Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: FDI ANNUAL WORLD DENTAL CONGRESS
Candidato: Fundação Salvador Convenções e Eventos/Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Estado: BA
 

O FDI Annual World Dental Congress 2010 tem público estimado em cerca de 15.000 participantes. Promovido pela Federação Dentária Internacional - FDI, o evento será realizado em Salvador no período de 2 a 5 de setembro de 2010, no Centro de Convenções da Bahia. A Federação Dentária Internacional - FDI é uma entidade com sede em Ferney-Voltaire, França.

O Congresso Mundial da FDI é um dos maiores e mais representativos do mundo atualmente. Ocorre anualmente há mais de 100 (cem) anos, tendo sido interrompido apenas nos períodos de Guerra Mundial. Atrai em média 15 mil dentistas e profissionais da área de odontologia promovendo a difusão dos conceitos de saúde bucal, suas práticas preventivas e curativas além de promover as mais recentes técnicas e tecnologias desta área.

Com periodicidade anual as edições anteriores do evento ocorreram em Singapura - 2009; Estocolmo - 2008; Dubai - 2007; 2006 - Shenzhen; 2005 Montreal.

Por tratar-se de um evento mundial, possuir mais de 50 participantes, estar acima da 3ª edição e ter ocorrido em mais de três diferentes países a FDI Annual World Dental Congress 2010 está inserido no Banco de dados da ICCA (International Congress & Convention Association) com nº de série 1178801.

Mais informações podem ser encontradas no site www.fdiworldental.org

Ficha Técnica do Evento:

Evento: FDI Annual World Dental Congress 2010 - Congresso Mundial Anual da Federação Dentária Internacional
Período: 2 a 5 de setembro de 2010
Periodicidade: Anual
Abrangência: Mundial
Local: Centro de Convenções da Bahia
Entidade Realizadora: World Dental Federation
Entidade co-promotora: Associação Brasileira de Odontologia
Público estimado: 15.000

Galeria de imagens
Evento ocorrido na China em 2006
Área de exposições - China 2006
     

 

O trabalho de captação deste evento iniciou-se a partir do contato do presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Dr. Norberto Francisco Lubiana, para apresentar o Brasil como candidato a sediar o FDI Annual World Dental Congress.

A Associação Brasileira de Odontologia – Secção Bahia promove há 30 anos o Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, considerado um dos mais importantes eventos da área realizados no Brasil, que alcança uma média de 7 mil inscritos a cada edição. Este foi um dos principais argumentos para que Salvador fosse escolhida pela Associação Brasileira de Odontologia como representante oficial do Brasil nesta disputa.

Por tratar-se de um evento internacional o Salvador da Bahia CVB, associado a ICCA (International Congress and Convention Association), utilizou-se desta importante fonte de pesquisa no intuito de atestar a credibilidade do FDI Annual World Dental Congress, identificado no Banco de Dados com o nº de série 1178801.

A participação de representantes do Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau e da EMBRATUR na edição de 2006 do Congresso da FDI em Shenzhen-China também representou importante suporte para a escolha da cidade-sede do evento. Durante o Congresso Mundial da FDI de 2007, em Dubai - Emirados Árabes Unidos, a cidade de Salvador foi promovida entre os participantes e, ainda durante esta edição do evento, o brasileiro Roberto Vianna foi consagrado como Presidente eleito da FDI para o Biênio 2008/2010.

Os contatos de sensibilização foram feitos com o Dr. Norberto Francisco Lubiana – Presidente da Associação Brasileira de Odontologia e Dr. Delcik Dutra – Presidente da Associação de Odontologia – Secção Bahia.

A parceria para esta captação ocorreu essencialmente entre Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira de Odontologia.
Após longo processo, iniciado no 1º semestre de 2006, a cidade de Salvador, concorrendo com cidades como Singapura e Nova Iorque, foi confirmada em agosto/2007 para sediar o FDI Annual World Dental Congress 2010.
Em 2009, o evento acontecerá em Singapura, quando a cidade de Salvador e o Brasil serão novamente divulgados como sede do evento em 2010.

De acordo com os realizadores do evento – Federação Dentária Internacional e a Associação Brasileira de Odontologia – a confirmação de Salvador como sede deu-se após constatação da infra-estrutura, mobilização e atrativos culturais locais constatados em duas visitas de inspeção realizadas pelos Srs. JT Barnard e Paul Wilson, Diretor Executivo e Diretor de Eventos da FDI, respectivamente.
O dossiê de candidatura (bidding) foi composto por cartas do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo, Bahiatursa – Órgão Oficial de Turismo da Bahia, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública – Delegacia de Proteção ao Turista, EMBRATUR – Órgão Oficial de Turismo do Brasil e Salvador da Bahia Convention & Visitorts Bureau todas no idioma oficial do evento – inglês. Material promocional de altíssima qualidade como Showcase Institucional do Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau, impressos da Embratur – Órgão oficial de Turismo Brasileiro, folheteria e banners desenvolvidos especificamente para o evento.

O apoio por parte das Associações e Federações da América Latina, e representantes da iniciativa privada

As últimas edições do Congresso da Federação Dentária Internacional - FDI na América do Sul ocorreram em Buenos Aires - Argentina (em 1987 com mais de 5,3 mil participantes) e Rio de Janeiro (em 1981 com 6,4 mil inscritos). O continente latino-americano é considerado um dos mais importantes para FDI, já que congrega aproximadamente 30% dos seus membros associados.

Maior Congresso já realizado em Salvador, o FDI Annual World Dental Congress, irá movimentar a economia baiana com números bastante significativos. Com base em dados recentemente divulgados através de pesquisa do Ministério do Turismo (MTUR) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) que considera 312 dólares como gasto médio diário do turista de eventos, estima-se que o Congresso Mundial da Federação Dentária Internacional injetará cerca de US$ 19 milhões na economia local.

Para a rede hoteleira baiana este evento deverá gerar aproximadamente 60 mil room nights durante seu período de realização.

Além dos benefícios econômicos e financeiros a realização deste relevante evento serve como importante vitrine para a odontologia do país e da América Latina para o mundo, além de permitir uma melhor visibilidade da profissão.

A Associação Brasileira de Odontologia promove a integração da Associação e dos seus eventos com a comunidade através de parcerias como a captação para o Brasil do Beacon Center – da Global Child Dental Health Taskforce (Força-tarefa Global para a Saúde Bucal Infantil), que tem o objetivo de promover a saúde bucal de crianças ao redor do mundo, através de programas educativos e preventivos e treinamento para profissionais. O projeto é apoiado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem o patrocínio mundial da de empresas privadas do setor.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Odontologia doou 1,2 milhão de kits de saúde bucal ao ano para as regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
Outra importante ação desenvolvida pela Associação Brasileira de Odontologia visando contribuir socialmente com a comunidade em que está inserida foi a inauguração de uma clínica multidisciplinar beneficente – com assistência odontológica, fonoaudiológica e psicológica feita por voluntários. O consultório deverá atender 800 crianças carentes da cidade de São Paulo-SP e será mantido pela Associação, em parceria com a iniciativa privada.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892