Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: SATURDAY NIGHT RUN
Candidato: G&V Produções e Eventos Ltda/Atmosfera Eventos
Segmento: Eventos
Estado: PR
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Esportivo
 
Unimed Saturday Night Run

A corrida pedestre é o segundo esporte mais praticado no brasil, perdendo apenas para o futebol. De acordo com a CORPORE, o Brasil possui mais de 4 milhões de corredores e o setor movimentou em 2009 mais de 3 bilhões de reais apenas com a realização de provas pedestres. A área tem apresentado crescimento anual na base de 20 a 30% na receita.
O pedestrianismo é uma excelente ferramenta de marketing experience onde as empresas conseguem associar os atributos de suas marcas aos benefícios da prática esportiva criando uma experiência única para o consumidor.
Foi diante deste cenário promissor que a Atmosfera Eventos, em seu primeiro ano de existência, optou para lançar sua área de marketing esportivo - Atmosfera Sports - e lançar seu nome junto aos formadores de opinião da cidade.
Para marcar essa fase foi criado um projeto com muita música e diversão numa corrida totalmente diferenciada. Essa é a Saturday Night Run.
Um evento idealizado e promovido pela Atmosfera Sports através de um projeto de captação de patrocinadores.
A sua primeira edição realizada em 2008 foi um sucesso absoluto. A segunda edição recebeu Prêmio da APP Londrina como melhor evento em 2009. Em sua terceira edição deveria superar o sucesso dos anos anteriores de forma a fortalecer ainda mais a imagem da corrida, dos seus parceiros e consequentemente, da agencia.

Galeria de imagens
Convite | Festa de Lançamento
Folder | Academias
Folder | Orientações Kit Alteta
Adesivo de Vitrine | Ponto de Inscrição
Email Mkt | Inscrições Abertas
Email Mkt | Percurso
Email mkt | Kit Atleta
Email Mkt | resultados e fotos
Ação social | Desafiando Gigantes
Convite | Festa de Premiação
         

 

1) Conceitos e Metas

a. Divulgar a agencia
A Saturday Night Run foi um evento criado em 2008, no primeiro ano de existência da Atmosfera Eventos. O principal objetivo na ocasião era realizar um evento diferenciado, que gerasse interesse das mídias locais e dos formadores de opinião de modo a promover a agencia como criadora de projetos diferenciados e produtora e organizadora de eventos de qualidade.

b. Agregar valor à marca
Um evento deste porte deveria ter o apoio e patrocínio de grandes marcas de modo a agregar valor e credibilidade à agencia. Grandes parceiros apoiando um evento gerariam credibilidade ao trabalho da agencia. Com efeito, o sucesso de um evento realizado via captação de patrocínio somente ocorre quando os parceiros vêem o retorno sobre o investimento.

c. Evento diferenciado
A estratégia primordial para a concretização dessas metas seria firmar o evento não apenas como um evento esportivo, mas igualmente, um evento de relacionamento com formadores de opinião da cidade.
O evento foi formatado de forma a atrair a atenção do publico das classes A e B, tanto masculino quanto feminimo. Perfil esse diferente do público tradicional das corridas pedestres.

d. Ação social
Para o seu terceiro ano, sentimos que poderíamos ampliar os horizontes da corrida e realizar uma ação social. Foi lançada uma campanha junto com o lançamento da corrida estimulando a doação de tênis e cestas basicas para o projeto Desafiando Gigantes, do ex medalhista nos 400 metros com barreiras, prof. Cleverson Oliveira, que trabalha com crianças carentes do Jardim Maracanã, em Londrina PR.

e. Limitar o número de participantes
Ao contrário da grande maioria das provas pedestres que procuram aumentar a cada ano mais o número de inscritos, com a Saturday Night Run buscamos criar um evento exclusivo, com qualidade e conforto para os participantes. Estudando as características técnicas do percurso, optou-se por limitar o evento a 1500 participantes na prova o que totaliza um público geral de mais de 4000 pessoas na arena. Com essa estratégia, a prova tornou-se um "objeto de desejo" dos corredores locais.

f. Multiplicar as ações de relacionamento
Para fortalecer as marcas parceiras e estreitar o relacionamento com os públicos alvo do evento, realizamos na terceira edição um evento de lançamento da prova e um evento de premiação pós prova. Desta forma, procuramos ampliar a duração do evento para seus participantes, criando um canal de comunicação constante entre o lançamento e no pós prova, com uma de quase de 3 meses.


2) Ficha Técnica

Patrocínio: Unimed Londrina
Co patrocínio: Tecno Sport
Apoio: Gatorade, Midiograf, Bdois, Super Muffato, RICTV, MIX FM, CBN,
Apoio institucional: Londrina Convention, Prefeitura de Londrina
Projeto e organização: Atmosfera Sports.

> Lançamento: 24 de junho de 2010
Apresentação e coquetel para 200 convidados exclusivos

> Inscrições
Período: de 25 de junho a 18 de agosto 2010
Pontos de inscrição:
•Londrina: Lojas Tecno Sport (Shopping Catuai e Royal)
•Maringá: Loja Tecno Sport (Shopping Avenida)
• internet: www.ativo.com
Valor: R$ 40,00
Kit Atleta: Camisa em dryfit; Toalha de treino, Revista Runners World, Numero de peito; chip, Medalha de finisher.

> Campanha: Dê a largada, doe um par de tênis
Período: de 25 de junho a 18 de agosto 2010
Pontos de arrecadação: Lojas Tecno Sport

> Corrida: 22 de agosto de 2010
Largada às 19h30

> Festa de premiação: 3 de setembro 2010
Coquetel e premiação para 44 premiados com acompanhantes.



3) Saturday Night Run (SNR)- Sua energia em movimento

Com patrocínio premium da Unimed Londrina, que levou o nome da corrida, a Unimed Saturday Night Run 2010 foi lançada no dia 24 de junho, numa festa cheia de expectativa e energia no ar. A confraternização contou com uma banda montada especialmente para o evento: a SNR project. Esse evento disputadíssimo foi uma cortesia oferecida pela Unimed, que havia patrocinado também a edição de 2009. Corredores participantes da edição anterior, imprensa, patrocinadores e apoiadores, puderam conhecer em primeira mão o projeto da corrida noturna que deixa a energia de Londrina em movimento.

A Saturday Night Run tem o objetivo de estimular a prática esportiva, utilizando para isso uma grande festa do esporte, saúde, música e diversão, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Mas em 2010, surgiu também a ideia de aproveitar tudo que envolve um evento deste porte - estrutura, mídia, logística, pessoas - para beneficiar um outro público. E os escolhidos foram um grupo de crianças carentes do Jardim Maracanã, que se reúne semanalmente para participar do projeto “Desafiando Gigantes”, onde aprendem a praticar a corrida de rua. Assim nasceu a campanha paralela “Dê a largada, doe um par de tênis”, que arrecadou quase 300 pares de calçados, levando a energia da SNR além dos limites comuns.

A melhoria ano após ano é uma premissa para o sucesso da SNR. Para tal, no ato da inscrição os atletas são convidados a preencherem um questionário com a pergunta fechada: “o que é mais importante numa corrida”. Dentre os itens levantados pelos atletas como sendo o de maior importância numa corrida pedestre, a estrutura foi citado por 45% dos inscritos. Os dados obtidos em 2009 foram muito similares aos de 2010.
Por esta razão, a organização do evento procura a cada ano investir mais na estrutura da prova, proporcionando maior conforto e comodidade para os participantes e seus familiares.
A arena contou com um lounge da Unimed com 200m2; estande da Tecno Sport de 100m2 com estúdio fotográfico; além de estande do Super Muffato com entrega de barras de cereais e frutas; estande da Gatorade para hidratação pós prova; estandes dos apoiadores (Midiograf e Bdois adesivos) e da Atmosfera Sports; palco de premiação com back drop para fotos; palco central para o DJ e aulão de aquecimento; guarda volumes e banheiros químicos.
Buscando atender as expectativas dos atletas, após a avaliação da edição 2009, procuramos alterar algumas atrações de percurso e melhorar a iluminação em alguns trechos onde a iluminação pública é deficiente.
Além disso, na SNR10 contamos com várias atrações ao longo dos 4km de percurso. Além de um túnel de 40m de extensão com DJ e iluminação típica de discoteca em seu interior, os atletas tiveram ainda outro DJ no primeiro quilómetro do trajeto, três caminhões da Fórmula Truck, a banda SNR Project e o grupo Lata de batucada, além de atletas com Kangoo Jump, iluminação cênica nas árvores e um "tunel humano" com animadores formado por quarenta alunos que estimulavam os atletas ao som do carro da Rádio MIX no trecho final do percurso.


3) Largada para vários estreantes
Um ponto interessante no perfil dos participantes da Saturday Night Run é que mais de um terço dos participantes, ou seja, mais de 470 pessoas, estreiaram em provas pedestres (gráfico 2).
Com efeito, a corrida se tornou um estímulo para várias pessoas iniciarem a prática da atividade. Muitos profissionais de educação física relatam que esperam a SNR para levar os seus alunos em fase inicial do treinamento de corrida como forma de estimular os seus alunos a superarem os seus próprios desafios. Esses novos atletas encontram na Saturday Night Run vários estímulos diferenciados para completar o seu primeiro desafio: uma estrutura completa na arena, a possibilidade de fazer novas amizades e, acima de tudo, um percurso curto com várias atrações e distrações no percurso, que tornam os quilómetros da prova mais palatáveis.

A maior parte provas pedestre trabalha com a distância de 10Km, o que dificulta a participação de pessoas que treinam de forma mais leve e esporádica. Após uma pesquisa de campo, a Atmosfera Sport adotou as distancias não tradicionais de 4 e 8Km para suas provas, inclusive para a SNR.
O sucesso dessa fórmula comprova se pelo número de inscrições que a prova obteve e, em especial pelos mais de 750 atletas que optaram pelo percurso mais curto, de 4Km, representando 63% dos atletas inscritos e demonstrando um alto grau de atratividade aos atletas amadores (gráfico 3).


4) Uma corrida para todos os gostos
Engana-se quem acredita que a Unimed Saturday Night Run atrai um público mais novo. Com efeito, o público adulto, com mais de 30 anos (64%), continua predominante. Sendo que 30% dos atletas inscritos têm mais de 40 anos (gráfico 4) .
Assim como na segunda edição, a idade média da prova se manteve em 35 anos, sendo que o atleta inscrito mais velho tem 77 anos, e participou na prova de 8km.
Diferente das provas tradicionais, a SNR conta com uma participação feminina superior à média das principais corridas do Brasil que normalmente gira em torno de 20 a 30%.
A corrida noturna com atrações pelo percurso, assim como a opção de percursos mais curtos atraem o público feminino. Com efeito, mais de 470 mulheres participaram da corrida em 2010 e representaram 42% dos inscritos na prova de 4k. No total, as mulheres representaram 36% dos atletas.



5) Materiais de Comunicação

O projeto de comunicação trabalhou a luz e a energia como principais elementos buscando atrair o público adulto (de 25 a 40 anos) das classe A, B e C. Para tal, criou-se o conceito de movimento, musicalidade e diversão do evento abrindo espaço para os atletas amadores que praticam a corrida como hobby, considerando o esporte como um ponto de encontro entre amigos agregado aos atributos de saúde, bem estar e lazer.
Trabalhou-se ações de mídia digital e “no mídia em academias e pontos de corrida/caminhada da cidade, assim como mídias de massa (rádio, TV, cinema e outdoors) com o intuito de tornar a corrida amplamente conhecida para o público alvo do evento assim como o público em geral.
Nota se através da pesquisa realizada no ato da inscrição que as ações promocionais e a mídia digital foram as formas mais efetivas para divulgação do evento junto ao nosso público alvo (gráfico 5). Com efeito, quase 50% dos atletas ficaram sabendo da corrida pela academia e pelos amigos. Paralelamente, um terço dos atletas ficaram sabendo da prova através da mídia digital, demostrando excelentes resultados das ações realizadas.

> Hot Site da Corrida
Período: 01/07 a 01/09
• Total de 8.477 acessos
• Média de 134 acessos/dia.
• Maioria dos acesso é direta (50,51% sem site referente) demonstrando a efetividade dos materiais de divulgação da prova.
• Principais sites referentes: Google (24,49%) e email marketing (10,7%).
• Tempo médio de navegação: > 2.2 min.

> Email Marketing
Programação:

• dia 2/03: SNR 2010 - VT Teaser (2.712 disparos)
• dia 2/06: SNR 2010 - VT Teaser 2 (2.891 disparos)
• dia 23/06: Festa de Lançamento (738 disparos)
• dia 23/06: Confirmação Festa de Lançamento (219 disparos)
• dia 25/06: SNR10 - Inscrições abertas (3.215 disparos)
• dia 27/07: Dê a Largada, doe um par de tênis (3.206 disparos)
• dia 27/07: Kit Atleta (3.197 disparos)
• dia 27/07: Estrutura e novidades (3.185 disparos)
• dia 27/07: VT corrida (3.182 disparos)
• dia 02/08: Percurso (3.201 disparos)
• dia 02/08: Treino Coletivo (3.197 disparos)
• dia 06/08: Kit Atleta (3.194 disparos)
• dia 06/08: Treino Coletivo - Lembrete (3.190 disparos)
• dia 17/08: Últimos dias de inscrição (3.188 disparos)
• dia 24/08: Fotos e resultados no ar! (3.805 disparos)
• dia 30/08: Convite Premiação (32 disparos)
• dia 31/08: Avaliação pós prova (922 disparos)
- Total de disparos: 43.274
- Público Alvo: Atletas que participaram das corridas organizadas pela Atmosfera e para os inscritos.

> Spot na rádio CBN
Período: 07/07 a 21/08
- 196 inserções de 30”

> Spot na rádio MIX
Período: 07/07 a 21/08
- 205 inserções de 30”

> Outdoors
Período:19/07 a 01/08:
•R. Aminthas de Barros com R. Lapa (Zerão)
•R. Bento Munhoz da Rocha Neto (Frente Lago Igapó)
•R. Goias com R. Carolina
•R. João Wiclif com Av. Madre Leonia Milito

Período: 2/08 a 15/08
•Av. Ayrton Senna / Rotatória
•Av Madre Leonia Milito sentido shopping
•Av Madre Leonia Milito retorno shopping
•R. João Wiclif com Av. Madre Leonia Milito
•R. Bento Munhoz da Rocha Neto (Frente Lago Igapó)
•R. Joaquim M Barreto, esq com Marcos Prado (Frente Lago Igapó)
•R. Júlio Estrela Moreira (Zerão)
•R. Senador Souza Naves Próx. Hosp. Evangélico


> Comercial 30’ RIC TV / RECORD
19/07 a 31/07: VT de 30’’ (3 inserções/dia)
03/08 a 16/08: VT de 30’ (3 a 6 inserções/dia)
Total: 88 inserções

> Flyer
- Quantidade: 20.000 unidades
Distribuição: academias, faculdades, às margens do Lago Igapó 2 / Av. Higienópolis em frente ao Iate Clube / Zerão / Catuaí Shopping

> Cartazes
- Quantidade: 200 unidades
Distribuição: academias, faculdades, às margens do Lago Igapó 2 / Av. Higienópolis em frente ao Iate Clube / Zerão / Catuaí Shopping

> Camisetas Teasers
- Quantidade: 200 unidades
Distribuição: Personal trainers, formadores de opinião, atletas conhecidos

Galeria de imagens
Lançamento da corrida |Banda SNR Project
Lançamento da corrida | Apresentação presidente Unimed Londrina
Lançamento da corrida | Apresentação Atmosfera Sports
Aquecimento Coletivo
Palco Principal | Arena
Arena
Sorteio de Ingressos Formula Truck
Espaço Unimed | Arena
Carro Madrinha
Largada
Percurso | Grupo Lata
Percurso | Iluminacão cênica em árvores
Chegada Elite
Troféus
Premiação Elite
Evento de Premiação | Happy Hour
Evento de Premiação | Categorias
Evento de Premiação | Coordenador Projeto Desafio Gigantes
   

 

O principal desafio para a realização de uma corrida pedestre é a montagem e desmontagem do evento. Esse trabalho deve ser ágil para diminuir os transtornos no transito e à população em geral.
Toda a estrutura deve ser montada no dia anterior ao evento: tendas, banheiros, funil de largada e chegada, pórtico de largada, iluminação e sonorização, palco e back drop.

Na SNR temos ainda o desafio de iluminar partes do percurso onde a iluminação pública é deficiente além de termos diversas atrações que são montadas no percurso (em média uma atração a cada km). Toda essa estrutura somente pode ser montada após o meio dia, no dia da prova. Ou seja, a organização tem apenas 6h para completar a estrutura da arena e montar toda a estrutura de percurso com iluminação, sonorização e montagem de túnel cenográfico de 40m de comprimento.

A instalação dos tapetes de cronometragem e o fechamento das vias é realizado uma hora antes da largada com uma logística bastante complexa. O êxito deste trabalho depende fundamentalmente da logística pré prova e do trabalho em equipe com os órgãos de transito na cidade onde ocorre o evento. Após definido o percurso, a organização verifica a necessidade de materiais para fechamento das vias. Esse material é fornecido pela organização para que, juntamente com os órgão de transito, seja feito o bloqueio das vias da maneira mais rápida e segura tanto para os atletas quanto para os motoristas. Em torno de 500m lineares de grades de contenção, 200 cavaletes e 300 cones são utilizados nessa tarefa além de 30 estagiários para auxiliar no fechamento e na orientação dos atletas.

Policiais batedores abrem o percurso para assegurar que não haja nenhum motorista no trajeto no momento da largada. Os mesmos acompanham o último atleta junto com a ambulância e o carro prego da organização assegurando a segurança no percurso.

O êxito deste trabalho é somente possível com a total parceria e interação com as secretarias de esporte e transito das cidades onde são realizados os evento.

O grande diferencial da prova é a realização do evento à noite com muita luz e música na arena e no percurso. Para assegurar o total funcionamento de toda a estrutura o sistema de energia é dividido em setores, usando geradores para os pontos primordiais e temporárias para os demais pontos de energia.

Por ser um evento esportivo não podemos deixar de considerar os potenciais riscos de lesões ou de atletas que excederam suas capacidades físicas. Para tanto, todo atleta inscrito é assegurado contra acidentes pessoais. Além disso, o evento conta com o apoio de duas ambulâncias, sendo uma fixa na arena do evento e uma que acompanha o último atleta fechando o percurso.

Na arena do evento o atleta tem à sua disposição tendas das assessorias esportivas, um lounge de 200m2 da Unimed; um estante de 100m2 Tecno Sport com estúdio fotográfico e estandes dos apoiadores: midiograf, bdois adesivos, Gatorade; Super Muffato (frutas e águas), puffes, mesas e cadeiras, banheiros químicos, guarda volumes.

O sistema de guarda volumes para os atletas é controlado pelo número de peito do mesmo. Para agilizar esse serviço e organizar os itens, a organização criou um sistema com araras em 2 níveis. Em cada fileira são colocados até 100 sacolas. Desta forma, de acordo com a numeração do atleta, a sacola dele irá para uma determinada fileira. Esse sistema agiliza a retirada do volume deixado pelo atleta ao término da prova.

Ao término do evento a equipe de limpeza contratada passa pelo percurso para efetuar rapidamente o recolhimento dos copos de água usados para a hidratação dos altetas no percurso. Isso é realizado antes da liberação do transito naquele determinado local. Toda a desmontagem é realizada no dia do evento, no caso das atracões de percurso, temos que liberar o transito 1h após o evento e em seguida a equipe de limpeza passa pela arena para finalizar a limpeza.

A Atmosfera Sport trabalha com a mão de obra local e procura realizar parcerias com faculdades para compor o staff do evento. Todo o Staff da prova é composto de alunos de educação física, ciências do esporte, marketing e turismo que são treinados na semana do evento e divididos em equipes. Cada equipe é responsável de uma determinada atividade e é acompanhado de um coordenador da Atmosfera Sports que é munido de rádio comunicação. Ao todo são 13 equipe e 100 estagiários. De tal forma os alunos podem participar da organização de um evento esportivo e recebem ao termino do evento um certificado de estágio.

A Saturday Night Run conta com assessoria de imprensa especializada em mídia esportiva que prepara release pré e pós prova. No decorrer da prova disponibilizamos 3 fotógrafos para realizar o registro do evento. Todas as fotos são disponibilizadas no hotsite do evento e podem ser baixadas pelos atletas. Ao término de cada etapa a assessoria realiza a clipagem das materias. O inicio dos trabalhos de divulgação de cada etapa do evento tem início dois meses antes do evento quando ocorre a divulgação para imprensa via release para mídia local e especializada. Além disso são realizadas ações de divulgação nas academias da cidade em questão, grupos de corrida, secretarias de esporte e convention bureaux.

1) Avaliação Pós Prova
> A avaliação pós prova foi realizada através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas aos atletas que participaram do evento. Dos 1.312 atletas inscritos, 15% responderam a pesquisa.
A pesquisa pós prova revela que os atletas apresentaram um alto grau de satisfação com a organização geral da prova, com 87% dos atletas considerando a mesma “Excelente” ou “Boa”, (gráfico 7). A satisfação é confirmada na média obtida: 8,5 (considerando uma escala de 0 a 10).

2) Recorde de inscritos na terceira edição
> 1.312 atletas correram pelas ruas da zona sul de Londrina. A 3ª edição da Saturday Night Run bateu o próprio recorde no número de inscritos em corridas de rua na cidade de Londrina. A SNR é uma das maiores provas deste gênero, em número de atletas, do interior do PR.

3) Movimentação economica
> Geração de turismo esportivo
A SNR atraiu vários atletas de outras cidades, sendo que 27% dos atletas inscritos são originários de outras cidades da região (Maringá, Presidente Prudente, Rolândia, Cornélio Procópio, Marília, entre outros). No ano de 2009, esses atletas representavam 18%.

> Contratação de serviços locais
A organização procura trabalhar com a mão de obra local, ao todo mais de 30 fornecedores são envolvidos com um investimento que gira em torno de 140mil reais.

4) Retorno de Mídia
Vide tabela de retorno de mídia.

5) Fortalecimento da marca Atmosfera Sports
Após a realização da primeira edição há 3 anos atras a agencia realizou 14 provas pedestres, reunindo mais de 11mil atletas no paraná e é hoje reconhecida na área de eventos esportivos no PR

Galeria de imagens
Retorno de Midia
Evolução do número de atletas
Atletas que participaram pela 1a vez
Opção de percurso
Idade dos atletas
Como ficou sabendo da prova
Item de maior importancia
Avaliação Geral da prova
Avaliação Estrutura da Prova
Avaliação GUarda Volumes
Avaliação Entrega de Kits e Medalhas
Avaliação Kit Atleta
     

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892