Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: EXPOSIÇÃO DE CHIRICO
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Fiat Automóveis
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Exposição De Chirico

A Agência Um Eventos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.

São mais de 16 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia, campanhas de incentivo e viagens.

São 100 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: planejamento, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions).
Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranquilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, viagens e premiações e campanhas de incentivo de vendas.

Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, Bright Star, BSPC, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson Telecomunicações, Ernst & Young, Grupo Fiat, Hospital Albert Einstein, Isban, ITI, Johnson Controls, Kraft Foods, KPMG, Mosaic, Natura, Nextel, sanofi-aventis, Siemens, Stora Enso, Produban e Unilever.

Galeria de imagens
Agencia UM
Agencia Um
Agencia Um
Agencia Um
Time Agencia Um
Time Agencia Um
       

 


Título: Exposição De Chirico
Tema: Lançamento de exposição
Número de participantes: 300
Local: MASP – Museu de Arte de São Paulo
Data: 21 de março de 2012
Periodicidade: edição única
Abrangência: Estadual

A Fiat é uma grande incentivadora da cultura no Brasil e por isso investe em diversos patrocínios de exposições de arte em todo o território nacional.

A exposição inédita De Chirico levou o nome do artista que é considerado um dos maiores mestres modernos, além de influenciador de artistas brasileiros.

Uma noite antes da abertura oficial da exposição, a FIAT ofereceu a seus principais clientes a oportunidade de um momento exclusivo no MASP para apreciar todas as obras. O evento, que contou com mais de 300 pessoas, teve a participação de diversos diretores da empresa além da ilustre presença da curadora da exposição, a Sra. Maddalena D’Alfonso.

O evento começou com uma exposição do novo Palio e foi seguido de um coquetel exclusivo após o fechamento do MASP para os visitantes do museu. Após a abertura oficial do evento, os participantes foram direcionados para o andar da exposição.

Ao encerrar a noite, antes de sua saída do local do evento, cada participante ganhou um livro exclusivo com obras de De Chirico.


Após um bem organizado processo de pré-evento elaborado pela agência, chegou o dia de montagem e realização do evento.

Foi combinado com o MASP que a montagem ocorreria em duas partes: antes e depois da abertura do museu. Tudo deveria ser realizado de forma a não prejudicar o dia-a-dia do Museu e de seus visitantes.

A primeira fase teve inicio às 9 horas, quando todos os fornecedores descarregaram seus itens.
A configuração do espaço começou pela parte de palco, tanto pelo piso quanto pelo painel de fundo. Todos os equipamentos de sonorização e a iluminação decorativa foram instalados; foram utilizadas mais de 50 lâmpadas de LED.

O mobiliário foi descarregado e deixado em uma sala especial para ser posicionado apenas após o fechamento da área de circulação do foyer. Os arranjos florais de lírios, sem cheiro, amarelos, foram trazidos apenas no final da tarde para que as flores se mantivessem frescas.

O local de exposição do carro, que foi definido com a cliente e após autorização de todos órgãos necessários, foi o vão do MASP ao lado da bilheteria. Um tablado foi providenciado e uma iluminação direcional com elípsos foi preparada. O carro, transportado em guincho, foi lavado 03 horas antes da abertura do evento. Após o posicionamento do veículo, uma placa cenográfica com o nome deste foi instalada.

Na segunda etapa da montagem – após o fechamento do museu para visitantes – os móveis e a decoração foram posicionados, os alimentos preparados, e o balcão de credenciamento com um sistema online ativado. O sistema de confirmação permitia que os participantes confirmassem sua presença até momentos antes do inicio do evento e no mesmo instante o nome era acrescentado no mailing de entrada. A empresa que realizou o RSVP também foi a responsável pelo credenciamento do evento, o que facilitou a administração deste processo. Para evitar problemas na entrada do evento, a FIAT disponibilizou duas pessoas de sua equipe para acompanhar esse momento, um deles era responsável pela liberação de participantes sem nome na lista e o outro de pessoas da mídia em geral.

A mestre de cerimônias Jac Cordeiro, que já trabalha com a FIAT, foi a responsável pelas boas vindas e pelo o anúncio de todas as autoridades presentes. Após o discurso de abertura, que durou aproximadamente 15 minutos, a MC convidou a todos para continuarem apreciando o coquetel e também a visitarem a exposição realizada no 1º andar do Museu.

O buffet escolhido entre mais de 3 opções, teve toda a preocupação com a apresentação da comida. O serviço volante foi o escolhido para as mais de 10 opções de canapés e 02 pratos quentes e foi perfeitamente sincronizado. Um destaque especial foi dado aos sucos que foram servidos em pequenas garrafas de vidro com sabores de melancia com gengibre e uva verde.

Para a segurança do evento foram contratados 06 agentes que foram posicionados tanto nas áreas internas quanto nas externas. Além disso, havia um bombeiro de prontidão. A Policia Militar também foi avisada da realização do evento, que logo ao inicio procurou a produtora do evento para informar que estavam a disposição para qualquer eventualidade.

Quatro modelos foram contratadas para funções diversas que iam desde passar informações do veículo exposto, recepcionar os convidados, organizar a fila, direcionar aos toaletes, até a distribuição do brinde final, o livro da exposição. Todas estavam com um vestido preto exclusivo para o evento com uma faixa personalizada com o logo da FIAT.

Para o acompanhamento desse evento foram disponibilizados cinco produtores com funções pré-definidas.

Todo o staff, desde os funcionários da agência até os fornecedores, foi orientado a chegar ao local do evento com duas horas de antecedência para uma reunião de alinhamento e reconferência dos detalhes.

A MC teve oportunidade de testes com som e luz antes do inicio em um momento reservado e exclusivo.

Galeria de imagens
estrutura
estrutura
estrutura
estrutura
estrutura
estrutura
estrutura
coquetel
coquetel
MC
Destaques
curadora da exposição
exposição
exposição
exposição
exposição
       

 

Mesmo em uma grande cidade como São Paulo, a realização do evento no coração da cidade sempre proporciona grandes desafios.

Ao iniciar o projeto do coquetel da exposição, a Fiat possuía algumas apreensões. Confirmar a presença do público, expor um de seus veículos e o cuidado necessário com as obras estavam entre os principais tópicos levantados pelo cliente, que desejava mais um evento de sucesso e reconhecimento.

1. Atratividade
A localização do espaço onde o evento aconteceu foi um desafio. A Avenida Paulista é um grande centro financeiro e também um local com muitas manifestações e trânsito intenso. Para garantir a presença dos participantes, após o envio do convite eletrônico, foi disponibilizado um número de 0800. O serviço de RSVP ativo foi utilizado para confirmar a participação de alguns participantes que tardaram a responder sobre sua presença.

2. Estande com carro
Para promover a marca, a FIAT expôs o seu recente lançamento, o novo PALIO. Criar um ambiente apropriado no vão do MASP e manter a atratividade e o foco no veículo foi a solicitação do cliente. Assim, uma estrutura simples foi montada e uma iluminação direcional exaltou a beleza do carro. Ao lado do veiculo, uma linda modelo uniformizada ficou durante toda a noite dando maiores detalhes sobre o carro.
Ainda, para garantir a segurança, quatro agentes foram contratados para proteger a área.

3. Segurança das obras
As obras precisam de uma atenção especial. O coquetel de abertura foi realizado em um ambiente diferente para que o preparo da comida não interferisse na exposição das peças. Além disso, um forte esquema de segurança foi armado para que nenhum participante adentrasse ao local da exposição com alimentos ou bebidas. Mais de seis pessoas foram envolvidas na ação, desde o ascensorista dos elevadores até os guardas de prontidão na entrada da local.

Pré-evento
- Convite eletrônico
Para dar mais ênfase e ressaltar a importância de cada convidado, os convites eletrônicos foram nominais. Para tal ação uma empresa especializada em comunicação eletrônica foi contratada e o disparo dos mais de 1.200 e-mails feito de uma única vez.
- RSVP ativo e receptivo
Atendimento exclusivo e personalizado com uma empresa que é líder de mercado no segmento. As atendentes foram treinadas para um script exclusivo do evento.

Evento
Agenda
18h30 | Exposição do novo PALIO
19h00 | Recepção dos convidados
19h00 | Início do coquetel – bebidas e canapés frios
19h45 | Discurso de abertura
20h00 | Abertura da exposição e coquetel (continuação)
22h30 | Encerramento

Galeria de imagens
stand carro/ desafio
stand carro
exposição/ desafio
exposição/ desafio
 

 

O evento foi um grande sucesso.

O número de participantes que confirmou a presença excedeu as expectativas, assim como a participação no evento. Foi necessário ampliar a área de coquetel para recepcionar a todos. Isso demonstrou a boa aceitação do publico alvo e também o interesse da população na cultura.

Houve também uma redução nos custos do evento que diminuíram aproximadamente 10%, após negociação com todos os fornecedores.

Após o sucesso dessa edição, a FIAT juntamente com a Casa FIAT de Cultura patrocinaram mais uma exposição em Belo Horizonte e São Paulo.

Como em todos os eventos da Agência Um a sustentabilidade esteve presente. Houve coleta seletiva e o painel de lona do fundo de palco foi destinado a resp! - uma empresa que transforma os materiais descartados de uma campanha publicitária ou evento em diversos acessórios pessoais ou mobiliários.

Como mídia espontânea foram gerados as seguintes matérias:
http://www.youtube.com/watch?v=YfOl6ld0d2o&feature=related

http://www.momentoitalia.com.br/eventos/mostra-de-chirico/

http://www.casafiatdecultura.com.br/releases.php?id=79

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878