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Prêmio Caio 11ª Edição

Case: CONVENÇÃO DE VENDAS 2011 | ATITUDE DE CAMPEÃO
Candidato: Agência Um Viagens Turismo e Eventos Ltda./Agência Um Eventos
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Convenção de Vendas | Atitude de Campeão

A Agência Um Eventos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.
São mais de 15 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia.

São mais de 70 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: pesquisa e sugestão de espaço, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada a 6ª melhor empresa para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions) em 2010.

Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranqüilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, eventos de premiação e campanhas de incentivo à vendas.

Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, BAT, Bright Star, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, Deca, Docol, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson Telecomunicações, Eurofarma, Grupo Fiat, HSBC, Hospital Albert Einstein, Isban, KPMG, Natura, Nextel, Produban, Redecard, sanofi-aventis, Tokio Marine e Unilever.

Galeria de imagens
Externa
Recepção
Comercial
   

 

A Docol é a maior exportadora de metais de toda a América Latina. Uma empresa que oferece produtos de qualidade, pois conhece profundamente todas as tecnologias e materiais.

Atualmente, é uma das líderes do segmento no Brasil. As exportações já chegam a mais de 35 países em todos os continentes.

São dezenas de linhas de produtos, com várias opções de acabamento e de sistemas para economia de água, que atendem às mais diversas necessidades
A cada ano a Docol, ainda no primeiro trimestre, promove a sua convenção de vendas que tem como objetivo: reunir a equipe de vendas para examinar os resultados obtidos e projetar o futuro; fazer um levantamento completo sobre assuntos estratégicos da empresa e lançar em primeira mão as sua novidades para o ano.

E em 2011 a Agência Um foi à empresa escolhida para desenvolver o projeto completo desta convenção que teria como uma de suas pontas principais a comunicação visual. Afinal, como valorizar o indivíduo na ponta, porém demonstrando toda a infraestrutura e o suporte que a Docol e sua equipe oferecem para eles.

Entre os objetivos da Docol estava demonstrar nesta convenção alguns pilares muito importantes da empresa:

- Que cada indivíduo é protagonista.
- Que é importante o trabalho em equipe e a disseminação da informação entre todos.
- Que a força para crescer cada vez mais está dentro da empresa e que para isso só é necessário treinamento, força de vontade, conhecimento e talento.

Para apresentar o evento, conceito e objetivo são necessários, primeiramente, conhecer alguns fatos importantes sobre a organização e as principais promessas eram:
Reunir a equipe de vendas para examinar os resultados obtidos, projetar o futuro, poder expor as idéias e debater todas as questões de cada item em pauta, itens esses trabalhados de forma saudável, pois sabemos que juntando lazer com trabalho podemos ter ainda mais resultados.
Principal objetivo dessa convenção era levantar por completo assuntos estratégicos da empresa valorizando o indivíduo na ponta, porém demonstrando toda infraestrutura e o suporte que a DOCOL e sua equipe oferecem para eles.
Conceito do evento foi criado para que os vendedores pudessem mostrar Atitude de Campeão e valorizar todas as etapas do processo demonstrando assim que todos podem e terão atitude de campeão, afinal:

ATITUDES POSITIVAS: possibilitam vitórias inesquecíveis.
ATITUDE DE CONCENTRAR NAS OPORTUNIDADES.
ATITUDE DE TER CORAGEM PARA ENFRENTAR GRANDES DESAFIOS.
ATITUDE DE BUSCAR O EQUILÍBRIO.
ATITUDE DE RESPEITAR E CONHECER OS ADVERSÁRIOS.
ATITUDE CONFIANTE E REPLETA DE FORÇA DE VONTADE.
ATITUDE DE SE DEDICAR E SE ENTREGAR AO TREINAMENTO.
ATITUDE DE TRABALHAR EM EQUIPE.

E foram com estes que chamamos de tag line, que chegamos a este tema:
Convenção de Vendas 2011 | Atitude de Campeão.
Slogan motivacional:

“Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos.”

Tema: Convenção de Vendas 2011 | Atitude de Campeão.
Objetivos (além do principal, já informado acima):

- Surpreender todos os participantes;
- Levantar assuntos estratégicos da empresa.
- Valorizar o indivíduo da ponta, demonstrando toda infraestrutura e o suporte que a DOCOL e sua equipe oferecem para a equipe.
- Trabalhar o interior dos participantes para que eles confiassem e acreditassem no que estava sendo construído;
- Atingir, no mínimo, 85% de aprovação nas pesquisas de satisfação (Notas entre 8 a 10).

Perfil do Público Alvo:
- Equipe de vendas - 60% homens e 40% mulheres.
Número de participantes convidados: 200 funcionários.
Número de participantes presentes: 199 funcionários.
Local: Quality Resort Itupeva | Itupeva –SP.
Data: 10 a 13 de Fevereiro 2011.
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

Agenda e Conteúdo:

Ações pré-evento
- Teaser: Para dar início desenvolvemos um teaser que demonstrava um ringue e em seu canto havia um banco vazio, como se estivesse guardado para o participante. O texto dizia: “Seu lugar já está reservado para um grande evento em fevereiro de 2011. Um encontro para quem tem Atitude de Campeão”.

Crachá Personalizado: Para o evento criamos uma mecânica diferenciada. Os cerca de 200 participantes tiveram a oportunidade, no momento de inscrição no hot site, de inserir uma fotografia para ser utilizada no crachá. Porém, preparemos uma surpresa. Criamos crachás com imagens de lutadores campeões, homens e mulheres. Depois tratamos todas as fotos e substituímos os rostos pelos dos participantes. O crachá acabou se tornando um grande sucesso durante a convenção.

Site: O site levava os participantes para o universo da luta. Demonstrava um grande ringue e um menu criado dentro de um saco de areia. Nele também criamos um blog com perguntas sobre a Docol e sobre a história dos esportes de luta. Os vencedores receberam no dia do evento uma faixa preta com logo do evento e da Docol, além de um presente especial.

Set Fotográfico: Os sets remetiam à Docol enfrentando a concorrência. Grandes painéis com lutadores nocauteando os adversários serviam de base para que os participantes colocassem o rosto e pudessem fotografar.

Placa de Intervalo: Para marcar os intervalos, criamos placas de almoço, coffee break e intervalo. Promotoras passavam com estas placas nos momentos certos, como em uma luta de verdade.

Cenografia: A cenografia foi montado com base no universo da luta. Para o palco criamos um ringue de verdade e no fundo inserimos um painel com a platéia vibrando. Dentro da plenária também colocamos sacos de areia, para que todos pudessem treinar e testar a força.

Figurino: Desenhamos e criamos roupas para envolver ainda mais os participantes no tema. Para o mestre de cerimônias, por exemplo, preparamos uma roupa de juiz. Para os palestrantes que entravam, criamos roupões e luvas personalizadas.

Reminder 01 “via email” Dicas finais 05 dias antes do evento.

Reminder 02 “via email” Contagem regressiva 02 dias antes do evento.

Evento - 1º dia
No primeiro dia “10 de fevereiro de 2011 (quinta-feira)” todos os participantes chegaram para um grande jantar do restaurante do Hotel Quality Resort, uma grande oportunidade de interação entre os convidados.

Evento - 2º dia
Para o segundo dia “11 de fevereiro de 2011 (sexta-feira)” reunimos todo o grupo para inicio das palestras 199 pessoas em plena interatividade.

A agenda estava bastante concorrida:

09h00 – reunião em sala / todos juntos.
09h00 – Abrimos o evento com um vídeo motivacional, onde tínhamos depoimentos de pessoas que inspiram ou inspiraram de alguma forma o nosso tema Atitude de Campeão.
10h30 – coffee break.
12h30 – reunião em sala / todos juntos.
13h00 - almoço com todo o grupo.
14h00 - Reunião em sala / todos juntos.
17h00 – Encerramento Reunião em sala / todos juntos.
20h30 as 23h30 – Jantar e festa com DJ | Tema atitude de Campeão com sets fotográficos.

Evento - 3º dia

Para o terceiro dia “12 de fevereiro de 2011 (sábado)” começamos com reunião em sala, demos boas vindas...
09h00 - Reunião Grupo Dividido, 8 Salas (1 grupo por sala).
10h30 - Coffee Break.
12h30 - Reunião Grupo Dividido, 8 Salas (1 grupo por sala).
13h00 – Almoço.
14h00 - Reunião Grupo Dividido, 8 Salas (1 grupo por sala).
17h00 - Fechamento e Discurso Final Grupos Divididos.
20h30 as 01h00 – Jantar e Open Bar de Cerveja (2 horas), Sugestão | Entretenimento diferenciado, Encerramento noite | DJ.

A divisão neste dia foi necessário, pois, alguns assuntos estratégicos são especificos por area.

Evento - 4º dia
Para o quarto dia “13 de fevereiro de 2011 (domingo)” continuamos com atividades rm grupo de manhã e encerramos com todos juntos.
09h00 - Continuação.. Reunião Grupos Divididos.
11h00 até 12h00 - Fechamento e Discurso Final / todos juntos.
12h30 – Encerramento do evento.

Galeria de imagens
Convite
Reminder 1
Reminder 2
Teaser
Crachá
Sinalização
Salas | Reuniões paralelas
Carta de boas vindas
Palco temático
Set fotográfico
Corner
entretenimento covidados
Perspectiva da sala
Palestrante caracterizado
Premiação
Premiado pela dinãmica do QUIZ
Apresentação do palestrante
Sinalização de intervalos
   

 

Tivemos uma ação de relacionamento com um QUIZ remetida ao tema do evento e para estimulo geraria um prêmio de reconhecimento presenteando com ma roupa personalizada e uma luva autografada pelo Eder Jofre para quem teve mais acertos em menor tempo, assim eles subiam ao palco e mostravam todo o seu orgulho e reconhecimento de atitude de campeão.
Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um evento com um conceito arrojado e desafiador onde as pessoas tinham que interagir para que o evento como um todo fizesse sentido dentro do cenário proposto.

Desafios x Soluções

Como construir um evento que motivasse cada um dos envolvidos, pois, quando falamos de atitude não quer dizer somente ir e fazer, têm que ter paixão e controle absoluto em suas ações cooperativas e pessoais, criamos a analogia as lutas, afinal um lutador age na ponta, mas não faz sem um grande time “equipe” por traz.

Para a convenção a Docol queríamos algo que fosse impactante. Um tema que empolgasse a sua equipe de vendas demonstrasse que eles possuem a força necessária para alcançar resultados ainda melhores, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento da empresa, batendo a forte concorrência.
Foi pensando nesta necessidade que criamos o Tema “Atitude de Campeão”. Uma temática desenvolvida com base nos grandes lutadores, as lendas do boxe, do MMA e de diversas outras modalidades. Pessoas que com muito treino, esforço, suor, talento, capacidade e concentração alcançam grandes feitos, se destacam e se tornam ícones do esporte a serem seguidos.
Como fazer o link do conceito do evento com o conteúdo a ser apresentado pela DOCOL, pois, alem de mostrar a parte motivacional, a DOCOL tinha que falar de resultados, estratégia e valorizar pessoas, trouxemos momentos que remetiam ao tema sem tirar o passo a passo do evento todos os palestrantes eram anunciados como lutador, entravam com uma musica e caracterizados como lutadores.
Tínhamos que demonstrar força com a concorrência montamos um cenário com sacos de Box e símbolos que lembravam a concorrência. Lembrando-se de pessoas de atitude, nas salas de reuniões paralelas tínhamos grandes lutadores como, Sala Mike Tyson, Sala Bruce Lee, Sala Van Damme, Sala Aurélio Miguel, Sala Muhammad Ali, Sala Popó, Sala Minotauro, Sala Gracie e Sala Rocky Balboa, assim deixando todos envolvidos com o conceito proposto.
Quisemos demonstrar, criando e nomeando atitudes positivas durante a comunicação da convenção, como poderiam se tornar campeões dentro da empresa e do segmento. O primeiro passo foi o desenvolvimento do logo e da identidade visual. No logo escolhemos o santo graal do esporte, a meta principal, o cinturão de campeão. Porém desenvolvemos ele utilizando como referências as formas e os materiais dos produtos Docol, como, por exemplo, Docol Luxo e suas torneiras. Para completar focamos na utilização da cores da empresa e, como contraponto, na escolha de imagens fortes e com cores vivas em todas as peças. Imagens de dentro deste universo: luvas, sacos de areia, gongo, ringue, entre outras.

A Convenção: Para a convenção criamos uma série de materiais que tinham o objetivo de, em um primeiro momento, começar a preparar todos para o evento e colocá-los no clima, e na seqüência, tinham como meta inserir o objetivo da convenção e seu tema no subconsciente de todos. Foram teasers, convites, reminders, um hot site, camisetas, bilhetes, sinalização, cenografia, set fotográfico, troféu para a premiação, além de uma série grande de outros materiais.

Criamos um vídeo de abertura para motivá-los e contextualizar o tema, intercalando as estratégias e conceitos com atividades de Campeão.
Para motivar os convidados, mostramos através do vídeo, lutadores de ponta como, Anderson Silva, Mike Tyson, Evander Holyfield, Bruce Lee e alguma mulheres, dando depoimentos falando do que é ser um atleta de ponta e o quanto é importante ter uma equipe forte e engajada nos bastidores de uma luta ou nos bastidores de um ambiente corporativo, assim deixando claro que para atingir metas é necessário, esforço, comprometimento, equilíbrio e inteligência. E foi através desse conceito que criamos toda essa campanha para a Docol.

Galeria de imagens
Salas de reuniões paralelas
Premiado pela Dinâmica do Quiz
Premiado pela Dinâmica do QUIZ
Explicação do conceito do logo
Cenografia
Cenografia do palco 2
Vencedores
Vencedores
Demontração de produtos
Produto Docol
         

 

A receita total do evento ficou em R$ 399.030,73 para o total de 199 participantes, sendo o valor per capta de R$ 2.005,18 por participante.

Qualidade do Evento - performance demonstrativa de resultados do evento em relação às iniciativas para melhorar o custo versus benefício do evento.
Desempenho Econômico – indicar geração de empregos diretos e indiretos e negócios gerados para a comunidade e para o “trade” em geral, em função da realização do evento. Ocupação hoteleira, utilização de transportes aéreos e terrestres, geração de receitas diretas e indiretas para a cidade-sede do evento.


Qualidade do evento
Após o término do evento, a avaliação (Ibope) foi respondida pelos funcionários e chegou-se a seguinte conclusão:
No quesito “Contribuição do evento para a vida profissional”
Muito bem avaliado. O evento e os temas abordados contribuíram para a integração entre as áreas e também para a vida profissional.
No quesito “Preparo para transmitir à equipe”
As informações apresentadas no evento foram muito bem conduzidas, o que refletiu a ótima avaliação dos participantes em sentirem-se preparados para transmitir a mensagem às suas equipes.

Desempenho econômico
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:
- Staff
Pré-evento: 03 pessoas
Durante: 15 pessoas
Pós-evento: 02 pessoas
Horas trabalhadas: Aproximadamente 3.500 (todas as equipes informadas acima)

- Refeições: 2.900 refeições entre cafés da manhã, coffee-break, almoços e jantares

- Ocupação hoteleira: 01 hotel, 110 apartamentos nas categorias SGL, DBL

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 400
Nº ônibus, micro ônibus e vans: Aproximadamente 10 veículos
Sustentabilidade dentro da DOCOL
Fonte: www.docol.com.br

Para que serve uma empresa? Basicamente, para prestar um serviço à sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento. O lucro é uma conseqüência disso e também um sinal de que a empresa está fazendo um bom trabalho. A questão que importa para nós é a maneira pela qual isso é feito. Como qualquer empresa, nós também perseguimos o lucro, mas temos algo muito claro nesse processo: queremos lucro como resultado de um jeito certo de trabalhar.

Temos consciência de que nosso negócio é um agente fundamental de desenvolvimento econômico. Sabemos que temos um importante papel a desempenhar na construção de um mundo mais sustentável.
“Nós não herdamos o planeta de nossos antepassados, nós tomamos emprestado de nosso descendente.”
De acordo com o Greenpeace, o aquecimento global irá aumentar o nível dos mares e contaminar o nosso bem mais precioso: a água potável.
1/3 da humanidade sofre com a falta de água e este número só tende aumentar, pois a água é um bem finito e seu ciclo de purificação é muito mais lento do que o desperdício humano. O consumo exagerado, a falta de consciência e a poluição dos rios e lençóis freáticos trarão danos irresistíveis à natureza.
A DOCOL sempre esteve à frente levantando a bandeira contra o desperdício, não só propagando consciência, mas tomando atitudes efetivas, reciclando água em suas fábricas e desenvolvendo produtos que auxiliem cada vez mais na preservação do nosso bem maior.

06 atitudes que podem salvar o mundo:
01 - Uso racional da água em casa.
02 - Usar produtos de qualidade, sempre realizar manutenções nas instalações de casa.
03 - Melhor a tecnologia de produtos para banheiros coletivos, evitar desperdício.
04 - Instalar válvula de descarga em casa e não usar caixa de descarga. A válvula chega a ser 11,3% mais econômico.
05 - Verificar sempre o gasto excessivo de água, cuidado com o desperdício.
06 – Não jogue lixo nos, rios, lagos, córregos e mar. Plante uma árvore.

Sustentabilidade dentro da Agência Um
A Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários, realizando periodicamente treinamentos e acompanhando semanalmente o desenvolvimento de seus profissionais (principalmente estagiários).
Entre suas ações de responsabilidade ecológica está a coleta seletiva de materiais, o reuso de papel e a utilização de papel reciclado. Além de campanhas anuais, como a do Agasalho.
Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos ou material escolar para orfanatos.
A responsabilidade social está incorporada as filosofias da agência, que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva e a doação de materiais. Em alguns casos trabalha com portadores de deficiência física em seu time para completar as ações.

No evento
- Foi utilizado material reciclado na cenografia (garrafas PET)
- Todos os arranjos florais eram plantados, mantendo-os vivos para reutilização
- Todas as lixeiras eram de coleta seletiva
- Todo o papel utilizado era certificado ou reciclado
- O gerador contratado continha bio combustível
- Havia uma ilha da sustentabilidade que dizia para onde todo o material do evento seria destinado

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892