Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MAGISTRADOS
Candidato: Fundação 25 de Janeiro/São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Captação de Evento Nacional
 
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MAGISTRADOS - 2009

O processo de captação do XX Congresso Brasileiro de Magistrados teve início com o trabalho de pesquisa do referido evento em 2006, uma vez que um evento de tal representatividade, nunca havia sido realizado na cidade de São Paulo. Em 21 de janeiro de 2008, encaminhamos Carta Ofício parabenizando o Desembargador Henrique Nelson Calandra, pela posse da Presidência da Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS, na qual a partir do referido contato o São Paulo Convention & Visitors Bureau, manifestou o interesse em apoiar a captação do evento para a cidade de São Paulo.

A previsão é de mais de 4.000 participantes para a realização do evento em São Paulo, com a duração de 04 dias, onde serão abordados temas atuais das referências judiciárias, reconhecendo sua importância atuação na Sociedade Brasileira.

O evento está em sua vigésima edição, sendo realizado de três em três anos, em cada região diferente do País.

Ficha Técnica do Evento: título, tema, número de participantes, local, data, periodicidade, abrangência, atividades paralelas e entidades co-promotoras e apoiadoras; incluindo seus patrocinadores.

Titulo: XX Congresso Brasileiro de Magistrados
Tema: “Transparência e Democratização da Gestão do Poder Judiciário”.
Número de Participantes: A previsão de participantes é de um público superior a 4.000 congressistas e acompanhantes, sendo cerca de 40% da região sede e 60% de outras localidades.
Local: A Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB está realizando visitas de inspeção nos locais que atendem a capacidade exigida para a realização do evento.
Periodicidade: Inicialmente o evento era realizado anualmente, após a edição do ano de 2003 o evento passou a ser trianual, conforme histórico:
XI – 1990 – Balneário de Camboriú/SC
XII – 1991 – Belo Horizonte/MG
XIII – 1993 – Vitória/ES
XIV – 1995 – Fortaleza/CE
XV – 1997 – Recife/PE
XVI – 1999 – Gramado/RS
XVII – 2001 – Natal/RN
XVIII – 2003 - Salvador/BA
XIX – 2006 – Curitiba/PR

Abrangência: O Congresso Brasileiro de Magistrados é promovido há 20 anos pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. Conquistou repercussão nacional por estar representada pelas seguintes entidades nacionalmente reconhecida como:

Região Centro -Oeste
Associação dos Magistrados do Distrito Federal – AMAGISDF
Associação das Justiças Militares Estaduais – AMAJME
Associação Mato-Grossense dos Magistrados - AMAM
Associação dos Magistrados do Mato Grosso

Galeria de imagens
Ponte Octavio Frias de Oliveira
Carta de Parabenização ao Desembargador Calandra, pela posse na APAMAGIS
Reunião de planejamento APAMAGIS
   

 

O São Paulo Convention & Visitors Bureau pesquisa em diversos bancos de dados, eventos nacionais e internacionais relacionados a diversas áreas, com potencial para acontecer em São Paulo, obtendo informações de todos os eventos que são realizados em outros destinos, dentro da análise de interesse das entidades regionais e nacionais.

A escolha para essa candidatura é que devido ao grande número de participantes vindos de outros estados, contribuiria para o aumento de visitantes a cidade de São Paulo, indo de encontro à nossa missão que é a promoção, captação, geração e incremento de eventos que aumentem o fluxo de visitantes para a cidade.

A captação do XX Congresso Brasileiro de Magistrados vinha de encontro aos nossos desafios, trabalharíamos com um novo segmento.

Nosso objetivo era pleitear junto a AMB, a realização do evento para a cidade de São Paulo, uma vez que em 20 anos o evento nunca tinha sido realizado em nossa cidade. Tínhamos como desafio, quebrar o paradigma a favor de São Paulo, e exaltar as qualidades da cidade e a representatividade que o evento tem para os Magistrados do Brasil.

Inicialmente, fizemos contato com a Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS, parabenizando o Desembargador Henrique Nelson Calandra pela eleição como presidente da Entidade Regional. Essa é uma das nossas estratégias, a preocupação com os detalhes que permeiam a entidade. Dava-se início ao trabalho de prospecção.

Nosso acompanhamento foi constante. Após publicação do edital de realização da Reunião do Conselho Executivo da AMB o qual definiria a sede do XX Congresso Brasileiro de Magistrados. A defesa de candidatura seria em Brasília no dia 13 de maio de 2008.

Contatamos a Associação dos Magistrados Brasileiros onde obtivemos informações e quais os procedimentos a seguir.





Galeria de imagens
Publicação no site AMB
       

 

Como pré-requisito para oficializar a proposta de São Paulo para sediar o evento em 2009, a APAMAGIS candidatou a cidade junto à entidade nacional. A partir deste momento iniciou-se o planejamento para apresentação oficial de São Paulo.

Por solicitação do Des. Henrique Nelson Calandra fomos convidados a estar presentes na Reunião do Conselho Executivo da AMB, no dia 13 de maio de 2008, onde seria definido a próxima sede para a realização do evento em 2009.

No início da apresentação da cidade de São Paulo foi entregue ao representante da Associação dos Magistrados Brasileiros uma carta de apoio a candidatura do São Paulo Convention & Visitors Bureau com material institucional da capital paulista.

Posteriormente foi feita a defesa do destino, pela Gerente de Captação Nacional de Eventos do SPCVB, ocasião em que foram apresentadas as condições necessárias para sediar o CBP 2009: Acesso Fácil, Grande Diversidade Hoteleira, Infra-Estrutura Flexível, Gastronomia Excepcional, Comércio Variado, Rico Cenário Cultural e de Lazer, Tecnologia de Ponta, Excelência em Serviços 24 h, Lazer Diferenciado no Pré e Pós-Tour em Ilhabella e a Costa dos Alcatrazes e Hospitalidade Comprovada.

Na ocasião foram entregues kits de material institucional da cidade de São Paulo para todos participantes.


A defesa do destino São Paulo, foi apresentada pelo presidente da Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS, o Desembargador Henrique Nelson Calandra e pela Gerente de Captação de Eventos Nacional do SPCVB, Elenice Zaparoli, durante a Reunião do Conselho Executivo da AMB em Brasilia. Concorriam com a capital paulista às cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), e todas tiveram 15 minutos para sua apresentação oficial. Na seqüência, foi apresentado o “Quadro Comparativo dos Destinos”, contendo Malha Aérea, Centro de Convenções, Rede Hoteleira, Programação Social e Atrativos Turísticos. Ainda, como apoio aos destinos concorrentes, a AMB apresentou dados informativos com a infra-estrutura de cada cidade.

Com base nas apresentações realizadas pelas Associações Regionais e os CVB´S pleiteantes, os 15 Presidentes presentes votaram em seção fechada para a escolha do local do XX Congresso Brasileiro de Magistrados. São Paulo totalizou 07 votos, Fortaleza 06 e Recife 02. A decisão final em assembléia garantiu a vitória da cidade de São Paulo, com uma mínina diferença, os fatores que contribuíram para o nosso sucesso foram a articulação com a entidade local, planejamento e projetos bem elaborados e principalmente foco e força de vontade em superar os desafios, como fala o Des. Henrique Nelson Calandra. “Depois de mais de vinte anos, São Paulo sediará um encontro nacional da magistratura, e faz isso com muita alegria porque é um momento de reconciliação, de união, em que os colegas paulistas que deixaram a AMB poderão se reaproximar da entidade”, avalia Calandra, em nota divulgada pela AMB.

Para o desembargador, o evento também será uma oportunidade de mostrar para juízes de todo o País os “encantos” da cidade. “São Paulo parece feia, mas não é. É, sim, um grande centro cultural, gastronômico, com atrações 24 horas por dia. E a APAMAGIS, com o apoio do governo municipal e de todos os paulistanos, vai estar preparada para recepcionar os colegas de todo o Brasil”, destaca.

As visitas de inspeção serão realizadas após a Reunião das Comissões Organizadora e Científica do XX Congresso Brasileiro de Magistrados, ocasião em que será escolhido o tema e definida a data. Ressaltamos que a primeira reunião de trabalho foi realizada no dia 21 de agosto de 2008 em Brasília. Nesta reunião ficou agendado que no dia 09 de setembro, ás 16hrs, no Hotel Renaissance em São Paulo será discutida a organização de painéis simultâneos, os nomes de palestrantes e debatedores e a definição da data e local do evento.

Galeria de imagens
Email Dr. Calandra, solicitando o apoio do SPCVB
Carta Entregue ao Presidente da AMB
Dossiê Eletrônico
Apresentação Oficial da cidade de São Paulo, feita pelo presidente da APAMAGIS
Defesa de Candidatura - SPCVB
Quadro Comparativo
Quadro Comparativo -02
Diretores da AMB e Chefe de Gabinete do STF
Dr. Henrique Nelson Calandra e Elenice Zaparoli, comemorando a eleição de São Paulo
Release confirmando São Paulo como sede
Release confirmando São Paulo como próxima sede
Matéria sobre a captação do evento
Matéria sobre a captação do Evento
Matéria sobre a captação do Evento
 

 

Embora seja impossível avaliar com precisão os resultados de um evento que só vai acontecer em 2009, pela magnitude do contingente de participantes do XX Congresso Brasileiro de Magistrados a expectativa é promissora. Mesmo porque, agrega efeito multiplicador, com impactos econômicos e sociais ao utilizar uma grande rede de serviços da cidade, como transporte, restaurantes, lojas, estabelecimentos de entretenimento etc. Com isso, movimenta cerca de 52 setores da economia, como segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, colaborando para a geração de 120 mil empregos temporários. Vale lembrar que, segundo estatísticas oficiais, o turista de negócios ou de congressos gasta de duas a três vezes mais do que o turista comum.

Se o retorno financeiro ainda não pode ser previsto, é fácil imaginar o efeito de um evento desse porte para a visibilidade e promoção espontânea da cidade. No período do evento, São Paulo se tornará a capital nacional da Magistratura Brasileira e os 60% dos 4.000 participantes do congresso, oriundos de outros destinos brasileiros, se revestem de agentes de divulgação e promoção da cidade quando voltarem as suas cidades de origem.

O monitoramento do SPCVB junto a AMB/APAMAGIS é constante neste segmento.



Galeria de imagens
Reunião das Comissão Organizadora e Científica
Reunião das Comissão Organizadora e Científica
     

 

A aplicação de programas de qualidade e projetos de cunho social e ecológico pelas entidades promotoras durante o evento, ainda não pode ser mensurada já que o evento será realizado em 2009. No entanto, como Fundação preocupada com o meio ambiente e causas sociais, orientaremos para que a Associação dos Magistrados Brasileiros/Associação Paulista de Magistrados, considere a adoção de práticas de qualidade, responsabilidade social e ecológica.

Por outro lado, ao acionar e movimentar um contingente diversificado e numeroso de prestadores de serviços e de atividades receptivas, o congresso da AMB/APAMAGIS adquire senso de responsabilidade social. Sua realização promove, automaticamente, a interação com a comunidade que o recebe, interagindo com entidades e participantes locais, além dos funcionários que nele trabalham.

Quanto à responsabilidade ecológica, O SPCVB vem desenvolvendo política de proteção ao meio-ambiente. Todo o material promocional que distribui nos eventos, como mapas, Guias SPCVB São Paulo, Guia Rápido, papel de carta, envelopes sacolas e lápis, é feito com produto reciclado. Fazem parte desse repertório as publicações que compõem o acervo de apoio aos processos de captação de eventos. É o caso dos kits entregues aos membros da Associação dos Magistrados Brasileiros e de suas regionais, incluído o dossiê de candidatura.

Foi criado em 2006 pelo SPCVB o Programa Bem Receber, cuja proposta é a de desejar as boas vindas e incentivar os visitantes da cidade a negócios ou lazer a permanecer pelo menos um dia a mais na cidade.

O programa, sem qualquer cunho comercial, promove também o treinamento de profissionais de hotéis, bares, restaurantes, e diversos segmentos ligados ao turismo receptivo para orientá-los a receber os visitantes com cordialidade e prestar atendimento de qualidade.
Atualmente o programa foi ampliado para a Capacitação de Taxistas, Policiais, CET’s, Concierges e Recepcionistas, estes dois últimos com foco também no atendimento ao publico GLBT em parceria com a Associação Brasileira de Turismo -GLS, e ainda para membros da comissão de turismo Chinesa e para apresentação em eventos.

Por outro lado, ao acionar e movimentar um contingente diversificado e numeroso de prestadores de serviços e de atividades receptivas, o congresso da AMB/APAMAGIS adquire senso de responsabilidade social. Sua realização promove, automaticamente, a interação com a comunidade que o recebe, interagindo com entidades e participantes locais, além dos funcionários que nele trabalham.

Quanto à responsabilidade ecológica, O SPCVB vem desenvolvendo política de proteção ao meio-ambiente. Todo o material promocional que distribui nos eventos, como mapas, Guias SPCVB São Paulo, Guia Rápido, papel de carta, envelopes sacolas e lápis, é feito com produto reciclado. Fazem parte desse repertório as publicações que compõem o acervo de apoio aos processos de captação de eventos. É o caso dos kits entregues aos membros da Associação dos Magistrados Brasileiros e de suas regionais, incluído o dossiê de candidatura.

Nesse quesito, vale acrescentar que iniciamos em julho deste ano um trabalho para desenvolver habilidades e atitudes de consciência ambiental. Os colaboradores da entidade participarão de um treinamento vivencial no Parque da Água Branca, promovido pela Sunrise Consultoria no dia 18/08/2008 com o objetivo do grupo estabelecer um plano de ação sustentável para o SPCVB.

Galeria de imagens
Guia de Associados SPCVB
Mapa
Catálogo de Dicas e Descontos dos Associados SPCVB
Folheto Acontece com dicas culturais da cidade
Adesivo utilizado em captação
Guia Rápido
Fique Mais Um Dia
Canetas, Lápis e Blocos
Tags de Bagagens
Chaveiro
Sacola em papel reciclato
Portifólio SPCVB - 4C´S
Portifólio SPCVB - 4C´S
   

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892