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Prêmio Caio 11ª Edição

Case: CINEMA LUMIÈRE | ROYAL PLAZA SHOPPING
Candidato: G&V Produções e Eventos Ltda/Atmosfera Eventos
Segmento: Eventos
Estado: PR
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Inauguração Cinema Lumière | Shopping Royal Plaza

O Royal Plaza Shopping planeja há muito tempo a abertura de novas salas de cinema em seu complexo de entretenimento. O objetivo da direção do shopping não é apenas oferecer uma opção de cinema comum, tradicional e com exibições do circuito comercial. Durante os dois anos de execução do projeto das novas salas, o shopping planejou unir à atração do cinema, todos os outros benefícios que o Royal oferece, como a localização central por exemplo. Além disso a administração decidiu ser uma alternativa diferente de cinema, exibindo também sessões de cinema nacional, estrangeiro e alternativos que estão fora das opções da grande indústria, mas não por isso deixam de ser excelentes produções cinematográficas.
A SpB comunicação, agência que gere o branding e a comunicação do shopping, convidou a Atmosfera Eventos para criar e organizar a noite do grande lançamento, previsto para o dia 15 de julho de 2011, nas próprias instalações do Royal Plaza. E a parceria entre as agências mais uma vez resultou num projeto lindo e profissional.


Título: Lançamento Cinema Lumière - Royal Plaza Shopping
Número de Participantes: 30 jornalistas na coletiva e 350 convidados no coquetel
Local: Hall do Cinema Lumière
Data: 15 de junho de 2011
Abrangência: Londrina, PR
Público alvo: Lojistas e formadores de opinião
Design gráfico e Comunicação Visual: SPB Comunicação
Produção e Organização: Atmosfera Eventos
Empresa/Cliente: Cinema Lumière e Royal Plaza Shopping

1. Objetivo

O principal objetivo do Royal Plaza com o evento de lançamento era apresentar as novas salas de exibição para imprensa e lojistas. O foco deveria ser o encantamento dos presentes com a qualidade do investimento e, principalmente, com os benefícios desse empreendimento para a cidade, lojistas e consumidores.
A tecnologia escolhida pela direção do shopping para as novas salas foi a da empresa Cinemas Lumière, cujo profissionalismo na gestão e as tecnologias avançadas de som e imagem são tradicionalmente reconhecidas. O evento deveria transmistir essas ideias de tradição em cinema, mas também inovação e atualização constante, acompanhando todas as principais tendências mundiais de conforto e tecnologia.
A programação do evento deveria proporcionar momentos diferentes, considerando os perfis de público convidado e sua razão de estar ali. Para a imprensa, o formato deveria ser de coletiva, com possibilidade de silêncio e concentração. Para os lojistas e seus convidados, seria adequado um cerimonial de lançamento pontual e também uma festa de confraternização e lazer.


2. Temática
Em uma criação conjunta entre SpB Comunicação e Atmosfera Eventos, a temática do evento foi definida e agradou a equipe de marketing do shopping na primeira apresentação. Para acompanhar a personalidade dos Cinemas Lumière (nome que é uma homenagem aos irmãos Lumière), apoiamos a decoração do espaço nas figuras de personagens clássicos do cinema internacional, e também, em elementos que remetem à lembrança do cinema clássico, como ingressos, rolos de filme, câmeras etc.
O local ideal para a realização do lançamento era o próprio hall de acesso às novas salas, que conta com um amplo salão aberto, sem pilares, fresco e bem iluminado. No local funcionavam dois restaurantes, que ainda mantinham suas fachadas ali, porém inativas. Para eliminar esse inconveniente de ter duas decorações distintas interferindo na cenografia do evento, foram construídas paredes modulares que, além de esconder os restaurantes, ajudaram a criar o ambiente ideal para a temática criada.
Para se atender a necessidade de atender imprensa e convidados, sem perder o impacto visual criado com a cenografia, o evento foi dividido entre manhã, para a coletiva e, noite, para o coquetel.
Uma equipe especial foi convocada para recepcionar os convidados na noite do coquetel. Atores contratados formaram um verdadeiro elenco clássico, composto por Chaplin, Indiana Jones, Gordo e Magro, Marlyin Monroe e até um ET. A ideia de todo o conceitual do evento era proporcionar a experiência de estar entrando no universo mágico do cinema

3. Cenografia
Totalmente modificado pela cenografia, o salão ganhou paredes pretas, que foram coloridas por imagens de artistas e gênios da história do cinema. A SpB usou as cores do logotipo do shopping em lentes transparentes sobre as fotos, toque que foi completado com a iluminação cênica colorida. Palco com backdrop personalizado, plantas e flores iluminadas, ilhas de puffs e bistrôs preencheram o espaço, que ficou clean e versátil.
Num momento exclusivo para a imprensa, 40 jornalistas e fotógrafos visitaram o evento e puderam entrevistar o Sr. Luiz Roberto Parizotto, superintendente do shopping, e o Sr. Gerson Santos da Silva, proprietário da Lumière. De noite, mais de 350 pessoas foram recebidas por atores que interpretavam Chaplin, Indiana Jones, Gordo e Magro, entre outros. Os convidados participaram do cerimonial de abertura e conheceram em primeira mão as novas salas de exibição, com direito a uma sessão gratuita do super lançamento “Kung Fu Panda 2”, na sala 3D.
Além do cardápio especial do buffet, foi servido pipoca e refrigerante pela própria equipe do cinema, inaugurando o serviço da bombonierie.
O evento teve grande repercussão na mídia e foi um sucesso de público, tornando-se um pilar na comunicação e divulgação das novas salas de exibição

3. Coletiva
Para a imprensa foi preparada um café da manhã seguido de coletiva.
O palco foi preparado em formato de talk show de modo a deixar o ambiente mais intimista e facilitar a condução das entrevistas. Ao termino das apresentações os jornalistas foram apresentados aos ambientes para captação de imagens e na sequencia puderam desfrutar de uma sessão especial do Lançamento Kung Fu Panda 3D

4. Coquetel
Os convidados foram recepcionados na entrada do cinema por hotess que os encaminhavam para o saguão do cinema. Nesse local os convidados eram convidados a desfrutarem de um coquetel volante descontraido ao som de clássicos do cinema. Personagens clássicos estavam presentes na cenografia do evento, mas também representados por atores caracterisados que interagiam com o público.
Após um breve cerimonial de agradecimento, os participantes foram convidados a se servirem de pipoca e refrigerante na bomboniere do cinema e seguirem para a exibição do lançamento Kung Fu Panda 3D. Aos que não queriam assistir ao filme, o coquetel ficaria à disposição.

Galeria de imagens
Convite e Balde de Pipoca
Cenografia | Coletiva
Cenografia
Coletiva
Coletiva
Recepcao
Atores
Coquetel
Coquetel
Cerimonial
atores
       

 

> Como em todo evento em shopping, a estrutura foi montada de madrugada o que exige da equipe de montagem uma atenção especial ao check list para que nenhum item fique fora da montagem.

> Para a entrevista coletiva, a maior preocupação foi deixar o ambiente com a sonorização e iluminação adequados para a captação das imagens. Um fundo de palco foi especialmente produzido para esse fim.
Após a entrevista coletiva, o espaço foi novamente alterado, substituindo o formado auditório por ilhas de puffes e mesas bistrot.

> O evento foi realizado no inverno e por essa razão optamos por um cardápio diferenciado, com caldos e sopas, o que agradou aos convidados.

> Um brinde especial para os presentes foi o balde de pipoca personalizado com a temática do evento. O mesmo era oferecido na bomboniere do cinema no momento da exibição do lançamento Kung fu Panda 2 - 3D. O mimo agradou a todos os convidados.

> Todo o evento foi planejado em cima de uma planta baixa, uma vez que o local do evento estava em obras e foi entregue no dia do evento. A equipe de organização foi diversas vezes visitar a obra para avaliar a possibilidade de execução do projeto, tendo que realizar algumas adaptações no decorrer da evolução da obra.

> O local onde foi realizado o lançamento não é um espaço projetado para eventos. Porém, o espaço era amplo, com pé direto elevado, bem localizado dentro do shopping. A cenografia foi trabalhada de forma a transformar o ambiente em um cenário amplo e aconchegante
O local do evento ficou próximo à entrada do cinema, à bombonière e a toaletes atendendo confortavelmente o evento

Paredes falsas em tecido tencionado preto foram montadas de modo a delimitar o espaço e esconder os restaurantes ainda inativos na ocasião do evento. Com a iluminação decorativa, destacamos as cores da logo do cliente nos diversos banners temáticos. Fora usados 40 pontos de lâmpadas Par LED, que dão um efeito especial ao espaço e ás plantas altas que posicionamos também nas laterais. Colocamos diversos puffes

Tanto o mobiliário quanto as paredes foram trabalhadas com cores neutras (preto e branco) para dar destaque aos banners. Nos mesmos foi aplicado um filtro colorido sobre as fotos de atores famosos. Os banners com as cores da logo, foram iluminados com LED da mesma tonalidade deixando os mais vivos sobre o fundo preto.

Para deixar o ambiente mais acomchegante, plantas altas foram distribuidas pelo ambiente e iluminadas com LEDs na cor verde. Os puffes e mesas bistrot brancos compunham o ambiente de forma harmoniosa.

A entrada do evento recebeu um tapete vermelho de forma a cobrir o piso ainda em finalização e dando um ar cinematográfico ao ambiente.

> Os atores escolhidos para a caracterização dos personagem foram eleitos não pela semelhança física com os personagens originais, e sim pela sua capacidade de entreter e simular as características dos personagens que representavam. Desta forma, os convidados foram surpreendidos com intervenções dos atores.


Galeria de imagens
planta baixa
       

 

> O principal objetivo que era apresentar e surpreender os lojistas com a inauguração do cinema foi certamente atingido.

> Tivemos um cuidado em realizar um evento sóbrio, elegante, porém sem altos gastos já que o fundo de lojistas é o principal financiador do cinema.

> A cenografia agradou a direção do shopping e os lojistas de tal maneira que nos foi solicitado deixar o material por mais tempo após o evento.

> De acordo com Camila Moliani Ferri, do departamento de Marketing do Shopping:
"No evento de lançamento dos Cinemas Lumière, no Royal Plaza Shopping, a Atmosfera Eventos se empenhou em todos os aspectos, inclusive nos detalhes. A decoração ficou perfeita, o coquetel foi muito bom, a recepção com atores vestidos de clássicos do cinema foi ótima, e contamos com uma grande participação dos nossos convidados (lojistas, proprietários, autoridades, formadores de opinião). Em todas as fases do evento, a Atmosfera estava presente para nos auxiliar. A parceria foi extremamente positiva. Parabéns a todos!"

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892