Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: MERCEDES-BENZ E VIAGEM STARCLASS
Candidato: Mercedez -Benz do Brasil Ltda./Mercedez- Benz
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Concessionários e Equipe Mercedes-Benz nas ruínas da Cidade de Pompéia.

A Mercedes-Benz é produtora e fornecedora de veículos comerciais (caminhões, ônibus e utilitários), agregados, automóveis, componentes e serviços. A Empresa faz parte do Grupo Daimler, que hoje possui quatro divisões de negócios: Mercedes-Benz Cars, Daimler Trucks, Daimler Financial Services e divisão de Vans, Ônibus e outros negócios.
A unidade em São Bernardo do Campo é a maior planta de veículos comerciais Mercedes-Benz fora da Alemanha, e a única da Daimler Trucks a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões. A Mercedes- Benz está presente no Brasil desde 1956, quando foi iniciada a produção na fábrica de São Bernardo do Campo.
A Rede de Concessionários da Mercedes é a maior e mais especializada em veículos comerciais do Brasil, contando com mais de 200 pontos de atendimento distribuídos por todo o país.
A empresa implantou, em 2006, um Programa de Certificação denominado StarClass. Trata-se de uma plataforma única de análise, avaliação e desenvolvimento da Rede de Concessionários Mercedes.O Programa é definido a partir de normas internacionais que visam uniformizar estratégias, reforçar o posicionamento da marca e oferecer ao mercado um padrão único de excelência em atendimento e qualidade de produtos. Os concessionários, que são reconhecidos de acordo com atingimento de metas, recebem certificações Bronze, Prata, Ouro e, desde 2010, Diamante. Atualmente, o Programa atinge 100% dos concessionários e ganhou status entre a Rede e os clientes da Marca.
Desde o ano de implantação do Programa, a Mercedes-Benz premia os concessionários denominados Ouro (até então a classificação máxima) com um pacote de vantagens que vão de operacionais a financeiras. Além disso, são valorizados e incentivados por meio de uma premiação que estimula a essência do Programa, que é o conhecimento e um olhar diferente sobre a realidade, a partir de experimentações. A Empresa leva seus parceiros a uma experiência única em viagens internacionais para destinos muito almejados pelos participantes.
De 14 a 21 de Maio de 2011 os Concessionários e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer uma Itália nunca antes visitada. As visitas as cidades de Roma e da Costa Almafitana, proporcionou experiências inéditas. Momentos inesquecíveis para quem sabe aproveitar o melhor da vida. Por isso, o tema dessa experiência oferecida aos parceiros da Mercedes-Benz foi intitulado “La Dolce Vita"

Tirar o concessionário de sua rotina de trabalho para compartilhar conhecimento e proporcionar a experiência de ver o mundo de maneira diferente é a estratégia de incentivo da Empresa, que converge para as premissas do Programa de Certificação StarClass. Anualmente, os concessionários* classificados como Ouro participam de uma viagem internacional, que procura levar os participantes a uma vivência inédita e inesquecível.

Os destinos da viagem são cuidadosamente planejados, uma vez que devem aliar história, cultura e beleza natural. Já foram “experienciados” destinos como Turquia, Portugal, Dubai e África do Sul.

A viagem de incentivo referente aos resultados de 2010 teve como destino a Itália. Com o tema “La Dolce Vita”, procurou levar os participantes a viver cada momento sentindo-o em sua plenitude: olfato, paladar, tato, visão e audição são requeridos intensamente, para uma experiência inigualável. Conhecimento, experiência e mudança (a partir de diferentes óticas) conduzem esta viagem.

O logotipo, identificador da ação, associa as cores da bandeira italiana ao dourado do Ouro conquistado pelos participantes. Remete à leveza, harmonia e sofisticação.

Esta identidade foi utilizada em toda a campanha de divulgação da ação para incentivar os participantes e comunicar as principais informações para planejarem sua viagem.

Foram destinadas aos concessionários as seguintes peças:

• Pasta A4
• Carta Parabenização
• Tags Hotéis
• Tag de Mala
• Postal Cash Allowance
• Dicas de Viagem
• Carta de Boas-Vindas
• Easy Banner Boas-Vindas
• Display de Mesa
• Easy Banner StarClass

Através do hot site exclusivo, os participantes puderam obter informações gerais sobre a viagem como:

• Informações sobre o destino
• Dados sobre as cidades visitadas: Roma e Costa Almafitana
• Dicas Práticas como:
• Bagagem de Mão
• Restrição a Líquidos
• Itens para levar na Mala
• Informações sobre o Aeroporto
• Identificação da Bagagem
• Documentação
• Cartões de Crédito e Cheques de Viagem
o Idioma
o Clima
o Moeda
o Impostos
o Eletricidade
o Fuso Horário


A cada noite os participantes da viagem ganhavam um brinde, os presentes entregues a cada um deles foram:

1a noite - Caixa de música
2a noite – Garrafa Licor de Limão
3a noite - Prato "Magnificent ceramic"
4a noite - "Livro sobre Pompéia capa dura"
5a noite - Terço
6a noite - Kit Wine Opener Murano

Programação:

1º Dia: 14/05/2011

Os concessionários participantes se reuniram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde foram recepcionados por uma equipe da Agência de Viagens contratada, Gemini Tur, que os acompanhou até o embarque para a Itália.

2º Dia: 15/05/2011

O desembarque ocorreu na cidade de Nápoles. A gerente de Viagens da Mercedes-Benz estava presente para dar-lhes as boas-vindas, acompanhada pelos Guias de Viagens da Gemini Tur. Trata-se de uma representante reconhecida pela Rede de Concessionários, que primou pela integração imediata do grupo e pela descontração dos participantes.

Após a recepção no Aeroporto, o grupo seguiu para um city tour panorâmico por Napólis, proporcionando uma visão absolutamente deslumbrante e diferenciada da cidade. Em seguida, almoçou no tradicional Restaurante Zi Teresa. Os concessionários foram para a cidade de Sorrento, onde se hospedaram no Hotel Hilton Sorrento Pala e contaram com um Welcome Drink.

À noite, puderam desfrutar de momentos que remetem à essência da cultura italiana, como a visita ao monumento nacional O´Parruchiano. Durante o jantar, com cardápio tradicional, foram envolvidos e participaram ativamente do show de Tarantella.

3º Dia – 16/05/2011
Depois de terem o primeiro contato com a verdadeira cultura italiana o terceiro dia foi dedicado à beleza natural do País. Após o café da manhã, servido no hotel, os participantes seguiram em um barco privativo para a bela Ilha de Capri. O passeio pelo litoral mediterrâneo foi um convite aos Concessionários a participarem de filmes imortalizados como 'O Sol por Testemunha' e 'O Talentoso Ripley'. O grupo pode experimentar todos os sentidos: a visão de uma natureza espetacular (especialmente na Gruta Azul); o som dos nativos, tentando atrair os turistas; o sabor dos restaurantes (como o Villa Verde); o tato nas compras das lojas requintadas e de bom gosto; e, o inesquecível cheiro que domina as passarelas, advindos das duas centenárias fábricas de perfumes da Ilha.
O período da noite foi dedicado a uma experiência única. Sob os olhares atentos do chef de cozinha, os convidados prepararam a sua própria pizza na Escola de Pizza do Restaurante Antico Frantoio Vino Vero, vivenciando a tradição da verdadeira pizza napolitana.

4º Dia – 17/05/2011
No quarto dia, após o café da manhã no hotel, a programação continuou a surpreender pelas belas paisagens. Considerada pela Unesco, desde 1997, Patrimônio Mundial da Humanidade, a Costa Almafitana tirou o fôlego dos participantes, que registraram bons momentos revivendo o cenário da comédia Romântica “Only You”, no Positano.
Conheceram uma das mais antigas repúblicas marítimas do mundo, Almafi, uma das mais belas paisagens do Sul da Itália, mistura de montanha e mar. Sob sua luz e calor, amadurece um de seus mais esplêndidos frutos, o limão, inspirador de singular licor como o limoncello (um dos mais emblemáticos sabores da Costa de Amalfi), apresentado aos participantes.
Após a sessão de fotos, o almoço foi servido no Restaurante Santa Catarina, embalado pelo som de um pianista local.
No período da tarde todos tiveram tempo livre. À noite, restaurante Antico Franceschiello foi cuidadosamente escolhido para um jantar muito especial, com culinária tradicional e a apresentação de um trio musical napolitano.

5º Dia – 18/05/2011

No quinto dia, os participantes ficaram livres para optar pelo passeio que lhes atraíssem ou, simplesmente, para se dedicarem ao descanso. Com isso, a Mercedes-Benz acredita dar a oportunidade de cada um programar sua viagem e conhecer lugares particularmente interessantes.
Ao final da tarde, todos se reuniram numa visita privativa à cidade de Pompéia, que preserva as ruínas da cidade soterrada pelas lavas do Vulcão Vesúvio. O contemporâneo e a história se integram magicamente, tornando os momentos inesquecíveis. Força, determinação e superação marcam a história da cidade, e de muitos dos conquistadores StarClass que estiveram por lá!
Depois do tour pela cidade, todos foram ao teatro e, ao som de trompetes e ruídos de leões, são surpreendidos com uma Pompéia ressuscitada.
Em seguida, um coquetel temático foi oferecido ao som de Harpa, um dos instrumentos mais antigos. Um anfitrião recebeu todos os participantes e os convidou para o jantar. Durante a refeição, os pratos foram servidos com o mesmo ritual dos artistas, que fizeram apresentações durante o jantar.
Para finalizar o dia sintetizando a emoção e o clima festivo entre os participantes, um DJ caracterizado com um habitante local deu início a uma animada festa. Nesse momento, os artistas misturaram-se aos convidados, que entraram no clima ao som de “Tonight Will gonna be a good night”.

6º Dia – 19/05/2011

Ao chegar em Roma, os convidados foram direcionados ao Hotel St. Regis, onde foram recepcionamos com um Welcome Drink.
A Mercedes-Benz proporcionou um momento especial aos participantes. Em uma visita privativa ao Vaticano, surpreendeu a todos pela exclusividade e pela oportunidade cultural de conhecerem uma das cidades de maior importância na história e mitologia mundial. Além disso, os concessionários puderam ir à Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, famosa pela arquitetura e pela decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença.
O jardim do Vaticano foi o cenário escolhido pela Empresa para oferecer um coquetel aos Concessionários. O silêncio do ambiente deu lugar à harmonia do som de Harpas, tocadas por profissionais contratados especialmente para a ocasião.
Quando os convidados acharam que os momentos mais marcantes no Vaticano já haviam sido finalizados, foram surpreendidos novamente. No salão nobre do Vaticano, foram cortejados por dois violinistas. Uma decoração especial completava o ambiente, preparado exclusivamente para o jantar. Um misto de surpresa, emoção e reverência tomou conta dos participantes – alguns deles externando em copiosas lágrimas.

7º Dia – 20/05/2011

Após o café da manhã no hotel, os concessionários foram visitar o Coliseu e a Basílica de Cosme e Damião. Depois, seguiram para um passeio nas colinas do sul de Roma, que tradicionalmente abriga os fabricantes do vinho branco Frascati. Os concessionários puderam degustar vinhos e almoçaram no Restaurante Pagnanelli.
A última noite da viagem foi reservada a uma homenagem muito especial àquela equipe de destaque entre os concessionários. O VillaMiani foi escolhido para um jantar de gala. Não haveria local mais apropriado, que reúne gastronomia impecável, ambiente requintado e ainda uma vista absolutamente única e espetacular de Roma. Três tenores completaram essa experiência. Durante a noite, os convidados receberam as premiações do StarClass, e juntos, celebraram mais uma conquista. Cada um dos concessionários, ao lado de seus acompanhantes, subiram ao palco para perpetuar o momento de Ouro na Itália.

8º Dia – 21/05/2011

Data de regresso. Após o café da manhã no Hotel, o grupo partiu com transfers para o Aeroporto com destino ao Brasil.

*Ao todo, 160 pessoas - proprietários e diretores da Rede de Concessionários de Veículos Comerciais Mercedes-Benz.

Galeria de imagens
Jantar em Pompéia
Apresentações culturais em Pompéia
Show com Harpa no Coquetel Temático servido na visita privativa à cidade de Pompéia
Vista da Pompéia
Show nas ruínas de Pompéia
Interação entre concessionários e atores nas ruínas de Pompéia
Estrutura montada para o jantar dentro do Vaticano.
Coquetel servido no Jardim do Vaticano
Jantar no saguão do Vaticano
Premiação dos concessionários
Jantar na cidade de Nápoles com show de Tarantella
Almoço Pompéia
Tarde de compras na Famosa Ilha de Capri
Visita a Gruta Azul na Ilha de Capri
Costa Almafitana
Welcome Drink -Hotel St. Regis Grand em Roma-
O Museu do Vaticano foi um dos palcos dos jantares oferecidos aos concessionários
     

 

A Mercedes-Benz trabalha, há mais de 20 anos, em parceria com a agência de Viagens Gemini Tur.

A sinergia entre as equipes proporciona um trabalho de excepcional qualidade, e que prima pela valorização de diferenciais presentes em detalhes. Meses antes da viagem, uma equipe formada por representantes da Mercedes-Benz e da agência embarcaram para a Itália para concretizar o planejamento do evento.

Avaliar e definir hotéis e restaurantes; checar as melhores opções de passeios; validar o roteiro que havia sido previamente definido; e programar as melhores experiências para os concessionários do Programa StarClass foram algumas das suas atribuições.

Alguns representantes da agência de viagem chegaram à Itália com antecedência para checar todos os detalhes dos serviços contratados e garantir a qualidade dos mesmos.

Diferenciais do Projeto

Por meio do conhecimento e da vivência de momentos exclusivos, a Mercedes-Benz procura levar os concessionários que se destacaram no Programa de Certificação StarClass a uma experiência inesquecível . Muito além de uma viagem de incentivo, é um convite aos participantes para aguçar todos os seus sentidos e se deixar levar pela emoção de participar de “La Dolce Vita”.

A identidade visual criada exclusivamente para o evento foi utilizada em todas as peças de comunicação com os concessionários (antes, durante e depois do evento), no hot site e nas bagagens dos concessionários.

Toda a comunicação pré-evento oferecia informações sobre o destino e dicas práticas para uma viagem internacional. Como os participantes eram brasileiros, todas as peças foram projetadas em língua portuguesa.

Jantar exclusivo no salão nobre do Vaticano ao som de violinistas, colocar a mão na massa para preparar uma pizza à moda napolitana, sentir o cheiro de Capri e participar da ressurreição de Pompéia. Momentos que reforçam a preocupação da Mercedes-Benz em oferecer aos concessionários experiências únicas.

Na chegada aos aeroportos de São Paulo e da Itália, os concessionários foram recepcionados pela equipe de organização da viagem, bem como pelos coordenadores da Mercedes-Benz que participaram de toda a ação.

Veja abaixo um link com um vídeo que conta um pouco de como que foi essa viagem incrível.

http://www.youtube.com/watch?v=yBqc0RHjOFM

Galeria de imagens
Capa para o Bilhete Aéreo
Guia com Dicas de Viagem
Display de Mesa
Pasta
Tag Mala
Tag Hotéis
Postal Cashallowance
Carta de Boas Vindas
EasyBanner
Página Inicial do HotSite
Hotsite Locais da Viagem
Página do HotSite com Informações sobre a viagem
Cardápio Almoço
Cardápio Almoço- Miolo
Capa Cardápio do Jantar
Cardápio Jantar- Miolo
E-mail MKT RSVP
E-mail Vestuário
   

 

O Programa de Certificação StarClass é definido a partir de normas internacionais que visam uniformizar estratégias, reforçar o posicionamento da marca e oferecer ao mercado um padrão único de excelência em atendimento e qualidade de produtos. Criado em 2006, conquistou resultados como:

- 90% da Rede de Concessionários padronizou a loja com nova identidade corporativa

- 21 novos concessionários com instalações modernas, enxutas e funcionais

- 89 showroons padronizados para a exposição dos veículos

- Extensão do Programa para o9 segmento de Ônibus

Há 55 anos no Brasil, a Mercedes-Benz é uma empresa comprometida com o crescimento do país e por isso acredita e investe no desenvolvimento social. A Empresa segue os princípios de Responsabilidade Social Corporativa adotados pelo Grupo Daimler, mundialmente.

Assinante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU desde 2002, a Empresa, em suas mais diversas localidades, visa um mercado global mais inclusivo e sustentável.

Prova de sua responsabilidade junto à comunidade são os projetos que realiza no Brasil: Jovem Cidadão, Centro de Recicláveis, Jequitibá, Pequenos Jardineiros, além de parcerias com diversas ONGs nas regiões, onde está instalada.

Hoje a Mercedes-Benz atende mais de 60 projetos, atividades e doações, sendo que tem mais de 45 mil pessoas diretamente impactadas.

A empresa também oferece aos seus fornecedores um Manual de Boas Práticas Ambientais.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892