Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: ATITUDE! PORQUE A GENTE É MUITO MAIS! DIRETORIA ENGENHARIA DO PRODUTO
Candidato: Agência Um Viagens Turismo e Eventos Ltda./Agência Um Eventos
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Atitude! Porque a gente é muito mais

A Agência Um Eventos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.

São mais de 15 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia.

São mais de 70 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: pesquisa e sugestão de espaço, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada a 6ª melhor empresa para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions) em 2010.
Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranquilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, eventos de premiação e campanhas de incentivo à vendas.

Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, BAT, Bright Star, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, Deca, Docol, DuPont do Brasil, Edwards Lifescience, E.M.S. Pharma, Ericsson Telecomunicações, Eurofarma, Grupo Fiat, HSBC, Hospital Albert Einstein, Isban, KPMG, Natura, Nextel, Produban, Redecard, sanofi-aventis, Tokio Marine, Unilever e Qualcomm.

Galeria de imagens
Staff Agência Um
       

 

Tema: Atitude! Porque a gente é muito mais.

No final de todos os anos, a área de Engenharia do Produto da Fiat faz um encontro, onde apresenta os resultados do ano e as diretrizes para o próximo. Esse encontro é sempre finalizado com uma grande festa de Confraternização.
Em 2010, nos foi dado um grande desafio, realizar este encontro de forma diferente, não apenas como uma reunião de trabalho de final de ano e sim algo que modificasse o modo de pensar e agir dos colaboradores da área. Como a área de Engenharia do Produto é formada somente por engenheiros, que normalmente são muito racionais e exatos, tínhamos que fazer algo onde pudéssemos mobilizá-los e subsidiar ações de voluntariado corporativo. Ao observarmos o cenário apresentado por nosso cliente e sabendo que se tratava de um mercado muito competitivo, o desafio era unir e “tocar” essa equipe, que envolvida em seus projetos e criações tecnológicas, só era focada no trabalho e deixava em segundo plano a convivência entre a equipe, a área e o restante da fábrica.
Diante disso, tivemos a ideia de criar um evento que transformasse ações em ATITUDE, mostrando que toda transformação só depende da ATITUDE de cada um! Sugerimos fazer uma grande fábrica de presentes, uma fábrica diferente, onde teriam a chance de aplicar todo o conhecimento e inovação tecnológica em um campo desconhecido, ser exemplo de ATITUDE em todos os processos.
Com base nessa ideia, em parceria com consultoria especializada, fizemos uma pesquisa na cidade de Belo Horizonte, onde a fábrica da Fiat está situada, e detectamos entidades fornecedoras de produtos, entidades a serem beneficiadas pelos produtos produzidos e criamos o projeto.
Essa fábrica foi criada para produção de presentes especiais, que foram entregues pelos colaboradores da área de Engenharia do Produto para jovens e idosos carentes. Os kits foram criados a partir da reutilização de materiais recicláveis e com um olhar para o design sustentável. Todos feitos por unidades Produtivas e por comunidades vulneráveis socialmente.
O projeto previu não só a entrega dos produtos produzidos pelas entidades e finalizados pelos funcionários, mas a realização de uma atividade de integração com estes jovens e idosos, onde os participantes puderam alinhar o conceito de ATITUDE, pensar, sentir e agir de forma diferente.
O projeto previu ações que ofereceram oportunidades de negócios para entidades sociais, integração interna, divertimento, comprometimento, contato com outra realidade, diante das necessidades apresentadas pelas entidades envolvidas além de terem uma visão da realidade de jovens e idosos de entidades sociais carentes.

Objetivos:
Evento com objetivos múltiplos:
• Mobilização, sensibilização e integração entre os funcionários da área de Engenharia de Produto da Fiat.
• Participação dentro da sociedade civil para gerar renda e criar laços de afetividade tanto entre os funcionários como entre todos os participantes.
• Mostrar que ATITUDE é a expressão de nossa energia, que a ATITUDE é individual, mas que tem o poder de contagiar outras pessoas.
• Unir cultura às questões sócio-ambientais e culturais tendo como exercício, emissão zero de carbono e princípios de sustentabilidade.


Perfil do Público Alvo:
Área de Engenharia do Produto da Fiat Automóveis
80% homens e 20% mulheres

Número de participantes convidados: 900 funcionários
Número de participantes presentes: 890 funcionários
Local: Ginásio do Mineirinho | Belo Horizonte | MG
Data: 03 e 04 de Dezembro de 2010
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

Agenda e Conteúdo:

Ações pré-evento | Kick Off Gestores:
Um pré-evento para apresentar o projeto aos gestores da área. Este evento tinha como base a mobilização dos gestores da área de Engenharia do Produto da Fiat com a apresentação das entidades e instituições selecionadas para esse projeto. Neste primeiro momento, levamos os gestores nas instituições para o envolvimento e comprometimento na preparação da entrega dos pedidos especiais.

08h00 - Recepção dos convidados
Uma dupla de palhaços dos Doutores da Alegria fez pequenas intervenções individuais para recepção do grupo de gestores da Diretoria de Engenharia com o objetivo de tornar o ambiente informal e descontraído.

08h30 - Abertura oficial do evento
Conduzida pelo Ângelo Brandini, Coordenador Nacional do Doutores da Alegria, dando boas-vindas a todos e que em seguida apresentou brevemente o projeto fazendo um link com o evento ATITUDE. E para contextualizar ATITUDE e finalizar a abertura oficial do evento, tivemos um vídeo emocional e transformador do Doutores da Alegria.

08h45 - Palavra do Diretor da Área

09h00 - Palavra de Recursos Humanos

09h15 - Apresentação dos parceiros envolvidos no projeto

09h25 - Apresentação do Evento no dia 03 e 04/12 no Mineirinho a todos os gestores presentes

09h45 - Lançamento campanha de doação de materiais
Os funcionários participaram de uma campanha de doação de materiais escolares e de higiene pessoal para a composição dos kits presentes.



09h55 - Apresentação das Entidades que foram beneficiadas pela Fábrica de Presentes.
Com imagens, Angêlo Brandini mostrou as 6 entidades que foram presenteadas. Neste momento também foi apresentada a atividade do período da tarde, a tiragem do pedido da fábrica com os jovens e idosos destas instituições, também preparou a equipe para a delicada e importante tarefa. Pois tirar um bom pedido era a condição vital para o sucesso de fábrica.

10h00 - Coffee break.

10h15 - Laboratório com Drs. Da Alegria
Angêlo Brandini mostrou algumas técnicas para os gestores interagirem com os jovens e idosos que seriam entrevistados. Com pequenos vídeos foi mostrado como poderiam se aproximar e entender as reações.

11h40 - Formação de 03 equipes de cerca de 20 gestores (cada) para visitar as entidades. Cada gestor recebeu um kit composto por: Resumo sobre a entidade visitada, lista dos jovens ou idosos a entrevistar, questionários de pesquisa e máquinas fotográficas

12h00 - Almoço livre

14h00 - Encontro dos grupos nas entidades em Belo Horizonte e início das entrevistas e tiragem dos pedidos

16h00 - Encerramento das pesquisas

Evento - 1º dia | 03 de dezembro de 2010
A agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:
07h30 – Chegada dos participantes
Distribuição kit lanche de boas-vindas

07h40 - Pocket show com duplas dos Doutores da Alegria nas arquibancadas

08h30 - Abertura oficial do evento
Wellington Doutores Alegria, Coordenador Geral dos Doutores da Alegria, conduziu a abertura dando boas vindas aos participantes e apresentou um pouco como seria o dia.

08h35 - Apresentação Instituto Árvore da Vida
Uma pequena amostra musical desta instituição apoiada pela Fiat, composta por crianças de comunidades carentes no entorno de BH

08h50 – Vídeo de Boas Vindas do Presidente da Fiat

09h05 - Palavra de Boas vindas do Diretor Engenharia

09h15 - Palestra dos Doutores da Alegria | Inspiração Atitude


10h20 – Explicação dos Drs da Alegria de como será a Fábrica
Com a ajuda de um vídeo que foi feito pelos jovens da ONG Favela É Isso Aí, os Doutores da Alegria contaram como seria o processo da Fábrica e passaram algumas dicas de como participar do processo com o coração. Neste momento informaram que não estavam em uma competição de tempo, era uma competição de carinho, de atenção, de saber enxergar, ler, ouvir o próximo. Doação de algo que não tem preço.

11h10 – Início da linha de montagem da Fábrica
Neste momento os participantes se deslocaram para uma grande a linha de produção, montada no Ginásio do Mineirinho para esta ação.

11h45 - Linha de produção
Os participantes foram divididos em equipes, onde cada linha de produção tinha um Coordenador que auxiliava os monitores no funcionamento geral da linha de montagem, Seguidores de pedido que garantissem que todos os pedidos seriam entregues e que todos estariam produzindo, Equipe de Logística que iniciou o planejamento de entrega dos presentes no dia seguinte, Coordenadores da pegada ecológica, que em sintonia com as demais linhas de produção, cuidaram do valioso lixo de nosso evento.

12h30 às 14h30 – Almoço

14h30 às 16h00 – Continuação da Linha de produção

16h00 - Término das linhas de produção.
Todos os presentes foram endereçados e empacotados, tudo conforme instruções dos Coordenadores de Logística.

16h05 – Amarração e finalização da experiência transformadora.
Wellington do Doutores da Alegria, fechou a atividade mostrando os benefícios que temos quando assumimos uma ATITUDE transformadora. E convidou alguns funcionários a fazerem no palco depoimentos da experiência. Falou dos detalhes da distribuição dos presentes no dia seguinte nas instituições, sempre ressaltando que a atividade não era obrigatória, pois o propósito do evento era o engajamento, doação e cooperação, o voluntariado.

16h35 - Palestra Eugenio Mussak
Desafios: a energia que nos move
Pessoas eficientes são movidas a desafios. Entretanto, sua percepção pode ser bastante variada. Esta palestra esclareceu por que essa diferença existe e provoca reflexões a respeito da melhor estratégia mental, pessoal e coletiva para lidar com as dificuldades e os desafios.

17h45 – Informações para a entrega dos presentes.
Wellington passou as Informações sobre a logística de sábado

17h50 - Palavras finais do Diretor de Engenharia

18h00 - Encerramento evento com Doutores da Alegria

18h25 - Festa de confraternização | Mercado do BEM
Para lembrar que Atitude tem tudo a ver com simplicidade, e que simplicidade tem tudo a ver com as melhores coisas da vida, o tema da festa foi o Mercado central de BH, onde foram servidos petiscos e bebidas típicas do local. Com o Show de uma banda de Diamantina, a Bartucada


Evento - 2º dia | 04 de dezembro de 2010
08h00 - Welcome coffee | Distribuição Kit lanche

08h45 - Embarque nos ônibus

09h00 - Saída do Mineirinho com destino às entidades

10h00 - Chegada entidades
Foi feito um passeio guiado pela entidade para conhecer os espaços e os jovens e/ou idosos

11h00 - Momento livre para agir com Atitude
Nesse momento os participantes puderam aproximar-se das pessoas, fazer novos amigos e inspirar transformação. Espaço em que as entidades livremente apresentaram um pequeno show ou lanchinho de agradecimento. Algumas entidades prepararam “mimos” para agradecer e retribuir o carinho dos funcionários da Fiat

12h00 - Embarque de retorno ao Mineirinho

13h00 - Previsão de encerramento das atividades
Retorno dos funcionários para suas casas.

Galeria de imagens
Kick off Gestores
Kick Off Gestores | Tirando os pedidos
Evento Atitude
Recepção convidados
Abertura Oficial
Mestres de Cerimônias | Drs da Alegria
Apresentação Árvore da Vida
Palavras e vídeo da Diretoria
Palestra Drs da Alegria
Fábrica de Atitude
Conhecendo o cliente
Uma grande fábrica
Kits para jones e idosos
Preparando a logística de entrega
Almoço informal
Depoimentos transformadores
Palestra Eugênio Mussak
Confraternização
Logística de entrega
Preparação nas instituições e entidades
Entregando os presentes para os idosos
Entregando os presentes ao jovens
     

 

Para nos ajudar neste grande desafio que criamos, de transformar as pessoas e construir uma grande fábrica de presentes, contamos com a ajuda de Instituições e Entidades de Belo Horizonte e região, que foram provedoras e beneficiadas ao mesmo tempo, dentre elas:

ENTIDADES BENEFICIADAS

Projeto Providência – Formada por três Unidades: Taquaril, Fazendinha e Vila Maria: é uma obra de promoção humana e garantia dos direitos que atua em três comunidades de Belo Horizonte, consideradas entre as mais pobres e desestruturadas da capital, com muitas crianças, adolescentes e jovens ociosos, vivendo em situações de pobreza extrema e com poucas perspectivas de vida.

Associação Dinâmicas: foi fundada há 19 anos por um grupo de senhoras preocupadas com o crescente número de crianças em situação de risco em Belo Horizonte. Localiza-se no Bairro Nova Granada, junto ao Aglomerado Morro das Pedras, O maior objetivo da Associação Dinâmicas é dar assistência às crianças do entorno para que as mães possam trabalhar fora.

Lar dos meninos: é um dos projetos/unidades da Cidade dos Meninos, instituição já estruturada que atende a comunidade de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, há 32 anos, tem o serviço de distribuição de alimentos e roupas à população carente.A Missão do projeto é resgatar a dignidade do ser humano e aplica as seguintes ações: Educação integral de jovens; geração de trabalho e renda e amparo ao idoso, pois, possuem também, entre outros projetos, um asilo.

Asilo Afonso Pena - Santa Casa: foi fundado em 19 de março no ano de 1912, como um anexo da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, com o objetivo de atender pessoas carentes da cidade de Belo Horizonte, prestando serviços meramente asilar.

Lar da Vovó: há 40 anos o Asilo Nossa Senhora da Piedade, atende somente mulheres, surgiu do sonho de mudar a realidade de abandono de muitos idosos brasileiros, o asilo procura, oferecer às suas residentes, uma vida de conforto e alegria com muita dignidade que qualquer ser humano merece.

Lar Dona Paula: foi fundado há 31 anos em 1979, atende atualmente 58 idosas, somente mulheres, a história começou com a uma senhora chamada Dona Paula que faleceu em 1957, mas que, em vida, doou tudo o que possuía para o “Conselho Particular São Domingos” da Sociedade São Vicente de Paulo.

ENTIDADES FORNECEDORAS:

Missão Ramacrisna – Futurarte: Criada com o objetivo de promover a assistência social, educação, profissionalização, cultura, conscientização ecológica, lazer e esportes a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sua missão é promover sonhos, transformar vidas por meio de soluções em educação e profissionalização, visando ao desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental.

100% Cidadania: iniciou suas atividades em 1998 baseiando-se no resgate da cidadania, e auto-estima através do artesanato, tendo como resultado a geração de renda, promovendo o desenvolvimento pessoal e sustentável. O projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e portadores de necessidades especiais e outras limitações, tais como depressão, Avc, psicosese tem por objetivo oferecer soluções em socialização e profissionalização, contribuindo para a subsistência e crescimento do indivíduo; para que através do auto-conhecimento e o resgate da cidadania, tornem-se auto-suficientes.

Grupo Solidário: O Grupo foi criado em novembro de 2005, há 5 anos atrás – 1ª Cooperativa de pessoas vivendo com HIV/AIDS em risco social, a qual estimula ações de geração de renda e oportunidade de trabalho, sob os princípios do cooperativismo, da economia solidária e da auto-gestão. O trabalho da Cooperativa Grupo Solidário está voltado para a produção e reciclagem de papéis, e conta com o diferencial de promover a reinserção social, a cidadania, melhoria da auto-estima e aumento da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS, e que dele participam.

Árvore da Vida: visa promover a melhoria das condições de vida e a redução da pobreza da comunidade do bairro Jardim Terezópolis, em Betim, oferecendo à população atividades de formação humana e profissional. Este projeto nasceu do interesse da Fiat Automóveis em promover o desenvolvimento da comunidade com um levando em conta o ambiente em que vive, os tipos de relacionamento que estabelece e o contexto familiar.

Pitanga Porã: Ong formada por mulheres, mães de crianças com hidrocefalia


ENTIDADES PARCEIRAS

ONG Favela é Isso Aí: Atua gerando conhecimentos e criando espaços e oportunidades para a produção e divulgação das manifestações artísticas das comunidades periféricas, valorizando sua diversidade cultural. Atua diretamente em mais de 18 favelas de Belo Horizonte, e, além dos trabalhos culturais, atua diretamente divulgando o trabalho dos grupos e pessoas ligadas à arte, estimula o trabalho profissional, oferece várias oficinas, e, desenvolve muitos projetos de pesquisa de campo.

COMARP: É uma associação que atua com responsabilidade Sócio-Ambiental, na região da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. São diversas famílias que trabalham com coleta e triagem de materiais recicláveis dentro dos princípios e valores da “Economia Popular Solidária.

Valor Social - Consultoria Socioambiental e Cultural
A Valor Social apóia as ações de responsabilidade social e trabalha há 8 anos para que empresas públicas e privadas reconheçam a importância de investirem no terceiro setor, auxiliando no desenvolvimento sustentável das comunidades carentes, na profissionalização das Instituições e na economia social. O valor do negócio está no desenvolvimento da responsabilidade social nos três setores da sociedade por meio da profissionalização e sustentabilidade.

Instituto Reciclar T3: é o primeiro Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos com Recicláveis do Brasil. Alcançou reconhecimento internacional por estar à frente de projetos que contam com a sensibilização e mobilização para despertar a consciência do desperdício e meios de transformação do lixo em processos sustentáveis, intercâmbio, comunidades, outros.

Galeria de imagens
Projeto Providência
Projeto Providência
Associação Dinâmicas
Lar dos Meninos
Asilo Santa casa
Asilo N. Sra da Piedade
Lar Dona Paula
valor Social
Instituto Reciclar T3
ONG Favela é isso aí
COMARP
Missão Ramacrisna
100% Cidadania
Pitanga Porã
Grupo SOlidário
Árvore da Vida
       

 

Qualidade do evento

Após o término do evento, a avaliação dada pelos funcionários foi:

No quesito “Contribuição do evento para a vida profissional”
Muito bem avaliado. O evento e os temas abordados contribuíram para a integração entre as áreas e também para a vida profissional e pessoal.

No quesito “Preparo para utilização da experiência no dia a dia”
As vivências apresentadas no evento foram muito bem conduzidas, o que refletiu a ótima avaliação dos participantes em sentirem-se preparados para executar no dia a dia o que tinham vivido na prática

Desempenho econômico
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 6 pessoas
Durante: 63 pessoas entre coordenação, organização e empresas terceirizadas

Horas trabalhadas: Aproximadamente 10.000 (todas as equipes informadas acima)

- Refeições : 4.500 refeições entre cafés da manhã, coffee-break, almoços e jantares

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 890
Nº ônibus, micro ônibus e vans: Aproximadamente 29 veículos

Sustentabilidade dentro da Agência Um
A Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários, realizando periodicamente treinamentos e acompanhando semanalmente o desenvolvimento de seus profissionais.

Entre suas ações de responsabilidade ecológica está a coleta seletiva de lixo, o reuso de papel e a utilização de papel reciclado. Além de campanhas anuais, como a do Agasalho.
Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos, material escolar para orfanatos ou lonas para confecção de artesanato.
A responsabilidade social está incorporada as filosofias da Agência, que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva, a doação de materiais, a utilização de gerador com biodiesel, a utilização de iluminação em LED e a compensação de CO² com a plantação de árvores. Em alguns casos trabalha com portadores de deficiência física em seu time para completar as ações.

No evento
- Foi utilizado material reciclado na cenografia
- Todos os arranjos florais eram plantados, mantendo-os vivos para reutilização
- Todas as lixeiras eram de coleta seletiva
- Todo o papel utilizado era certificado ou reciclado
- O gerador contratado continha biocombustível
- Havia uma ilha da sustentabilidade que dizia para onde todo o material do evento seria destinado
- Os materiais utilizados para a confecção dos kits presente da fábrica foram feitos a partir de materiais reciclados e de instituições carentes.
- Além destas ações, todos os impostos, taxas e seguros foram pagos corretamente e não houve qualquer tipo de inadimplência com relação aos fornecedores envolvidos no evento.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892