Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: FEIRA DO EMPREENDEDOR MG 2010
Candidato: PANDA PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA/Panda Promoções e Eventos
Segmento: Eventos
Estado: MG
 
Feira do Empreendedor 2010 - SEBRAE/MG

A PANDA PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA, foi constituída em agosto de 1981, tendo completado em 2011, 30 anos de efetiva atuação no mercado nacional e internacional de promoções e eventos, o que lhe proporcionou uma vasta experiência e reconhecida reputação, destacando-a como uma das pioneiras no país nas produções de eventos de excelência.

A Panda atua no Brasil e exterior criando, planejando, executando e gerenciando eventos como Congressos, Feiras, Seminários, Inaugurações, Lançamentos de Produtos, Promoções Esportivas, Fóruns, Missões, Eventos Culturais, Convenções e várias outras ações promocionais e de marketing.

A Panda tem como Missão: “Realizar ações e eventos de comunicação e marketing, sempre pautados pela ética, profissionalismo e inovação, visando sempre o desenvolvimento do ser humano”. A visão da Panda é: “Ser referência no Brasil e no mundo como uma das melhores empresas de comunicação e marketing, respeitando o ser humano e o meio ambiente, criando mais valor a todos seus stakeholders. Os valores da empresa são: “Ética, sustentabilidade, comprometimento, inovação, profissionalismo e pessoas”.

A cada projeto, a Panda assume o compromisso firme e inegociável de criar, planejar, organizar, coordenar e executar todas as etapas dos eventos regionais, nacionais e internacionais. Objetiva a melhor perfomance possível de cada evento, com eficácia, eficiência, profissionalismo e superação das expectativas dos clientes, mantendo sempre a melhor relação possível custo/benefício.

Relação de clientes atendidos nos últimos 6 anos:
SEBRAE – MG – de 2008 até hoje; SETUR – Secretaria de Turismo de Minas Gerais - de 2010 até hoje; Vale – de 2005 até hoje; FCA- Ferrovia Centro Atlântica – de 2005 até hoje; Usiminas – de 2008 até hoje; V&M – Valourec e Manesmann Tubes – de 2009 até hoje; Rede Globo Minas – de 1996 até hoje; Oi – de 2005 a hoje; FAEMG – de 2005 até hoje; Banco Mercantil do Brasil – de 2009 até hoje.

Contextualização sobre o processo de contratação para a execução do evento:
Tendo em vista a melhoria contínua dos processos internos e externos na realização das Feiras do Empreendedor em Minas Gerais, o SEBRAE/MG adotou para a edição 2010 - uma nova abordagem de execução do evento.

Licitando agências da área de organização e promoção de eventos em um edital seletivo, onde a proposta técnica tinha peso expressivo de 70%, a Panda Promoções e Eventos venceu e passou a integrar o grupo coordenador do evento.

Galeria de imagens
Feira do Empreendedor 2010 - SEBRAE/MG
Feira do Empreendedor 2010 - SEBRAE/MG
     

 

Ficha Técnica do Evento:

Título:
Feira do Empreendedor 2010

Cliente:
SEBRAE/MG

Sobre o evento:
A Feira do Empreendedor é uma realização do SEBRAE e acontece desde 1994 em todos os esta¬dos da Federação. Com mais de 80 edições e 1,5 milhões de visitantes, é considerada o maior evento do empreendedorismo do Brasil.

Nas várias edições da Feira, em todo o País, vários empreendedores já foram capacitados nas diferentes atividades do evento.

A Feira do Empreendedor em Minas Gerais é a maior de todo o país com seis dias de atividades com Ciclo de Palestras, Seminários, Workshops, Oficinas de Aprendizado, Jogos Empresariais, Mostra de Oportunidades de Negócio, Rodadas de Negócio, Atendimento Personalizado, Consultoria de Gestão e Casos de Sucesso.

Tema:
Feira do Empreendedor - O negócio do ano!
Abrir o primeiro negócio. Ampliar o que já está dando certo. Descobrir novas ferramentas para vender cada vez mais e melhor. É isso o que todo mundo quer. E é justamente isso o que a Feira do Empreendedor vai oferecer a você em 2010.

Número de participantes:
68.508 visitantes

Local:
Expominas
Av. Amazonas, 6030, Gameleira, Belo Horizonte / MG

Data:
31 de agosto a 05 de setembro de 2010
Das 10h às 22h

Periodicidade:
Bianual

Abrangência:
Todo o estado de Minas Gerais

Conceito:
As atividades que foram realizadas foram provenientes de pesquisas realizadas com os clientes no atendimento presencial, itinerante e virtual do SEBRAE/MG. Com foco em ideias de negócios relacionadas de várias formas à sustentabilidade, o evento possibilitou um universo de oportunidades que contribuíram para estimular o candidato a empresário a abrir sua empresa e as pequenas empresas à ampliação dos seus negócios.

Concebida em quatro pilares integrados de modo a atender as necessidades e demandas dos seguintes grupos:
• Pessoa Física - Novas ideias de negócios para empreendedores.
• Pessoa Jurídica - oportunidades de Mercado para os Negócios;
• Mulher Empreendedora – Negócios direcionados para este segmento;
• Jovem Empreendedor – Estímulo a Criação de Negócios com foco no Empreendedorismo Digital

Neste contexto, várias atividades foram realizadas dentro do evento:
- Mostra de Oportunidades de Negócio
- Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato
- 2º Salão Especial Centro Cape
- Cine Sebrae
- Clínicas Tecnológicas
- Oficinas e workshops
- Atendimento e orientação ao empreendedor
- Seminários: Seminário cultura e mercado, Seminário sonho de consumo – o que compra as classes sociais no Brasil, Empresa formal, turismo legal, III Encontro Mineiro das Centrais de Negócio, Seminário Internacional de Comércio Justo, Competitividade baseada em Clusters, Inovação como segredo do sucesso, “Segredo - o mundo do empreendedorismo como você nunca viu”, Seminário internacional oportunidades de negócios para a Copa do Mundo de futebol Fifa 2014, Seminário de bares e restaurantes, Seminário moda, que negócio é esse?, Seminário da mulher empreendedora, Seminário de expansão em negócios de franquia, Seminário da tecnologia da informação, Seminário do jovem empreendedor
- Palestras magnas
- Mostra Negócio cor
- Jogos empreendedores
- Espaço interativo para o jovem empreendedor
- Lançamento da campanha “meu dia pede mel”
- Atrações culturais e teatro de arena

Toda a Feira do Empreendedor, desde sua identidade visual, montagem, palestras e seminários, foi idealizada sempre com foco nas características do comportamento empreendedor. São elas: Informação, Qualidade, Planejamento, Persistência, Riscos, Auto Confiança, Comprometimento, Ousadia, Oportunidades, Metas e Persuasão.

Além disso, era fundamental aumentarmos a presença do público e de expositores no evento em relação ao ano passado. Para tanto, desenvolvemos um ciclo de palestras e atrações que seriam as grandes âncoras do evento.

Palestras como a do sociólogo italiano Domenico de Masi tiveram a lotação de 3.000 pessoas do auditório principal totalmente preenchida. Com uma presença de aproximadamente 70 mil pessoas nos seis dias de feira, o evento proporcionou conhecimento gratuito através de oficinas, palestras e workshops com temas variados para pessoas de todas as idades. A cenografia e a programação visual desenvolvidas para o evento foram também diferenciais para atrair e impressionar o público visitante.


PROGRAMAÇÃO SINTÉTICA DO EVENTO:

MOSTRA DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
ENCONTRO MINEIRO DE NEGÓCIOS EM ARTESANATO
MOSTRA NEGÓCIO COR
2º SALÃO ESPECIAL CENTRO CAPE
ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO AO EMPREENDEDOR:
31/08 A 05/09/10 – 10H ÀS 22H

PALESTRAS MAGNAS - Auditório 1 Arena – 20h
31/08/10 - Solenidade de Abertura Oficial – Domenico de Masi – Sociólogo italiano
01/09/10 - Empreendedorismo e Inovação - Silvio Meira
02/09/10 - Painel de Empresários Mineiros - Mediação: Jornalista Adalberto Piotto (CBN)
Empresários: Jacques Gontijo (Itambé), Lúcio Costa (Suggar), Alexandre Poni (Verdemar)
03/09/10 - Excelência no Atendimento - Chieko Aoki

SEMINÁRIOS - Auditório 1
31/08/10: 10h às 14h - Seminário Cultura e Mercado / 14h30 às 18h30 - Seminário Sonho de Consumo - O que compra as classes sociais no Brasil
01/09/10: 14h30 às 18h30 - Seminário de Inovação
02/09/10: 13h às 18h - Segredo: O Mundo do Empreendedorismo como você nunca viu
03/09/10: 14h às 18h - Moda, que Negócio é este
04/09/10: 14h às 18h - Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY - parte 1
05/09/10: 14h às 18h - Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY - parte 2

SEMINÁRIOS - Auditório 2
31/08/10: 10h30 às 19h: III Encontro Mineiro das Centrais de Negócios
01/09/10: 10h30 às 14h: Encontro Comércio Justo
02/09/10: 10h30 às 18h: Seminário Internacional Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014
03/09/10: 10h30 às 18h: Seminário Mulheres Empreendedoras
04/09/10: 10h30 às 18h - Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY - parte 1
05/09/10: 10h30 às 18h - Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY - parte 2

ESPAÇO INTERATIVO PARA O JOVEM EMPREENDEDOR:
04/09/10 e 05/09/10: 10h às 22h
Para programação de: Práticas Empresariais, Seminários Setoriais, Palestras FATEC, Palestras Gerenciais, Palestras Temáticas, Cine Sebrae, Consultoria de Gestão em Grupo, Oficina Como elaborar, Clínicas Tecnológicas, Oficinas de artesanato, Jogos do Empreendedor e Workshop Ponto de Partida, acesse no link: www.pandapromo.com.br/fe2010.rar

MATERIAIS DISTRIBUÍDOS:
Cada seminário, palestra, oficina e workshop, dependendo da necessidade, distribuía materiais como apostilas, livretos e orientações de acordo com o assunto a ser abordado.

AVALIAÇÃO DO EVENTO POR SEUS PARTICIPANTES:
acesse no link: www.pandapromo.com.br/fe2010.rar

RELATÓRIO DE FECHAMENTO:
acesse no link: www.pandapromo.com.br/fe2010.rar

Galeria de imagens
Palestras
Encontro Mineiro de Negócios em Artesanato
Mostra de Oportunidades de Negócio
   

 

Com a preocupação da sustentabilidade, o projeto arquitetônico do evento contemplou, entre outros exemplos, a montagem de pórtico dos auditórios com papelão; montagem de estandes em octonorm e cenário de fundo de palco dos auditórios em papelão. Como destaque, vale apresentar a construção de uma parede de cataventos no lado externo do Expominas com iluminação cênica que realçava o colorir de cada catavento ao soprar do vento.

No que tange às normas de segurança, foram realizadas parcerias com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, BHTRANS (órgão que regulamenta o trânsito de Belo Horizonte), Secretaria Municipal e Estadual de Saúde. Sob o aspecto de atendimento médico, o evento contou com um ambulatório fixo e uma UTI móvel (ambulância) durante todo o seu funcionamento.

Além das parcerias citadas acima, a ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte) participou do evento realizando o descarte adequado do lixo produzido pelo evento.

Na feira, a Panda utilizou algumas interfaces e espaços inovadores, dando à mesma uma forte conota¬ção tecnológica. Estas ações foram:
• Fog Screen – Uma tela de vapor de água, onde os convidados eram convidados a atravessar a projeção numa experiência sensorial;
• Aqua Falls – Um equipamento em que marcas, textos e imagens são formados em uma cortina de água
• Piso Interativo – uma projeção no chão que reage aos movimentos e passos das pessoas;
• Espaço Cyber (Área de Empreendedorismo Digital), Espaço para interação com a web e com as mídias sociais. Com projeto arquitetônico arrojado para que os Jovens pudessem se sentir à vontade, descansar, jogar, enfim estar conectado com o mundo da Web. Pufes, cadeiras de descanso, almofadas, jogos e boa música marcaram os dois dias de descontração e conhecimento.

Sobre os serviços realizados, a Panda Promoções e Eventos forneceu equipe especializada para a coordenação do evento e realizou a contratação de todos os fornecedores de forma conjunta com o SEBRAE/MG. Além disso, a Panda foi responsável pela comercialização de estandes, área de alimentação e captação de recursos através de patrocínios.

Contudo foram contratados os seguintes serviços:
- Agência de viagens: Passagens aéreas, hospedagem e traslados de palestrantes
- Credenciamento e locação de equipamentos de automação, telefonia e informática: Desenvolvimento de sistema on-line de pré-credenciamento; Credenciamento Av. Amazonas com 30 pontos de atendimento; Credenciamento Metrô com 10 pontos de atendimento; Controle de acesso via código de barras em 25 auditórios e salas e 5 na entrada; Internet e rede cabeada no credenciamento, salas da diretoria e da imprensa; Internet Wireless para expositores e área do empreendedorismo digital – controle feito por senhas, para não sobrecarregar determinada área; Equipamentos p/ Centro de atendimento ao Expositor (3 computadores e impressora); Equipamentos para Torre de Informações (4 computadores); Sistema de certificado on-line – o visitante poderá retirar o seu certificado através do site do SEBRAE/MG, um mês depois do evento.
- Recepcionistas bilíngües: para os mais diversos eventos internacionais que aconteceram na Feira, foi necessária a contratação de 57 recepcionistas bilíngües.
- Receptivo: para realizar o receptivo das Missões Empresariais, foi contratada empresa especializada para este fim.
- Cerimonial: para a abertura oficial do evento, foi contratada equipe externa de cerimonial como forma de garantir o bom andamento da cerimônia oficial.
- Mestre de Cerimônia: para palestras magnas e seminários, foram 3 mestres de cerimônia durante a realização da Feira.
- Projeto Arquitetônico: para desenvolver o conceito arquitetônico e detalhamento do projeto, confeccionar a Planta do evento e o Memorial descritivo e acompanhar o trabalho da montadoras foi contratada empresada especializada neste segmento. Veja planta baixa do evento no link: www.pandapromo.com.br/fe2010.rar
- Montadoras: Para agilizar o processo de montagem/desmontagem foram contratadas 4 montadoras renomadas de Minas Gerais.
- Equipamentos de audiovisual: Contratação de empresa especializada para fornecer sonorização de todas as salas e auditórios, TV LCD, equipamentos palestras -datashow / microfones, equipamentos transmissão simultânea, Telão LED, entre outros.
- Tradução simultânea: Contratação de empresa especializada para fornecer tradutores simultâneos para os idiomas espanhol, inglês e italiano, de acordo com a demanda de cada palestra.
- Foto e filmagem: Contratação de empresa para cobertura fotográfica e filmagem dos principais seminários e palestras magnas.
- Iluminação cênica: Contratação de empresa especializada para iluminação cênica do evento, no portal do Expominas, na parede de cataventos, e em espaços específicos do evento.
- Secretaria Executiva para Rodada de Negócios: contratação de empresa especializada para captação de empresas âncoras nacionais e internacionais para participação da Rodada de Negócios do evento.
- Segurança e Limpeza: Para estes itens, foram contratadas empresas com experiência em eventos deste porte para assegurar tranqüilidade e conforto aos participantes.
- Ornamentação Geral: Para decoração floral nos auditórios, foi contratada empresa de decoração qualificada para montagem e manutenção dos arranjos.
- Palestrantes: apesar de grande parte dos palestrantes deste evento prestarem este serviço de forma gratuita, para as palestras magnas e seminários foram necessárias contratações de palestrantes de renome como forma de atrair o público para a Feira do Empreendedor.
- Material de comunicação, sinalização e promocional: foram produzidas diversas peças de divulgação, sinalização e materiais promocionais para atender as demandas do evento.
- Atrações culturais: Como forma de incentivar grupos culturais de Minas Gerais e, ao mesmo tempo, entreter o público presente na Feira do Empreendedor, foram contratados grupos regionais diversos dos seguintes segmentos, música, dança, teatro e circo.
- Grafologia, caricatura e numerologia: foram contratados profissionais especializados nestes segmentos como forma de entretenimento para o público presente.
- Buffet: para fornecimento de coffee break para Seminários específicos do evento.
- Locação do espaço: Devido ao porte do evento, toda a área do Expominas foi locada e utilizada pela Feira.
- Locação de Cadeiras de Rodas: Para conforto das pessoas com necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção, disponibilizamos cadeiras de rodas para este público.
- Oficineiros: Contratação de profissionais para a realização de oficinas de artesanato e jogos do empreendedor.
- Projeto de combate e prevenção de incêndio e locação de extintores de incêndio: contratação de empresa especializada para confecção de projeto, aprovação junto ao Corpo de Bombeiros e acompanhamento na visita técnica dos Bombeiros.
- Assessoria de imprensa: contratação de empresa especializada para a realização deste serviço

Para captação de recursos, um Book de Patrocínio foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a possíveis patrocinadores o conteúdo da Feira do Empreendedor 2010, mostrar também o valor de se ter uma marca agregada a um evento deste porte. O patrocínio foi dividido em cotas e valores diferenciados, bem como as contrapartidas.
Dentre os clientes prospectados, a Panda fechou com a GM, e as permutas foram feitas diretamente pelo SEBRAE/MG, com a Embratel, Águas Mineral Igarapé, ABNT. Com patrocinadores Oficiais a Feira de Minas contou também com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica e com os Correios.

Já a campanha de divulgação do evento contou com anúncios em jornal, revista, rádio e TV. Além de veiculação em mídias como outdoor, backbus, metrô, relógios de BH e em um pórtico no CEASA-MG.

Sem esquecer da utilização de todas as redes sociais, site do SEBRAE/MG, e-mail marketing, telemarketing, entre outras ações.

Na semana que antecedeu a Feira, foram distribuídos cerca de 30.000 folders contendo toda a programação da Feira. Os folders foram distribuídos nos grandes corredores e avenidas de Belo Horizonte, Betim e Contagem.

Galeria de imagens
Parede de cataventos
Parede de cataventos
Fog screen e Acquafalls
Espaço Cyber - Jovem Empreendedor
Fundo de palco dos auditórios em papelão
Atrações culturais
       

 

Os indicadores de 2010 da Feira do Empreendedor são bastante positivos.

Segue abaixo comparativo com o ano do último evento:
a) Número de visitantes: 2008: 62.000 pessoas // 2010: 68.508 pessoas – Aumento de 10,5%
b) Participantes capacitados: 2008: 26.500 pessoas // 2010: 46.669 pessoas – Aumento de 76,10%
c) Clientes atendidos na Orientação Empresarial: 2008: 2.626 pessoas // 2010: 2.768 pessoas – Aumento de 5,4%
d) Nº de atividades (palestras, seminários, etc.): 2008: 762 eventos // 2010: 907 eventos – Aumento de 19%
e) Nº de expositores: 2008: 415 expositores // 2010: 943 expositores – Aumento de 127,22%
f) Nº de empresas ofertantes na Rodada de Negócios: 2008: 309 empresas // 2010: 388 empresas – Aumento de 25%
g) Nº de Missões Empresariais realizadas: 2008: 86 missões // 2010: 142 missões – Aumento de 65%
h) Nº de empresários que participaram da Feira através das Missões: 2008: 3.700 empresários // 2010: 5.784 empresários – Aumento de 56,32%
i) Nº de Manuais da Série Como Elaborar vendidos: 2008: 467 manuais // 2010: 792 manuais – Aumento de 69,60%

O valor perspectivo em decorrência de negócios realizados através da Rodada de Negócios: R$ 173.000.000,00.

Sobre o aspecto do turismo, não conseguimos mensurar o impacto. Contudo o Sebrae/MG desenvolve o projeto Missões Empresariais que consiste em visitas de empresários monitoradas para aprimoramento técnico-gerencial, para realização de contatos comercias e identificação de oportunidades de negócios.

Existem 4 tipos de Missões Empresariais:
Missão comercial – o principal objetivo é a busca por novos negócios. As visitas são direcionadas a feiras, Rodadas de Negócios e outros eventos, nos quais os participantes têm a oportunidade de estabelecer contatos comerciais com potenciais compradores e fornecedores.

Missão técnica – o objetivo é buscar mais conhecimentos. As visitas são direcionadas a empresas, feiras e centros tecnológicos, nos quais os participantes podem adquirir conhecimentos e experiências sobre produtos, processos e tecnologias.

Missão Prospectiva - Tem o objetivo de entender com mais profundidade um mercado/setor mais específico, podendo prospectar oportunidades de negócios. Visitas à feiras e missões setoriais.

Missão Institucional - Tem o objetivo de estabelecer ou reforçar parcerias institucionais. Visitas institucionais à entidades e organizações de interesse.

Neste contexto, o interior de Minas Gerais marcou presença na Feira do Empreendedor, graças à presença das Missões Empresariais. Organizados pelo SEBRAE/MG, empresários e empreendedores de diversas regi¬ões do Estado desembarcaram em Belo Horizonte para participar da feira, palestras e encontros profissionais. As atividades proporcionaram aos participantes o acesso a novidades nas áreas de tecnologia, processo produtivo, conhecimentos e oportunidades de negócios vinculadas ao setor em que atuam.

Na Feira, tivemos todos os tipos de missões acontecendo, com ênfase nas missões comerciais e técnicas. Conforme comparativo acima, em 2010 tivemos 142 missões com 5.784 empresários.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892