Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: RIOCENTRO- DESTINO PREFERIDO DAS FEIRAS DE VAREJO DE GRANDE PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO
Candidato: GL events Centro de Convenções ltda./Riocentro
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Expotchê

Apresentação
O Riocentro é conhecido internacionalmente pela sua infraestrutura para eventos de grande porte. Pelas suas dimensões superlativas, nada mais natural do que abrigar algumas das maiores feiras de varejo da América Latina. As sucessivas edições da Feira da Providência, Feirão Caixa da Casa Própria, Mega Gestante e Bebê, Expo Noivas & Festas, Expotchê, Salão Bike Show e Hot Fair são os melhores exemplos deste sucesso.

Sobre o Riocentro
O Riocentro é o principal espaço para eventos administrado pela GL events Brasil. Inaugurado em 1977 para preencher a lacuna existente por um centro de convenções de grande porte, o Riocentro participou da história econômica, política e cultural brasileira. A partir de 2006, a GL events Brasil agregou gestão profissional ao espaço, investindo mais de 70 milhões de reais em obras de modernização e revitalização. Os resultados, que antes eram deficitários, passaram a ser positivos e hoje o espaço recebe uma média de 45 eventos anuais.
Hoje é o maior centro de exposições da América Latina: são 570 mil m², com 100 mil de área construída. Seu estacionamento possui 7 mil vagas que servem a cinco pavilhões, quatro dos quais são totalmente climatizados. Um dos pavilhões conta com estrutura modular adaptável a eventos de diferentes tamanhos.
O Riocentro foi eleito nos últimos cinco anos consecutivos o melhor centro de convenções da América do Sul pelo World Travel Awards.
O Riocentro fica na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Galeria de imagens
Expotchê
Feira da Providência
Mega Gestante e bebê
Expo Noivas
Salão Bike Show
         

 


Sobre a GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira da segunda maior empresa mundial do ramo de eventos, a francesa GL events. Com experiência em organização de megaeventos internacionais - como Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema – e administração de 36 espaços em 17 países, a GL events desembarcou no Brasil em 2006. Ao chegar, venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro e da HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e atuou nos Jogos Panamericanos de 2007. Nos próximos anos, a GL events Brasil vai sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, o Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, a Rio + 20, conferência da ONU sobre Meio Ambiente, e competições das Olimpíadas de 2016 no Riocentro e HSBC Arena.

Depois de investir mais de R$ 100 milhões no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, desde que começou a operar no País, a francesa GL events já planeja ampliar suas ações e investimentos no Brasil. O sucesso da operação brasileira da segunda maior empresa do ramo de eventos do mundo se traduz em números: R$ 100 milhões de faturamento em 2010, e a expectativa de crescer 10% em 2011.
Em pouco tempo, a GL events Brasil se tornou a segunda maior operação do Grupo no mundo, com 6% do faturamento da multinacional - 727,2 milhões de euros. A operação brasileira fica atrás apenas da matriz francesa, responsável por 52% do lucro total. “Nossa meta é chegar a 2013 com R$ 200 milhões e já representar 10% do faturamento global. Para isso, estamos negociando um plano de investimento para os próximos três anos.”, afirma o presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold.

Ao chegar ao Brasil, a GL events se associou à Fagga Eventos - Fagga l GL exhibitions -, que já acumulava 40 anos de experiência no mercado nacional. Desta forma, a GL events Brasil nasceu com amplo know-how nacional e internacional. Atualmente, tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui três subsidiárias: a Fagga l GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; e a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques).

Desde que assumiu a concessão do Riocentro, a GL events Brasil investiu R$ 85 milhões no espaço, que foi totalmente modernizado e revitalizado, e desde 2006 é eleito, pelo World Travel Awards, o melhor centro de convenções da América do Sul. Já a HSBC Arena - único espaço multiuso de padrão internacional do País - se consolidou como referência em espaço versátil, com infraestrutura capaz de realizar desde competições esportivas e shows a eventos corporativos.
Grupo oferece serviços completos na organização de eventos

A GL events Brasil segue o modelo de negócios da multinacional da qual faz parte e atua em todas as áreas ligadas a eventos, com uma estrutura organizacional dividida em três: GL events Live, responsável por serviços de consultoria, criação, coordenação, realização e produção, locação de equipamentos e logística; GL events Exhibitions, com projetos e produção de feiras de negócios e de público, proprietária de 250 feiras em diferentes países; e GL events Venues, gestão de espaços para eventos, como centros de convenção, parques de exposição, casas de shows e salas multiuso.

Com este formato, o grupo é capaz de oferecer serviços completos na organização de eventos. Com serviços de uma ou mais empresas do grupo reunidas, a GL events Brasil tanto realiza um evento do início ao fim, em todos os seus detalhes de concepção e produção, como faz a locação de um de seus espaços para terceiros.

Além das duas principais capitais do Brasil – Rio de Janeiro e São Paulo -, a GL events Brasil tem consolidado posições de destaque em outros destinos do País, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Paraná.


Ficha técnica
Feira da Providência
Periodicidade: Anual
Expositores: 300
Público: 300.000
Investimento: R$2.500.000,00

Feirão Caixa da Casa Própria
Periodicidade: Anual
Expositores: 281
Público: 60.000
Investimento: não divulgado pelo organizador

Mega Gestante e Bebê
Periodicidade: bimestral
Expositores: 270
Público: 70.000
Investimento: R$ 800.000,00

Expo Noivas & Festas
Periodicidade: Anual
Expositores: 285
Público: 62.847
Investimento: R$ 2.400.000

Expotchê
Periodicidade: anual
Expositores: 220
Público: 80.000
Investimento: R$ 2.300.000

Salão Bike Show
Periodicidade: Anual
Expositores: 70
Público: 28.000
Investimento: R$900.000
Hot Fair
Periodicidade: Anual
Expositores: 130
Público: 30.000
Investimento: R$ 500.000

Inovações tecnológicas e estratégias indicando desafios e soluções

Totalmente modernizado e revitalizado desde 2006, quando a GL events Brasil ganhou a concessão do espaço, o Riocentro tornou-se o destino favorito para feiras de grande público. Os pavilhões climatizados e a área de alimentação variada colaboram para o conforto do público, que tem lotado sucessivas edições destas feiras. O estacionamento tem 7 mil vagas disponíveis, e há linhas de transporte público partindo de vários pontos do Rio de Janeiro, facilitando o acesso do público.

Feira da Providência
É uma das feiras mais tradicionais do Rio de Janeiro. O Banco da Providência – organização sem fins lucrativos fundada por Dom Hélder Câmara - organiza esta feira há 51 anos, captando a maior parte dos seus recursos nesta ocasião. Desde 1978 no Riocentro, traz para o público a cultura, comércio e gastronomia de todos os cantos do mundo.

Feirão Caixa da Casa Própria
Nesta feira de financiamento imobiliário organizada pela Caixa Econômica Federal, milhares de pessoas realizam o sonho da casa própria. São diversas de oportunidades para comprar, reformar ou construir.

Mega Gestante e Bebê
É a maior e mais antiga feira do segmento da América Latina. É também o maior evento infantil do mundo, com mais de 80 mil visitantes a cada dois meses. Conhecida como uma feira de varejo com preço de atacado, ela atrai pela variedade e qualidade dos produtos e também pelos serviços oferecidos a toda família. É o único espaço onde a gestante encontra desde a chupeta até o quarto completo para o bebê.

Expo Noivas & Festas
É o maior evento brasileiro no setor de casamentos e festas. Já foram realizadas 63 edições desde 1994, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O evento atrai milhares de noivos e famílias preparando festas de casamento, 15 anos, bodas e recepções, que podem escolher na feira os melhores serviços e produtos disponíveis no mercado.

Expotchê
A Expotchê é a maior mostra de produtos, cultura, turismo e gastronomia gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul. Realizada desde 1992 em Brasília, iniciou em 2011 sua jornada no Rio de Janeiro. É considerada a maior feira do gênero (Top of Mind) e o melhor evento regional do país (Prêmio Caio). A cada edição, são mais de 320 expositores e 150 mil pessoas durante os dez dias de exposição.

Salão Bike Show
Um salão dedicado ao mercado de motociclistas, cuja frota cresceu 309% de 2000 a 2010 (são 10,6 milhões de unidades). Esta feira é dedicada aos profissionais de motociclismo e ciclismo, usuários amadores e profissionais e compradores de motos, peças e acessórios. É um evento para toda a família, com shows, competições e demonstrações.

Hot Fair
A Hot Fair é uma feira erótica diferente. Nela o público tem acesso às novidades do mercado erótico, produtos com preços mais em conta, palestras, desfiles, performances e concursos. Tudo isso sem pornografia, com uma abordagem inovadora e divertida.

Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

O público total destas feiras realizadas no Riocentro chega a 631 mil pessoas. Nestas feiras, foram 1556 expositores. Os investimentos também impressionam: somam quase R$ 9,4 milhões (dado parcial).

Programas de qualidade, responsabilidade social e ecológica
O Riocentro, como parte dos espaços administrados pela GL events Brasil, faz parte da campanha Pense Verde, um conjunto de posturas e orientações para o planejamento, execução e gestão de eventos que inclui economia e reaproveitamento de água, reciclagem de lixo e tratamento de esgoto, entre outros.

Entre outras ações para diminuir o impacto ambiental das feiras e eventos realizados no espaço, o Riocentro já conta com uma estação de tratamento de esgoto própria com capacidade para tratar 340 m³ de esgoto por dia. Está em fase de implantação o projeto de iluminação ecológica, que vai economizar 20% de energia até 2012.

A Feira da Providência também conta com ações específicas durante os 5 dias do evento. Na ocasião, são captados cerca de 70% dos recursos que o Banco da Providência usará ao longo do ano na redução da desigualdade social, promoção e defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento humano de jovens, adultos e famílias das comunidades empobrecidas do município do Rio de Janeiro. Também existem ações de coleta seletiva do lixo e do óleo de cozinha. São produzidos carpetes e camisas a partir da reciclagem de garrafas PET. E, por meio de uma parceria com a Fetranspor, são ampliadas as linhas de transporte público que levam ao Riocentro.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892