Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: CANTO
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Ericsson Telecomunicações S.A.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
27th CANTO Annual Conference and Trade Exhibition

A Agência Um Eventos
Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.
São mais de 16 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia, campanhas de incentivo e viagens.
São 100 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: planejamento, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.
Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.
A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions).
Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranquilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.
Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, viagens e premiações e campanhas de incentivo de vendas.
Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, Bright Star, BSPC, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson Telecomunicações, Ernst & Young, Grupo Fiat, Hospital Albert Einstein, Isban, ITI, Johnson Controls, Kraft Foods, KPMG, Mosaic, Natura, Nextel, sanofi-aventis, Siemens, Stora Enso, Produban e Unilever.

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Título: 27th CANTO Annual Conference and Trade Exhibition
Tema: CANTO “Shaping the future of information and communications” | CANTO “Desenhando o future da informação e comunicação”
A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação e oferece serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias.
Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e eles prestam serviços de suporte nas redes de seus clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinantes.
Fundada em 1876, está sediada em Estocolmo, na Suécia, atua em 180 países e tem mais de 100.000 funcionários.
Na América Latina, a Ericsson está presente desde 1896,quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, a presença na América Latina aumentou, ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.
A Agência Um Eventos atende a Ericsson há mais de 10 anos e com a transformação das market units em regions, a Região América Latina passou a contratar a Agência Um Eventos para a realização de seus principais eventos não só no Brasil como também na América Latina e Caribe.
Em 2011, fomos escolhidos pela Costa Rica para montar o estande da Ericsson no CANTO, conferência e feira internacional que ocorre em diversos países da América Latina anualmente. No ano passado, o Torarica Hotel & Casino em Paramaribo, Suriname, foi o destino escolhido.
Situado em um deserto tropical natural, o Suriname é uma combinação esplêndida do Caribe e América do Sul. Influenciado por inúmeras culturas – africana, ameríndios, asiáticos, judeus e holandeses – o país reflete essa diversidade harmoniosamente no seu dia-a-dia.
CANTO 2011 é o mais importante evento caribenho para profissionais da indústria, acadêmicos e governos regionais. Neste ano, assim como nos anteriores, a TELESUR será co-host do evento. A área de exposição abrange todo o espectro das tecnologias de comunicação, oferecendo informações detalhadas sobre os mais recentes desenvolvimentos em voz, dados, imagem, e-content e multimídia através de 62 exposições.
Os objetivos da Ericsson com a participação no evento eram:
- Uma área de exibição para divulgar a tecnologia, produtos e serviços da Ericsson;
- Promover o novo branding Ericsson;
- Fortalecer o relacionamento com os clientes da América Latina e em especial caribenhos;
- Divulgar o conceito de Sociedade Conectada para os clientes e participantes do evento;
Com base nos objetivos citados acima a nossa inspiração para desenvolvimento da comunicação do estande seguiram uma linha arejada, clean, moderna e elegante, promovendo os novos conceitos da identidade visual da empresa, que estava se reposicionando no mercado, além do conceito Sociedade Conectada.
Perfil do Público Alvo
Líderes e tomadores de decisão de TIC e TELECOM – 80% homens e 20% mulheres
Número de convidados: aproximadamente 4.000
Número de participantes presentes: 1.500 pessoas de países da América Latina e América do Norte
Local: Torarica Hotel & Casino | Paramaribo | Suriname
Data: 10 a 13 de Julho de 2011
Periodicidade: Anual
Abrangência: Internacional
Agenda e Conteúdo
O patrocínio Silver, contratado pela Ericsson incluía:
- 01 estande de 36m2 na área de Exibição;
- 01 página inteira colorida no Programa da Conferência;
- ½ página P&B nos trimestres 3 e 4 na revista Cancion;
- 03 passes livres para o evento;
- Logo da empresa no site e banner do evento;
- Anúncios públicos durante a Conferência e Exibição;
Além do contratado através do patrocínio, a Ericsson em paralelo contratou outras atividades, também realizadas pela Agência Um Eventos para ações de relacionamento com seus clientes:
- Vans exclusivas para transportar os seus convidados para restaurantes durante os horários de almoço e jantar, fora do Centro de Convenções;
- Jantar de confraternização especial no próprio Hotel Torariba, em espaço exclusivo e com acesso restrito aos convidados Ericsson;
- Brindes: moleskine com caneta personalizada, chocolates personalizados e press kit;
- Material gráfico como: convites, guias, flyers para reforçar as mensagens e agenda durante o evento;
- Recepcionistas para orientar os convidados e distribuir os materiais;
- Camisetas personalizadas para a equipe Ericsson presente no evento;

Galeria de imagens
Estande | Vista Frontal
Estande | Vista Lateral
Estande | Vista 3
Estande | Vista 4
 

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, já que o evento aconteceu em um país com restrita oferta de fornecedores para eventos. O maior deles sem dúvida foi encontrar fornecedores capacitados e de qualidade, com entrega 100% sem visita técnica.
1) Localizar fornecedores capacitados em Paramaribo para a produção do estande e locação de equipamentos.
Contatamos a TELESUR, co-host do evento, e obtivemos uma sugestão de fornecedores com garantia de execução e entrega. Elegemos aqueles que nos enviaram a melhor proposta comercial com proposta cenográfica o mais detalhada possível, após conversar com outros clientes e expositores na feira. Contratamos um designer no Brasil e a equipe Agência Um fez todo o intermédio. O desenho do estande foi feito aqui, com todas as especificações e antes da contratação fizemos ajustes para chegar em um denominador comum.
2) Adaptação do espaço de exposição – 36m2 – para todas as necessidades do cliente.
A Ericsson precisava de um estande aberto, atrativo, que expusesse os seus produtos através de demos, que gerasse relacionamento e tivesse a linha de comunicação do case “Sociedade Conectada”. Conseguimos embutir – através de um recuo – os produtos Ericsson, ganhando mais espaço físico no estande. Além disso, contratamos TVs e notebooks que continham diversos conteúdos, otimizando o uso desses equipamentos, sem a necessidade de multiplicá-los para cada demonstração. O estande tinha ainda um serviço volante de nuts e bebidas não alcoólicas, com garçom exclusivo contratado, para servir os clientes e fomentar ainda mais o relacionamento. As recepcionistas contratadas ajudavam na distribuição dos materiais e na divulgação do jantar de confraternização.

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Os números do evento são:
- Staff
Pré-evento: 04 pessoas
Durante: 10 pessoas entre atendimento, coordenação, organização e empresas terceirizadas (exceto hotéis)
Do número mencionado, durante a execução do evento, apenas 40% eram brasileiros, ou seja, 60% era mão de obra local. Movimentação considerável para a valorização da mão de obra local e geração de emprego temporário, pois 90% foi subcontratado, como: recepcionistas, DJ, carregadores, garçons, marceneiros.

Pós-evento: 01 pessoa

- Horas trabalhadas: Aproximadamente 200 (todas as equipes informadas acima)

- Ocupação hoteleira: 01 hotel, 25 apartamentos nas categorias SGL e DBL, totalizando uma média de 75 diárias
-Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 25 | Considerando o staff do Brasil
Nº ônibus, micro ônibus e carro adaptado: 03 veículos | Considerando transfer in, transfer out, transfer para restaurantes e passeios

Sustentabilidade dentro da Agência Um
A Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários, realizando periodicamente treinamentos e acompanhando semanalmente o desenvolvimento de seus profissionais. No mês de Agosto de 2012 foi lançado a todos os funcionários o Comitê de Sustentabilidade Agência Um que passou a instituir novas práticas da sustentabilidade dentro da Agência, certificar ações que já aconteciam e a propagar as práticas para o dia a dia de cada colaborador.
Entre suas ações de sustentabilidade está à coleta seletiva de lixo, o reuso do verso de papel inutilizado, utilização de papel reciclado, substituição dos copos plásticos por canecas de porcelana, envio semanal de dicas com o: você sabia, recolha de pilhas, baterias e remédios para o descarte correto dos mesmos e além de campanhas anuais, como a do Agasalho.
Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos, material escolar para orfanatos ou lonas para confecção de artesanato.
A responsabilidade social está incorporada as filosofias da Agência, que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva, a doação de materiais, a utilização de gerador com biodiesel, a utilização de iluminação em LED e a compensação de CO² com a plantação de árvores. Em alguns casos é incentivado o trabalho com portadores de deficiência física no time de campo dos eventos.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878