Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: HSBC ENLIGHTENING YOUR PATH BETWEEN BRAZIL AND ASIA
Candidato: MC4 MARKETING PROMOCIONAL LTDA/MC4 Promo
Segmento: Serviços
Estado: SP
Troféu Projesom
Categoria: Comunicação Visual
 

HSBC BANK BRASIL

Banco com sede em Londres (UK), o HSBC conta com a credibilidade e eficiência de um grande grupo mundial, movimentando mais de US$ 78 bilhões por ano e atuando em quase 88 países na Europa, Américas, África, Oriente Médio e na região da Ásia e do Pacífico.

No Brasil, o HSBC conta com uma carteira de clientes de mais de 5,4 milhões de clientes pessoa física e quase 360 mil clientes pessoa jurídica. Trabalha para oferecer o melhor atendimento e qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo, que reconhece e valoriza todo o empenho e dedicação dos seus quase 26 mil colaboradores no Brasil.

Sob uma administração alinhada em todos os países onde atua, o HSBC conta com a
organização, confiança e competência dos seus colaboradores que fazem o banco maior e melhor a cada dia.

MC4 PROMO

A MC4 Promo atua em áreas como: ações promocionais, eventos, endomarketing, sampling, internet e design. Cuida de cada marca como se fosse sua, dando total atenção e se dedicando ao máximo em busca de resultados, criando ações que envolvem o público com competência, experiência e criatividade, fugindo do comum, buscando sempre crescer junto com seus clientes. Tem forte conceito sustentável e de brand experience.

ENLIGHTENING YOUR BUSINESS PATH BETWEEN BRAZIL AND ASIA

Visando aumentar seus negócios internacionais e estreitar a relação das sedes globais do banco, o HSBC promoveu um encontro entre empresários brasileiros e chineses, duas das economias em maior expansão do mundo, o "Enlightening Your Business Path Between Brazil and Asia". Assim, o banco tinha como objetivo convidar executivos do HSBC Brasil e empresários-chave do mercado brasileiro para um evento onde eles tivessem a oportunidade de conversar com gerentes internacionais do HSBC Brasil e HSBC China (com sede em Hong Kong) e representantes do governo chinês e, desta forma, investir na Ásia através do banco.

Título: Enlightening Your Business Path Between Brazil and Asia
Tema: Negócios entre Brasil e Ásia
Data: 25 de agosto de 2010
Local: Terraço Daslu, São Paulo, SP
Horário: das 18h30 às 22h00
Número de participantes: 50 pessoas
Periodicidade: Único
Abrangência: Empresários e executivos brasileiros, correntistas do HSBC e HSBC Empresas com interesse em investir na Ásia.
Atividades Paralelas: Entrega de brindes
Entidade Promotora: HSBC Bank Brasil


A MC4 Promo era a responsável pelo convite e pela comunicação visual do evento.
Para atrair os empresários e executivos brasileiros para o evento, a agência criou um convite especial, que trazia um pouco da China, atualmente o principal mercado econômico da Ásia, para o Brasil, com elementos da cultura chinesa, apresentando o país ao público. O conceito criado era: Oportunidade. Foi criada uma caixa pequena, na cor preta, com uma faixa vermelha que continha um kanji (caractere chinês) que representa a palavra Oportunidade. Ao abrir a caixa, o convite, feito em lâmina de papel Aspen, juntamente com o layout com imagens de um pessegueiro, da Muralha da China e do Cristo Redentor, davam um ar elegante, ao mesmo tempo que passava a ideia de integração dos dois países. Junto com o convite, dentro da caixa havia um brinde especial, totalmente conectado a cultura chinesa: um Tangram, uma espécie de quebra-cabeças chinês, muito popular naquele país, conhecido como "As Sete Placas da Sabedoria". Segundo os chineses, o Tangram desenvolve o cérebro, ajudando na criatividade e no senso de lógica, organização e raciocínio. Funcionava como uma dica do HSBC aos convidados do evento, ao mesmo tempo que os envolvia no objetivo da reunião: a integração e oportunidades de negócio Brasil-China.

Galeria de imagens
Comunicação Visual Evento
 

 

O maior desafio encontrado ao realizar a comunicação visual e principalmente o convite era fazer com que os convidados entrassem no mundo oriental, porém sem ser clichê. Como o foco principal no evento era a China, resolvemos pegar elementos menos conhecidos do público, mas que estivessem totalmente encaixados no conceito de oportunidade e estratégia contidos no evento.

Assim, juntamente com o convite, empresários e executivos recebiam o Tangran (as sete placas da sabedoria) que ajuda a desenvolver o cérebro e o raciocínio rápido para estratégias. Ao chegar ao evento, o convidado via o ambiente com painéis e backdrops com imagens do Brasil e da China, lado a lado, juntamente com o kanji de oportunidade, mostrando a integração dos dois países.

No encerramento, os convidados recebiam as Baodings, duas esferas que contém um guizo dentro e que as pessoas devem fazer movimentos circulares com elas em apenas uma das mãos, sem que estas façam barulho. Segundo a cultura chinesa, elas treinam a paciência para a tomada de decisões.

A entrega dos convites foi outro desafio, já que o material era delicado. Por isso, vários motoboys foram contratados para entregar em mãos os convites nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Lembrando que os convidados, brasileiros e estrangeiros receberam save the date e welcome letter em versões em língua portuguesa e língua inglesa.

O evento foi um grande sucesso e contou com a participação de diversos empresários e executivos de várias empresas brasileiras, além de executivos do HSBC. Representantes do governo chinês, executivos do HSBC Hong Kong além da diretoria internacional do banco, falaram um pouco sobre as possibilidades de negócio e investimento no mercado chinês.

Os convidados que foram até o o evento puderam esclarecer diversas dúvidas e passaram a procurar o banco para investir na China e na Ásia em geral, um mercado em franca ascensão que já se posiciona como uma grande potência mundial e que representa retorno financeiro garantido.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA.
O HSBC sempre foi uma empresa preocupada com a sustentabilidade e com a responsabilidade social e isso reflete também em seus eventos. Todos os materiais utilizados no convite e na comunicação visual, incluindo os brindes, são todos de fontes responsáveis contendo selos de certificação FSC em todas as embalagens e materiais de comunicação.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892