de evento tornou-se um momento perfeito para alavancar negócios para a economia baiana através do patrocínio de marcas nacionais e estrangeiras e Ivete Sangalo sabe disso como ninguém. A oportunidade de visibilidade na mídia e de captação de investimentos para a folia baiana são metas concretas para os negócios da Caco de Telha e de diversos empresários do entretenimento. Saber receber as pessoas com simpatia e requinte também fazem parte disso.

Conceito criativo do projeto

Artistas e convidados vip´s foram recebidos com muito conforto, luxo e alegria no Camarote mais completo do circuito carnavalesco, e que homenageou o centenário de nascimento de Jorge Amado em 2012. Entre a Boate “Bataclan”, reprodução fiel da famosa casa noturna de Ilhéus, o espaço de relaxamento “Gabriela, Cravo e Canela” e a ala vip “Porto dos Malhados”, com serviços de buffet, rica cenografia e diversas atividades que remetiam à Bahia vivida e descrita pelo inesquecível escritor. Responsável pela concepção do projeto, além da idealização, ambientação e produção geral do camarote, a Zum Brazil comemorou o sucesso do espaço que possibilitou aos foliões uma experiência completa das emoções da época em que Jorge Amado viveu na cidade do Sul da Bahia através do tema “A Ilhéus de Jorge Amado”. O camarote contou com cinco ambientes, diferenciados por temas e ações exclusivas, para receber os convidados mais exigentes e ávidos para curtir a folia durante todos os seis dias.

Descrição do Projeto

Situado na Avenida Oceânica, no bairro da Barra, em um ponto privilegiado do circuito carnavalesco, o camarote apresentou uma mistura da cultura, costumes e lugares ícones de Ilhéus, cidade onde viveu o escritor Jorge Amado, homenageado do Carnaval 2012 e do camarote. A organização do espaço físico foi desenvolvida pra contemplar a visita de 1.100 convidados com conforto e segurança. A proposta foi criar ambientes distintos nos três andares dos dois casarões, a fim de oferecer diversas opções de lazer, serviços e alimentação ao público. Todo o espaço foi idealizado e concebido pela Zum Brazil em cinco charmosos e aconchegantes ambientes, distribuídos em dois casarões de três andares que receberam temas diferenciados. A intenção foi tirar os ambientes do formato institucional, trazendo um pouco da identidade do escritor baiano e aliar as matérias-primas típicas do Sul da Bahia. Renda, palha, juta, fibra, bambu, vime e chita deram ao lugar um ar interiorano com um acabamento refinado, minucioso e original. A Zum Brazil caprichou nos detalhes como texturas nas paredes, renda e chita aplicadas aos puffs e sofás, luminárias feitas com fuxico e painéis com imagens fiéis de lugares como a Igreja de Ilhéus, o comércio da cidade e a famosa casa noturna Bataclan.

Desenvolvimento do Projeto

A montagem do camarote aconteceu com a participação da equipe multidisciplinar da Zum Brazil, englobando cenógrafos, arquitetos, engenheiros, designers, decoradoras, artista plástico, designer de interiores, montadores, além de empresas terceirizadas de sinalização visual, marcenaria, iluminação, sonorização, efeitos visuais, climatização e costura. Os dois casarões foram transformados em um único imóvel através da construção de um varandão de 40 metros de comprimento, que unificou as fachadas das duas residências e ofereceu uma privilegiada visão do circuito do Carnaval. O destaque foi a programação visual instalada na parte frontal do camarote composta por uma foto de Ivete Sangalo recortada em aplique com 13 metros de altura, visualizada por todos os foliões e artistas que desfilaram no circuito. No primeiro andar ficaram concentrados bares, salão de beleza, bistrô e varanda para assistir o desfile dos trios elétricos. Já no segundo andar foram contemplados os buffets, bares, espaço de relaxamento e a área VIP da Ivete Sangalo com varanda particular. O terceiro e último andar foi transformado na boate Bataclan, com bares, palco para shows e Djs, arquibancada para foliões e espaço para imprensa.

Descrição dos cinco ambientes do Camarote

ESPAÇO PORTO DO MALHADO: Fez referência ao porto de Ilhéus, imprescindível para a expansão da lavoura do cacau. As cores azul e branca, em alusão ao mar, redes e cestos de pescaria complementaram a tematização do lugar. Nesse espaço, segundo piso do primeiro casarão, Ivete Sangalo recebeu seus convidados e a imprensa, em um lounge especialmente concebido para ela. Um dos buffets foi servido nesse andar, exclusivamente com pratos quentes, caldos, comida baiana e doces típicos;

ESPAÇO ARTESANATOS E COSTUMES DE ILHÉUS: criado com painéis em alusão ao artesanato local, preenchido com esculturas em barro e objetos confeccionados com palha. Nesse espaço funcionou o salão de beleza do camarote oferecendo serviços de cabelereiro e maquiagem aos convidados;

BOATE BATACLAN: ambientada no 3º piso do primeiro casarão, pra homenagear o cabaré da Ilhéus de Jorge Amado onde o dinheiro e o luxo circulavam sem limites. A cor vermelha que compunha originalmente a casa noturna em Ilhéus foi reproduzida em napa neste espaço. DJ e pocket shows animaram os convidados entre os intervalos de passagem de trios elétricos;

ESPAÇO GABRIELA, CRAVO E CANELA: abrigou o segundo ambiente com serviço de buffet, localizado no casarão 2. A cenografia foi composta por projeções de imagens das cozinhas das fazendas de cacau da antiga Ilhéus. Este espaço contemplou um lounge de relaxamento exclusivo, em uma área reservada e climatizada, TV´s com programação especial e serviço de buffet de doces;

ESPAÇO CORES DO CACAU: retratou a fazenda Taranga onde o pai de Jorge Amado dedicou-se a lavoura de cacau. Imagens das sacas e do fruto ícone da região e utensílios da lida diária dos fazendeiros foram projetadas nas paredes, além de recriar a biblioteca que o escritor já mantinha na propriedade. O cacau, fruto que representa o auge do ciclo produtivo da região, foi um dos elementos mais explorados na concepção do projeto. A Zum Brazil buscou inspiração nas obras literárias que faziam parte da coleção “Ciclo do Cacau”, de Jorge Amado.

Programação do Evento

O Camarote Quem Ivete Sangalo cumpriu todo o cronograma do Carnaval de Salvador, iniciando na quinta-feira antes do Carnaval e finalizando na madrugada da quarta-feira de cinzas. Nos seis dias de folia, o espaço foi aberto ao público das 18h às 4h da manhã, oferecendo entretenimento, alimentos, bebidas e desenvolvendo ativação de marca dos patrocinadores durante todo o horário de funcionamento. As atrações musicais aconteceram na seguinte ordem: 18 às 21h (Dj), 21 às 02h, banda e participações musicais, 02 às 04h (Dj).

Ações dos Patrocinadores

O Camarote Quem Ivete Sangalo realizou diversas ações para entreter seus convidados e simultaneamente fortalecer as marcas dos patrocinadores: corredor dos aromas com os perfumes Águas e Brisas da Avon; backdrop da Rexona com fotógrafo e utilização dos produtos Rexona à disposição nos sanitários; fun click com foto instantânea no Espaço Renault; serviço de massagem com direito a TV’s individuais para assistir todos os canais da Sky e docinhos como brindes no lounge de relaxamento da Sky; cabelo e maquiagem no Salão de beleza da Seda que contou com suas lindas garotas propaganda Mariana Ximenes e Isis Valverde; distribuição de chicletes Trident na boate que contou também com concursos de karaokê no palco badalado do Bataclam.

Principais Serviços

Buffet: serviço de pães, frios, entradas, petiscos, caldos, pratos quentes e sobremesas em dois ambientes diferenciados do camarote
Bar: serviço de bebidas (uísque, espumante, roskas, cerveja, refrigerantes, energético e água) nos quatro pontos principais do camarote, com serviço de garçons
Atrações musicais: Boate com apresentações de bandas e participações de artistas famosos que prestigiaram o camarote diariamente, como Dj Miss Cady, a cantora Carla Cristina e a Banda Rio Vermelho, entre outros.
Boate: instalação de uma moderna discoteca com apresentação de Djs todas as noites
Revistão: instalada na entrada do Camarote para leitura da Revista Quem.
Oferecimento de Brindes: distribuição de pirulitos de chocolate, fitinhas do Senhor do Bonfim, perfume Águas e Brisas, kit corte e costura e chicletes aos convidados nos seis dias de festa
Meeting Point do Camarote: localizado no Lobby do Hotel Pestana onde foram oferecidos os seguintes serviços: almoço para os patrocinadores, credenciamento com entrega das camisetas e crachás de acesso, balcão para customização das camisetas com opções de diversos modelos e acessórios para incrementar o visual do folião (patrocinado pela Morena Rosa), lounge com sofás e TV para maior conforto dos convidados, apresentação e demonstração do carro da Renaut e toda a comodidade no serviço de traslado para o camarote em carros exclusivos.

Origem do Camarote até o presente

A cantora Ivete Sangalo participa do carnaval da Bahia há 15 anos como cantora de trio elétrico. Isso significa que ela é responsável por entreter os sócios dos blocos carnavalescos que compram o abadá (fantasia) para dançar durante seis horas ininterruptas de show da artista. Além dos foliões dos blocos, existe o grande público de cidadãos baianos e turistas que circula o trio e acompanha o desfile durante todo o percurso. A partir de 2011, ela sentiu necessidade de criar um espaço exclusivo pra receber seus amigos, artistas ou não, além de atender melhor a imprensa que cada vez mais deseja uma entrevista exclusiva com a artista mais popular do país. No primeiro ano de existência, o Camarote já contou com a parceria da Revista Quem. Nesse ano, o tema da ambientação foi o show de Ivete Sangalo no Madison Square Garden em Nova Iorque e atendeu 700 convidados em um espaço total de 809 metros quadrados. Com o sucesso alcançado em 2011, a proposta desse ano foi receber um número 50% maior de convidados em uma área mais confortável e melhor ambientada. Com isso, surgiu a proposta criativa de homenagear o grande escritor baiano Jorge Amado assim como a Prefeitura de Salvador já iria fazer na comunicação oficial do carnaval da cidade. Nesse momento, a Caco de Telha Entretenimentos escolheu a Zum Brazil Eventos para ser responsável por esse grande projeto, pela concepção da decoração dos ambientes e fachada do Camarote 2012.

PORQUE A AÇÃO DEVE VENCER NESTA CATEGORIA

O Carnaval de Salvador é a maior expressão da cultura baiana no calendário anual de festas populares. É nesse momento que blocos afros com suas danças, fantasias e músicas de raízes africanas têm a chance de se exibir para o mundo todo e se orgulhar de suas origens; trios elétricos invadem as ruas no lugar dos carros e espalham o som das vozes e dos instrumentos de bandas de Axé Music para milhões de pessoas de forma democrática e fervilhante; cantores da música baiana transformam-se no centro das atenções e recebem convidados musicais de diversos ritmos como pagode, samba, música eletrônica, rock e até música clássica pra fazer uma mistura perfeita; artistas de rua e foliões fantasiados se encontram pra enriquecer a diversidade de raças, cores e etnias que só pode ser visto uma vez por ano, durante seis dias de festa.
O privilégio de participar desse momento único soma muito ao resultado do trabalho desenvolvido e enriquece ainda mais o portfólio de serviços oferecidos pela Zum Brazil. Conseguir realizar uma logística de transporte, montagem, planejamento, criação e execução com tantos detalhes ricos em meio ao turbilhão de pessoas é um desafio e também um aprendizado. A Zum Brazil conseguiu surpreender o cliente e os seus convidados nos seis dias oferecendo um carnaval impecável, ambientes charmosos e clima divertido. Exploramos como diferenciais a utilização de elementos cenográficos produzidos a partir de materiais criativos e regionais de Ilhéus (juta, bambu, renda, chita, palha, etc) e ideias pra aguçar os cinco sentidos como o corredor do aroma, buffet com comidas típicas e misturas inusitadas, projeções de imagens, parcerias musicais de qualidade e ações pra interação dos convidados. E o resultado alcançado, satisfação do cliente e dos seus convidados, traduz o sucesso da prestação de serviço e o empenho da equipe envolvida. Por tudo isso, a Zum Brazil acredita que merece ser vitoriosa nesta categoria.

Galeria de imagens
Fachada do Camarote Quem Ivete Sangalo
Túnel de Entrada do Camarote
Espaço Artesanatos e Costumes de Ihéus: entrada
Espaço Cores do Cacau: Biblioteca
Espaço Cores do Cacau: painel
Espaço Cores do Cacau: lounge
Espaço Cores do Cacau: Revistão
Espaço Gabriela, Cravo e Canela: decoração
Espaço Gabriela, Cravo e Canela: decoração
Espaço Gabriela, Cravo e Canela: decoração
Espaço Porto dos Malhados: buffet e bar
Espaço Porto dos Malhados: buffet
Espaço Porto dos Malhados: decoração
Espaço Porto dos Malhados: área vip de Ivete Sangalo
Espaço Porto dos Malhados: área reservada da imprensa
Boate Bataclan: fachada
Boate Bataclan: pista de dança
Boate Bataclan: performance de DJ
Boate Bataclan: atração musical
Varanda do Camarote
         

 

Inovações tecnológicas – O Carnaval é um momento oportuno para empresas inovarem nas ferramentas tecnológicas para comunicar, surpreender e entreter o público. No Camarote não foi diferente pois criamos uma solução criativa na fachada, o painel de LED, pra divulgar os patrocinadores e interagir com os foliões através de mensagens descontraídas, letras das músicas e informações sobre a programação dos trios e atrações que ainda iriam passar. Contamos também com projeções das marcas das empresas na tenda da cobertura, criando um efeito high tech com muito movimento e interagindo com o público que dançava na boate. Merece destaque a tecnologia utilizada pela Sky em seu lounge de relaxamento: painel touchscreen para o convidado escolher individualmente o que gostaria de assistir durante o serviço de massagem, além da disponibilidade de fones de ouvido de alta definição para não perder os diálogos do filme. É importante destacar que o objetivo da Zum Brazil foi trazer os melhores fornecedores de som, luz, projeção, montagem cenográfica e programação visual pra apresentar as últimas tendências em materiais e recursos visuais com qualidade na execução dos serviços.
Estratégia - Foi concebida para a criatividade despertar a emoção nos convidados através do tema proposto, dada a riqueza das obras do escritor em retratar e popularizar a cultura baiana com uma sensibilidade singular e profunda, distribuídas em mais de 55 países e traduzidas em 49 idiomas diferentes. Ao escolher a cidade de Ilhéus onde Jorge Amado viveu até os 20 anos, conseguimos criar um vínculo emocional entre o público-alvo e as vivências deste grande escritor.
Desafios - Unificar os dois casarões oferecendo um espaço inédito e impecável com serviços exclusivos e uma tematização criativa e realista do momento áureo do cacau. O espaço reservado para o camarote foi o mesmo do ano anterior com o acréscimo de um segundo imóvel que dobrou a área total do espaço. Com isso, criou-se a necessidade de repensar uma nova ocupação, harmonização e integração dos espaços para oferecer todos os serviços e manter o conforto e o charme. Além disso, havia a necessidade de exibir as marcas e ações dos patrocinadores na ambientação sem ficar fora do contexto e do tema.
Soluções desenvolvidas - A Zum Brazil desenvolveu um projeto diferenciado e criativo para o seu cliente, transformando o tema do carnaval em uma concepção mais regional e no clima de fantasia e emoção ao retratar a Ilhéus de Jorge Amado. Remeteu os espaços aos tempos da juventude do escritor

Galeria de imagens
Painel de LED na Fachada do Camarote
Salão de Beleza da Seda
Espaço da Avon
Ivete Sangalo no Espaço da Avon
Backdrop das Celebridades
Fun Click da Renault
Lounge de Relaxamento da Sky
Lounge de Relaxamento da Sky
Espaço Rexona
Pickup do DJ com Trident
Meeting Point no Hotel Pestana
Meeting Point: balcão de customização da Morena Rosa
Meeting Point: balcão de customização da Morena Rosa
Meeting Point: exposição de carro da Renault
Meeting Point: lounge no Hotel Pestana
Meeting Point: traslado Hotel-Camarote
Dj Miss Cady na Boate Bataclan
     

 

Resultados no período - Em comparação com a primeira edição do Camarote em 2011, a Caco de Telha informou que houve um aumento de público em 50% pois o espaço físico do camarote foi duplicado.
Impactos do Evento - O Camarote contou com programação de shows musicais, performance de dançarinos, serviço de recepcionistas, cabeleireiros, maquiadores, cozinheiros, garçons, seguranças, entre outros, todos contratados para garantir o entretenimento dos convidados impactando na contratação de cerca de 50 pessoas.
Foi realizada uma pesquisa pós-evento entre as 12 empresas patrocinadoras para avaliar a sua satisfação no investimento. Foi unânime a resposta positiva em relação a visibilidade da marca.
Mídia Espontânea - Por se tratar de um evento com parceria uma Revista, contamos com grande divulgação de fotos e matérias no site da revista, no globo.com, em sites de notícias sobre celebridades e jornais locais. A própria revista produziu um encarte especial com 42 páginas na edição pós-carnaval da Quem, com fotos dos convidados, espaços e ações. Publicação de matérias em 42 sites de notícias e 12 blogs.

Galeria de imagens
A atriz Mariana Ximenes no Salão Seda
Ivete Sangalo com as gêmeas Bia e Branca Feres
A atriz Isis Valverde com uma fã no Salão Seda
O ator Gabriel Braga Nunes
A atriz Sheron Menezes no Lounge da Sky
A atriz Nathalia Dill
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878