Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: MAESTRA LOGÍSTICA NA INTERMODAL 2011
Candidato: Surreal Estandes Ltda - ME/Surreal Arquitetura Cenográfica
Segmento: Serviços
Estado: SP
 

A MAESTRA Navegação e Logística é uma empresa de cabotagem 100% nacional, fundada em 2010 pelo grupo TPI (Triunfo Participações e Investimentos). A empresa atua nos principais portos das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país.
Por ser uma empresa nova no mercado, esta foi a primeira participação da Maestra na Intermodal. Seu principal objetivo no evento, foi posicionar-se perante ao mercado e também despertar certa curiosidade nos visitantes do evento sobre “O que é a Maestra”, “Qual o tipo de serviço prestado pela Maestra?” e “O que é Cabotagem?”, serviço inovador no país e principal atividade da empresa. Mesmo sendo um estande de relacionamentos, com diferentes ambientes para atender os clientes, futuros clientes e até curiosos em conhecer esta nova empresa, fechar negócios naquele momento não foi o que estavam realmente buscando e sim, além do que já foi citado a cima, formar um banco de dados com informações de seu possíveis e futuros clientes. Para alcançarem este objetivo, a principal ação utilizada foi um preenchimento de uma pequena ficha que concorreria a um sorteio que eram depositadas numa urna diferenciada, personalizada e que seguiu o conceito da identidade visual da Maestra.

Ficha Técnica do Evento:

Título: 18o Intermodal South America – Feira Internacional de Logística,Transporte de Carga e Comércio Exterior.
Tema: Ampliando Horizontes e Fortalecendo Negócios,
Número de participantes: 43 mil visitantes com alto poder de decisão,
Local: Transamérica Expo Center, data: 10 a 12 de Abril de 2011,
Periodicidade: anual,
Abrangência: Internacional,
Entidade Promotora: UBM Brasil.

A Maestra, com um estande em formato de esquina com 42 metros quadrados (7m x 6m), apostou nesta, que é a maior da feiras da América Latina do setor, para se se apresentar ao mercado de maneira mais efetiva e sólida, com o objetivo de despertar certa curiosidade nos visitantes e de apresentar seus serviços e passar maiores informações sobre a Cabotagem no Brasil.
Como a grande maioria dos visitantes são gerentes executivos de grandes transportadoras, e com alto poder de decisão, tudo foi muito bem planejado para melhor atendê-los.

Galeria de imagens
Estande Maestra Intermodal 2011
Estande Maestra Intermodal 2011 - 2
Logo evento Intermodal
Pórtico entrada feira
 

 

Os principais objetivos da Maestra na Intermodal 2011, eram o posicionamento de mercado, chamar atenção do público, atraindo visitantes para seu estande e impactar visualmente com o design moderno e sofisticado do mesmo. Estes objetivos foram traçados mediante ao fato de que é uma empresa nova no mercado, porém com um crescimento bem acelerado e que é proveniente de um grupo de investimentos (Triunfo Participações e Investimentos), que além de estar no ramo de logística, participa do setor de rodovias e energia. Portanto a Maestra necessita se apresentar ao mercado de uma forma sólida e que demonstre seu grande potencial de atender a grandes demandas, de grandes clientes com qualidade e comprometimento.

Levando em consideração estes objetivos traçados pela empresa, e que muito provavelmente teriam muitos visitantes com diversos objetivos e de diferentes grau de interesse para a Maestra, foi proposto três diferentes áreas de relacionamento. Um longe bem aconchegante e confortável, com uma imagem bem chamativa de um dos navios da Maestra em um lado inteiro deste ambiente, em outro lado, foram instaladas perguntas que se remeteram aos serviços e às soluções que a empresa oferece e propõe. Visando uma conversa mais formal, os possíveis clientes eram dirigidos a uma sala de reuniões onde havia um recorte com placas de vidro que foram aplicados adesivos com parte do logo da Maestra e também com a pergunta de qual era o diferencial da empresa. Por ultimo, na entrada do estande havia uma área mais informal de relacionamentos onde todos os visitantes eram recepcionados e dúvidas mais frequentes e mais simples eram sanadas. Nota-se que em todos os espaços com maior visibilidade, houve um estudo de como despertar este interesse e curiosidade por esta nova prestadora de serviços com imagens e questionamentos sobre como a Maestra poderia assessorar seu cliente.

Para passar um ar de sofisticação, de solidez e convidativo, primeiramente pensou-se em imponência com totens de seis metros de altura, posicionados de maneira que se remetessem à letra “M” de Maestra, com suas laterais em fórmica brilhante e com um detalhe em acrílico leitoso retro iluminado. Sem contar com as luminárias dicroicas embutidas no piso direcionadas para cima.

Sofisticando e inovando ainda mais, notam-se três estruturas sobrepostas em fórmica brilhante onde haviam mais luminárias dicroica e nesta mesma altura, haviam três lustres pendentes, redondos e com lâmpadas âmbar, deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Seguindo os dois conceitos citados a cima, sofisticação e inovação, próximo à rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, há um painel também em fórmica brilhante com iluminação entre os vincos, que foi aproveitado também para o uso de questões sobre a Maestra. Seguindo a idéia de retro iluminação, nota-se que entre os degraus que leva os visitantes até o longe está iluminado, já na entrada do ambiente deixando-o ainda mais sofisticado e também para ajudar a sinalizar os degraus.

O destaque do estande ficou pela harmonia, sofisticação do projeto e pelos materiais utilizados e também pela iluminação, que o deixou ainda mais aconchegante e deu um toque de charme. Tudo isso sem deixar de lado os objetivos principais da empresa neste evento.

Galeria de imagens
Estande Maestra Intermodal 2011 - 1
Estande Maestra Intermodal 2011 - 2
     

 

O grande ponto que caracterizou ainda mais este estande foram os altíssimos totens que davam a impressão subliminar de formar um “M”, cruzando-se na parte de trás do estande. Contribuindo para sua apresentação, observa-se em suas laterais um acabamento em fórmica brilhante vermelha com detalhes retro iluminados.

Além de sua harmonia e sofisticação, seguindo a linha do totem com fórmica brilhante, estruturas aéreas com o mesmo material, lustres pendentes, lounge todo decorado com degraus que levavam até lá, retro iluminados, painel com vincos também retro iluminados, seguindo a linha da fórmica brilhante.

O grande desafio e inovação neste estande foi pensar em um espaço que teria todos os tipos de ambientes: público na entrada do estande, semi público no lounge elevado e privado no formato de sala vip. A Solução de elevar o piso criou fisicamente esta separação entre o ambiente de relacionamento geral no qual fazia-se o primeiro atendimento do espaço para conversas mais íntimas embora aberto.




Galeria de imagens
Estande Maestra Intermodal 2011 - 1
Estande Maestra Intermodal 2011 - 2
     

 

Sendo a primeira participação do cliente em um evento tradicional como a Intermodal 2011 e também sendo o primeiro ano efetivo da Maestra divulgando sua operação, o resultado foi acima do esperado segundo o próprio cliente.

O desafio de transmitir a imagem de uma marca nova no mercado em uma estrutura promocional que impactasse o público com estes preceitos foi alcançado através da aplicação de técnicas de programação visual e projeto de arquitetura promocional tais como o uso de uma estrutura que lembrasse o M da marca de forma a ficar em segundo plano em relação a logomarca do cliente. Atrelar acabamentos sofisticados utilizados no projeto ao conceito de uma empresa premium neste setor. O uso de frases de efeito objetivas que respondessem as grandes perguntas e dúvidas do setor foi também um dos artifícios que fizeram com que se alcançasse o objetivo de transmitir ao público que a Maestra é especializada no que faz, mesmo com pouco tempo de mercado.

O grande resultado para a Surreal foi uma satisfação além da esperada e já ter uma perspectiva de fechamento de contrato para o próximo ano e a certeza que a Maestra irá aumentar o espaço na feira como consequência de um investimento acertivo e que trouxe resultados diretos para o posicionamento da Marca no mercado.

Galeria de imagens
Estande Maestra Intermodal 2011 - 1
Estande Maestra Intermodal 2011 - 2
     

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892