Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: INOVAR 2012
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: ROBERT BOSCH
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.

São mais de 16 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia, campanhas de incentivo e viagens.

São 100 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: planejamento, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions).
Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranquilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, viagens e premiações e campanhas de incentivo de vendas.

Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, Bright Star, BSPC, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson Telecomunicações, Ernst & Young, Grupo Fiat, Hospital Albert Einstein, Isban, ITI, Johnson Controls, Kraft Foods, KPMG, Mosaic, Natura, Nextel, sanofi-aventis, Siemens, Stora Enso, Produban e Unilever.




Galeria de imagens
       

 

SINOPSE
Título: INOVAR 2012
Tema : Lançamento de Produtos
Data: 24/ 05/ 2012
Local: Espaço Edding
Cidade: Campinas
Estado: SP

Número de revendedores: 400
Periodicidade: anual
Abrangência: Nacional

O evento aconteceu no Espaço Edding em Campinas, antiga Refinaria de Açúcar, local que nos permitiu unir a mistura da arquitetura rústica aos recursos tecnológicos mais modernos do mercado. A ideia de fazer o evento em uma fábrica proporcionou o link ideal entre inovação e a marca Bosch, mas não somente inovar em produtos, mas também a inovação do ponto de venda, da forma de atender, de demonstrar os produtos, de se renovar.

Dividimos o Espaço Edding em 3:
- Plenária: onde foram realizadas as apresentações de produtos pelos brand managers e product managers sempre intercalando com um espetáculo de artistas que faziam números ligados ao tema, vídeo de produto e divulgação de suas linhas com ferramentas de medição, acessórios, ferramentas de íons de lítio e inovação em geral;
- Área dos Stands e Vendas: montamos 5 stands das linhas de produtos Bosch para demonstração e divulgação dos lançamentos e 10 totens para compra on line dos pacotes de lançamento. Nesta ação de compra criamos 3 dinâmicas para alavancar as vendas: socômetro medidor de força, quanto mais forte o soco mais fichas o participante ganhava; cartela de produtos cujo objetivo era completar a cartela com os selos de todas as marcas para estimular as pessoas a circularem pelos stands e com a cartela preenchida o participante comparecia ao posto de troca para trocá-la por fichas; sell out quanto mais pacotes o cliente comprasse mais fichas ganhava;
- Bar e Social Area: montamos mesas de poker, mesas de pinball onde os participantes trocavam fichas atreladas aos pacotes de sell out, esta era a moeda para ser barganhada no leilão pela troca de prêmios. Um leiloeiro fez a mediação com objetivo de deixar o clima aquecido e disputado entre os participantes. Foram leiloados: home theater, TV 32”, relógio de pulso, cadeira de escritório, Ipad, Ipod, adega de vinho, cafeteira, notebook, máquina fotográfica e 1 viagem para Las Vegas com acompanhante.

APRESENTAÇÃO
O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com números preliminares, em 2011 cerca de 300.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 51,4 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 350 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países.

Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2011, a Bosch investiu cerca de 4 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 4.100 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços, a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O evento “Inovar é o grande negócio” aconteceu em Campinas e reuniu 400 revendedores em um único espaço.

Tínhamos como objetivos principais:
• Transmitir de forma ampla a importância dos revendedores para Bosch e fazer com que apostassem nos novos segmentos da empresa;
• Fechar vendas dos lançamentos que foram apresentados;
• Criar relacionamento, entretenimento e oferecer conceitos de sell out para tantas pessoas, em um único dia, um único lugar.

Para o desenvolvimento das peças de Bosch buscamos focar em 3 pilares:
- Readequação do logo do evento Inovar: fizemos adaptações dentro do tema escolhido e ao mesmo tempo, deixamos mais clean e moderno para organizar as informações e poder trabalhar melhor os elementos nas peças;
- Utilização de imagens lúdicas: buscamos a cada peça demonstrar o tema de forma que envolvia todos os participantes. A cada convite, cada crachá, cada painel, tínhamos imagens diferentes e que de forma natural vendiam o conceito e faziam todos mergulharem na ideia.
- Estruturação da identidade visual: criamos uma divisão bem definida nos layouts entre o que era o logo do evento, o que era o logo da Bosch e de seus produtos, além do que a mensagem tinha para dizer.

Aplicação do conceito:
- Criamos uma linha visual que utilizou imagens de Las Vegas e de cassino como o pano de fundo;
- Desenvolvemos um texto que utilizava termos comuns dentro do tema, porém focando mais no lado positivo e deixando completamente de lado o sentido de jogo de azar, o que poderia se tornar negativo.

Tivemos como diferencial as intervenções artísticas que apresentaram as linhas de produto:
- BOSCH | LINHA BLUE: tivemos uma cantora que interpretou a música tema do filme do James Bond “Goldfinger”, caracterizada com vestido longo e luvas, e ao mesmo tempo, uma encenação sem falas de cenas clássicas do filme 007. Lançamento do Martelo Perfurador rompedor.
- DREMEL: apresentação de um grupo de Hip Hop, mostramos a cidade de Las Vegas como um local que reúne milhares de possibilidades e opções para seus visitantes, “LAS VEGAS, ASSIM COMO A DREMEL, É MULTIFUNCIONAL”. Lançamento da Multiserra.
- ACESSÓRIOS: apresentação do grupo Tap Dog cujos integrantes entraram em cena com o figurino que remetia aos trabalhadores de construções: capacete, macacão, jeans surrado, eles realizaram uma coreografia com sapateado sincronizado com a música. Lançamento da Esmerilhadeira e Serra Mármore.
- MEDIÇÃO: coreografia do Sing Sing onde tivemos a apresentação do Elvis Presley cover, com suas dançarinas, cantando a música tema do evento: “Viva Las Vegas”, os funcionários estavam trajando figurinos que remetiam a Cassino, um deles era o apostador e o outro um crupiê. Lançamento de Discos Específicos.
- SKIL: momento MMA em que os próprios funcionários da BOSCH entraram com roupão, luvas e músicas de RING. Finalizada essa apresentação, o gongo bate novamente e inicia uma música de fundo, também típica das lutas e entrada da ring girl com a placa e a frase: SKIL É OTIMISMO. Lançamento da Serra de Mesa e Serra Policorte.

Galeria de imagens
Set Fotográfico
Painel Recepção
Chapelaria
Caminho de entrada
Salão de entrada
Social Area
Bar
Social Area 2
Social Area 3
Cigarretes
Social Area 4
Área de jogos
Área de jogos
Área de jogos
Atração - Socômetro
Área de Jogos - pinball
Atração - Elvis
     

 

Estipulamos um cronograma de montagem, que priorizou os fornecedores que deveriam fazer a montagem de toda a estrutura cenográfica e estrutura técnica da Plenária. Em paralelo acontecia a montagem dos stands de produtos e totens de compra, já com os testes dos equipamentos, e, por fim, fornecedores com um escopo simplificado (impressoras e computadores, credenciamento, decoração, UTI móvel, unifilias, entre outros).

A equipe de produção contratada vinha tanto de São Paulo como de Campinas para agregar conhecimento à mão de obra local do evento. Toda a equipe técnica tinha experiência em eventos de grande complexidade e entrega rápida.

No dia anterior ao evento tivemos um pré-evento com toda a Força de Vendas BOSCH, onde disponibilizamos uma sala exclusiva com projeção e sonorização. O objetivo do encontro foi alinhar todas as mensagens do evento e treinar os vendedores para o sell out nos totens de venda on line. Ao mesmo tempo realizamos o ensaio de todas as apresentações e exibição dos vídeos criados com a direção de um diretor de palco.

Aproveitamos a manhã do dia do evento para ensaiar primeiramente todas as atrações musicais separadamente e posteriormente fizemos o Ensaio Geral com o artístico e apresentações de produto.

Uma equipe médica devidamente equipada e com UTI Móvel estava à disposição dos participantes para primeiros socorros e seguranças estavam posicionados na entrada do Espaço Edding.

No credenciamento os participantes receberam logo o seu crachá de identificação e foram recepcionados por 2 recepcionistas fantasiadas de cigarrettes. O painel de bem-vindos era também um set fotográfico onde tínhamos um fotógrafo que clicava todos os participantes e como brinde de saída retirava um paspatout com a sua foto para recordação do evento.

Para divulgação tivemos e-mails mkt teaser, convite eletrônico, reminder e hot site que continha todas as informações sobre agenda, dicas, localização e confirmação de presença.

Agenda
13:00 Brunch
14:00 Abertura MC
14:05 Apresentação Kaiser / Agustin / Matheus
14:25 Cassone: Link mercado x Cassino
14:45 Apresentação produtos Blue
15:15 Apresentação produtos Dremel
15:30 Apresentação produtos Acessórios
15:50 Apresentação produtos Medição
16:05 Apresentação produtos Skil
16:35 Intervalo
17:00 Apresentação dos Pacotes Sell in / Sell out
17:20 Negócios e Coquetel
17:50 Entretenimento
21:00 Encerramento

Desafios x Soluções

1 – Como criar vários em um único espaço?
A escolha do espaço foi fundamental, precisávamos de um espaço que tivesse vários ambientes e o Espaço Edding nos proporciou a versatilidade que precisávamos. A área de stands não poderia ser descoberta antes da plenária, por isso escolhemos um espaço que ficava nas laterais e permaneceu com as portas fechadas. Enquanto os convidados estavam na plenária montamos na Social Area as atrações da tarde, mesas de poker e pinballs, todos tiveram uma surpresa quando saíram.

2 – Como desvincular Las Vegas aos jogos de azar?
O desafio foi redesenhar o projeto inicial, a primeira ideia foi a de montar um Cassino na Social Area, mas foi barrada pela área de Compliance da BOSCH. Deixamos apenas o Poker, que não é considerado um jogo de azar e sim um jogo de estratégia. O mote da comunicação mostrou Vegas como a cidade do entretenimento, a cidade que nunca dorme.

3 – Como garantir que o ensaio geral fosse realizado 2 horas antes do evento?
Tivemos toda a equipe com os esforços concentrados no palco, contamos com a ajuda de um diretor palco, diretor artístico, diretor de house, staff e fornecedores. Um dia antes havíamos realizado um ensaio para deixarmos todas as marcações prontas, testes de som e iluminação.

4 – Produzir um vídeo de abertura em 8 horas?
Tivemos 15 minutos para criarmos o roteiro, em seguida apresentamos para os diretores e presidente. A aprovação foi rápida e o nosso parceiro de vídeo de São Paulo começou a fazer a edição de imagens (banco de imagens), lettering e música. O vídeo ficou pronto em 6 horas, conseguimos dessa forma surpreender o cliente e garantir a total satisfação do mesmo.

Galeria de imagens
Plenária 1
Plenária 2
Plenária 3
Plenária 4
Plenária 5
Plenária 6
Plenária 7
Plenária 8
Totens sell out
totens sell out
totens Sell out
Stand Dremel
Stand Skil
   

 

O evento Inovar 2012 da BOSCH foi um sucesso. A comunicação visual permitiu que todos se envolvessem no tema e tivessem informações sempre completas, além de um conteúdo atualizado sobre as principais atrações.
Conseguimos de uma forma clara e ampla transmitir o conceito de inovação, de aposta na marca Bosch nos segmentos de alto potencial para os maiores clientes do Brasil em uma única mensagem. Sem dúvida isto trará grandes resultados não somente agora, mas também a longo prazo.
Desde a primeira peça tivemos feedbacks positivos e ótimas respostas nas atividades propostas. Os clicks e confirmações bateram quase sempre a taxa de 100%.
Batemos recorde de vendas em apenas 4 horas.

Desempenho econômico
- Staff
Pré-evento: 7 pessoas
Durante: 75 pessoas entre coordenação, organização e empresas terceirizadas (exceto Hotéis)
Pós-evento: 4 pessoas

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878