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Prêmio Caio 11ª Edição

Case: COIFFEUR CONGRESS
Candidato: Marketing Vision Consultoria em Comunicação e Eventos Ltda./Marketing Vision
Segmento: Eventos
Estado: BA
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Nacional
 
logo Coiffeur Congress 2010

A Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal realiza anualmente o Coiffeur Congress, reunindo seus principais clientes de todo o Brasil.
Nesse mesmo evento e local, dias antes do congresso, a L’Oréal Professionnel realiza sua convenção anual de vendas com todo o staff para apresentar seus principais lançamentos, promover capacitação com treinamentos e estabelecer metas comerciais. Este sempre foi o formato tradicional dos anos anteriores.
Em 2010, pela primeira vez, o Color Trophy, concurso pioneiro, criado na Inglaterra há mais de 50 anos, e que revela, ano após ano, os grandes talentos da coiffeur mundial, sempre feito isoladamente, aconteceria como parte integrante do congresso realizado no hotel Sauípe Park na Costa do Sauípe nos dias 02 a 08 de setembro, com um público de cerca de 1.200 pessoas , um recorde, estaria presente; e a L’Oréal decidiu lançar seu mais importante e revolucionário produto no evento, a coloração inovadora INOA, livre de amônia e, portanto, sem o odor ruim decorrente da substância, proporcionando um conforto total ao couro cabeludo, deixando a fibra do cabelo perfeitamente protegida (outra inovação do produto) e os cabelos com cores muito mais vivas e vibrantes.
Um evento que possuía nítido cunho de Relacionamento e RH, acrescentava, dessa forma, um concurso e um lançamento mundial. Havia um desafio no ar. Nós aceitamos.

Galeria de imagens
Chegada
Chegada 2
Welcome Drink
   

 

Coube à agência a missão de transformar o Coiffeur Congress, um evento, como já dito anteriormente, de educação (RH) e relacionamento, em um evento múltiplo que contemplasse, de forma coerente, o lançamento de Inoa e o Color Trophy como parte integrante, sem que o congresso perdesse suas principais características.

Tínhamos que conjugar características, conteúdos e valores como:

- integração – motivação e comemoração;
- apresentação dos lançamentos;
- educação – treinamentos e workshops;
- lançamento de tendências internacionais;
- relacionamento;
- valorização do trabalho dos profissionais embaixadores de suas marcas com a criação de shows e premiação;
- lançamento da maior revolução tecnológica da coloração das últimas décadas.

Mas, especialmente, fazer dessa edição do Congresso um grande sucesso.

Conceito promocional

“O futuro começa agora.”

Inovação e tecnologia, imagens, cores, música – o sensorial em evidência, os convidados precisavam vivenciar a tecnologia do futuro em cores vivas e emocionantes. Para isso, o conceito esteve presente em todos os elementos do evento.


Identidade visual
Era preciso que a identidade visual do evento destacasse a marca Inoa sem esquecer a importância do congresso. Para isso, aplicamos as cores verde e preto em todos os elementos da comunicação, inclusive no logo do congresso.

Comunicação
As palavras-chave foram: tecnologia, inovação e revolução. Um universo sensorial foi criado para mostrar aos convidados as cores do futuro, sob o mote “O Futuro Começa Agora”. Inoa foi a base do desenvolvimento de todas as peças de comunicação. Muita luz e projeção marcaram as ações de cenografia.

Cenografia
Um dos grandes desafios do evento era fazer com que espaços sempre usados para atividades de um congresso fossem palco de atividades de educação, um show de apresentação de Inoa e a festa final do Color Trophy. Por isso, criamos uma cenografia modular, com divisórias que permitiam a mudança de ambientes em uma noite, de forma a atender a toda a programação do evento.

Atrações | Educação

O congresso contou com profissionais de renome como palestrantes. A proposta temática era abordar o futuro sobre diferentes aspectos, apresentando aos participantes um conteúdo único e desafiador. Max Gehringer falou sobre como superar os desafios do dia a dia profissional e progredir nos negócios. Prof Gretz, considerado um dos mais renomados palestrantes de motivação da atualidade, foi escolhido para apresentar como o fator motivacional está inserido nas novas tendências de atendimento ao cliente. Para completar, apresentações exclusivas com o time de Coiffeur Stars da L’Oréal Professional em um Workshop Look and Learn com Carolyn Newman. Suas colorações são personalizadas e se baseiam na análise do rosto, tom de pele e estilo de vida da cliente.


Atração | Integração

Show musical
Para fechar com chave de ouro o evento, escolhemos o grupo Jota Quest para animar a última noite com um show inesquecível de som, luz e imagem.

Debate
O congresso abriu espaço para o CCA promover seu calendário de 2011, cheio de belíssimas fotos de celebridades que apoiam a campanha. A VJ Penélope Nova esteve presente no evento, e discutiu assuntos polêmicos levantados pela campanha no intuito de disseminar informações importantes no combate à Aids.

Lançamentos

A apresentação de Inoa foi um espetáculo à parte.
Em um ambiente tecnológico, aconteceu a demonstração do produto, uma performance lúdica de mímicos, um desfile-conceito e a exibição de um vídeo 3D que apresentava os atributos e novidades do produto, especialmente produzido para o evento. Após a apresentação, os participantes puderam experimentá-lo no Workshop Hands On.

Etapa Final Color Trophy

Os finalistas do concurso tiveram um dia para criar seus looks. Em uma área com grande circulação do hotel, foi reproduzido um estúdio completo, onde os participantes do congresso e os jurados pudessem acompanhar bem de perto o trabalho das equipes. A equipe vencedora foi anunciada em uma das noites do evento e contou com o desfile dos finalistas.


Meios de comunicação utilizados

- On-line: convite e save the date/hotsite.
- Peças gráficas: etiqueta, cartas de boas-vindas, programação e despedida, crachá, pulseiras personalizadas e banner CCA.
- Brindes: camisa personalizada em cápsula térmica/workbooks e canetas.
- Cenografia, sinalização e decoração: totens, placas, painéis de entrada, mobiliários lounge, windbanners, biombos, bancada do DJ, molduras para show internacional e fundo de palco.
- Audiovisual: produção de filme em 3D com óculos personalizados Inoa/clipe de encerramento com filmagem do evento/TV com programação do evento.
- Recursos humanos: modelos e mímico para ação Inoa/receptivo.
- Uniforme: personalizado para equipe L’Oréal, staff e receptivo.
- Atrações: palestras, workshops, apresentações e shows musicais.

Galeria de imagens
Show Internacional
Color Trophy
Palestra motivacional
Palestra de Negócios
Desfile
Festa Equipe de vendas
Equipes Color Trophy
Apresentação INOA
Campanha CCA
Talk show CCA
Desfile Show Internacional
Show Jota Quest
Detalhe Show Jota Quest
Plenária Apresentação de INOA
Studio Color Trophy
Vencedores Color Trophy
Demonstração INOA
Equipes Color Trophy
Festa de encerramento
Welcome Party
         

 

O grande desafio era fazer vincular dois eventos da L`Oreal Professionnel, Coiffeur Congress e Color Trophy, que normalmente eram realizados separadamente, alinhando premissas da empresa e do lançamento de seu novo produto INOA, TECNOLOGIA, EVOLUÇÃO E CORES.
Para isso, nos ambientes das atrações educativas e de interação, como o show do Jota Quest investimos em material de iluminação de última geração que era composto de LED, Lazer e luzes coloridas.
Além disso, para o lançamento do novo produto revolucionário da L`Oreal Professionnel, INOA, produzimos um filme em 3D. Para visualizá-lo, os convidados receberam ao entrar no evento, um óculos personalizado. Outros materiais de audiovisual que complementaram o evento foram o clipe de encerramento , também produzimos o clipe de encerramento com filmagens do evento e TV com programação do evento.
Também foram utilizadas diferenciadas dinâmicas de interação com o público presente no evento, como performance lúdica de mímicos e desfile conceito, além do workshop com a experimentação do produto INOA.

Galeria de imagens
apresentação
Apresentação produto
Show de luz
Apresentação produto 2
 

 

- O evento foi um sucesso antes mesmo de começar. Com tantas atrações incríveis, a procura por ingressos superou as expectativas. Eles se esgotaram 15 dias antes da data-limite de inscrições.
- Com o crescimento da estrutura, o evento pôde receber 50% de público a mais em relação ao ano anterior e conseguiu atender a uma das expectativas do cliente, que era a de superar a participação dos anos anteriores.
- O evento teve grande repercussão positiva na internet, gerada espontaneamente pelos participantes, num processo de viralização dos conteúdos e imagens, o que ampliou a repercussão do lançamento do produto Inoa.
- Com o lançamento de produto durante o evento, o congresso, que tem como objetivo a construção de marca e relacionamento com os principais profissionais de coiffeur do Brasil, também foi utilizado como ferramenta eficaz de auxílio às vendas, gerando retorno financeiro direto.
- Com um evento intenso de conteúdo educativo e diversão, o relacionamento com os coiffeurs profissionais, público estratégico para a L’Oréal Profissionnel, foi feito de forma integral, fortalecendo aspectos racionais e emocionais na relação deles com a marca.

Galeria de imagens
Retorno
Público
     

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892