Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: FERAS 2011: PRAIA DO FORTE
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Santander
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Feras 2011: Praia do Forte

A Agência Um Eventos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.

São mais de 16 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia, campanhas de incentivo e viagens.

São 100 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: planejamento, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions).

Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranquilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, viagens e premiações e campanhas de incentivo de vendas.

Nossos clientes:
Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson, Ernst & Young, Fiat, Hospital Albert Einstein, Isban, ITI, Johnson Controls, Kraft Foods, KPMG, Mosaic, Natura, Nextel, sanofi-aventis, Siemens, Stora Enso, Produban e Unilever.

Durante a Viagem de Incentivo “Feras 2011” do Santander, fizemos toda a organização logística, incluindo passeios, festas, brindes e a exclusiva cerimônia de premiação.

Todos estes detalhes você confere a seguir.

Galeria de imagens
Escritório Agência Um Eventos
Escritório Agência Um Eventos
Escritório Agência Um Eventos
Escritório Agência Um Eventos
Equipe Agência Um Eventos
Equipe Agência Um Eventos
       

 

Todos os anos, o Santander premia seus principais colaboradores, por meio de um ranking. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. Como forma de reconhecimento é oferecida uma viagem para um destino internacional e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.

Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Este é um prêmio muito visado dentro do banco e um grande estímulo para todos os funcionários. Desta forma, a Agência Um foi contratada para desenvolver a viagem para a Praia do Forte, na Bahia.

A viagem teve as características abaixo:

Título: Prêmio Feras 2011
Tema: A Marca do Reconhecimento

Objetivos (além do principal, já informado acima):
- Reconhecer os campeões;
- Valorizar o papel de cada participante no resultado;
- Ressaltar perante a família do participante a importância da conquista do Prêmio;
- Alavancar a motivação da equipe;
- Fazer uma viagem de incentivo para os premiados e seus acompanhantes;

Perfil do Público Alvo:
- Gerentes de Agências e Diretores
- 55% homens e 45% mulheres

Número de ganhadores: 124
Número de acompanhantes: 141
Número de convidados Santander: 33
Número de participantes presentes: 298
Local: Hotel Tivoli Praia do Forte | Praia do Forte| BA
Data: 30 de maio a 03 de junho de 2012
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

Como o slogan do evento era “A Marca do Reconhecimento”, a agenda foi tematizada dia a dia de acordo com a atividade que realizariam naquele período.

Pré-evento:
No pré-embarque foi enviado um kit facilidade de viagem contendo uma nécessaire, dois tags de mala por participante e travesseiro de pescoço.









Embarque:
No aeroporto os convidados receberam um kit embarque com revistas e palavras cruzadas para leitura de bordo. Após receber o kit, embarcaram em voos de cias áreas nacionais (Gol, Tam e Avianca), conforme malha aérea.

Chegada à Bahia:
O tema escolhido para este dia foi “Reconhecendo a Bahia”.
Para demonstrar o tema, realizamos as seguintes ações:

Ao chegarem na Bahia foram recepcionados no aeroporto por tradicionais baianas entregando fitinhas do Sr. do Bonfim.

No check in privativo do hotel eles tinham a disposição água de coco e uma estação com comidas típicas. Além disso, receberam: guia rápido com informações gerais e pulseira para identificação do grupo.

No quarto foi colocado um Welcome Kit contendo um roupão com o nome de cada participante, uma cesta de cocadas e um presente especial para as crianças.

A tarde foi livre para que todos se ambientassem nas dependências do hotel.

A noite aconteceu o jantar exclusivo de boas vindas com um show especial de Margareth Menezes, um ícone da música baiana.

O brinde da noite foi uma toalha do Projeto Tamar para os homens e uma bolsa de palha para as mulheres. As crianças ganharam um boné do Projeto Tamar.

2º Dia:
O tema escolhido para este dia foi “Reconhecendo a Natureza”.
Para demonstrar o tema, realizamos as seguintes ações:

Pela manhã, após o café, os convidados fizeram passeios ecológicos, com a prática de canoagem, tirolesa, arco e flecha, entre outros. Após estes passeios, almoçaram no restaurante do hotel e seguirão para o Projeto Tamar, ícone de turismo e ecologia da região.

A noite foi montada uma degustação de cachaças da região, junto com jantar.
Após o jantar tivemos a apresentação do humorista Leandro Hassum que brincou com todo público e conseguiu tirar muitas risadas da plateia.

Após o show foi feito uma degustação de charutos típicos do recôncavo baiano para os apreciadores.
O brinde da noite foi um livro de receitas da Bahia para cada participante.

3º Dia:
O tema escolhido para este dia foi “Reconhecendo a Cultura”.
Para demonstrar o tema, realizamos as seguintes ações:

Após o café da manhã, foi realizado um city tour parta Salvador.
O almoço do grupo foi em um restaurante famoso chamado Bargaço.
Logo após o almoço, o grupo retornou ao hotel.



A noite, o jantar foi livre no hotel com shuttle para a vila dos pescadores onde eles puderam fazer compras.
O brinde foi uma garrafa de Champagne Chandon para comemorar a vitória e cestas de frutas.

4º Dia:
O tema escolhido para este dia foi “Reconhecendo Você”.
Para demonstrar o tema, realizamos as seguintes ações:


O dia foi todo livre no hotel para que o grupo curtisse a infraestrutura do resort.

A noite foi a grande festa de premiação e o local escolhido foi o Castelo Garcia D’Avila, um dos patrimônios históricos mais antigos da região.

Os convidados e familiares foram recepcionados com um coquetel, onde houve uma foto do ganhador e acompanhantes (que depois seria impressa para ser a capa de uma revista).

Logo após o coquetel, fizemos a abertura da tenda de 800 mts² que foi construída especialmente para a premiação.

A premiação teve como Mestre de Cerimônias a atriz Lilia Cabral e o ator Eduardo Moscovis, além da presença do VP de Rede Comercial e do VP de Varejo.

Os Mestres de Cerimônias convidavam os premiados ao palco, onde recebiam o troféu e os cumprimentos dos VP’s.

Após a premiação tivemos o encerramento com show de Diogo Nogueira e participação especial da Alcione.

O brinde da noite foi um porta-retrato digital com fotos selecionadas do evento.
Posicionamos o porta-retrato ligado no quarto para que eles pudessem conferir algumas fotos.

5º dia:
No último dia tivemos o check out dos participantes de acordo com a malha aérea, e em sua saída do hotel foi entregue uma revista Caras com a capa personalizada com a foto do casal que foi tirada na noite anterior.

3) Pós Evento
Após o evento foi enviado um carta do VP com o agradecimento pela presença.
Além disso, foram entregues: um CD com as fotos da viagem e um DVD com os melhores momentos.

Confira os melhores momentos do evento no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=MWlIXB7avfA

Galeria de imagens
Receptivo no Aeroporto de Salvador
Check in esclusivo no Hotel Tivolli Resort Praia do Forte
Receptivo no HTL
Premiação
Sala Margareth Menezes (jantar e show)
Sala Margareth Menezes (jantar e show)
Sala Margareth Menezes (Show)
Sala Margareth Menezes (Show)
Saída para Ecoatividades
Ecoatividade |Praia do Imbassai
Ecoatividades | Praia do Imbassai
Ecoatividades | Passeio pelo Rio Ipojuca
Ecoatividade - Tirolesa
Passeio Projeto Tamar
Jantar e Stand up Leandro Hassun
Jantar e Stand Up | Degustação de cachaça
Jantar e Stand Up | Degustação de charuto( feitos na hora)
Ecoatividade | Arco e flecha
Passeio Projeto Tamar
Jantar com stand up | Degustação de cachaça
Jantar com stand up | Degustação de cachaça
Atividades infatil durante o stand up
Jantar com stand up
Fabricação e degustação de charutos
Citytour Salvador
Citytour Salvador
Citytour Salvador
Citytour Salvador
Citytour Salvador
Citytour Salvador
Almoço durante o citytour Salvador
Jantar Diretores
Troféus premiação
Festa de premiação
Set fotográfico na entrada da premiação
Mc´s durante a premiação
Mc´s durante a premiação
Premiação
Participantes durante a premiação
Show Diogo Nogueira e Alcione
Participantes curtindo o show do Diogo Nogueira
Brinde Final - Revista Caras com a foto do participante
     

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

Desafios x Soluções

1 – Como fazer a primeira premiação do Santander com acompanhante? Como organizar um evento para a família dos convidados e dos Diretores?
O local escolhido foi um Hotel com perfil mais tranquilo, área para relaxamento e clube para as crianças. Além disso, as festas tinham sonorização ambiente e os artistas dos shows eram voltados para a família.

2 – Como fazer ações exclusivas para um grupo de 298 pessoas?
Fizemos uma visita técnica prévia e selecionamos locais que comportassem o grupo.
Isso fez com que tivéssemos diversas ações privadas, como:
- Refeições no Hotel em Sala de Eventos
- Ônibus exclusivos com speeches personalizados
- Locais dos passeios fechados para o Grupo
- Premiação em Espaço Exclusivo com contratação de catering sofisticado, DJ e Banda
- Equipe de foto e filmagem de São Paulo
- Equipe de guias e produção de São Paulo
- Presentes Noturnos com bilhetes exclusivos dentro dos quartos

3 - Como transformar a viagem para a Bahia em uma experiência única e com uma comunicação forte, envolvente e vendesse um sonho?
Foi pensando nisso que desenvolvemos uma identidade visual que, ao mesmo tempo, venderia o destino e daria a possibilidade de termos um leque bem aberto referente às peças de comunicação.
Utilizamos um dos grandes diferenciais Baianos, sua famosa e desejada gastronomia, e amarramos com o que de melhor a capital de Salvador tem para oferecer.

4- Como montar uma premiação em um local onde o hotel não possuía sala que comportasse todo o grupo?
Montamos uma tenda em um patrimônio histórico do local.
A montagem durou aproximadamente sete dias.
O principal desafio foi o nivelamento do piso, pois o chão do Castelo era composto por paralelepípedos.
O resultado da tenda ficou excelente e foi muito elogiado pelos executivos presentes.

A receita total do evento ficou em R$ 3.422.196,52 para o total de 298 participantes, sendo o valor per capta de R$ 11.483,88 por participante.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento:
04 profissionais Agência Um | Exclusivo – Atendimento e Produção
04 profissionais Agência Um | Criação

Durante: Aproximadamente 45 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 03 profissionais Agência Um

Refeições
- Foram servidas 3576 refeições entre cafés da manhã, coquetéis, almoços e jantares.

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 298
Nº ônibus, micro ônibus, vans: Aproximadamente 40 veículos.

Este evento movimentou a rede hoteleira na Praia do Forte, pois o Tivoli Eco Resort Hotel foi parcialmente ocupado para os participantes e equipe de suporte numa época de baixa temporada.

Por ser uma cidade turística, economicamente movimentamos o comércio, pois o grupo teve a oportunidade de comprar artesanato e outros itens durante o city tour em Salvador e no comércio da Vila dos Pescadores na Praia do Forte, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com o nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 92% avaliando total satisfação na viagem e 8% avaliando como satisfeito, mas não total, ou seja, tivemos apenas alguns casos isolados de insatisfação geral do evento.

Sustentabilidade dentro da Agência Um
A Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários, realizando periodicamente treinamentos e acompanhando semanalmente o desenvolvimento de seus profissionais. No mês de Agosto de 2012 foi lançado a todos os funcionários o Comitê de Sustentabilidade Agência Um que passou a instituir novas práticas da sustentabilidade dentro da Agência, certificar ações que já aconteciam e a propagar as práticas para o dia a dia de cada colaborador.

Entre suas ações de sustentabilidade está à coleta seletiva de lixo, o reuso do verso de papel inutilizado, utilização de papel reciclado, substituição dos copos plásticos por canecas de porcelana, envio semanal de dicas com o: você sabia, recolha de pilhas, baterias e remédios para o descarte correto dos mesmos e além de campanhas anuais, como a do Agasalho.

Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos, material escolar para orfanatos ou lonas para confecção de artesanato.

A responsabilidade social está incorporada as filosofias da Agência, que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva, a doação de materiais, a utilização de gerador com biodiesel, a utilização de iluminação em LED e a compensação de CO² com a plantação de árvores. Em alguns casos é incentivado o trabalho com portadores de deficiência física no time de campo dos eventos.

No evento
- Todos os arranjos florais foram doados
- Todas as lixeiras eram de coleta seletiva
- Todo o papel utilizado era certificado ou reciclado
- O gerador contratado continha biocombustível
- Os materiais que foram descartados, foram doados para institutos de reciclagem (papéis, canetas, bottons, etc)
- Além destas ações, todos os impostos, taxas e seguros foram pagos corretamente e não houve qualquer tipo de inadimplência com relação aos fornecedores envolvidos no evento.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878