Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: SÃO PAULO É TUDO DE BOM, SER GENTIL NO TRÂNSITO TAMBEM!
Candidato: Fundação 25 de Janeiro/São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
São Paulo é tudo de bom, ser gentil no transito tambem!

O atual quadro de sinistralidade no trânsito exige movimentos e desenvolvimentos de ações educativas relacionadas à ética e à cidadania, em que os diferentes segmentos e, em especial, aquelas instituições que têm por objetivo a promoção da educação, unam esforços em prol de uma cultura de paz., e respeito ao próximo. Com isso, durante a semana do transito (18 a 25/09/2010) o São Paulo Convention & Visitors Bureau e a Porto Seguro deram inicio a parceria para a produção de 100 mil cartões-postais personalizados contendo a seguinte mensagem “São Paulo é tudo de bom, ser gentil no transito também!”. O movimento transito+ Gentil propõe uma mudança de atitude e o São Paulo Convention & Visitors Bureau apoiou esta idéia. Uma convivência mais humana não se faz sem estudo, consciência do problema, envolvimento e ações bem embasadas. E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica, melhor jeito de se acostumar com ela é se pondo no lugar do outro. Quando você muda, a cidade muda, e isso começa dentro de cada um.
As pessoas são como espelhos quando se trata de atitude, um gesto bom que você faça, volta com a mesma bondade. Ou seja, ganha você e quem está ao seu lado no farol. Já dizia o poeta Fernando Pessoa (sob o pseudônimo de Álvaro de Campos) que “a melhor maneira de viajar é sentir”.. E nada mais gratificante do que sentir bem vindo na cidade que se visita. A fim de sensibilizar o habitante de nossa cidade o SPCVB uniu-se a campanha Transito+ Gentil. A gentileza pode ser multiplicada e crescer junto com o numero de carros que circulam a cidade de São Paulo
A ação iniciou com a parceria com a Porto Seguro e em seguida fizemos a parceria com a CPTRAN- Policiamento de Transito, onde realizaram blitz nas madrugadas em bares e restaurantes e nas ruas e abordaram as pessoas com o postal informando sobre a cidade e a campanha Transito+Gentil. Nos bairros com uma grande oferta de bares as blitz aconteciam com varias viaturas, onde os policiais desciam diretamente em cada mesa e abordavam as pessoas com a mensagem, e as mesmas se surpreendiam e aplaudiam a ação.
Realizamos novas ações como a produção de 100 mil adesivos unindo a campanha São Paulo é tudo de bom e a campanha Transito+gentil dando seqüência a primeira ação consolidada, capacitação para os taxistas do centro empresarial e Parceria na produção dos mapas destinos

Galeria de imagens
Logo da Porto Seguro
Policial abordando as pessoas em bares
viaturas nas blitz
Cartao Postal
       

 

O projeto iniciou com a proposta enviada a porto seguro, com a Campanha “São Paulo é tudo de bom”, a Porto seguro abraçou a idéia e uniu a campanha Transito + Gentil. Logo em seguida realizamos uma reunião com o Cel da CPTRAN- Policiamento de Transito onde autorizou a distribuição pela equipe da Policia realizando blitz nos principais bares da cidade e nos principais cruzamentos de São Paulo. A idéia do projeto era sensibilizar as pessoas que estavam nos bares e nas avenidas a serem mais gentil em uma cidade que é tudo de bom. Ao final da ação os abordados recebiam o adesivo do transito+gentil e o postal com a seguinte informação “São Paulo é tudo de bom, ser gentil no transito também” e no verso “O movimento Transito+gentil propõe uma mudança de atitude. O São Paulo Convention & Visitors Bureau apóia esta idéia”. A Policia Militar realizou um excelente trabalho na semana, estabelecendo com as pessoas abordadas uma empatia que facilitasse a mensagem. Com essa ação a Porto seguro apostou novamente lançando mais 100 mil adesivos da campanha São Paulo é tudo de bom, ser gentil no transito também. Os adesivos foram lançados na posse do evento do SPCVB, demonstrando o carinho e a responsabilidade social, o SPCVB premiou a porto seguro com a placa “Empresa Amiga da cidade”. “Estamos aproveitando a campanha Trânsito mais gentil, da Porto Seguro, para conscientizar os motoristas da cidade de São Paulo a combater a intolerância no trânsito”, destaca Toni Sando, diretor superintendente do SPCVB. Os materiais foram entregues durante a posse da diretoria executiva, no Catavento Cultural, e também nas principais redes hoteleiras da metrópole, feiras, congressos e eventos apoiados e captados pelo SPCVB.“Ficamos honrados com mais uma ação em conjunto com a Porto Seguro, que agora, como nova associada, pode atuar com mais freqüência em nosso turismo, como ocorreu com a campanha Trânsito mais gentil, de 2010”, destaca Toni Sando, diretor superintendente do SPCVB. Com o sucesso das primeiras a parceria se consolidou e ainda foram realizadas outras ações de responsabilidade social com a capacitação dos taxistas e confecção dos mapas destino SP.

Galeria de imagens
Sara Souza- Gerente de Reçacionamento com os policiais
100 mil adesivos
3000 mapas destinos SP
 

 

A própria essência e abrangência do projeto, com sua vertente de ação de responsabilidade social, viabilizaram uma série de inovações e estratégias. Mais notadamente na ampliação dos meios de divulgação e de adesão dos habitantes à campanha e sensibilização. Um dos aspectos mais significativo com relação à divulgação dessa ação é o interesse que tem despertado na mídia espontânea. Matérias, reportagens e entrevistas passaram a ocupar o espaço nos veículos impressos e eletrônicos. Mobilização da Policia militar quantidade de viaturas, policiais e o tempo disponível para a ação foi um dos principais desafios para esta ação. A preparação dessa estrutura e organização para a distribuição exige a atenção dos profissionais capacitados da Policia Militar. Para a ação contamos com mais de 100 policias na distribuição em blitz.O SPCVB estendeu esta grandiosa ação para os habitantes da cidade, clientes, e seus mais de 600 associados com grande sensibilização. Esse novo comportamento se reflete na população local e quem ganha com isso é a cidade, que passa a ser “sentida” de outra maneira, mais cordial e acolhedora. Ações como essa iniciativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau têm a faculdade de fazer com que um destino se diferencie, gerando tendências, e se firme no circuito das grandes metrópoles. Como isso, estimulam o crescimento no número de visitantes e o aumento na taxa de ocupação dos hotéis da capital. Vale lembrar que a cidade se consolida em uma dos maiores pólos de eventos da cidade e os Hotéis hoje chegam em uma media de ocupação a 70%.(Fone FOHB). Com isso, uma ação de sensibilização ajuda a todos a ter uma cidade mais civilizada, atenciosa e com transito menos agressivo.

Galeria de imagens
       

 

A parceria com o transito+Gentil se insere na política de responsabilidade social, praticada pelo SPCVB. Ao sensibilizar o habitante a mensagem utilizada São Paulo é tudo de bom, ser gentil no transito também ajuda a população a respeitar seu próprio destino. Respeitando sua cidade e preservando o respeito e a qualidade de vida. Essa característica fica explícita no comentário de um dos participantes da blitz, que não quis se identificar. Depois de “parabenizar a todos que fazem parte desse programa, pois acredito que somente uma sociedade organizada poderá se firmar como sociedade responsável”, ele revela o efeito da ação junto a seus colegas no bar. A população e visitante também são beneficiadas por essa ação, e estimula a mudança comportamental e pode se tornar um agente multiplicador dessa realidade. Com relação à preservação do meio ambiente, o programa também reflete essa preocupação da entidade promotora. Todo o material utilizado pelo SPCVB em cursos, como as apostilas, blocos de anotações e os lápis, assim como o material impresso de divulgação da entidade são produzidos com papel reciclado, para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Galeria de imagens
     

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892