Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: RODA DE BOTECO
Candidato: Ecos Eventos Ltda/Roda de Boteco
Segmento: Eventos
Estado: ES
 

Desde o ano 2005, o festival Roda de Boteco cresce em algumas cidades pelo Brasil, como Recife, Brasília, Feira de Santana (BA) e Colatina. Por onde passa deixa sua marca fazendo parte dos calendários oficiais de eventos gastronômicos culturais e de festividades especiais, como a festa de aniversario dos 50 anos de Brasília.
O evento conta com 40 bares inscritos (em cada cidade), e que concorrem em uma de duas categorias distintas: bar ou boteco, e tendo como público-alvo estabelecimentos que preservam a simplicidade e a qualidade das cozinhas de botecos, onde os freqüentadores elegem os melhores estabelecimentos na avaliação conjunta dos serviços, nos seguintes quesitos com seus pesos para apuração:

a) Tira-gosto peso 5
b) Atendimento do garçom peso 3
c) Temperatura da bebida peso 1
d) Higiene peso 1


Eventos

Além do Concurso Gastronômico, que é a paixão do público e lotam os estabelecimentos participantes, a festa de premiação dos estabelecimentos e dos garçons, denominada Botecão, tornou-se o ponto alto das festividades. Esta grande festa de encerramento reúne todos os estabelecimentos participantes do concurso para uma confraternização com o público consumidor, onde todos podem comprar e experimentar os pratos inscritos no concurso, além de curtir os shows musicais com repertório adequado para o evento.

Galeria de imagens
emoçao na premiao
Botecão
Botecão Vitoria jul/11
Botecão Bsb ago/11
Premiação com nossa Ministra da Mulher
         

 

JUSTIFICATIVA
O Turismo tem sido uma das principais molas propulsoras para a economia do País, principalmente na abertura de divisas e geração de negócios no âmbito nacional e internacional. São vários os segmentos da economia que compõem o trade turístico nacional, dentre os quais se destaca o segmento da gastronomia, que muito colabora para o fortalecimento do turismo nacional.
O segmento de gastronomia tem evidenciado a sua importância na economia nacional por meio das entidades e instituições representativas da classe. Vários foram os eventos, matérias, artigos e ações políticas com abordagem de temas de interesse dos bares e restaurantes.
Os principais segmentos econômicos do País utilizam-se de eventos para apoiar o fortalecimento do Setor, seja por meio da capacitação profissional, ações institucionais e políticas, troca de experiências, informações, assim como a integração entre as empresas.
O segmento da gastronomia é, reconhecidamente, um dos principais responsáveis pela renda gerada por meio do turismo no Brasil. Pesquisas demonstram que os empreendimentos do setor representam uma parcela superior a 80% do total dos bares e restaurantes. Este cenário requer que as micro e pequenas empresas estejam preparadas estrutural e profissionalmente para atender as demandas do turismo. E é justamente este um dos principais objetivos do Congresso.
Com o aumento do número de eventos, o Brasil tem sido alvo de importantes congressos, feiras, seminários, simpósios e outros eventos de variados portes, de vários estados do país e também do exterior. Por este e outros motivos é que precisamos urgentemente preparar o segmento da gastronomia para bem atender ao crescente número de consumidores internos e externos.

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA TURISMO
As regiões turísticas têm se programado para obter apoio financeiro e institucional dos mais variados parceiros (locais, regionais, estaduais e internacionais) em seus principais projetos e estratégias para a implementação e realização de eventos visando a melhoria na oferta dos serviços profissionais do setor.
Os eventos com foco no segmento de Alimentos e Bebidas – A & B, vêm se destacando no cenário nacional como instrumento de promoção da cultura local e atração de visitantes para o destino. O setor de alimentos e bebidas tem ocupado um lugar de destaque no setor turístico, uma vez que não apenas oferece alternativas de entretenimento e lazer, como também pode gerar um fluxo turístico que se fortalece em torno de roteiros e destinos turísticos da região. Além disso, a culinária passou a ser tratada como patrimônio cultural e, portanto, capaz de vincular-se à imagem de um país, região ou grupo como mostram os exemplos da França e Itália. Por isso, cabe ao setor difundir a culinária e valorizar sua identidade cultural, considerando ainda, o fato de ser um poderoso meio de agregar outros setores da cadeia produtiva do turismo.
O evento incentiva e sensibiliza o setor de A&B a fim de obter a melhoria da qualidade dos serviços necessários tornando-os acessíveis ao público em geral, além de estimular a busca pelo aprimoramento dos serviços da região. Esta necessidade de motivação e sensibilização dos profissionais do setor justifica-se, especialmente neste momento, pela necessidade de aprimorar os serviços ofertados a fim de atender com excelência o público visitante/turistas.

Numero alcançados em 2011:
• Aumento médio de 42,4% no faturamento dos bares
• R$ 1.446.750,00 de faturamento dos bares
• Impacto na economia de R$ 4.340.250,00

Para as instituições representativas de classe:
• Estimular e desenvolver a cadeia de serviços de apoio ao turismo, em especial as atividades gastronômicas, através da educação, treinamento e estímulo dos profissionais e empreendedores do ramo.

Para as instituições públicas:
• Incrementar a economia através do turismo; geração de emprego e renda; profissionalização das empresas e ampliação do calendário de eventos gastronômicos e culturais.

Para os patrocinadores:
• Aumentar o vínculo dos patrocinadores com o seu público, ao associar a sua marca a um evento de promoção da qualidade de produtos, serviços, entretenimento e socialização;
• Convergência com os programas que reforçam a responsabilidade social da empresa;
• Dar retorno em vendas e valorizar a empresa.

Considerando a complexidade e a duração extensa do festival, os resultados foram muito satisfatórios e reforçam o consenso entre a organização, patrocinadores e apoiadores de que o projeto caminha na direção certa e que a sua evolução crescente vem sendo percebida por todos, especialmente pelo público.

Em resumo, importantes setores da economia, como indústrias de alimentos, bebidas e diversos setores de infra-estrutura, tais como hotelaria, transportes, comunicação, entre outros e somado, ainda, a todos os empregados e profissionais prestadores de serviços afins, serão beneficiados com o projeto, fortalecendo, em especial, a indústria de gastronomia e entretenimento

Galeria de imagens
apoio da imprensa
trofeus
     

 

Voto consciente
As pessoas nos bares tendem a ficar mais relaxadas e serem menos exigentes, com isso estava ocorrendo o fenômeno de muitas cédulas (a grande maioria) cm notas totais, o que observou-se foi que as pessoas estavam votando com o coração, a partir daí criamos o “Voto Consciente”.
A partir de peças publicitárias e ações junto ao público, continuaremos a estimular o voto consciente com algumas dicas, tais como:

1. Para dar o seu voto o cliente deverá primeiramente provar o tira-gosto concorrente, observando sua apresentação, sabor e originalidade. Esse prazer, acompanhado de uma boa bebida e um serviço à altura das expectativas do cliente será determinante na avaliação;
2. Após desfrutar desses serviços, o cliente poderá solicitar a cédula de votação e registrar a sua avaliação nos quesitos do concurso (tira-gosto; temperatura da bebida; atendimento do garçom e higiene);
3. Na cédula o cliente deverá informar, ainda, seus dados para contato (nome, identidade, telefone e e-mail) para que o Instituto de Pesquisa possa validar o voto, buscando assegurar o máximo de lisura no concurso;
4. As cédulas que tiverem dados rasurados serão automaticamente canceladas pelo Instituto de Pesquisa. Por isso, caso haja algum dado rasurado na cédula, o cliente deverá solicitar uma outra ao garçom e assegurar que o voto não seja invalidado;
5. O cliente deverá colocar pessoalmente a cédula na urna, de forma a garantir que o voto seja secreto e não seja adulterado;
6. Um voto consciente e criterioso irá ajudar a melhorar o atendimento, promover novas opções de cardápio e conscientizar a todos para a importância do respeito ao cliente. O cliente, que é a razão de ser do Roda de Boteco.


Sistema da Qualidade
Atendendo aos princípios da qualidade, os procedimentos para operacionalização das várias etapas do festival foram normatizados, de forma a padronizar as atividades, facilitar no treinamento dos participantes e garantir o atendimento aos requisitos contratuais com os patrocinadores e apoiadores do festival.
Dessa forma, o registro dos objetivos, das instruções para desenvolvimento e operacionalização de todas as fases estão agrupadas no Manual do Roda de Boteco estruturado da seguinte forma:
ITEM TEMAS USUÁRIOS
Organização • Objetivos
• Estrutura (administração, marketing, comunicação e operacionalização)
• Responsabilidades
• Patrocínio
• Seleção dos bares e botecos
• Lançamento • Organizador
Concurso • Inscrição
• Regulamento
• Normas de funcionamento
• Instruções para treinamento (pessoal operacional de parceiros e contratados)
• Critérios para votação
• Apuração dos resultados • Estabelecimentos
• Empresas contratadas
Festa de Premiação (Botecão) • Normas e procedimentos
• Infra-estrutura • Estabelecimentos
• Empresas contratadas
Anexos • Ficha de Inscrição
• Relação de garçons
• Credenciamento da equipe de trabalho do Botecão
• Questionário para classificação dos estabelecimentos (bar ou boteco) • Estabelecimentos
• Empresas contratadas


Responsabilidade ambiental
Visando contribuir pra um mundo melhor, o projeto criou um programa que visa o recolhimento de todo o óleo utilizado pelos bares dando destino de forma adequada à reciclagem, alem de todos resido solido (latas, copos plásticos, pratos descartáveis entre outros) que são recolhidos por associações de catadores.
Toda receita obtida pelos catadores é revertida para a associação.

Galeria de imagens
catadores
Certificados de Destinação Final
     

 

O Roda de Boteco tem se mostrado uma excelente ferramenta alavancadora para bares e patrocinadores, o festival atinge as pessoas no seu melhor momento, o da descontração, com isso vem os melhores resultados.
Numero alcançados de Jul/10 a jun/11:
• R$ 1.446.750,00 de faturamento dos bares em media por cidade
• Impacto na economia de R$ 4.340.250,00 (media por cidade)
• Mídia espontânea acumulada R$ 11.500.000,00 (soma das cidades)
• Captação de patrocínios pela Lei Rouanet – R$ 800.000,00
• Captação de patrocínios diretos empresas privadas R$ 400.000,00
• Captação de patrocínios Governamentais R$ 500.000,00

Pesquisa de satisfação com os participantes
Grau de satisfação com o BAR/RESTAURANTE com relação a:
Opções Satisfeito Indiferente Insatisfeito
VARIEDADE DE PRATOS 93,00% 3,50% 3,50%
PREÇO 95,50% 2,50% 2,00%
QUALIDADE DOS PRATOS 92,00% 6,00% 2,00%

 Quantos bares visitou em função do evento? (Média)
6 BARES.
 Quantos bares foi pela primeira vez em função do evento? (Média)
2 BARES.
 Quanto gastou em média em cada visita?
R$ 45,00.
Fonte> Merccato Inteligência Competitiva (27) 3222-4676 / 3223-1554
Com base nos números, podemos afirmar que todos os envolvidos (patrocinadores, bares inscritos e organização) tiveram lucros substanciais nos eventos realizados.

Galeria de imagens
Bares durante festival
Votos nos Bares
açoes de rua
   

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892