Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: 9º NASTUR
Candidato: Nascimento Turismo Ltda/Nascimento Turismo
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Endomarketing
 

A Nascimento Turismo é uma empresa pioneira no mercado de turismo brasileiro, no ano de 2011 completa 50 anos de atividades no cenário Nacional, atualmente está entre as líderes do setor e conta com uma grande infra-estrutura que contempla sede em SP e mais 2 lojas, sendo uma na Avenida Republica do Libano e outra na Praça Panamericana, além das filiais nas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sorocaba e Brasília.

Seguindo uma tendência de mercado em atendimento corporativo, a Nascimento Turismo investiu na criação do departamento de eventos e incentivos que possui uma equipe especializada, responsável pela elaboração, organização, coordenação , venda de patrocinio, logística e divulgação do evento denominado 9º Nastur, que é um importante acontecimento para os profissionais do mercado de turismo.O evento está baseado no trinômio : Conteúdo, relacionamento e negocios.

9º Encontro Nastur - Encontro de Agentes de Viagens Nascimento Turismo
Participantes: 450 pessoas
Local: Paradise Golf & Lake Resort
Data: 17 a 20/03/2011
Periodicidade: anual

Atividades paralelas: festas temáticas, almoços e jantares patrocinados, coffee breaks, premiação, lançamento do site e festa de encerramento.

A abrangência do evento é nacional, com a participação de agentes de viagens da grande SP (capital, interior e litoral), Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros Estados onde a Nascimento possui filial e escritórios de representação.

A entidade promotora e organizadora do evento é a Nascimento Turismo, que busca reunir os principais agentes de viagens do país, com o objetivo de capacitá-los para que realizem um volume significativo de vendas com conhecimento, qualidade e segurança.

O evento é realizado anualmente e já se encontra em sua 9º edição. É uma excelente oportunidade de relacionamento, pois promove a interação entre os agentes de viagens, parceiros e colaboradores. Além de trazer novidades do trade turístico para os participantes.

O evento tem um histórico de crescimento desde sua primeira edição que contou com a participação de 150 agentes de viagens e 25 patrocinadores. O evento teve um crescimento em número de participantes em média de 30 a 50% a mais de sua primeira edição e se tornou um importante acontecimento do trade do turismo.

Galeria de imagens
Mesas de Trabalho
Jantar com show patrocinado pela Gol Linhas Aereas
Imagem da Montagem de Jantar de Encerramento
Show Humoristico durante Almoço
 

 

O 9º Nastur (Encontro de Agentes de Viagens Nascimento Turismo) é um dos maiores eventos realizados para os agentes de viagens, que são convidados a participarem deste encontro, com o objetivo de serem capacitados a realizar vendas mais satisfatórias quantitativa e qualitativamente.

O Pré-evento é caracterizado pela busca de patrocinadores, que irão comprar cotas de patrocínio para reforçar a sua marca. As cotas oferecem a possibilidade de patrocinar almoços, jantares, coquetéis, coffee breaks, mesas de trabalho e salas de trabalho privativas.

Uma oportunidade de promover a interação entre agentes de viagem, parceiros e colaboradores da Nascimento Turismo, através de atividades de lazer, esportes, palestras e treinamentos, buscando aperfeiçoar e estreitar as relações.

Durante o evento a Nascimento Turismo trabalha o trinômio: CONTEÚDO / RELACIONAMENTO / NEGÓCIOS.

CONTEÚDO: Os patrocinadores levam treinamento sustentável de vendas em suas mesas de trabalho, inovações e estratégias de marketing e vendas de seu produto ou destino, capacitando o agente de viagem a incrementar sua aptidão para desenvolver uma concretização de negócios.

RELACIONAMENTO: Através de atividades motivacionais, durante os coffee breaks, almoços e jantares patrocinados, a Nascimento promove shows, atividades lúdicas, apresentações e festas, proporcionando a interação dos convidados.

NEGÓCIOS: Para reforçar o modelo do evento, baseado no trinômio conteúdo – relacionamento - negócios, a Nascimento busca uma seleção criteriosa de convidados e parceiros.

O evento foi realizado em 03 dias de trabalhos de capacitação (treinamento) e atividades de relacionamento que tem gerado para a Nascimento laços de amizade e ótimos negócios.

A programação do evento seguiu um cronograma, conforme demonstrado abaixo:

17 Março 21h00: Jantar de abertura

18 Março 09h00: Início dos trabalhos do 9º Encontro Nastur
12h30: Almoço oferecido por Melia Hotels International
14h10: Retorno ás atividades (mesas de trabalho)
16h10: Coffee Break Patrocinado pelo Hotel Riu
18h05: Encerramento do 1º dia de trabalho
21h00: Jantar oferecido pela Gol Linhas Aéreas

19 Março 09h00: Início das atividades de (mesas de trabalho)
12h30: Almoço patrocinado pela OVC/Cancun
14h10: Retorno ás apresentações
14h10: Início das atividades de (mesas de trabalho)
16h10: Coffee Break pelo Paradise Golf & Lake Resort
18h05: Encerramento das mesas de trabalho
21h00: Jantar Anos Dourados patrocinado pela Royal
Caribbean + PREMIO TOP TEN

20 Março 09h00: Café da manhã
09h15: Encerramento do 9º Encontro Nastur
11h00: Check-out

As estratégias utilizadas pela Nascimento para este evento visam criar equipes de trabalho que terão sempre um colaborador da Nascimento como líder. Ele será responsável em coordenar e acompanhar os convidados durante todas as ações de trabalho, de acordo com o schedule pré-determinado. Desta maneira o conteúdo será aplicado a todos os participantes.

Todos os patrocinadores tiveram uma mesa de trabalho, onde receberam os grupos no decorrer dos dias das atividades de conteúdo, tendo assim oportunidade de expor e divulgar seus produtos durante um período pré-determinado.

Além das ações em mesas de trabalho foram realizadas atividades paralelas como almoços e jantares com o objetivo de promover a interação entre todos os presentes no evento.

O 9º Nastur foi publicado para todos os colaboradores da Nascimento Turismo através da rede interna da empresa. Foi criado um convite eletrônico que foi disparado para um mailing específico e direcionado de agentes de viagens. A publicação também foi realizada através do site e jornal do Panrotas, com a divulgação do local do evento, sua abrangência e patrocinadores.

Galeria de imagens
Almoço
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
Apresentação de Conteúdo
 

 

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

O evento trouxe para os participantes a oportunidade de vivenciar a atmosfera dos anos 60, para isso foi criado um toda uma cenografia voltada á época, onde através de um túnel do tempo puderam ver a evolução tecnológica.

O objetivo foi a interação dos convidados com os objetos expostos, apresentação de vídeos da época, além dos painéis de fotos.

Como recurso tecnológico foi utilizado o sistema portátil TriCaster Studio que tornou possível a cobertura do evento “ao vivo”, ou seja, foram inseridos sets virtuais “ao vivo” além dos múltiplos efeitos up stream que tornaram a apresentação mais envolvente.

Segue abaixo estrutura montada para o evento:

PLENARIA

PALCO

 Palco em estrutura metálica, piso chapeado em madeira, no tamanho
aproximado de 20,00m x 3,00m x 0,60m, com acabamento em carpete
tipo forração na cor a castor.
 Espelho de palco em madeira, no tamanho aproximado de 26,00m x
0,60m, com acabamento em royalito na cor a café.
 02 (duas) escadas, estruturadas em madeira e revestidas em carpete
tipo forração na cor castor.
 01 (um) púlpito estruturado em acrílico e programação visual em sistema
de impressão digital.


CENOGRAFIA

 Ciclorama estruturado em alumínio (Box Truss), no tamanho aproximado
de 30,60m x 5,20m com acabamento em tapadeiras, estruturadas em
madeira com revestimento em royalito na cor café.
 02 (dois) Painéis de centro estruturados em madeira com acabamento
lona Sanlux 4 e programação visual em sistema de impressão digital, no
tamanho aproximado de 6,00m x 4,60m cada.
 03 (três) telas estruturadas em madeira com acabamento em tecido e
pintura a base de água látex, no tamanho aproximado de 6,00m x 3,40m
cada.
 Moldura de tela confeccionada em madeira com acabamento em royalito
na cor café.
 12 (doze) coxias estruturadas em madeira com acabamento em royalito,
na cor café, no tamanho aproximado de 1,20m x 5,20m cada.



COMPLEMENTO CENOGRAFIA FESTA

PALCO

 Palco em estrutura metálica, piso chapeado em madeira, no tamanho
aproximado de 8,00m x 4,00m x 0,80m, com acabamento em carpete tipo
forração na cor a castor.
 Espelho de palco em madeira, no tamanho aproximado de 8,00m x
0,80m, com acabamento em royalito na cor a café.
 02 (duas) escadas, estruturadas em madeira e revestidas em carpete
tipo forração na cor castor.

CENOGRAFIA

 02 (dois) Painéis de centro estruturados em madeira com acabamento
em tecido e pintura a base de água látex, no tamanho aproximado de
6,00m x 3,40m cada.
 Grade (janela) estruturada em madeira com acabamento em pintura.


PISTA DE DANÇA

 Instalação de pista, estruturada em madeira no tamanho aproximado de
6,00m x 6,00m com acabamento em lona sanlux 4 e programação visual
através de sistema de impressão digital.



TUNEL LINHA DO TEMPO

 Estruturado em alumínio (Box Truss) com acabamento em tecido
tencionado, no tamanho aproximado de 3,00m x 3,00m x 8,00m, com vão
central para instalação de 10 paineis estruturados em madeira com
aplicação de fotos antigas e 8 nichos para exposição de objetos de época.


Equipamentos utilizados nas Salas do Evento:


Sonorização Sala Girassol 18 à 20/03

-Sistema de sonorização PA Compatível com Local para DJ e Apresentações
-04 Microfones Hand sem fio
-01 Microfone de Lapela
-02 Microfones Goosneck para Púlpito
-01 Console Digital Yamaha
- 02 CDJ com Mixer
- 03 Técnicos

Projeção Sala Girassol 18 à 20/03

- 03 Projetores Sanyo 6500 Ansi Lumens
- 03 Suportes de teto para projetores
- 02 Microcomputadores Quad Core
- 02 DVD Player
- 01 Scaller Kramer Vp 727 com Fade
- 01 Monitor LCD para retorno de púlpito
- 01 Mouse sem Fio
- 02 Técnicos

Projeção Extra Noite Top 10

- 02 Projetores Sanyo 4500 Ansi Lumens
- 02 Suportes de teto para projetores
- 02 Notebooks Core 2 Dual

Iluminação Sala Girassol 18 à 20/03

- Iluminação Ambiente
- Iluminação Cênica
- Iluminação para Pista de dança
- 03 Técnicos


DJ 18 à 20/03
- DJ com Repertório Variado

Secretaria 18 à 20/03
- 03 Microcomputadores Dual Core
- 01 Impressora Office Jet Epson com 01 jogo de cartucho
- 01 impressora laser PB com 01 tonner

Gerador 03 dias 18 à 20/03

- 01 Gerador de 180KVA

Foyer 18 e 19/03

- 04 Tv´s de Plasma 42” com pedestal
- 02 Dvd Player
- 01 Notebook Core 2 Dual
- 01 Scaller Kramer Vp. 724
- 01 Técnico

Som Foyer 18 e 19/03

- 01 Sistema de Sonorização para Foyer com:
- 06 caixas com pedestal
- 01 rack de Periféricos
- 01 Microfone Hand sem Fio

Equipamentos de suporte
- 37 Monitores LCD 19”
- 02 Notebooks Core 2 Dual
- 10 Rádios Intercomunicadores sendo 07 com fones

Para o evento também foi feito a criação e produção de vídeos para o evento remetendo os convidados ao tema “Anos Dourados – 50 anos Nascimento”.

a) VT ABERTURA - Criação e produção de vídeo tape para a abertura do evento, com retrospectiva dos eventos Nastur desde seu inicio culminando com o lançamento do tema e referencia aos 50 anos da Nascimento.

b) VÍDEO DE ENCERRAMENTO - Criação e produção de um vídeo para o encerramento do evento, o vídeo contará com cenas envolventes e motivacionais dos melhores momentos da convenção colhidas durante todo o evento e ao final montamos um grande mosaico com closes das pessoas e o logotipo em computação gráfica finalizando o vídeo. Esse vídeo teve uma trilha sonora forte e motivadora, e todo esse trabalho foi editado em ilha Digital instalada no local do evento.

c) TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA – Para a transmissão simultânea da abertura e do Top10 foram instaladas no local, duas câmeras, cuidadosamente posicionadas para poder transmitir e captar as imagens, da festa e dos premiados recebendo o seu prêmio.

d) VÍDEO TOP 10 – Foi montado um vídeo clipe com fotos das viagens já realizadas pelos ganhadores do TOP 10 Nastur, e com grande destaque divulgamos o próximo destino em 2011. Esse vídeo teve uma trilha sonora forte e emocionante com letterings sinalizando os locais e os anos das viagens, e todo esse trabalho será editado em ilha Digital.

e) VÍDEO PREMIAÇÃO – Este vídeo foi montado para apresentar os finalistas e enaltecer todos que estavam concorrendo ao prêmio. Foram utilizadas os logotipos e imagens da Nascimento nos seus 50 anos.


A Nascimento Turismo disponibilizou durante o evento: placas de sinalização, banners, material promocional dos patrocinadores, cartas de boas vindas com a programação do encontro (entregue nos apartamentos dos participantes), brindes fornecidos tanto pela Nascimento como pelos patrocinadores (camiseta, bolsa sustentável, molesquine, caneta, entre outros).

Equipe de Trabalho

O staff do evento é composto pelos colaboradores de maior destaque da Nascimento Turismo que atuam de forma a manter a qualidade e caracterização do evento. Estes profissionais recebem treinamento voltado para a melhoria em comunicação e postura diante do público alvo, além de instruções de como realizar o acompanhamento das equipes durante as ações nas mesas de trabalho.

Visando a agilidade na comunicação entre os organizadores são disponibilizados rádios para toda a equipe o que proporciona uma alta qualidade no atendimento ao visitante do evento. Para fácil identificação do staff foi elaborado um uniforme com nome do evento e logo da Nascimento Turismo.

O 9º Nastur teve a cobertura do Panrotas, que divulgou via site e jornal todos os acontecimentos diários do evento e outros veículos como JB, Jornal O Tempo, Revista Viagens Gerais, Mercado & Eventos e Folha do Turismo.

Galeria de imagens
Foto da Equipe de Trabalho
Patrocinadores
Apresentação Novo Site
Encerramento de Trabalhos
Jantar de Encerramento
Pista de Dança
Foto da Diretoria
Painel Tunel do Tempo
   

 

Resultados

Para todos os encontros Nastur a Nascimento Turismo criou um controle de agências preferenciais (chamado ANP – Agência Nastur Preferencial) que avalia as agências e sua possibilidade de participação no evento através de suas vendas anuais (valores acima de US$ 50.000,00).

Ao longo destes nove anos, foi registrado um aumento de 18% no número de patrocinadores e de 25% no número de visitantes do evento, o que evidencia a plena aceitação do Mercado a este projeto.

Através de uma pesquisa interna a Nascimento Turismo pode constatar que no ano de 2007 possuía em seu cadastro 41 agências preferenciais (ANP) e após 01 ano da realização do evento este número saltou para 84 ANP, o que representa um crescimento de 110%. Isto demonstra que o Nastur movimenta o mercado turístico como um todo, aumentado a receita das agências participantes que conseguem incrementar suas vendas através da capacitação que recebem durante este evento. Da mesma forma a Nascimento Turismo é beneficiada, pois consegue maximizar sua participação no mercado a uma média de 35% ao ano.

Patrocínio

A idéia do projeto desde sua origem é ser patrocinado pelos seus expositores. Através do sistema de cotas as empresas compram o espaço que consideram ideal para a montagem de suas mesas de trabalho e exposição dos seus produtos, além de terem a possibilidade de fazerem uma ação de marketing mais agressiva, oferecendo almoços, jantares e entretenimentos aos agentes de viagens. Vale ressaltar que inicialmente houve a necessidade de um alto investimento da Nascimento Turismo para a realização do NASTUR, mas atualmente este investimento é bastante reduzido devido à grande adesão de empresas patrocinadoras.

Repercussão na mídia

O 9º Nastur foi amplamente coberto pelo Panrotas, principal representante da imprensa voltada para o mercado turístico, que publicou as novidades, notícias, importância e abrangência do encontro tanto na mídia imprensa quanto no site.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA

A consciência ecológica faz parte da filosofia da Nascimento Turismo e permeia todas as atividades realizadas pela empresa. O 9º Nastur também foi elaborado seguindo esta diretriz e todas as medidas necessárias foram tomadas para amenizar o impacto ambiental causado por este acontecimento. Dentre elas, podemos citar:

* A realização dos eventos paralelos em ambientes com iluminação natural, evitando assim o desperdício de energia;
** A utilização de papel reciclado na elaboração de todo o material impresso distribuído durante o evento;
*** A utilização de recipientes para a coleta seletiva de lixo, ao longo de todo o circuito das exposições.
**** Brindes promocionais sustentáveis

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892