Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: LANÇAMENTO NOVO PALIO
Candidato: Guia MKT
Cliente: Fiat Automóveis Ltda
Segmento: Eventos
Estado: MG
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prancha do lançamento Novo Palio

2011 FOI UM ANO IMPORTANTE PARA A FIAT BRASIL. ALÉM DE SER O ANO DA ITÁLIA NO BRASIL, A EMPRESA COMEMORAVA 35 ANOS DE ATUAÇÃO NO PAÍS. SOMAR HISTÓRIA E INOVAÇÃO PARECIA MUITO PERTINENTE NAQUELE MOMENTO. ASSIM, A FIAT OPTOU POR TRANSFORMAR O EVENTO DE LANÇAMENTO DO NOVO PALIO EM OUTRO MARCO HISTÓRICO.

DE 21 A 23 DE OUTUBRO, A EMPRESA REUNIU, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, JORNALISTAS DA IMPRENSA ESPECIALIZADA DO BRASIL, AMÉRICA LATINA E EUROPA, IMPORTADORES, FORNECEDORES, FROTISTAS, PÚBLICO VIP LOCAL, REPRESENTANTES DO GOVERNO, AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE, SEGURADORAS E IMPRENSA LOCAL, SOMANDO CERCA DE DOIS MIL CONVIDADOS.

A PROGRAMAÇÃO INCLUIU A CONVENÇÃO DE PRODUTO, QUANDO OS CONVIDADOS PUDERAM CONHECER CADA DETALHE DA INOVAÇÃO DO PALIO; O REVEAL, MOMENTO EM QUE O CARRO FOI EFETIVAMENTE MOSTRADO; ATELIER NOVO PALIO, UM ESPAÇO PARA PROJEÇÃO EM 3D DOS DETALHES DO CARRO E PARA APRESENTAÇÕES DA EQUIPE DE DESIGNERS DO CENTRO ESTILO, QUE SURPREENDERAM, REVELANDO ASPECTOS INTERESSANTES DA HISTÓRIA DO DESIGN NO BRASIL E DO DESIGN AUTOMOTIVO; FORAM REALIZADAS, AINDA, SESSÕES DE TEST DRIVE E ATIVIDADES DE LAZER.
O ENCERRAMENTO FOI DIGNO DE UM EVENTO PARA FICAR NA HISTÓRIA: UM GRANDE SHOW ABERTO AO PÚBLICO BELO-HORIZONTINO, REUNINDO ANDREA BOCELLI, A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO NORTE-AMERICANO EUGENE-KOHN, E A CANTORA SANDY.

PARA OS CONCESSIONÁRIOS BRASILEIROS, O LANÇAMENTO DO PRODUTO FOI AINDA MAIS ESPECIAL: A CONVENÇÃO DO PRODUTO ACONTECEU EM ALTO-MAR, A BORDO DO CRUZEIRO SEVEN SEAS MARINER. O PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE O PÚBLICO E O PRODUTO SE DEU EM TERRA, NA ILHA GREGA DE MYKONOS. APAIXONAR-SE PELO PALIO EM UM CENÁRIO COM AQUELE NÃO ERA DIFÍCIL.

Galeria de imagens
A primeira etapa do lançamento aconteceu em Mykonos, na Grécia
Em Mykonos os concessionários puderam conhecer o novo produto
A segunda etapa, para jornalistas, aconteceu em Belo Horizonte
   

 

O BRIEFING DO CLIENTE EXIGIA DOIS EVENTOS DISTINTOS, COM UM MESMO OBJETIVO. PARA LANÇAR O NOVO PALIO, QUE COMEMORAVA 15 ANOS, ERA PRECISO REALIZAR UM EVENTO PARA OS CONCESSIONÁRIOS NA EUROPA E, NA SEQUÊNCIA, UM EVENTO PARA JORNALISTAS E DEMAIS CONVIDADOS NO BRASIL.

EM TODO O EVENTO, HISTÓRIA E INOVAÇÃO FORAM RESSALTADOS.
INOVADOR ERA O NOVO PALIO, MAS TAMBÉM A TECNOLOGIA UTILIZADA. EM BELO HORIZONTE, NA ARENA MINAS TÊNIS CLUBE, ONDE FOI REALIZADA A CONVENÇÃO DE PRODUTO, FOI MONTADA UMA TELA DE PROJEÇÃO EM WIDE-SCREEN COM 35 METROS DE LARGURA . DURANTE O REVEAL, O FOCO FOI A EMOÇÃO DE VIVER UM NOVO CAPÍTULO DA HISTÓRIA, MAS A TECNOLOGIA UTILIZADA NÃO DEIXAVA DÚVIDAS DA SINTONIA COM A EVOLUÇÃO.

NA CENOGRAFIA, O DESIGN TAMBÉM FOI DESTAQUE, COMO NO CARRO. TRABALHADA EM CORES AO MESMO TEMPO IMPACTANTE E ENVOLVENTES, TINHA UM OBJETIVO CLARO: SEDUZIR O OLHAR E DESPERTAR O DESEJO DE FICAR.

OS ESPAÇOS SELECIONADOS TAMBÉM SOMAVAM HISTÓRIA AFETIVA E MODERNIDADE: OS JARDINS DO PALÁCIO DA LIBERDADE, ANTIGA SEDE DO GOVERNO DE MINAS GERAIS, ESPAÇO NUNCA ANTES DISPONIBILIZADO PARA UM EVENTO DE MARKETING EMPRESARIAL; O MINAS TÊNIS CLUBE, COM SUA IMPONENTE ARENA; O PALÁCIO DOS DESPACHOS, TAMBÉM SITUADO NA ÁREA DO PALÁCIO DA LIBERDADE.

COMO ACONTECE NAS HISTÓRIAS QUE MERECEM SER LEMBRADAS, A PROPOSTA REVERENCIOU A TRAJETÓRIA DE SUCESSO, TRAZENDO PARA O LANÇAMENTO CONCEITOS TRABALHADOS EM CAMPANHAS E LANÇAMENTOS ANTERIORES: ENCONTRO, PAIXÃO, ATITUDE ESPORTIVA, ENTRE OUTROS. PORQUE ERA PRECISO VALORIZAR A MEMÓRIA.

E SE O CARRO TINHA HISTÓRIA AFETIVA COM OS BELO-HORIZONTINOS, AS RUAS PRÓXIMAS À PRAÇA DA LIBERDADE TRANSFORMARAM-SE NUMA ESPÉCIE DE HOMENAGEM E REVERÊNCIA AO NOVO PALIO E AOS QUE PASSAVAM. OS TRANSEUNTES PODIAM CIRCULAR PELOS ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO, STANDS E TEST DRIVE, PODIAM INTEGRAR-SE À CENA MAIS UMA VEZ.

A DINÂMICA DE TODA A PROGRAMAÇÃO, OS RECURSOS GRÁFICOS, TUDO SUGERIA MODERNIDADE, SEM ESQUECER DA AFETIVIDADE. COM A INTENÇÃO DE REFORÇAR A IDEIA DE ENCONTRO IMPORTANTE, AO LONGO DO EVENTO, HOUVE A REPRESENTAÇÃO DE VÁRIOS ENCONTROS, COMO BRASIL E ITÁLIA, HISTÓRIA E MODERNIDADE, TECNOLOGIA E CAPACIDADE, DESEMPENHO E DESIGN, HOMEM E MÁQUINA, INOVAÇÃO E CONTINUIDADE.

NA EUROPA, POR OUTRO LADO, ERA PRECISO INOVAR DENTRO DOS DESAFIOS PROPOSTOS: O PRIMEIRO ERA REALIZAR, EM ALTO-MAR, A CONVENÇÃO. EM VIRTUDE DE PRAZOS LIMITADOS PARA A MONTAGEM - NAVIOS SEGUEM REGIMES RÍGIDOS DE TEMPO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS - OPTOU-SE, TAMBÉM, POR VALORIZAR A PROJEÇÃO, COM A CONSTRUÇÃO DE UM TELA WIDESCREEN DE 6 METROS DE COMPRIMENTO - O MÁXIMO PERMITIDO NA EMBARCAÇÃO. EM TERRA, TRÊS CARROS, ENVIADOS DO BRASIL, FORAM POSICIONADOS EM LOCAIS ESTRATÉGICOS: O PORTO DE MYKONOS, OS FAMOSOS MOINHOS, CARTÃO-POSTAL DA ILHA E O RESTAURANTE ALEFKANDRA, ONDE OS CONVIDADOS FORAM RECEPCIONADOS COM UM COQUETEL TIPICAMENTE MEDITERRÂNEO.

Galeria de imagens
Convenção de lançamento em BH
show de Andrea Bocelli
Jantar de confraternização
   

 

HÁ 15 ANOS, O PALIO ERA LANÇADO NA CIDADE DE OURO PRETO. E ESSE FOI UM MARCO PARA A FIAT AUTOMÓVEIS NO BRASIL. O PALIO REPRESENTOU UMA ARRANCADA DE EVOLUÇÃO E VENDAS. NA HISTÓRIA DA EMPRESA, O EVENTO SE DESTACA PELO IMPACTO COMERCIAL E PELAS LEMBRANÇAS AFETIVAS DEIXADAS. DE FATO, A FIAT POSSUI UM FORTE VÍNCULO COM A CIDADE.

NO MOMENTO EM QUE CELEBRAVA 35 ANOS DE BRASIL, A FIAT TEVE UMA OPORTUNIDADE DE REAFIRMAR O SEU COMPROMISSO COM A HISTÓRIA, A PARTIR DESSA ESCOLHA DE BELO HORIZONTE COMO LOCAL DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO NOVO PALIO. POR OUTRO LADO, APROVEITOU-SE DA JÁ PREVISTA CONVENÇÃO ANUAL DOS CONCESSIONÁRIOS FIAT, AGENDADA PARA A CIDADE TURCA DE ISTAMBUL, PARA REALIZAR, NA EUROPA, O LANÇAMENTO DO PRODUTO A SEUS CONCESSIONÁRIOS.

A INOVAÇÃO ERA O ASPECTO MAIS EVIDENTE DO NOVO PALIO, QUE CHEGAVA COM OS ATRIBUTOS NECESSÁRIOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DO MERCADO E MANTER O SEU LUGAR ENTRE OS PRODUTOS COM MAIOR VOLUME DE VENDAS DA FIAT BRASIL. O DESIGN ITALIANO, AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS ITENS DE CONFORTO E SEGURANÇA, TUDO REMETIA A NOVAS CONQUISTAS. A PARTIR DAQUELE MOMENTO, O NOVO PALIO ESTREARIA UM CAPÍTULO DIFERENTE E REPETIR O SUCESSO ERA O OBJETIVO.

PARA ISSO, O EVENTO CONTOU COM DUAS EQUIPES DISTINTAS: NA EUROPA, PROFISSIONAIS BRASILEIROS, EM PARCERIA COM EMPRESAS EUROPEIAS, COORDENAVAM A CONVENÇÃO DE LANÇAMENTO E EXIBIÇÃO DO PRODUTO. EM BELO HORIZONTE, MAIS DE 300 PROFISSIONAIS DAS ÁREAS TÉCNICA, ARTÍSTICA, DE MONTAGEM, OPERAÇÃO E LOGÍSTICA, EM QUASE 100 DIAS ENVOLVENDO PRÉ-PRODUÇÃO, MONTAGEM E REALIZAÇÃO, 05 CARROS DISPONIBILIZADOS PARA REVEAL NA CAPITAL MINEIRA, OUTROS 54 CARROS PARA O TEST DRIVE, EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO DOS DESPACHOS, JANTAR NOS JARDINS DO PALÁCIO DA LIBERDADE, PELA PRIMEIRA VEZ UTILIZADO POR UM EVENTO PRIVATO, 04 HOTÉIS OCUPADOS PELOS CONVIDADOS, CONSTRUÇÃO DE DIVERSAS TENDAS E ADAPTAÇÃO DE MAIS CENTENAS DE METROS QUADRADOS PARA AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

Galeria de imagens
Saída do test drive
quase 40 metros de tela na convenção
Um dos poucos eventos autorizados pela prefeitura para acontecer em toda a cidade de Mykonos
   

 

EM PESQUISA REALIZADA PELA FIAT O EVENTO FOI CONSIDERADO BOM OU OTIMO POR MAIS DE 90% DO PUBLICO, TANTO IMPRENSA QUANTO DEMAIS CONVIDADOS. TECNICAMENTE, EM PESQUISA REALIZADA COM SEU PUBLICO INTERNO, O EVENTO FOI CONSIDERADO OTIMO POR 93% DOS ENTREVISTADOS. ALEM DISSO, EM PESQUISA REALIZADO PELO INSTITUTO OLHAR, A ORGANIZACAO E INFRAESTRUTURA DO EVENTO FORAM O GRANDE DESTAQUE POSITIVO. SEGUNDO A MESMA PESQUISA, 100% DOS ENTREVISTADOS ENTENDERAM OS CONCEITOS E INFORMACOES PASSADAS DURANTE O EVENTO SOBRE O PRODUTO.

NO MÊS SEGUINTE AO LANÇAMENTO, O NOVO PALIO REGISTROU UM AUMENTO DE 36% NAS VENDAS DO PRODUTO, GARANTINDO, MAIS UMA VEZ, A LIDERANÇA DA FIAT AUTOMÓVEIS NO BRASIL. EM 2012 AS VENDAS CONTINUAM A SURPREENDER: FORAM MAIS DE 36 MIL UNIDADES, O QUE ELEVA O PALIO A TERCEIRO CARRO MAIS VENDIDO DO PAÍS - APENAS EM MARÇO FORAM QUASE 14 MIL UNIDADES, MAIS DE 90% DO VENDIDO EM SETEMBRO, MÊS IMEDIATAMENTE ANTERIOR AO LANÇAMENTO.

O NOVO PALIO FOI AINDA CONSIDERADO O CARRO DO ANO 2011 PELA REVISTA AUTO ESPORTE, UM DOS PRÊMIOS MAIS RESPEITADOS DO SETOR. O LANÇAMENTO RECEBEU, AINDA, MATÉRIAS NOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO SETOR.

Galeria de imagens
O lançamento na Grécia atraiu a atenção do público
Público no show de Andrea Bocelli em Belo Horizonte
o Novo Palio se tornou um sucesso de vendas
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878